sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Nota do Arcebispo sobre o desabamento no centro do Rio de Janeiro


Juntamente com toda a comunidade arquidiocesana, manifesto a minha solidariedade e o meu pesar a todas as pessoas e familiares vítimas no desabamento dos três prédios no Centro da cidade, ocorrido na noite de quarta-feira e que resultou em mortos e feridos.
Em espírito de unidade e solidariedade, conclamo a todos que rezem pelos falecidos, pelos feridos e pelas famílias atingidas por essa dor que também é de toda a cidade do Rio.

Confiantes na misericórdia de Deus, convido parentes, amigos e autoridades para a Missa de Sétimo Dia na intenção dos falecidos, a ser realizada no próximo dia 2 de fevereiro, quinta-feira, às 10 horas, na Catedral de São Sebastião, na Avenida República do Chile.

Rio de Janeiro, 26 de janeiro de 2012.
 
Dom Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Despedida do Frei Luís Carlos de Morais


A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro convida todas as comunidades  para participarem da missa de despedida do frei Luís Carlos nesta quinta-feira, dia 26 de janeiro às 19h na Igreja Matriz. Frei Carlos segue neste sábado, dia 28, para Açailândia (MA) onde será pároco.


segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Espanha: padre se inscreve no programa Big Brother


Juan Antonio Molina Sanz, 40, vive em Barcelona e se declara amante de motos, academias de musculação e heavy metal. Sua decisão não agradou nem sequer à sua família, de acordo com os meios de comunicação. Além de sacerdote, Molina também é professor.

O decreto publicado no site do arcebispado de Barcelona tem data de 19 de dezembro de 2011 e é assinado pelo superior geral dos Missionários do Sagrado Coração, Pe. Mark McDonald, e pelo secretário geral, Pe. Luis Carlos Araujo Moraes, que afirmam que, "depois de constatar que o Pe. Juan Antonio Molina Sanz expressou a vontade de participar do programa televisivo Gran Hermano contrariando uma ordem explícita do seu provincial, o Pe. Wifredo Arribas Sancho, e depois de informar ao Pe. Juan Molina por meio do seu provincial e diretamente por correio eletrônico sobre os efeitos negativos que essa participação poderia ter para ele próprio, para a congregação e para a Igreja, o abaixo assinado superior geral da congregação dos Missionários do Sagrado Coração, com o consentimento do Conselho Geral, reunido em 19 de dezembro de 2011, em Roma, declara o Pe. Juan Antonio Molina Sanz suspenso a divinis".


O decreto detalha que esta punição "proíbe ao sacerdote todo trabalho pastoral com os fiéis, a celebração pública da Eucaristia e a pregação aos fiéis, e ouvir a confissão dos fiéis".

"Esta pena", prossegue o texto, "terá efeito a partir do momento em que o Pe. Juan Molina desobedecer à ordem do seu provincial e participar do programa televisivo".

Trata-se de "uma sanção temporária, que tem como finalidade suscitar no Pe. Molina um desejo sincero de mudança e de conversão. Durará até a sua oficial revogação por decreto contrário".

O Pe. Molina, de acordo com o mesmo documento, foi informado de que "os efeitos desta pena ficam suspensos toda vez que vier a ser preciso atender fiéis em perigo de morte, segundo o cânon 1335".

O texto pede "às autoridades eclesiásticas, em particular aos bispos mais envolvidos no caso, que velem para que o Pe. Molina respeite este decreto no espírito em que foi emitido, isto é, visando a proteção dos fiéis e a sua própria conversão".

[Tradução colaboradores Zenit]

