quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Cardeal Marx: “Só os sacerdotes podem fazer homilias? Isso deve evoluir”


O Cardeal Reinhard Marx, Arcebispo de Munique e presidente da Conferência Episcopal Alemã, questionou se os leigos poderiam pregar a homilia durante a Missa, algo que iria contra as normas da Igreja.

O Purpurado fez estas declarações em um evento realizado no sábado, 20 de julho, com cerca de 120 leigos na casa de retiros Schloss Fürstenried, de acordo com uma nota da Arquidiocese de Munique.

Ele disse se sentir “um pouco decepcionado” com os sermões e homilias de algumas paróquias e questionou: “Como será a homilia no futuro? Por acaso apenas o sacerdote pode pregar? É necessário que isso evolua”.

O Arcebispo também indicou que poderiam ser incluídos alguns testemunhos ou material visual para dar “uma maior variedade às homilias”.

Ao ser perguntado posteriormente se os livros impressos poderiam ser substituídos por dispositivos eletrônicos, como tablets, na liturgia, o Cardeal respondeu negativamente, mas admitiu: “leio meu breviário no iPad”.

As declarações do Cardeal ocorreram no dia seguinte à divulgação feita pela Conferência Episcopal Alemã de algumas cifras dos católicos no país, entre as quais destaca que em 2018 mais de 216 mil fiéis deixaram a Igreja.

Um leigo pode pregar a homilia na Missa?

O Código de Direito Canônico de 1983, que contém as normas que regem a Igreja universal, estabelece que apenas os ministros ordenados, como o sacerdote ou o diácono, têm a faculdade de pregar a homilia.

Embora o mesmo código indique no cânone 766 que “os leigos podem ser admitidos a pregar na igreja ou oratório, se em determinadas circunstâncias a necessidade o exigir, ou em casos particulares a utilidade o aconselhar, segundo as prescrições da Conferência episcopal”, também afirma que tudo isso é possível “sem prejuízo” das disposições do cânon 767§1.

Este cânon, 767§1, afirma que “entre as várias formas de pregação sobressai a homilia, que é parte da própria liturgia e se reserva ao sacerdote ou diácono”.

Do mesmo modo, em 1987, o Conselho Pontifício para os Textos Legislativos, com a permissão do Papa São João Paulo II, respondeu a uma série de perguntas, entre as quais estava a seguinte: “Se o Bispo diocesano pode dispensar da prescrição do cânon 767, § 1, que reserva a homilia ao sacerdote ou diácono”. A resposta foi: “Negativo”.

Em 15 de agosto de 1997, o Vaticano publicou a instrução intitulada “Acerca de algumas questões sobre a colaboração dos fiéis leigos no sagrado ministério dos sacerdotes”, que trata, entre outros, do tema da homilia.

O documento foi aprovado por oito Dicastérios, entre os quais se encontram as congregações para o Clero, para a Doutrina da Fé, para o Culto Divino e para a Disciplina dos Sacramentos; e os conselhos pontifícios para os Leigos e para a Interpretação dos Textos Legislativos.

O texto assinala que a homilia “é parte integrante da liturgia” e “durante a celebração eucarística a homilia deve ser reservada ao ministro sagrado, sacerdote ou diácono. Estão excluídos os fiéis não ordenados, ainda que exerçam a tarefa de ‘assistentes pastorais’ ou de catequistas em qualquer tipo de comunidade ou de agregação”.

O documento imediatamente explica a razão disso:

    “Não se trata, com efeito, de uma eventual maior capacidade expositiva ou de preparação teológica, mas de função reservada àquele que é consagrado com o sacramento da Ordem sagrada, razão porque nem mesmo o Bispo diocesano é autorizado a dispensar da norma do cânon, uma vez que não se trata de lei meramente disciplinar e sim de lei que diz respeito às funções de ensino e de santificação estreitamente ligadas entre si.”

O texto do Vaticano também afirma que os seminaristas não ordenados tampouco podem pregar a homilia e que “deve-se considerar ab-rogada pelo cân. 767, § 1 qualquer norma anterior que tenha permitido a pregação da homilia, durante a celebração da Santa Missa, por parte de fiéis não ordenados”.

Embora seja permitido algum eventual testemunho, o documento reforça que “não devem assumir características tais que os possam confundir com a homilia”.

O texto também admite a possibilidade de “diálogo” dirigido pelo sacerdote durante o sermão, mas sem delegar “a outrem o dever da pregação”.

Finalmente, o documento do Vaticano afirma que “a homilia não pode ser confiada em nenhum caso a sacerdotes ou diáconos que tenham perdido o estado clerical ou que, de algum modo, tenham abandonado o ministério sagrado”.

