domingo, 29 de dezembro de 2013

“O serviço é a alma da fraternidade”, diz Papa em mensagem para dia Mundial da Paz


MENSAGEM DO SANTO PADRE
FRANCISCO
PARA A CELEBRAÇÃO DO 
XLVII DIA MUNDIAL DA PAZ
1º DE JANEIRO DE 2014

FRATERNIDADE, FUNDAMENTO E CAMINHO PARA A PAZ

1.            Nesta minha primeira Mensagem para o Dia Mundial da Paz, desejo formular a todos, indivíduos e povos, votos duma vida repleta de alegria e esperança. Com efeito, no coração de cada homem e mulher, habita o anseio duma vida plena que contém uma aspiração irreprimível de fraternidade, impelindo à comunhão com os outros, em quem não encontramos inimigos ou concorrentes, mas irmãos que devemos acolher e abraçar.

Na realidade, a fraternidade é uma dimensão essencial do homem, sendo ele um ser relacional. A consciência viva desta dimensão relacional leva-nos a ver e tratar cada pessoa como uma verdadeira irmã e um verdadeiro irmão; sem tal consciência, torna-se impossível a construção duma sociedade justa, duma paz firme e duradoura. E convém desde já lembrar que a fraternidade se começa a aprender habitualmente no seio da família, graças sobretudo às funções responsáveis e complementares de todos os seus membros, mormente do pai e da mãe. A família é a fonte de toda a fraternidade, sendo por isso mesmo também o fundamento e o caminho primário para a paz, já que, por vocação, deveria contagiar o mundo com o seu amor.

O número sempre crescente de ligações e comunicações que envolvem o nosso planeta torna mais palpável a consciência da unidade e partilha dum destino comum entre as nações da terra. Assim, nos dinamismos da história – independentemente da diversidade das etnias, das sociedades e das culturas –, vemos semeada a vocação a formar uma comunidade feita de irmãos que se acolhem mutuamente e cuidam uns dos outros. Contudo, ainda hoje, esta vocação é muitas vezes contrastada e negada nos factos, num mundo caracterizado pela «globalização da indiferença» que lentamente nos faz «habituar» ao sofrimento alheio, fechando-nos em nós mesmos.

Em muitas partes do mundo, parece não conhecer tréguas a grave lesão dos direitos humanos fundamentais, sobretudo dos direitos à vida e à liberdade de religião. Exemplo preocupante disso mesmo é o dramático fenómeno do tráfico de seres humanos, sobre cuja vida e desespero especulam pessoas sem escrúpulos. Às guerras feitas de confrontos armados juntam-se guerras menos visíveis, mas não menos cruéis, que se combatem nos campos económico e financeiro com meios igualmente demolidores de vidas, de famílias, de empresas.

A globalização, como afirmou Bento XVI, torna-nos vizinhos, mas não nos faz irmãos.[1] As inúmeras situações de desigualdade, pobreza e injustiça indicam não só uma profunda carência de fraternidade, mas também a ausência duma cultura de solidariedade. As novas ideologias, caracterizadas por generalizado individualismo, egocentrismo e consumismo materialista, debilitam os laços sociais, alimentando aquela mentalidade do «descartável» que induz ao desprezo e abandono dos mais fracos, daqueles que são considerados «inúteis». Assim, a convivência humana assemelha-se sempre mais a um mero do ut des pragmático e egoísta.

Ao mesmo tempo, resulta claramente que as próprias éticas contemporâneas se mostram incapazes de produzir autênticos vínculos de fraternidade, porque uma fraternidade privada da referência a um Pai comum como seu fundamento último não consegue subsistir.[2] Uma verdadeira fraternidade entre os homens supõe e exige uma paternidade transcendente. A partir do reconhecimento desta paternidade, consolida-se a fraternidade entre os homens, ou seja, aquele fazer-se «próximo» para cuidar do outro.


«Onde está o teu irmão?» (Gn 4, 9)

2.            Para compreender melhor esta vocação do homem à fraternidade e para reconhecer de forma mais adequada os obstáculos que se interpõem à sua realização e identificar as vias para a superação dos mesmos, é fundamental deixar-se guiar pelo conhecimento do desígnio de Deus, tal como se apresenta de forma egrégia na Sagrada Escritura.

Segundo a narração das origens, todos os homens provêm dos mesmos pais, de Adão e Eva, casal criado por Deus à sua imagem e semelhança (cf. Gn 1, 26), do qual nascem Caim e Abel. Na história desta família primigénia, lemos a origem da sociedade, a evolução das relações entre as pessoas e os povos.

Abel é pastor, Caim agricultor. A sua identidade profunda e, conjuntamente, a sua vocação é ser irmãos, embora na diversidade da sua actividade e cultura, da sua maneira de se relacionarem com Deus e com a criação. Mas o assassinato de Abel por Caim atesta, tragicamente, a rejeição radical da vocação a ser irmãos. A sua história (cf. Gn4, 1-16) põe em evidência o difícil dever, a que todos os homens são chamados, de viver juntos, cuidando uns dos outros. Caim, não aceitando a predilecção de Deus por Abel, que Lhe oferecia o melhor do seu rebanho – «o Senhor olhou com agrado para Abel e para a sua oferta, mas não olhou com agrado para Caim nem para a sua oferta» (Gn4, 4-5) –, mata Abel por inveja. Desta forma, recusa reconhecer-se irmão, relacionar-se positivamente com ele, viver diante de Deus, assumindo as suas responsabilidades de cuidar e proteger o outro. À pergunta com que Deus interpela Caim – «onde está o teu irmão?» –, pedindo-lhe contas da sua acção, responde: «Não sei dele. Sou, porventura, guarda do meu irmão?» (Gn 4, 9). Depois – diz-nos o livro do Génesis –, «Caim afastou-se da presença do Senhor» (4, 16).