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Big Brother


Aristóteles  (384 a, C. – 322 a. C), havia proposto que a felicidade é o bem sempre desejado pelo ser humano e que a prática das virtudes, capitaneadas pelas virtudes cardiais  - Prudência, Temperança, Fortaleza e Justiça - ,  é o único meio de construir uma sociedade onde a felicidade seja possível . E ensinou também que as virtudes deviam ser a primeira preocupação da sociedade na educação das crianças. A Tradição cristã-católica, especialmente através de Tomás de Aquino, assumiu preciosos elementos da ética Aristotélica, percebendo que a proposta de Aristóteles oferecia uma visão antropológica que ajudava a entender, por via racional, a revelação cristã como oferta de um caminho de verdade para o desejo mais profundo do ser humano: ser feliz. Tendo como horizonte de vida as virtudes cardiais, a tradição cristã procurou sistematizar também a compreensão do mal moral, propondo que os pecados todos têm como raiz, os chamados vícios(pecados) capitais: Soberba ( orgulho desejo de poder, vaidade, sucesso...), Inveja, Cólera (ira, raiva...), Preguiça, Avareza (cobiça...), Gula e Luxúria. Não vejo nunca o Big Brother, mas ouço sua propaganda e leio as notícias e as opiniões de muitas pessoas sobre. Depois da suspeita de estupro no BB Brasil, em cena de sexo regado a cerveja, entrei no Google e li que na Inglaterra, “depois de umas grades de cerveja e de umas caixas de vinhos, os 14 concorrentes ficaram tão desinibidos que resolveram promover uma festa pelados na piscina.”


Mais: “Os produtores do Big Brother não acreditaram quando viram que triângulos amorosos começaram a surgir em cada quarto da casa, segundo o jornal Daily Star”. Eis aí, prezado(a) leitor(a),como o que há de pior em nossa sociedade (a droga do álcool e a luxúria juntos, pecados contra a virtude da temperança)  se torna meio de ganhar dinheiro (avareza). A Soberba se encarrega de transformar em coisa linda a degradação do que há de mais nobre no ser humano: o amor.  É o amor que dá sentido a todas as relações que estabelecemos com os outros. A Soberba, na reflexão cristã, está presente toda a vez que o ser humano mente para si mesmo, fazendo soar como verdadeira a negação da verdade. Assume-se o lugar de Deus, o Supremo Legislador, que nos deu os mandamentos para apontar-nos o caminho que conduz a pessoa e a sociedade ao verdadeiro bem (a Paz).

Santo Tomás, ao falar dos pecados capitais, afirma que estes “são sumamente atraentes, tanto que por eles o ser humano comete muitos outros pecados”. São desvios do grande desejo do Bem, colocado por Deus nas profundezas do ser humano. Santo Agostinho experimentou esta verdade até à exaustão: “...mas eu caminhava em meio às trevas, por um caminho escorregadio, procurando a Ti fora de mim, e não achava, pois tu és o Deus do coração. E então cheguei ao fundo, desprovido de esperança, já perdida em mim a fé de ver a verdade face a face” (As Confissões,Liv. 6).

A Soberba está presente na luxúria e na gula (a voracidade do prazer da comida, da bebida e do sexo) quando se promove à dignidade de bem o que vilipendia o ser humano e ofende a divina sabedoria e o verdadeiro amor. Toda tentativa de justificar o pecado é violência à verdade e ao testemunho da própria consciência. É assim que a miséria moral, apelidada de amor, se torna linda, conforme soube que afirmou Pedro Bial comentando cena recente (estupro?) do BB brasileiro. Ora, uma afirmação como esta no contexto do BB – “o amor é lindo” - traduz exatamente o esforço em transformar em beleza o mau gosto e o vazio de valores de uma cultura que corre atrás do sucesso e do dinheiro fácil. Big Brother é um escárnio - uma espécie de vômito - contra tudo o que ainda existe de eticamente saudável na sociedade. É atentado violento ao pudor, colocado na vitrine midiática, ao alcance de todos. Usa-se a justificativa de que o Big Brother retrata a sociedade.

Aqui é necessária uma correção: “retrata o que de pior há em nossa sociedade” para satisfazer a gula doentia que, estimulada, salta para fora e passa a fazer parte da normalidade cultural. O(a) leitor(a) que quiser ter uma amostra do que está acontecendo em nossa sociedade, pesquise no GOOGLE “bebida e sexo entre adolescentes” e encontrará farto material sobre o assunto.  Assim: “Jovens fazem festa com sexo e bebida na Quinta da Boa Vista” e, em seguida: “A Dcav (Delegacia da Criança e Adolescente Vítima) está dando uma olhada em imagens onde aparecem jovens de uniforme, ou seja, matando aula, consumindo bebidas alcoólicas, além de casais se ‘embolando’ e camisinhas jogadas pelo gramado do parque”. O BB estimula esse tipo de comportamento ao conseguir empolgar telespectadores e envolvê-los nesse jogo sujo. Uma coisa é retratar a realidade doentia na cultura de modo a produzir rejeição e outra, oposta, é retratá-la travestida de beleza.