200 mil católicos abandonaram a Igreja na Alemanha em 2018


Em 2018, a Igreja Católica na Alemanha perdeu 216.078 membros, enquanto nas Igrejas protestantes a perda foi de cerca 220 mil membros. Os dados foram divulgados na última sexta-feira, 19, pela Conferência Episcopal Alemã.

Os membros da Igreja Católica na Alemanha são 23.002.128 e representam 27,7% da população alemã. As estatísticas divulgadas falam de uma Igreja que, nas 27 dioceses e arquidioceses em que está subdividido o país, vive nas 10.045 paróquias (com uma redução em relação a 2017, quando eram 10.191, devido às redefinições em andamento nas dioceses).

Os sacerdotes são 13.285 (13.560 no ano anterior), dos quais 6.672 são sacerdotes diocesanos. Para auxiliá-los no ministério pastoral existem 3.327 diáconos permanentes (mais 19 do que em 2017), 3.273 assistentes pastorais (dos quais 1.495 são mulheres e 1.778 homens) e 4.537 assistentes de comunidades (3.558 mulheres, 979 homens - menos 20 em relação a 2017). Já os religiosos são 3.668 religiosos e as religiosas 14.357.

Canadá: Igreja histórica cedida para realização de vídeo homoerótico

  
A Igreja Paroquial de São Pedro Apóstolo, em Montreal, Canadá, foi o palco escolhido pelo acrobata americano Matthew Richardson para a gravação do primeiro de uma série de cinco vídeos de propaganda gay. O vídeo em causa mostra um bailado homoerótico, filmado em frente ao altar da referida igreja, ao som de uma versão do blasfemo Allelujah de Leornard Cohen.

Na parte final do vídeo, o realizador deixa um agradecimento especial à Igreja de São Pedro Apóstolo por todo o apoio dado à realização do filme e ao movimento gay. Assista:

Sobre o processo sinodal na Alemanha e o Sínodo para a Amazônia


“Não sejais conformados com o mundo, mas ser transformados pela renovação da tua mente” (Romanos 12:2)

1. A secularização da Igreja é a causa da crise e não a sua solução

Aquele que acredita que “Cristo amou a Igreja e se entregou por ela, para que pudesse santificá-la” (Efésios 5:25), só pode ser abalado pela mais nova notícia da Alemanha, ou seja, em 2018, mais de 216.000 Os católicos deixaram seu lar espiritual ao deixar explicitamente a Igreja, dando assim as costas bruscamente à mãe na Fé. Pode ser que os motivos das pessoas individuais que se tornaram membros do Corpo eclesial de Cristo através do seu batismo sejam tão variados quanto os seres humanos simplesmente são. É claro, no entanto, que a maior parte deles deixa a Igreja com o mesmo espírito que um cancela a adesão de uma organização secular; ou quando alguém se afasta de seu partido político tradicional, do qual se alienou ou se está profundamente desapontado. Eles nem sequer sabem – ou nunca foram informados – que a Igreja, embora consistindo de homens defeituosos até os seus representantes mais elevados, é, em sua essência e mandato, uma instituição divina. Porque Cristo estabeleceu Sua Igreja como Sacramento da Salvação do mundo, como “sinal e instrumento tanto de uma união muito íntima com Deus e da unidade de toda a raça humana”.Lumen Gentium 1)

O autor da Carta aos Hebreus está bem ciente da dificuldade pastoral de “restaurar novamente ao arrependimento aqueles que um dia foram iluminados, que provaram o dom celestial, e que se tornaram participantes do Espírito Santo, e provaram a bondade. da palavra de Deus e os poderes da era vindoura, se então eles cometem apostasia, uma vez que eles crucificam o Filho de Deus por conta própria e eles o desprezam ”(Hebr 6: 4-6).

A principal razão para deixar a Igreja sem a percepção de que assim pecam gravemente contra o amor de Cristo nosso Redentor e, assim, colocar em risco a própria salvação eterna, é a idéia de que a Igreja é uma associação secular. Eles não sabem nada sobre o fato de que a Igreja Peregrina é necessária para a salvação e que ela é indispensável para cada um que veio para a Fé Católica. “Ele não é salvo, no entanto, que, embora parte do corpo da Igreja, não persevera na caridade. Permanece, de fato, no seio da Igreja, mas, por assim dizer, apenas de maneira “corpórea” e não “em seu coração” ( Lumen Gentium 14).