É preciso interrogar-se sobre os motivos profundos que induziram Caim a ignorar o vínculo de fraternidade e, simultaneamente, o vínculo de reciprocidade e comunhão que o ligavam ao seu irmão Abel. O próprio Deus denuncia e censura a Caim a sua contiguidade com o mal: «o pecado deitar-se-á à tua porta» (Gn 4, 7). Mas Caim recusa opor-se ao mal, e decide igualmente «lançar-se sobre o irmão» (Gn 4, 8), desprezando o projecto de Deus. Deste modo, frustra a sua vocação original para ser filho de Deus e viver a fraternidade.

A narração de Caim e Abel ensina que a humanidade traz inscrita em si mesma uma vocação à fraternidade, mas também a possibilidade dramática da sua traição. Disso mesmo dá testemunho o egoísmo diário, que está na base de muitas guerras e injustiças: na realidade, muitos homens e mulheres morrem pela mão de irmãos e irmãs que não sabem reconhecer-se como tais, isto é, como seres feitos para a reciprocidade, a comunhão e a doação.

«E vós sois todos irmãos» (Mt 23, 8)

3.            Surge espontaneamente a pergunta: poderão um dia os homens e as mulheres deste mundo corresponder plenamente ao anseio de fraternidade, gravado neles por Deus Pai? Conseguirão, meramente com as suas forças, vencer a indiferença, o egoísmo e o ódio, aceitar as legítimas diferenças que caracterizam os irmãos e as irmãs?

Parafraseando as palavras do Senhor Jesus, poderemos sintetizar assim a resposta que Ele nos dá: dado que há um só Pai, que é Deus, vós sois todos irmãos (cf. Mt 23, 8-9). A raiz da fraternidade está contida na paternidade de Deus. Não se trata de uma paternidade genérica, indistinta e historicamente ineficaz, mas do amor pessoal, solícito e extraordinariamente concreto de Deus por cada um dos homens (cf. Mt 6, 25-30). Trata-se, por conseguinte, de uma paternidade eficazmente geradora de fraternidade, porque o amor de Deus, quando é acolhido, torna-se no mais admirável agente de transformação da vida e das relações com o outro, abrindo os seres humanos à solidariedade e à partilha activa.

Em particular, a fraternidade humana foi regenerada em e por Jesus Cristo, com a sua morte e ressurreição. A cruz é o «lugar» definitivo de fundação da fraternidade que os homens, por si sós, não são capazes de gerar. Jesus Cristo, que assumiu a natureza humana para a redimir, amando o Pai até à morte e morte de cruz (cf. Fl 2, 8), por meio da sua ressurreição constitui-nos como humanidade nova, em plena comunhão com a vontade de Deus, com o seu projecto, que inclui a realização plena da vocação à fraternidade.

Jesus retoma o projecto inicial do Pai, reconhecendo-Lhe a primazia sobre todas as coisas. Mas Cristo, com o seu abandono até à morte por amor do Pai, torna-Se princípio novo e definitivo de todos nós, chamados a reconhecer-nos n’Ele como irmãos, porque filhos do mesmo Pai. Ele é a própria Aliança, o espaço pessoal da reconciliação do homem com Deus e dos irmãos entre si. Na morte de Jesus na cruz, ficou superada também a separação entre os povos, entre o povo da Aliança e o povo dos Gentios, privado de esperança porque permanecera até então alheio aos pactos da Promessa. Como se lê na Carta aos Efésios, Jesus Cristo é Aquele que reconcilia em Si todos os homens. Ele é a paz, porque, dos dois povos, fez um só, derrubando o muro de separação que os dividia, ou seja, a inimizade. Criou em Si mesmo um só povo, um só homem novo, uma só humanidade nova (cf. 2,14-16).

Quem aceita a vida de Cristo e vive n’Ele, reconhece Deus como Pai e a Ele Se entrega totalmente, amando-O acima de todas as coisas. O homem reconciliado vê, em Deus, o Pai de todos e, consequentemente, é solicitado a viver uma fraternidade aberta a todos. Em Cristo, o outro é acolhido e amado como filho ou filha de Deus, como irmão ou irmã, e não como um estranho, menos ainda como um antagonista ou até um inimigo. Na família de Deus, onde todos são filhos dum mesmo Pai e, porque enxertados em Cristo, filhos no Filho, não há «vidas descartáveis». Todos gozam de igual e inviolável dignidade; todos são amados por Deus, todos foram resgatados pelo sangue de Cristo, que morreu na cruz e ressuscitou por cada um. Esta é a razão pela qual não se pode ficar indiferente perante a sorte dos irmãos.