Dom Eduardo Benes
Arcebispo de Sorocaba (SP)

sábado, 14 de janeiro de 2012

Novo Governo Provincial escolhe os Padres que assumirão trabalhos pastorais no próximo triênio.

“Estai sempre prontos a dar a razão da vossa Esperança"
(1Pd 3,15)

Irmãos e irmãs, paz e bem!

Com a realização do Capítulo Provincial dos Frades Capuchinhos (MA-PA-AP) realizado de 12 a 16 de dezembro de 2011 em Belém-PA, em que foi eleito o novo governo da província para o próximo triênio (2012-2014), os frades elegeram por maioria de votos:

Provincial: Frei Deusivan dos Santos Conceição;

1° Definidor: Frei José Antônio Macapuna;

2° Definidor: Frei Luís Rota;

3° Definidor: Frei Eldi Pereira Silva;

4° Definidor: Frei José Lázaro Oliveira Nunes.



Em seguida, feita a visita pastoral do novo governo eleito, realizada de 20 de dezembro de 2011 a 10 de janeiro de 2012 a todos os frades do Regional Barra do Corda, de Imperatriz, de São Luís e de Belém e, depois de ter consultado os frades de cada regional, ficaram assim nomeados e distribuídos os cargos e funções dos frades que assumirão a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de 2012 a 2014.:

Pároco: Frei Luís Spelgatti;

Superior: Frei Hugo César;

Vigário: Frei Antonio Gildo.

Informamos também que será celebrada uma Missa em ação de graças pelos frades que trabalharam em nossa paróquia entre 2009 e 2011, agradecendo a Deus pelos serviços prestados em nossas comunidades na quinta-feira, dia 26 de janeiro, às 19h na Igreja Matriz. Esta missa será organizada pela Equipe Litúrgica da Matriz, e todas as comunidades da paróquia devem se fazer presentes nesta celebração.

O futuro pároco de nossa paróquia, que atualmente é pároco da Igreja Catedral de Grajaú, deverá chegar ainda nesta semana e será apresentado pelo pároco atual às comunidades.

Após a chegada dos novos padres em nossa paróquia, será agendado com o Arcebispo Metropolitano de São Luís, dom José Belisário da Silva, a missa na qual acontecerá a posse do novo pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Frei Luís Carlos assumirá a Paróquia São Francisco de Assis em Açailândia (MA) e o frei Ronaldo Melo assumirá a Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Marabá (PA).

Preparemos o nosso coração e as nossas comunidades para que recebam e acolham com muita alegria e entusiasmo os frades que agora farão parte da nossa comunidade local.

Conheça mais os futuros frades que farão parte da nossa paróquia:

Frei Luigi Spelgatti

Data de Nascimento: 23/04/1951

Cidade/Estado:
Solto Collina-BG

Pais:
Antonio e Paris Letizia

Prof. Temporária:
04/10/1969

Prof. Perpétua:
04/10/1975

Ord. Presbiteral:
25/06/1977

Atividade atual:
Pároco da Catedral de Grajaú.

_______________________________________________
 Frei Antonio Gildo Pereira de Sousa

Data de Nascimento: 10/09/1978

Cidade/Estado: Imperatriz-MA

Pais: Gaspar Pereira de Sousa e Antonia de Jesus Pereira de Sousa

Prof. Temporária: 19/01/2003

Prof. Perpétua: 15/08/2008

Ord. Presbiteral: 19/12/2009

Atividade atual: Vigário Paroquial na Fraternidade Nossa Senhora da Conceição - Anil.

Prepare-se: o mundo vai acabar!


Agora é oficial: finalmente, depois de ter sido anunciado pela milionésima vez, o mundo vai terminar no dia 21 de dezembro de 2012. O jeito é preparar-se e... ver para crer!

Desta vez, quem faz a profecia são os maias – mas há “estudiosos” que a atribuem aos astecas – os primeiros habitantes do México. De acordo com a sua cosmologia, desde o seu início, o planeta foi percorrendo cinco grandes ciclos, cada um com 5.125 anos. Quatro já passaram, e acabaram sempre em destruição. O próximo vai terminar no dia 21 de dezembro de 2012. E o que desencadeará o fim do mundo? De acordo com os “entendidos” – os leitores percebem logo que não é o meu caso! – naquele dia, o sol do solstício vai se alinhar com o centro da Via Láctea – o que acontece a cada 26.000 anos!