Esta crise de uma saída maciça da Igreja e do declínio da vida da Igreja (baixa frequência à missa, poucos batismos e confirmações, seminários vazios, o declínio dos mosteiros) não pode ser superada com a ajuda de uma secularização e auto-secularização da Igreja. a Igreja. Não é porque o bispo é tão gentil e encorajador – próximo do povo e sem vergonha de exprimir banalidades – que o povo regressa à comunidade salvífica de Cristo ou participa piedosamente da celebração da Divina Liturgia e dos Sacramentos. Pelo contrário, é porque eles reconhecem o verdadeiro valor da Liturgia e dos Sacramentos como meio de graça. Deveria a Igreja tentar se legitimar diante de um mundo descristianizado de maneira secular como um lobby religioso natural do movimento ecológico?

A Igreja só pode servir aos homens em busca de Deus e por uma vida na fé, se proclamar a todos os homens o Evangelho em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e se os fizer discípulos de Deus. Jesus através do batismo. Ela é o Corpo de Cristo, de modo que Jesus Cristo, sua Cabeça, permanece presente através dela e nela, até o fim do mundo (veja Mt 28:19 seq.). Cristo nos fala nas palavras da homilia; faz presente o próprio sacrifício dele na Cruz na Santa Missa; e Ele se entrega a nós como alimento para a vida eterna; perdoa pecados e transmite o Espírito Santo aos servos da Igreja, através dos quais os bispos e sacerdotes ordenados – em nome de Jesus Cristo, Sumo Sacerdote da Nova Aliança – agem e, assim, tornam-no visível na paróquia ( Sacrosanctum Concilium 41).

O chamado caminho sinodal do estabelecimento da Igreja na Alemanha, no entanto, visa uma maior secularização da Igreja. Em vez de uma renovação no espírito do Evangelho, com a ajuda da catequese, missão, cuidado pastoral, mistagogia [uma explicação mística] dos sacramentos, agora se confia – e isso já se arrasta há meio século – outros tópicos, esperando assim receber a aprovação pública do mundo ocidental e agradar a maneira de pensar que contém uma imagem materialista do homem.

Em sua essência, o caminho sinodal é aproximadamente 1. a mudança do Sacramento das Ordens Sagradas em um sistema profissional de funcionários bem pagos; 2. a passagem de um “poder” politicamente percebido dos bispos e sacerdotes para uma liderança de leigos, com a cláusula adicional de que, se as qualificações forem as mesmas, as próprias mulheres serão preferidas. O que lhes incomoda é (3) que a moralidade cristã como se origina da nova vida em Cristo, que agora é degradada por ser “contra o corpo” e, supostamente, não compatível com os padrões da moderna ciência sexual. O obstáculo desde a Reforma Protestante e desde o naturalismo do Iluminismo é (4), é claro, o celibato sacerdotal; bem como os conselhos evangélicos (pobreza, castidade, obediência) da vida consagrada consagrada. Em uma Igreja que – como mera instituição humana com objetivos puramente seculares – abandonou sua identidade de mediadora da salvação em Cristo e perdeu toda referência transcendental e escatológica ao Senhor Vindo, o celibato livremente escolhido “por causa de o reino (Mt. 19:12), ou, para poder “preocupar-se com a obra do Senhor” (1 Coríntios 7:37) é percebido agora como um embaraço – como um elemento estranho ou um resíduo residual de qual deve ser liberado o mais rápida e completamente possível. Na melhor das hipóteses, esse celibato pode ser concedido a algumas pessoas exóticas como uma forma masoquista de autodeterminação extremamente autônoma. o celibato livremente escolhido “por amor do reino” (Mateus 19:12), ou, para poder “preocupar-se com a obra do Senhor” (1 Coríntios 7:37) é percebido agora como um embaraço – como um elemento alienígena ou um resíduo residual, do qual é preciso libertar-se o mais rápida e exaustivamente possível. Na melhor das hipóteses, esse celibato pode ser concedido a algumas pessoas exóticas como uma forma masoquista de autodeterminação extremamente autônoma. o celibato livremente escolhido “por amor do reino” (Mateus 19:12), ou, para poder “preocupar-se com a obra do Senhor” (1 Coríntios 7:37) é percebido agora como um embaraço – como um elemento alienígena ou um resíduo residual, do qual é preciso libertar-se o mais rápida e exaustivamente possível. Na melhor das hipóteses, esse celibato pode ser concedido a algumas pessoas exóticas como uma forma masoquista de autodeterminação extremamente autônoma.