A fraternidade, fundamento e caminho para a paz

4.            Suposto isto, é fácil compreender que a fraternidade é fundamento e caminho para a paz. As Encíclicas sociais dos meus Predecessores oferecem uma ajuda valiosa neste sentido. Basta ver as definições de paz da Populorum progressio, de Paulo VI, ou da Sollicitudo rei socialis, de João Paulo II. Da primeira, apreendemos que o desenvolvimento integral dos povos é o novo nome da paz[3] e, da segunda, que a paz é opus solidaritatis, fruto da solidariedade.[4]

Paulo VI afirma que tanto as pessoas como as nações se devem encontrar num espírito de fraternidade. E explica: «Nesta compreensão e amizade mútuas, nesta comunhão sagrada, devemos (...) trabalhar juntos para construir o futuro comum da humanidade».[5] Este dever recai primariamente sobre os mais favorecidos. As suas obrigações radicam-se na fraternidade humana e sobrenatural, apresentando-se sob um tríplice aspecto: o dever de solidariedade, que exige que as nações ricas ajudem as menos avançadas; o dever de justiça social, que requer a reformulação em termos mais correctos das relações defeituosas entre povos fortes e povos fracos; o dever de caridade universal, que implica a promoção de um mundo mais humano para todos, um mundo onde todos tenham qualquer coisa a dar e a receber, sem que o progresso de uns seja obstáculo ao desenvolvimento dos outros.[6]

Ora, da mesma forma que se considera a paz como opus solidarietatis, é impossível não pensar que o seu fundamento principal seja a fraternidade. A paz, afirma João Paulo II, é um bem indivisível: ou é bem de todos, ou não o é de ninguém. Na realidade, a paz só pode ser conquistada e usufruída como melhor qualidade de vida e como desenvolvimento mais humano e sustentável, se estiver viva, em todos, «a determinação firme e perseverante de se empenhar pelo bem comum».[7] Isto implica não deixar-se guiar pela «avidez do lucro» e pela «sede do poder». É preciso estar pronto a «“perder-se” em benefício do próximo em vez de o explorar, e a “servi-lo” em vez de o oprimir para proveito próprio (...). O “outro” – pessoa, povo ou nação – [não deve ser visto] como um instrumento qualquer, de que se explora, a baixo preço, a capacidade de trabalhar e a resistência física, para o abandonar quando já não serve; mas sim como um nosso “semelhante”, um “auxílio”».[8]

solidariedade cristã pressupõe que o próximo seja amado não só como «um ser humano com os seus direitos e a sua igualdade fundamental em relação a todos os demais, mas [como] a imagem viva de Deus Pai, resgatada pelo sangue de Jesus Cristo e tornada objecto da acção permanente do Espírito Santo»,[9] como um irmão. «Então a consciência da paternidade comum de Deus, da fraternidade de todos os homens em Cristo, “filhos no Filho”, e da presença e da acção vivificante do Espírito Santo conferirá – lembra João Paulo II – ao nosso olhar sobre o mundo como que um novo critério para o interpretar»,[10] para o transformar.

A fraternidade, premissa para vencer a pobreza

5.            Na Caritas in veritate, o meu Predecessor lembrava ao mundo que uma causa importante da pobreza é a falta defraternidade entre os povos e entre os homens.[11] Em muitas sociedades, sentimos uma profunda pobreza relacional, devido à carência de sólidas relações familiares e comunitárias; assistimos, preocupados, ao crescimento de diferentes tipos de carências, marginalização, solidão e de várias formas de dependência patológica. Uma tal pobreza só pode ser superada através da redescoberta e valorização de relações fraternas no seio das famílias e das comunidades, através da partilha das alegrias e tristezas, das dificuldades e sucessos presentes na vida das pessoas.

Além disso, se por um lado se verifica uma redução da pobreza absoluta, por outro não podemos deixar de reconhecer um grave aumento da pobreza relativa, isto é, de desigualdades entre pessoas e grupos que convivem numa região específica ou num determinado contexto histórico-cultural. Neste sentido, servem políticas eficazes que promovam o princípio da fraternidade, garantindo às pessoas – iguais na sua dignidade e nos seus direitos fundamentais – acesso aos «capitais», aos serviços, aos recursos educativos, sanitários e tecnológicos, para que cada uma delas tenha oportunidade de exprimir e realizar o seu projecto de vida e possa desenvolver-se plenamente como pessoa.

Reconhece-se haver necessidade também de políticas que sirvam para atenuar a excessiva desigualdade de rendimento. Não devemos esquecer o ensinamento da Igreja sobre a chamada hipoteca social, segundo a qual, se é lícito – como diz São Tomás de Aquino – e mesmo necessário que «o homem tenha a propriedade dos bens»,[12]quanto ao uso, porém, «não deve considerar as coisas exteriores que legitimamente possui só como próprias, mas também como comuns, no sentido de que possam beneficiar não só a si mas também aos outros».[13]

Por último, há uma forma de promover a fraternidade – e, assim, vencer a pobreza – que deve estar na base de todas as outras. É o desapego vivido por quem escolhe estilos de vida sóbrios e essenciais, por quem, partilhando as suas riquezas, consegue assim experimentar a comunhão fraterna com os outros. Isto é fundamental, para seguir Jesus Cristo e ser verdadeiramente cristão. É o caso não só das pessoas consagradas que professam voto de pobreza, mas também de muitas famílias e tantos cidadãos responsáveis que acreditam firmemente que a relação fraterna com o próximo constitua o bem mais precioso.

A redescoberta da fraternidade na economia

6.            As graves crises financeiras e económicas dos nossos dias – que têm a sua origem no progressivo afastamento do homem de Deus e do próximo, com a ambição desmedida de bens materiais, por um lado, e o empobrecimento das relações interpessoais e comunitárias, por outro – impeliram muitas pessoas a buscar o bem-estar, a felicidade e a segurança no consumo e no lucro fora de toda a lógica duma economia saudável. Já, em 1979, o Papa João Paulo IIalertava para a existência de «um real e perceptível perigo de que, enquanto progride enormemente o domínio do homem sobre o mundo das coisas, ele perca os fios essenciais deste seu domínio e, de diversas maneiras, submeta a elas a sua humanidade, e ele próprio se torne objecto de multiforme manipulação, se bem que muitas vezes não directamente perceptível; manipulação através de toda a organização da vida comunitária, mediante o sistema de produção e por meio de pressões dos meios de comunicação social».[14]

As sucessivas crises económicas devem levar a repensar adequadamente os modelos de desenvolvimento económico e a mudar os estilos de vida. A crise actual, com pesadas consequências na vida das pessoas, pode ser também uma ocasião propícia para recuperar as virtudes da prudência, temperança, justiça e fortaleza. Elas podem ajudar-nos a superar os momentos difíceis e a redescobrir os laços fraternos que nos unem uns aos outros, com a confiança profunda de que o homem tem necessidade e é capaz de algo mais do que a maximização do próprio lucro individual. As referidas virtudes são necessárias sobretudo para construir e manter uma sociedade à medida da dignidade humana.