Ao mesmo tempo – sempre segundo as profecias – ocorrerá outro raro fenômeno, que é a mudança do eixo da terra em relação à esfera celeste. A inversão dos polos ocasionará uma avalanche de terremotos, tsunamis e vulcões, que acabarão em poucos instantes com a raça humana.

Mas, para não assustar ninguém com profecias que, de tão costumeiras, perdem cada mais a sua força, entra em cena a ciência para garantir que o mundo vai acabar, sim; não, porém, em 2012, mas daqui a um bilhão de anos, quando as temperaturas serão tão escaldantes, que nenhuma vida conseguirá resistir.


Se já agora, há pessoas que acham o calor insustentável, imagine-se o que acontecerá então! E quem é o culpado de tudo isso? Graças a Deus, por esta vez não é o homem, mas o sol que, como qualquer outro ser “vivo”, caminha, ele também, para a velhice e a morte. É o que afirma, entre inúmeros outros colegas, Gustavo Rojas, astrofísico da Universidade Federal de São Carlos: «Quando o hidrogênio de seu núcleo vai acabando, a conseqüência é a estrela aumentar. Isso interfere em seu brilho e na energia que chega à terra».

O sol é um amontoado de gás incandescente. Seu “combustível” não dura para sempre, e a substituição do hidrogênio pelo hélio fará com que suas camadas externas se expandam. Seu tamanho aumentará aproximadamente 200 vezes, o suficiente para atrair a si – e fazê-los desaparecer! – vários planetas, como Mercúrio, Vênus e, talvez, a própria terra. O calor se espalhará por toda a sua extensão, e ele acabará transformado numa bola gigante, cada vez mais fria e avermelhada.

As condições de vida na terra, porém, se deteriorarão muito antes. «Daqui a um bilhão de anos, com o aumento do brilho do sol, os oceanos já terão evaporado. Até as rochas derreterão. A vida já terá acabado», garante Carolina Chavero, do Observatório Nacional do Rio de Janeiro. Se ela estiver certa, será mais fácil a humanidade desaparecer da face da terra por um desastre que ela mesma produziu do que por um fenômeno astronômico.

Assim sendo, haverá ainda muito tempo e lugar para que os “profetas” continuem sua tarefa de anunciarem o fim do mundo...

Mas – já que perguntar não ofende – valerá a pena perder tempo em conjeturas que não levam a nada, quando o próprio Jesus afirmou que «quanto a esse dia e a essa hora, ninguém sabe nada, nem os anjos do céu, nem o Filho do homem, mas somente o Pai» (Mt 24,36)?

Muito mais simples e inteligente é fazer nossa a recomendação que São Pedro dava aos primeiros cristãos: «Há uma coisa que vocês, amados, não deveriam esquecer: para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos são como um dia. O Senhor não demora para cumprir o que prometeu, como alguns pensam, achando que há demora; é que Deus tem paciência com vocês, porque não quer que ninguém se perca, mas que todos cheguem a se converter. O Dia do Senhor chegará como um ladrão, e então os céus se dissolverão com estrondo, os elementos se derreterão, devorados pelas chamas, e a terra desaparecerá com tudo o que nela se faz. Em vista dessa desintegração universal, qual não devem ser a santidade de vida e a piedade de vocês, enquanto esperam e apressam a vinda do Dia de Deus? Nesse dia, ardendo em chamas, os seus se dissolverão e os elementos se fundirão consumidos pelo fogo. O que nós esperamos, conforme a promessa dele, são novos céus e nova terra, onde habitará a justiça» (2Pd 3,8-13).

Dom Dom Redovino Rizzardo
Bispo de Dourados (MS)

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Migrações e Nova Evangelização - 15 de janeiro


Queridos Irmãos e Irmãs!

Anunciar Jesus Cristo, único Salvador do mundo, «constitui a missão essencial da Igreja, tarefa e missão, que as amplas e profundas mudanças da sociedade atual tornam ainda mais urgentes» (Exort. apost. Evangelii nuntiandi, 14). Aliás, hoje, sentimos a urgência de promover, com novo vigor e novas modalidades, a obra de evangelização num mundo onde a queda das fronteiras e os novos processos de globalização deixaram as pessoas e os povos ainda mais próximos, tanto pela expansão dos meios de comunicação, como pela frequência e a facilidade com que indivíduos e grupos se podem deslocar. Nesta nova situação, devemos despertar em cada um de nós o entusiasmo e a coragem que impeliram as primeiras comunidades cristãs a ser intrépidas anunciadoras da novidade evangélica, fazendo ressoar no nosso coração as palavras de São Paulo: «Se anuncio o Evangelho, não tenho de que me gloriar, é antes uma obrigação que me foi imposta: ai de mim, se eu não evangelizar!» (1 Cor 9,16).