2. Alemães e o povo amazônico em um barco

Como já era o caso dos Sínodos da Família, a “Igreja Alemã” reivindica hegemonia sobre a Igreja Universal e se orgulha orgulhosamente e arrogantemente de ser a criadora de um Cristianismo em paz com a modernidade – apesar da carta do Papa Francisco de 29 de junho de 2019. o povo peregrino de Deus na Alemanha. No entanto, isso não foi explicado – e também é difícil de ver para qualquer observador interessado – por que, em face do estado desolado da Igreja no próprio país [Alemanha], eles agora se sentem chamados a ser um modelo para os outros. . Usam a expressão neutra e de bom som de uma “descentralização saudável” ( Instrumentum Laboris126) e de uma des-romanização da Igreja Católica (anteriormente, isso era chamado de aversão anti-romana); mas realmente o que eles valorizam é ​​a mitologia da Amazônia e da teologia ecológica ocidental, sobre a Revelação; bem como a hegemonia de seus ideólogos, sobre a autoridade espiritual dos sucessores dos Apóstolos no ofício episcopal.

Na eclesiologia católica, não se trata de um equilíbrio de poder entre centro e periferia, mas sim da responsabilidade comum do Papa – que é assistido pela Igreja Romana na forma do Colégio dos Cardeais e da Cúria Romana – bem como pelos bispos da Igreja Universal, que consiste em e das igrejas particulares sob a liderança de um bispo ( Lumen Gentium 23).

Minha proposta é a seguinte: se alguém realmente deseja fazer algum bem à Igreja com relação a ambos os elementos, então deve se abster, por exemplo, da demissão de bispos sem um procedimento canônico regular (que inclui o direito a uma auto- defesa) e também abster-se de fechar mosteiros sem sequer dar razões, ou – sob o pretexto de que não é uma subsidiária de Roma – de minar a primazia magistral e judicial do papa. Também recomendaria tratar de maneira cristã com irmãos e funcionários que não cometeram nenhuma falta – exceto que defenderam uma posição legítima, no âmbito de uma legítima pluralidade de opiniões e de estilos, que se desvia, no entanto, do privado. opinião de seus superiores.

O processo sinodal no âmbito da Conferência Episcopal Alemã está agora sendo vinculado ao Sínodo para a Amazônia, e isso é feito por razões eclesiais-políticas e como alavanca para a reestruturação da Igreja Universal. Além disso, em ambos os eventos, os protagonistas são quase idênticos e estão até mesmo conectados financeira e organizacionalmente por meio das agências de assistência da Conferência Episcopal Alemã. Não será fácil controlar esta bola de demolição. Depois, nada mais será como antes, e foi dito que ninguém mais reconhecerá a Igreja depois. Assim falou um dos protagonistas revelando assim o verdadeiro objetivo.

Talvez tenha sido um erro de cálculo, assim como o rei Creso de Lídia (590-541 aC). Uma vez ele perguntou ao Oráculo de Delfos sobre suas chances de vitória se ele atacasse o Império Persa e então interpretasse erroneamente a resposta profética: “quando você passar por Halys, destruirá um grande império”. Nossa Halis é a constituição divina da Igreja Católica. doutrina, vida e culto ( Lumen Gentium ).

Infelizmente, na outrora quase completamente católica América do Sul, os católicos, assim como na Alemanha, deixaram a Igreja Católica aos milhões sem levar em consideração as raízes dessa catástrofe, nem levando a uma determinação sincera de promover a renovação em Cristo. A solução aqui não é uma pentecostalização da Igreja, isto é, sua protestantização liberal de maneira latino-americana, mas a redescoberta de sua catolicidade. Os bispos agora podem, como o “Santo Sínodo” do Concílio Vaticano II, voltar suas atenções primeiramente para os fiéis católicos. Baseando-se na Sagrada Escritura e Tradição, ensina que a Igreja, agora peregrinando na terra como um exílio, é necessária para a salvação. Cristo, presente para nós em Seu Corpo, que é a Igreja, é o único Mediador e o único caminho de salvação. … Eles estão totalmente incorporados na sociedade da Igreja que, possuindo o Espírito de Cristo, aceita todo o seu sistema e todos os meios de salvação dados a ela, e estão unidos a ela como parte de sua estrutura corpórea visível e através dela com Cristo, que governa-a através do Sumo Pontífice e dos Bispos. Os laços que ligam os homens à Igreja de maneira visível são profissão de fé, os sacramentos, governo e comunhão eclesiásticos ”(Lumen Gentium 14).