A fraternidade extingue a guerra

7.            Ao longo do ano que termina, muitos irmãos e irmãs nossos continuaram a viver a experiência dilacerante da guerra, que constitui uma grave e profunda ferida infligida à fraternidade.

Há muitos conflitos que se consumam na indiferença geral. A todos aqueles que vivem em terras onde as armas impõem terror e destruição, asseguro a minha solidariedade pessoal e a de toda a Igreja. Esta última tem por missão levar o amor de Cristo também às vítimas indefesas das guerras esquecidas, através da oração pela paz, do serviço aos feridos, aos famintos, aos refugiados, aos deslocados e a quantos vivem no terror. De igual modo a Igreja levanta a sua voz para fazer chegar aos responsáveis o grito de dor desta humanidade atribulada e fazer cessar, juntamente com as hostilidades, todo o abuso e violação dos direitos fundamentais do homem.[15]

Por este motivo, desejo dirigir um forte apelo a quantos semeiam violência e morte, com as armas: naquele que hoje considerais apenas um inimigo a abater, redescobri o vosso irmão e detende a vossa mão! Renunciai à via das armas e ide ao encontro do outro com o diálogo, o perdão e a reconciliação para reconstruir a justiça, a confiança e esperança ao vosso redor! «Nesta óptica, torna-se claro que, na vida dos povos, os conflitos armados constituem sempre a deliberada negação de qualquer concórdia internacional possível, originando divisões profundas e dilacerantes feridas que necessitam de muitos anos para se curarem. As guerras constituem a rejeição prática de se comprometer para alcançar aquelas grandes metas económicas e sociais que a comunidade internacional estabeleceu».[16]

Mas, enquanto houver em circulação uma quantidade tão grande como a actual de armamentos, poder-se-á sempre encontrar novos pretextos para iniciar as hostilidades. Por isso, faço meu o apelo lançado pelos meus Predecessores a favor da não-proliferação das armas e do desarmamento por parte de todos, a começar pelo desarmamento nuclear e químico.

Não podemos, porém, deixar de constatar que os acordos internacionais e as leis nacionais, embora sendo necessários e altamente desejáveis, por si sós não bastam para preservar a humanidade do risco de conflitos armados. É precisa uma conversão do coração que permita a cada um reconhecer no outro um irmão do qual cuidar e com o qual trabalhar para, juntos, construírem uma vida em plenitude para todos. Este é o espírito que anima muitas das iniciativas da sociedade civil, incluindo as organizações religiosas, a favor da paz. Espero que o compromisso diário de todos continue a dar fruto e que se possa chegar também à efectiva aplicação, no direito internacional, do direito à paz como direito humano fundamental, pressuposto necessário para o exercício de todos os outros direitos.

A corrupção e o crime organizado contrastam a fraternidade

8.            O horizonte da fraternidade apela ao crescimento em plenitude de todo o homem e mulher. As justas ambições duma pessoa, sobretudo se jovem, não devem ser frustradas nem lesadas; não se lhe deve roubar a esperança de podê-las realizar. A ambição, porém, não deve ser confundida com prevaricação; pelo contrário, é necessário competir na mútua estima (cf. Rm 12, 10). Mesmo nas disputas, que constituem um aspecto inevitável da vida, é preciso recordar-se sempre de que somos irmãos; por isso, é necessário educar e educar-se para não considerar o próximo como um inimigo nem um adversário a eliminar.

A fraternidade gera paz social, porque cria um equilíbrio entre liberdade e justiça, entre responsabilidade pessoal e solidariedade, entre bem dos indivíduos e bem comum. Uma comunidade política deve, portanto, agir de forma transparente e responsável para favorecer tudo isto. Os cidadãos devem sentir-se representados pelos poderes públicos, no respeito da sua liberdade. Em vez disso, muitas vezes, entre cidadão e instituições, interpõem-se interesses partidários que deformam essa relação, favorecendo a criação dum clima perene de conflito.

Um autêntico espírito de fraternidade vence o egoísmo individual, que contrasta a possibilidade das pessoas viverem em liberdade e harmonia entre si. Tal egoísmo desenvolve-se, socialmente, quer nas muitas formas de corrupção que hoje se difunde de maneira capilar, quer na formação de organizações criminosas – desde os pequenos grupos até àqueles organizados à escala global – que, minando profundamente a legalidade e a justiça, ferem no coração a dignidade da pessoa. Estas organizações ofendem gravemente a Deus, prejudicam os irmãos e lesam a criação, revestindo-se duma gravidade ainda maior se têm conotações religiosas.