O tema, que escolhi para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado em 2012 – «Migrações e nova evangelização» –, nasce desta realidade. De fato, a hora presente chama a Igreja a realizar uma nova evangelização inclusive no vasto e complexo fenômeno da mobilidade humana, intensificando a ação missionária tanto nas regiões de primeiro anúncio, como nos países de tradição cristã.

O Beato João Paulo II convidava-nos a «alimentar-nos da Palavra para sermos “servos da Palavra” no trabalho da evangelização... numa situação que se vai tornando cada vez mais variada e difícil com a progressiva mistura de povos e culturas que caracteriza o novo contexto da globalização» (Carta apost. Novo millennio ineunte, 40). Com efeito, as migrações dentro ou para fora da nação, como solução para a busca de melhores condições de vida ou para fugir de eventuais perseguições, guerras, violência, fome e catástrofes naturais, produziram uma mistura de pessoas e de povos sem precedentes, com novas problemáticas do ponto de vista não só humano, mas também ético, religioso e espiritual.


As atuais e palpáveis consequências da secularização, a aparição de novos movimentos sectários, uma difundida insensibilidade à fé cristã, uma acentuada tendência à fragmentação, tornam difícil focalizar uma referência unificadora que encoraje a formação de «uma só família de irmãos e irmãs em sociedades que se tornam cada vez mais multiétnicas e interculturais, onde também as pessoas de várias religiões são estimuladas ao diálogo, para que se possa encontrar uma serena e frutuosa convivência no respeito das legítimas diferenças», como eu escrevia na Mensagem do ano passado para este Dia Mundial. O nosso tempo está marcado por tentativas de cancelar Deus e a doutrina da Igreja do horizonte da vida, enquanto ganham terreno a dúvida, o cepticismo e a indiferença, que gostariam de eliminar todo e qualquer referimento social e simbólico da fé cristã.

Em tal contexto, sucede frequentemente que os migrantes que conheceram Cristo e O aceitaram se sintam impelidos a considerá-Lo como não relevante na própria vida, a perder o sentido da fé, a deixar de se reconhecerem como parte da Igreja, acabando muitas vezes por viverem uma existência que já não é caracterizada por Cristo e pelo seu Evangelho. Cresceram no seio de povos marcados pela fé cristã, mas depois com frequência emigram para países onde os cristãos são uma minoria ou a antiga tradição de fé já não é convicção pessoal, nem confissão comunitária, mas está reduzida a um fato cultural. Aqui a Igreja enfrenta o desafio de ajudar os migrantes a manterem firme a fé, mesmo quando falta o apoio cultural que existia no país de origem, lançando mão inclusive de novas estratégias pastorais, assim como de métodos e linguagens para um acolhimento vivo da Palavra de Deus. Em alguns casos, trata-se duma ocasião para proclamar que, em Jesus Cristo, a humanidade se torna participante do mistério de Deus e da sua vida de amor, abrindo-se a um horizonte de esperança e de paz através, nomeadamente, do diálogo respeitoso e do testemunho concreto da solidariedade, enquanto, noutros casos, há a possibilidade de despertar a consciência cristã adormecida, através dum renovado anúncio da Boa Nova e duma vida cristã mais coerente para fazer descobrir a beleza do encontro com Cristo, que chama o cristão à santidade em todo o lado, mesmo em terra estrangeira.

Mas o atual fenômeno migratório é também uma oportunidade providencial para o anúncio do Evangelho no mundo contemporâneo. Homens e mulheres provenientes das mais diversas regiões da terra, que ainda não encontraram Jesus Cristo ou que O conhecem só de maneira parcial, pedem para ser acolhidos em países de antiga tradição cristã. Em relação a eles, é necessário encontrar modalidades adequadas para que possam encontrar e conhecer Jesus Cristo e experimentar o dom inestimável da salvação, que para todos é fonte de «vida em abundância» (cf. Jo 10,10); os próprios migrantes desempenham um papel precioso a este respeito, porque podem, por sua vez, tornar-se «anunciadores da Palavra de Deus e testemunhas do Senhor Ressuscitado, esperança do mundo» (Exort. apost. Verbum Domini, 105).