A diversidade colorida de opiniões contraditórias e a arbitrariedade na decisão de consciência não são católicas diante da Santa Vontade de Deus, mas, antes, católica é a unidade das pessoas na fé que nos introduz na união com o Pai e o Filho na Igreja. Espírito Santo. “Para que todos sejam um; assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste ”(João 17:21). E é por isso que nos é dito para levar a sério: estar “ansioso para manter a unidade do Espírito no vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, assim como fostes chamados à única esperança que pertence ao vosso chamado, um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos nós, que está acima de tudo e por todos e em todos. ”(Efésios 4: 3-6).

Como suposta saída da crise da Igreja, o Instrumentum Laboris e o processo sinodal na Alemanha dependem de uma nova secularização da Igreja. Quando, em toda a hermenêutica do cristianismo, alguém falha em começar com a auto-revelação histórica de Deus em Cristo; quando se começa a incorporar a Igreja e sua liturgia em uma visão mitológica do mundo inteiro; ou transforma a Igreja em parte de um programa ecológico para o resgate do nosso planeta, então a sacramentalidade – e especialmente o ofício ordenado de bispos e sacerdotes na Sucessão Apostólica – está no ar. Quem realmente gostaria de construir uma vida inteira que requer dedicação total sobre uma fundação tão instável?

Declaração de Fé


“Não se perturbe o vosso coração!” (Jo 14, 1)

Diante de uma confusão cada vez mais generalizada no ensino da fé, muitos bispos, sacerdotes, religiosos e leigos da Igreja Católica pediram-me para dar testemunho público da verdade da Revelação. A tarefa dos pastores é guiar os homens que lhes são confiados pelo caminho da salvação, e isso só pode acontecer se tal caminho for conhecido e se eles forem os primeiros a percorrê-lo. A esse respeito, o Apóstolo advertiu: “Transmiti-vos, em primeiro lugar, o que eu próprio recebi” (1Cor 15, 3). Hoje, muitos cristãos nem sequer conhecem os fundamentos da fé, com um crescente perigo de não encontrarem o caminho que leva à vida eterna. No entanto, a tarefa própria da Igreja continua a ser levar as pessoas a Jesus Cristo, a luz dos gentios (cf. LG 1). Nesta situação, alguém se pergunta como encontrar a orientação correta. Segundo João Paulo II, o Catecismo da Igreja Católica representa uma “norma segura para o ensino da fé” (Fidei Depositum IV). Foi escrito para fortalecer os irmãos e irmãs na fé, uma fé posta à prova pela “ditadura do relativismo”[1].

1. Deus uno e trino, revelado em Jesus Cristo

O epítome da fé de todos os cristãos reside na confissão da Santíssima Trindade. Nós tornamo-nos discípulos de Jesus, filhos e amigos de Deus, através do Batismo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. A diferença das três pessoas na unidade divina (254) marca uma diferença fundamental na fé em Deus e na imagem do homem em relação às outras religiões. Reconhecido Jesus Cristo, os fantasmas desaparecem. Ele é verdadeiro Deus e verdadeiro homem, encarnado no ventre da Virgem Maria pela obra do Espírito Santo. O Verbo feito carne, o Filho de Deus é o único Salvador do mundo (679) e o único mediador entre Deus e os homens (846). Por esta razão, a primeira carta de João refere-se àquele que nega a sua divindade como o anticristo (1Jo 2, 22), visto que Jesus Cristo, Filho de Deus, desde a eternidade é um único ser com Deus, seu Pai (663). É com clara determinação que é necessário enfrentar o reaparecimento de antigas heresias que em Jesus Cristo viam apenas uma boa pessoa, um irmão e um amigo, um profeta e um exemplo de vida moral. Ele é, antes de tudo, a Palavra que estava com Deus e é Deus, o Filho do Pai, que tomou a nossa natureza humana para nos redimir e que virá para julgar os vivos e os mortos. Só a Ele adoramos em união com o Pai e o Espírito Santo como o único e verdadeiro Deus (691).

2. A Igreja

Jesus Cristo fundou a Igreja como sinal visível e instrumento de salvação, que subsiste na Igreja Católica (816). Ele deu à sua Igreja, que “nasceu do coração trespassado de Cristo morto na cruz” (766), uma estrutura sacramental que permanecerá até ao pleno cumprimento do Reino (765). Cristo, cabeça, e os crentes como membros do corpo são uma pessoa mística (795), por essa razão a Igreja é santa, visto que Cristo, o único mediador, a estabeleceu na terra como um organismo visível e continuamente a apoia (771). Por meio dela, a obra redentora de Cristo torna-se presente no tempo e no espaço com a celebração dos Santos Sacramentos, especialmente no Sacrifício Eucarístico, a Santa Missa (1330). Com a autoridade de Cristo, a Igreja transmite a revelação divina, “que se estende a todos os elementos da doutrina, incluindo a moral, sem a qual as verdades salvíficas da fé não podem ser guardadas, expostas ou observadas” (2035).