Penso no drama dilacerante da droga com a qual se lucra desafiando leis morais e civis, na devastação dos recursos naturais e na poluição em curso, na tragédia da exploração do trabalho; penso nos tráficos ilícitos de dinheiro como também na especulação financeira que, muitas vezes, assume caracteres predadores e nocivos para inteiros sistemas económicos e sociais, lançando na pobreza milhões de homens e mulheres; penso na prostituição que diariamente ceifa vítimas inocentes, sobretudo entre os mais jovens, roubando-lhes o futuro; penso no abomínio do tráfico de seres humanos, nos crimes e abusos contra menores, na escravidão que ainda espalha o seu horror em muitas partes do mundo, na tragédia frequentemente ignorada dos emigrantes sobre quem se especula indignamente na ilegalidade. A este respeito escreveu João XXIII: «Uma convivência baseada unicamente em relações de força nada tem de humano: nela vêem as pessoas coarctada a própria liberdade, quando, pelo contrário, deveriam ser postas em condição tal que se sentissem estimuladas a procurar o próprio desenvolvimento e aperfeiçoamento».[17]Mas o homem pode converter-se, e não se deve jamais desesperar da possibilidade de mudar de vida. Gostaria que isto fosse uma mensagem de confiança para todos, mesmo para aqueles que cometeram crimes hediondos, porque Deus não quer a morte do pecador, mas que se converta e viva (cf. Ez 18, 23).

No contexto alargado da sociabilidade humana, considerando o delito e a pena, penso também nas condições desumanas de muitos estabelecimentos prisionais, onde frequentemente o preso acaba reduzido a um estado sub-humano, violado na sua dignidade de homem e sufocado também em toda a vontade e expressão de resgate. A Igreja faz muito em todas estas áreas, a maior parte das vezes sem rumor. Exorto e encorajo a fazer ainda mais, na esperança de que tais acções desencadeadas por tantos homens e mulheres corajosos possam cada vez mais ser sustentadas, leal e honestamente, também pelos poderes civis.

A fraternidade ajuda a guardar e cultivar a natureza

9. A família humana recebeu, do Criador, um dom em comum: a natureza. A visão cristã da criação apresenta um juízo positivo sobre a licitude das intervenções na natureza para dela tirar benefício, contanto que se actue responsavelmente, isto é, reconhecendo aquela «gramática» que está inscrita nela e utilizando, com sabedoria, os recursos para proveito de todos, respeitando a beleza, a finalidade e a utilidade dos diferentes seres vivos e a sua função no ecossistema. Em suma, a natureza está à nossa disposição, mas somos chamados a administrá-la responsavelmente. Em vez disso, muitas vezes deixamo-nos guiar pela ganância, pela soberba de dominar, possuir, manipular, desfrutar; não guardamos a natureza, não a respeitamos, nem a consideramos como um dom gratuito de que devemos cuidar e colocar ao serviço dos irmãos, incluindo as gerações futuras.

De modo particular o sector produtivo primário, o sector agrícola, tem a vocação vital de cultivar e guardar os recursos naturais para alimentar a humanidade. A propósito, a persistente vergonha da fome no mundo leva-me a partilhar convosco esta pergunta: De que modo usamos os recursos da terra? As sociedades actuais devem reflectir sobre a hierarquia das prioridades no destino da produção. De facto, é um dever impelente que se utilizem de tal modo os recursos da terra, que todos se vejam livres da fome. As iniciativas e as soluções possíveis são muitas, e não se limitam ao aumento da produção. É mais que sabido que a produção actual é suficiente, e todavia há milhões de pessoas que sofrem e morrem de fome, o que constitui um verdadeiro escândalo. Por isso, é necessário encontrar o modo para que todos possam beneficiar dos frutos da terra, não só para evitar que se alargue o fosso entre aqueles que têm mais e os que devem contentar-se com as migalhas, mas também e sobretudo por uma exigência de justiça e equidade e de respeito por cada ser humano. Neste sentido, gostaria de lembrar a todos o necessáriodestino universal dos bens, que é um dos princípios fulcrais da doutrina social da Igreja. O respeito deste princípio é a condição essencial para permitir um acesso real e equitativo aos bens essenciais e primários de que todo o homem precisa e tem direito.

Conclusão

9.            Há necessidade que a fraternidade seja descoberta, amada, experimentada, anunciada e testemunhada; mas só o amor dado por Deus é que nos permite acolher e viver plenamente a fraternidade.

O necessário realismo da política e da economia não pode reduzir-se a um tecnicismo sem ideal, que ignora a dimensão transcendente do homem. Quando falta esta abertura a Deus, toda a actividade humana se torna mais pobre, e as pessoas são reduzidas a objecto passível de exploração. Somente se a política e a economia aceitarem mover-se no amplo espaço assegurado por esta abertura Àquele que ama todo o homem e mulher, é que conseguirão estruturar-se com base num verdadeiro espírito de caridade fraterna e poderão ser instrumento eficaz de desenvolvimento humano integral e de paz.

Nós, cristãos, acreditamos que, na Igreja, somos membros uns dos outros e todos mutuamente necessários, porque a cada um de nós foi dada uma graça, segundo a medida do dom de Cristo, para utilidade comum (cf. Ef 4, 7.25; 1 Cor 12, 7). Cristo veio ao mundo para nos trazer a graça divina, isto é, a possibilidade de participar na sua vida. Isto implica tecer um relacionamento fraterno, caracterizado pela reciprocidade, o perdão, o dom total de si mesmo, segundo a grandeza e a profundidade do amor de Deus, oferecido à humanidade por Aquele que, crucificado e ressuscitado, atrai todos a Si: «Dou-vos um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros; que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei. Por isto é que todos conhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros» (Jo 13, 34-35). Esta é a boa nova que requer, de cada um, um passo mais, um exercício perene de empatia, de escuta do sofrimento e da esperança do outro, mesmo do que está mais distante de mim, encaminhando-se pela estrada exigente daquele amor que sabe doar-se e gastar-se gratuitamente pelo bem de cada irmão e irmã.