No exigente itinerário da nova evangelização em âmbito migratório, assumem um papel decisivo os agentes pastorais – sacerdotes, religiosos/as e leigos/as – que se encontram a trabalhar num contexto cada vez mais pluralista; em comunhão com os seus Bispos, inspirando-se no Magistério da Igreja, convido-os a procurar caminhos de partilha fraterna e anúncio respeitoso, superando contrastes e nacionalismos. Por sua vez, as Igrejas tanto de proveniência, como de trânsito e de acolhimento dos fluxos migratórios saibam intensificar a sua cooperação em benefício tanto dos que partem como daqueles que chegam e, em todo o caso, de quantos têm necessidade de encontrar no seu caminho o rosto misericordioso de Cristo no acolhimento do próximo. Para uma frutuosa pastoral de comunhão, poderá ser útil atualizar as tradicionais estruturas que atendem os migrantes e os refugiados, dotando-as de modelos que correspondam melhor às novas situações em que aparecem diferentes culturas e povos a interagir.

Os refugiados que pedem asilo, fugindo de perseguições, violências e situações que põem em perigo a sua vida, têm necessidade da nossa compreensão e acolhimento, do respeito pela sua dignidade humana e seus direitos, assim como da consciência dos seus deveres. O seu sofrimento reclama dos diversos Estados e da comunidade internacional que haja atitudes de mútuo acolhimento, superando temores e evitando formas de discriminação e que se procure tornar concreta a solidariedade também mediante adequadas estruturas de hospitalidade e programas de reinserção. Tudo isto exige uma ajuda recíproca entre as regiões que sofrem e aquelas que, anos após anos, acolhem um grande número de pessoas em fuga e também uma maior partilha de responsabilidades entre os Estados.

A imprensa e os outros meios de comunicação desempenham um papel importante para fazer conhecer, com imparcialidade, objetividade e honestidade, a situação de quantos foram forçados a deixar a sua pátria e os seus afetos e desejam começar a construir uma nova existência.

As comunidades cristãs reservem particular atenção aos trabalhadores migrantes e suas famílias, acompanhando-os com a oração, a solidariedade e a caridade cristã; valorizando aquilo que enriquece reciprocamente e promovendo novos projetos políticos, econômicos e sociais, que favoreçam o respeito pela dignidade de cada pessoa, a tutela da família, o acesso a uma habitação condigna, ao trabalho e à assistência.

Sacerdotes, religiosos e religiosas, leigos e, sobretudo, os jovens e as jovens, mostrem-se sensíveis e ajudem incontáveis irmãs e irmãos que, tendo fugido da violência, se devem confrontar com novos estilos de vida e com dificuldades de integração. O anúncio da salvação em Jesus Cristo será fonte de alívio, esperança e «alegria completa» (cf. Jo 15,11).

Por fim, desejo recordar a situação de numerosos estudantes vindos de outros países que enfrentam problemas de inserção, dificuldades burocráticas, aflições na busca de alojamento e de estruturas de acolhimento. De modo particular, as comunidades cristãs mostrem-se sensíveis com tantos jovens que, além do crescimento cultural, têm necessidade – precisamente devido à sua tenra idade – de pontos de referência, cultivando no seu coração uma profunda sede de verdade e o desejo de encontrar Deus. De modo especial, as Universidades de inspiração cristã sejam lugares de testemunho e de irradiação da nova evangelização, aparecendo seriamente comprometidas, no ambiente acadêmico, não só em cooperar para o progresso social, cultural e humano, mas também em promover o diálogo entre as culturas, valorizando a contribuição que podem dar os estudantes estrangeiros. Estes sentir-se-ão impelidos a tornar-se, eles mesmos, protagonistas da nova evangelização, se encontrarem testemunhas autênticas do Evangelho e modelos de vida cristã.

Queridos amigos, invoquemos a intercessão de «Nossa Senhora do Caminho», para que o anúncio jubiloso da salvação de Jesus Cristo infunda esperança no coração daqueles que se encontram, em condições de mobilidade, pelas estradas do mundo. A todos asseguro a minha oração e concedo a Bênção Apostólica.
Vaticano, 21 de Setembro de 2011.
Benedictus PP. XVI