3. A Ordem sacramental

A Igreja é em Jesus Cristo o sacramento universal da salvação (776). Ela não se reflecte a si mesma, mas a luz de Cristo, que resplandece no rosto, e isso só acontece quando o ponto de referência não é a opinião da maioria, nem o espírito dos tempos, mas a verdade revelada em Jesus Cristo, que confiou à Igreja Católica a plenitude da graça e da verdade (819): Ele mesmo está presente nos Sacramentos da Igreja.

A Igreja não é uma associação criada pelo homem, cuja estrutura pode ser modificada pelos seus membros à vontade: é de origem divina. “O próprio Cristo é a origem do ministério na Igreja. Ele instituiu-a, deu-lhe autoridade e missão, orientação e fim” (874). A admoestação do Apóstolo ainda é válida hoje, segundo a qual é amaldiçoado alguém que proclama outro Evangelho, “nós mesmos, ou um anjo do céu” (Gl 1, 8). A mediação da fé está intrinsecamente ligada à credibilidade humana dos seus pregadores: em alguns casos, abandonaram aqueles que lhes haviam sido confiados, perturbando-os e prejudicando seriamente a sua fé. Para eles cumpre-se a palavra da Escritura: “virão tempos em que o ensinamento salutar não será aceite, mas as pessoas acumularão mestres que lhes encham os ouvidos, de acordo com os próprios desejos” (2 Tm 4,3-4).

A tarefa do Magistério da Igreja para com o povo de Deus é “protegê-lo de desvios e falhas” para que possa “professar sem erro a fé autêntica” (890). Isto é especialmente verdadeiro em relação aos sete sacramentos. A Sagrada Eucaristia é “a fonte e o cume de toda a vida cristã” (1324). O Sacrifício Eucarístico, em que Cristo nos envolve no sacrifício da cruz, visa a união mais íntima com Ele (1382). Por isso, a Sagrada Escritura alerta para as condições para receber a Sagrada Comunhão: “Assim, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será réu do corpo e do sangue do Senhor” (1Cor 11, 27) e, em seguida, “Quem está ciente de que cometeu um pecado grave, deve receber o sacramento da Reconciliação antes de receber a Comunhão” (1385). Da lógica subjacente ao sacramento percebe-se que os divorciados e recasados ​​civilmente, cujo casamento sacramental diante de Deus ainda é válido, bem como todos aqueles cristãos que não estão em plena comunhão com a fé católica e também todos aqueles que não estão devidamente preparados, não recebem a Sagrada Eucaristia frutiferamente (1457), porque deste modo não os leva à salvação. Realçá-lo, corresponde a uma obra de misericórdia espiritual.

O reconhecimento dos pecados na Santa Confissão, pelo menos uma vez por ano, é um dos preceitos da Igreja (2042). Quando os crentes já não confessam os seus pecados recebendo a absolvição, a salvação trazida por Cristo torna-se vã, pois Ele fez-se homem para nos redimir dos nossos pecados. O poder do perdão, que o Ressuscitado conferiu aos Apóstolos e aos seus sucessores no Episcopado e no Sacerdócio, restaura os pecados graves e veniais cometidos depois do Baptismo. A prática actual da confissão mostra que a consciência dos crentes não está suficientemente formada. A misericórdia de Deus é-nos dada para que possamos cumprir os seus Mandamentos para nos conformarmos à sua santa vontade e não para evitar o chamamento à conversão (1458).

“É o sacerdote que continua a obra da redenção na terra” (1589). A ordenação, que confere ao sacerdote “um poder sagrado” (1592), é insubstituível porque, através dele, Jesus torna-se sacramentalmente presente na sua ação salvadora. Os sacerdotes escolhem voluntariamente o celibato como “um sinal dessa nova vida” (1579). Trata-se da entrega de si para o serviço de Cristo e do Seu Reino vindouro. A fim de conferir a ordenação validamente nos três graus do Sacramento, a Igreja reconhece-se como limite para a escolha feita pelo próprio Senhor, “por esta razão a ordenação de mulheres não é possível” (1577). A este respeito, falar de discriminação contra as mulheres demonstra claramente uma incompreensão deste Sacramento, que não diz respeito a um poder terrestre, mas à representação de Cristo, o Esposo da Igreja.

Papa quer apito: Sínodo da Amazônia acelera racha da Igreja


Equivocado, ambíguo, perigoso e até herético são termos usados por conservadores para descrever as orientações sobre o sínodo que Francisco montou

“Rezem por mim”, costuma pedir o papa Francisco.