Cristo abraça todo o ser humano e deseja que ninguém se perca. «Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele» (Jo 3, 17). Fá-lo sem oprimir, sem forçar ninguém a abrir-Lhe as portas do coração e da mente. «O que for maior entre vós seja como o menor, e aquele que mandar, como aquele que serve – diz Jesus Cristo –. Eu estou no meio de vós como aquele que serve» (Lc 22, 26-27). Deste modo, cada actividade deve ser caracterizada por uma atitude de serviço às pessoas, incluindo as mais distantes e desconhecidas. O serviço é a alma da fraternidade que edifica a paz.

Que Maria, a Mãe de Jesus, nos ajude a compreender e a viver todos os dias a fraternidade que jorra do coração do seu Filho, para levar a paz a todo o homem que vive nesta nossa amada terra.

Vaticano, 8 de Dezembro de 2013.

FRANCISCUS


[1]Cf. Carta enc. Caritas in veritate (29 de Junho de 2009), 19: AAS 101 (2009), 654-655.
[2]Cf. Francisco, Carta enc. Lumen fidei (29 de Junho de 2013), 54: AAS 105 (2013), 591-592.
[3]Cf. Paulo VI, Carta enc. Populorum progressio (26 de Março de 1967), 87: AAS 59 (1967), 299.
[4]Cf. João Paulo II, Carta enc. Sollicitudo rei socialis (30 de Dezembro de 1987), 39: AAS 80 (1988), 566-568.
[5]Carta enc. Populorum progressio (26 de Março de 1967), 43: AAS 59 (1967), 278-279.
[6]Cf. ibid., 44: o. c., 279.
[7]Carta enc. Sollicitudo rei socialis (30 de Dezembro de 1987), 38: AAS 80 (1988), 566.
[8] Ibid., 38-39: o. c., 566-567.
[9] Ibid., 40: o. c., 569.
[10] Ibid., 40: o. c., 569.
[11]Cf. Carta enc. Caritas in veritate (29 de Junho de 2009), 19: AAS 101 (2009), 654-655.
[12] Summa theologiae, II-II, q. 66, a. 2.
[13] Conc. Ecum. Vat. II, Const. past. sobre a Igreja no mundo contemporâneo Gaudium et spes, 69; cf. Leão XIII, Carta enc. Rerum novarum (15 de Maio de 1891), 19: ASS 23 (1890-1891), 651; João Paulo II, Carta enc. Sollicitudo rei socialis (30 de Dezembro de 1987), 42: AAS 80 (1988), 573-574; Pont. Conselho «Justiça e Paz», Compêndio da Doutrina Social da Igreja, 178.
[14] Carta enc. Redemptor hominis (4 de Março de 1979), 16: AAS 61 (1979), 290.
[15]Cf. Pont. Conselho «Justiça e Paz», Compêndio da Doutrina Social da Igreja, 159.
[16] Francisco, Carta ao Presidente Vladimir Putin (4 de Setembro de 2013): L’Osservatore Romano (ed. portuguesa de 8/IX/2013), 5.

[17] Carta enc. Pacem in terris (11 de Abril de 1963), 17: AAS 55 (1963), 265.
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Fonte: Santa Sé

Indulgência plenária a todos os que rezarem o Te Deum no último dia do ano civil.


A Santa Madre Igreja concede Indulgência Plenária a todos os fiéis que rezarem o Te Deum no último dia do ano sob as seguintes condições: Ter se confessado antes da Missa e ter assistido à mesma e rezar no final a oração do Te Deum.

Disponibilizamos aos nossos leitores o Te Deum, hino de ação de graças cantado tradicionalmente dia 31 de dezembro pelos benefícios recebidos no ano que termina.

Lembramos que a Igreja concede Indulgência Plenária a todas as pessoas que, em comunidade, nas igrejas e oratórios públicos ou semipúblicos, rezarem ou cantarem o Te Deum em ação de graças no último dia do ano civil (cf. Enchir. Indulgentiarum, n. 60).


Letra em Latim:

Te Deum laudamus
te Dominum confitemur.
Te æternum Patrem omnis terra veneratur.

Tibi omnes Angeli; tibi cæli et universæ Potestates;
Tibi Cherubim et Seraphim incessabili voce proclamant:
Sanctus, Sanctus, Sanctus,
Dominus Deus Sabaoth.

Pleni sunt caeli et terra maiestatis gloriæ tuæ.
Te gloriosus Apostolorum chorus,
Te Prophetarum laudabilis numerus,
Te Martyrum candidatus laudat exercitus.

Te per orbem terrarum
sancta confitetur Ecclesia,
Patrem immensæ maiestatis:
Venerandum tuum verum et unicum Filium;
Sanctum quoque Paraclitum Spiritum.

Tu Rex gloriæ, Christe.
Tu Patris sempiternus es Filius.
Tu ad liberandum suscepturus hominem,
non horruisti Virginis uterum.
Tu, devicto mortis aculeo,
aperuisti credentibus regna cælorum.

Tu ad dexteram Dei sedes, in gloria Patris.
Iudex crederis esse venturus.
Te ergo quæsumus, tuis famulis subveni:
quos pretioso sanguine redemisti.

Æterna fac cum sanctis tuis in gloria numerari.
Salvum fac populum tuum, Domine,
et benedic hereditati tuæ.
Et rege eos, et extolle illos usque in æternum.

Per singulos dies benedicimus te;
Et laudamus Nomen tuum in sæculum, et in sæculum sæculi.
Dignare, Domine, die isto sine peccato nos custodire.

Miserere nostri Domine, miserere nostri.
Fiat misericordia tua, Domine, super nos,
quemadmodum speravimus in te.

In te, Domine, speravi:
non confundar in æternum.

Reveillón: vacine-se contra o bicho macumbeiro!


Abre a champagne, Povo Católico!!! (repare… povo CATÓLICO. Se você não é católico, não estamos falando com você).

Olha só quem está pulando onda
pra ter mais sorte no ano que vem…
Estamos perto da grande festa da virada, na qual todos colocam a esperança de que a vida melhore, o salário aumente, o amor apareça e que a Miss Mundo finalmente consiga estabelecer a paz mundial. E para que tudo isso seja possível, em lugar de pedirmos a Deus, muitos católicos esquecem sua doutrina e são mordidos por uma espécie de bicho macumbeiro: acendem velas na praia, pulam sete ondinhas, comem romã e escolhem a cor “certa” da camisa (ou das roupas íntimas), entre várias outras maluquices.


A festa de ano novo é muito engraçada.  Por algum motivo insólito, depositamos a esperança da nossa vida na mudança do último dígito do ano, como se algum deus da matemática premiasse a todos por isso.  O fato é que nós todos adoramos um ciclo.  Repare que tudo a nossa volta obedece uma rotina de ciclos bem definidos e comemoramos sempre que eles se renovam (aniversário, metas da empresa, períodos da faculdade, ano letivo etc).  Tudo muito bonito.  Mas definitivamente não é motivo pra se acreditar que alguma coisa vá melhorar por causa disso.


No dia 31/12, a Praia de Copacabana vira um circo.  À tarde, boa parte das pessoas está fazendo o Pacotão Macumba Light, que consiste em cavar um buraco na areia e acender uma vela, que dizem ser para as almas… mas pra quê elas precisariam disso no reveillón?  Será que as almas vão à praia e precisam de buracos iluminados pra se encontrar?  Depois, tem que pular sete ondinhas e fazer um pedido, que aliás, não sei pra quem é. À noite, ainda tem que mastigar um monte de caroços de romã, fazer mais pedidos e escolher uma camisa branca pro mundo ficar em paz.

Muito católico faz essas besteiras (eu diria que é a maioria absoluta). Isso quando não partem para o Pacotão Macumba Agressiva, que inclui presença no terreiro demarcado ilegalmente nas areias da praia e barquinho cheio de traquitanas pra iemanjá, que só serve pra encher a praia de lixo no dia seguinte.

Pronto!  Depois de tanto treco, vai tudo melhorar!  Mas também como é que vai piorar?  Imagine um cara de branco, molhado, suado, cheio de areia, dentro de um terreiro, montando um barquinho com pentes e sabonetes baratos para lançá-lo ao mar.  Tudo isso, com a boca cheia de caroços de romã, no meio de uma multidão de mais de 2 milhões de pessoas!  Só pode melhorar mesmo…

Toda essa loucura é, no fundo, uma tentativa de “garantir” que no ano seguinte a vida seria melhor, passando por cima da burocracia divina.  Afinal, você sabe o que quer e Deus é que não te obedece, não é mesmo?  Acreditem, muitos católicos acham válido tomar esses “atalhos” esotéricos.

Mas nada disso serve pra nada.  Passada aquela noite de macumba, você vai estar na mesma faculdade, no mesmo colégio, no mesmo trabalho, com o mesmo salário… essas coisas só vão mudar se VOCÊ SE MOVER PARA ISSO.  E mover-se tem a ver com viver a vida e aproveitar as oportunidades. Não com o dígito final do ano!

Todas essas coisas só servem mesmo é para ofender a Deus.  O primeiro mandamento “Amar a Deus sobre todas as coisas” fala da Fé, Esperança e Caridade.  E tudo isso que falamos aí vai contra a nossa fé.  Só por causa da virada do ano, deixamos de depositar as nossas esperanças em Cristo para recorrer a toda sorte de mandingas para concretizar as nossas vontades.  Isso é literalmente virar as costas pra Ele, se achando capaz de resolver as coisas sozinho.  Já vimos esse filme no Jardim do Éden… e já vimos também no que deu.

Aí você pergunta: “puxa… a minha vida é tão dura.  Deus podia dar uma forcinha, não é?”.  Claro!  Mas siga o lema de São Bento: “Oração e Trabalho”.  Reze todos os dias e como bom filho, peça o que você quer ao seu Pai.  Mas não se esqueça de fazer por onde!  Deus não age na nossa vida como um mágico que muda tudo, mas como um Pai que sabe quais são os melhores caminhos para seus filhos.

Então, além de emagrecer, parar de fumar e tomar jeito na vida, faça mais uma proposta de fim de ano: Rezar e Trabalhar muito. Esse é o verdadeiro caminho para a mudança.


Um FELIZ 2014 a todos!!!!
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Fonte: O Catequista

Oração do Papa Francisco pelas famílias


Oração à Sagrada Família composta e recitada 
pelo Papa Francisco após o Angelus
Domingo, 29 de dezembro de 2013

Jesus, Maria e José,
em vós contemplamos
o esplendor do amor verdadeiro,
a vós, com confiança nos dirigimos.

Sagrada Família de Nazaré,
tornai também nossas famílias
lugares de comunhão e cenáculos de oração,
autênticas escolas do Evangelho
e pequenas Igrejas domésticas.