Para os que acreditam em orações – e na sinceridade do pedido do papa –, nunca foi tão importante rezar.

O Sínodo da Amazônia, marcado para outubro, está botando fogo nos rachas que já não são poucos entre “conservadores” e “progressistas” da Igreja (aspas para enfatizar o excesso de simplificação dos rótulos).

E não são apenas os suspeitos de sempre que estão revoltados com o Instrumentum laboris, o documento preparatório para a assembleia especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica.

Durante três semanas, 250 bispos de nove países amazônicos vão discutir no Vaticano o tema “Amazônia – novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”.

Ninguém precisa roer as unhas de curiosidade esperando os resultados.

Já se sabe o que eles vão propor e a oposição não vem apenas de propostas mais conhecidas, como a ordenação de homens casados e de mulheres para compensar a falta de sacerdotes na vastidão amazônica.

Na verdade, os mais críticos acham que o tipo de sacerdócio proposto pelo documento preparatório é o contrário do que a Igreja tradicional tem como missão.

Aos religiosos católicos, restaria pregar uma “cosmologia panteísta” que abrace os mitos dos povos locais, reze na seita da Mãe Terra e dispense pilares da doutrina católica em favor das crenças autóctones.

“Em suma, transformar o Corpo místico de Cristo numa vulgar ONG eco-comunista”, segundo análise de um dos maiores críticos de Francisco e sua turma, o cardeal alemão Walter Brandmüller.

As posições do cardeal são ressaltadas por ninguém menos que o chileno José Antonio Ureta, ligado ao Instituto Plínio de Oliveira e criador da Fundação Roma. Nem precisa dizer qual a linha dele.

“O Intrumentum laboris considera os mitos pagãos das tribos amazônicas manifestações da Revelação de Deus e pede diálogo e aceitação dessas superstições”, diz.

Igreja no Brasil celebra a partir de domingo a Semana Nacional da Família 2019


Tem início no próximo domingo, 11 de agosto, quando é celebrado o Dia dos Pais, a Semana Nacional da Família, que neste ano tem como tema “A família, como vai?”.

A Semana Nacional da Família é promovida pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) e Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Trata-se de um evento anual, que já faz parte do calendário das diversas dioceses e paroquias do país.

Esta iniciativa teve início em 1992, como resposta ao desejo de se fazer alguma coisa em defesa e promoção da família, cujos valores vêm sendo agredidos sistematicamente na sociedade. É realizada sempre na segunda semana de agosto, mês vocacional, tendo início com o Dia dos Pais e o domingo em que a Igreja no país celebra a vocação matrimonial.

Bispo alerta: "O cristianismo no Iraque está perigosamente próximo da extinção"


A perseguição de cristãos no Iraque nos últimos anos não é um caso isolado. Para o arcebispo do Curdistão iraquiano, faz parte de um ciclo de genocídio em curso há 1.400 anos.

No dia em que se assinalam cinco anos desde que o Estado Islâmico atacou e ocupou as comunidades da planície do Nínive, no Iraque, forçando 125 mil cristãos a fugir, o arcebispo de Erbil reconhece que o seu povo pode estar à beira da extinção e aponta o dedo ao Islão.

Numa entrevista marcada pela franqueza, Bashar Warda fala das preocupações de um povo que continua a diminuir a olhos vistos, mas que não desiste de dar testemunho do perdão cristão.

O arcebispo pede aos políticos que deixem de intervir no Médio Oriente sem o compreender e avisa que o Ocidente não está livre do caos que submergiu o seu país.

Que lições é que aprenderam após estes cinco anos de perseguição?

De certa forma é muito libertador para um povo já não ter nada a perder e, desta posição de claridade e renovada coragem, posso falar em nome do meu povo e dizer-vos a verdade. Gostaria de dizer que somos um povo que suportou a perseguição de forma paciente e com fé durante 1.400 anos, confrontando uma luta existencial, a nossa luta final no Iraque. A causa mais imediata foi o ataque do Estado Islâmico, que levou à deslocação de mais de 125 mil cristãos das suas terras ancestrais e que nos deixou, numa só noite, sem abrigo e sem refúgio, sem trabalho e sem propriedades, sem igrejas e sem mosteiros, sem a capacidade de participar em qualquer das coisas normais da vida que dão dignidade; visitas familiares, celebrações de casamentos e nascimentos, partilha de tristezas. Os nossos algozes roubaram-nos o presente enquanto procuravam apagar a nossa história e destruir o nosso futuro. Esta foi uma situação excecional, mas não isolada. Faz parte de um ciclo de violência recorrente no Médio Oriente com mais de 1.400 anos.

Então a invasão do Estado Islâmico foi só a ponta do icebergue?

Com cada novo ciclo o número de cristãos vai diminuindo, até ao ponto em que estamos à beira da extinção. Pode-se argumentar o quanto se quiser, mas a extinção está iminente, e depois o que é que as pessoas vão dizer? Que foi um desastre natural, ou migração suave? Que os ataques do Estado Islâmico foram inesperados e que fomos apanhados de surpresa? É isso que dirão os media. Ou será que depois de desaparecermos a verdade virá ao de cima? Que fomos sendo eliminados de forma persistente ao longo de 1.400 anos por um sistema de crenças que permitiu ciclos de violência recorrentes e regulares contra nós, como o genocídio otomano de 1916-1922?

Mas durante estes 1.400 anos de opressão cristã não houve períodos de tolerância islâmica, em alternativa à violência e perseguição?

Não se pode negar que houve períodos de relativa tolerância. No tempo de Al-Rashid foi fundada em Bagdade a Casa da Sabedoria, a grande biblioteca. Houve um período de relativa prosperidade em que o conhecimento judaico e cristão era valorizado e o florescimento da ciência, da matemática e da medicina foi tornado possível pelos académicos cristãos nestorianos que traduziram textos gregos, que já eram antigos no século IX.

Os nossos antepassados cristãos partilharam com os árabes muçulmanos uma tradição profunda de pensamento e filosofia e entraram em diálogo respeitoso com eles a partir do século VIII. A “Era Dourada Árabe” foi, como disse o historiador Philip Jenkins, construída sob o conhecimento caldeu e siríaco. Conhecimento cristão. A imposição da shari’a [lei islâmica] levou ao declínio desta grande aprendizagem e ao fim da “Era Dourada” da cultura árabe. Tinha-se desenvolvido um estilo de diálogo escolástico que só foi possível porque uma sucessão de califas tolerou as minorias. Quando essa tolerância terminou, a cultura e a riqueza que dela advinham terminou também.

Diria, então, que a coexistência é possível e que a tolerância é a chave para o desenvolvimento dos povos?

Precisamente. Mas esses momentos de tolerância têm sido uma via de sentido único: os líderes muçulmanos decidem, com base no seu próprio juízo e vontade, se os cristãos e outros não-muçulmanos devem ser tolerados e em que grau. Não é, nem nunca foi, uma questão de igualdade. Fundamentalmente, aos olhos do Islão, os cristãos não são iguais. Não devemos ser tratados como iguais; apenas podemos ser tolerados ou não, conforme a intensidade do espírito jihadista prevalecente. Sim, a raiz de tudo isto são os ensinamentos da jihad, a justificação pelos atos de violência.

Os cristãos iraquianos estão a regressar às suas aldeias. A situação está a melhorar? Como é a vida para os cristãos e outras minorias?

Existem ainda grupos extremistas, cada vez mais, que dizem que matar cristãos e yazidis ajuda a espalhar o Islão. Aderindo rigorosamente ao ensinamento corânico, atribuem às minorias o estatuto de Dhimmi [cidadãos de segunda], permitindo assim que lhes seja confiscada a propriedade e tenham de pagar o imposto islâmico da jizya. Mas vai mais longe. Se fosse um cristão no Iraque ou em qualquer outra parte do Médio Oriente, jamais aceitaria viver sob a sombra em que nós vivemos – e debaixo da qual vivemos há séculos. Segundo a Constituição do meu país somos cidadãos menores, vivemos segundo a vontade dos nossos autoproclamados superiores. A nossa humanidade não nos dá direitos.

Nos países ocidentais vocês são iguais perante a lei. O princípio básico da vida europeia ou americana é uma fundação de ordem cívica cristã, em que somos todos filhos de um Deus que nos ama, criados à Sua imagem e semelhança, que nos dá a todos dignidade e nos encoraja a respeitarmo-nos mutuamente. A segurança cívica nasce de uma mundivisão que dá valor a todos os seres humanos, não pela sua posição ou função, mas simplesmente porque são humanos. Esta visão tem sido um grande dom para a tradição judaico-cristã. Reconstruir a sociedade civil significa reconstruí-la para todos. Toda a gente tem o seu lugar e toda a gente tem oportunidade para prosperar.

A verdade é que existe uma crise fundacional no interior do próprio Islão, e se essa crise não for reconhecida, abordada e corrigida então não haverá futuro para a sociedade civil no Médio Oriente ou sequer em qualquer país em que o Islão se imponha.