Sagrada Família de Nazaré,
jamais nas famílias se faça experiência
de violência, fechamento e divisão:
qualquer um ferido ou escandalizado
tenha logo consolação e cura.

Sagrada Família de Nazaré,
o próximo Sínodo dos Bispos
possa trazer novamente a todos a consciência
do caráter sagrado e inviolável da família,
sua beleza no projeto de Deus.

Jesus, Maria e José,
escutai, ouvi nossa súplica, Amém!

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Fonte: Rádio Vaticano

No último Angelus do ano, Papa reza pelas famílias


ANGELUS
Praça São Pedro – Vaticano
Domingo, 29 de dezembro de 2013


Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Neste primeito domingo depois do Natal, a Liturgia nos convida a celebrar a festa da Sagrada Família de Nazaré. De fato, todo presépio mostra Jesus junto com Nossa Senhora e São José, na gruta de Belém. Deus quis nascer em uma família humana, quis ter uma mãe e um pai, como nós.

E hoje o Evangelho nos apresenta a Sagrada Família no caminho doloroso do exílio, em busca de refúgio no Egito. José, Maria e Jesus experimentam a condição dramática dos refugiados, marcada por medo, incertezas, necessidades (Mt 2, 13-15. 19-23). Infelizmente, nos nossos dias, milhões de famílias podem reconhecer-se nesta triste realidade. Quase todos os dias a televisão e os jornais dão notícias de refugiados que fogem da fome, da guerra, de outros perigos graves, em busca de segurança e de uma vida digna para si e para as próprias famílias.

Em terras distantes, mesmo quando encontram trabalho, nem sempre os refugiados e os imigrantes encontram acolhimento verdadeiro, respeito, apreço pelos valores de que são portadores. As suas legítimas expectativas se confrontam com situações complexas e dificuldades que parecem às vezes insuperáveis. Por isso, enquanto fixamos o olhar na Sagrada Família de Nazaré no momento em que foi forçada a fazer-se refugiada, pensemos no drama de quantos migrantes e refugiados que são vítimas de rejeição e da escravidão, que são vítimas do tráfico de pessoas e do trabalho escravo. Mas pensemos também nos outros “exilados”: eu os chamarei de “exilados escondidos”, aqueles exilados que podem existir dentro das próprias famílias: os idosos, por exemplo, que às vezes são tratados como presenças incômodas. Muitas vezes penso que um sinal para saber como vai uma família é ver como são tratados nessa as crianças e os idosos.


Jesus quis pertencer a uma família que experimentou estas dificuldades para que ninguém se sinta excluído da proximidade amorosa de Deus. A fuga ao Egito por causa das ameaças de Herodes nos mostra que Deus está lá onde o homem está em perigo, lá onde o homem sofre, lá onde é fugitivo, onde experimenta a rejeição e o abandono; mas Deus está também lá onde o homem sonha, espera voltar à pátria na liberdade, projeta e escolhe pela vida e dignidade sua e dos seus familiares.

Este nosso olhar hoje para a Sagrada Família se deixa atrair também pela simplicidade da vida que essa conduz em Nazaré. É um exemplo que faz tanto bem às nossas famílias, ajuda-as a se tornarem sempre mais comunidades de amor e de reconciliação, na qual se experimenta a ternura, a ajuda mútua, o perdão recíproco. Recordemos as três palavras-chave para viver em paz e alegria em família: com licença, obrigado, desculpa. Quando em uma família não se é invasor e se pede “com licença”, quando em uma família não se é egoísta e se aprende a dizer “obrigado” e quando em uma família um percebe que fez algo ruim e sabe pedir “desculpa”, naquela família há paz e alegria. Recordemos estas três palavras. Mas podemos repeti-las todos juntos: com licença, obrigado, desculpa. (Todos: com licença, obrigado, desculpa!). Gostaria também de encorajar as famílias a tomar consciência da importância que têm na Igreja e na sociedade. O anúncio do Evangelho, de fato, passa antes de tudo pelas famílias, para depois alcançar os diversos âmbitos da vida cotidiana.

Invoquemos com fervor Maria Santíssima, a Mãe de Jesus e nossa Mãe, e São José, seu esposo. Peçamos a eles para iluminar, confortar, guiar cada família do mundo, para que possa cumprir com dignidade e serenidade a missão que Deus lhes confiou.
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Fonte: Boletim da Santa Sé
Tradução: Jéssica Marçal

sábado, 28 de dezembro de 2013

Homossexualismo Genético?


Olho para sociedade hoje, e vejo influências vindas de todos os lados, porém em sua maioria para alegria de todos ainda é facultativa e reflexiva em seus algozes de argumentação e réplica, ou seja, você tem o direito de concordar ou não com o pensamento proposto, porém me parece que o sentido de democracia se esvazia quando certos temas são tratados em público e ainda mais quando a opinião vai ao sentido oposto aquilo que a mídia em massa decidiu acatar como “verdade suprema”; estou falando sobre o homossexualismo; antes de qualquer coisa, gostaria de deixar algumas considerações básicas para você bem ler este artigo, esvazie sua mente sobre tudo que você leu, assistiu ou adquiriu sobre este assunto, seja ele a favor ou contra o homossexualismo, tenha em mente que aqui não se trata de um artigo preconceituoso, mas ao contrario, um texto bem conceituado e embasado, trate este artigo como informação de início para uma investigação longa sobre o assunto, que é o que ele realmente propõe.

O Homossexualismo é visto hoje na sua maioria esmagadora como uma condição inata do ser humano, algo como que biológico ou até mesmo genético, se fizéssemos uma grande pesquisa hoje em nossas escolas, e meios sociais constataríamos sem sombras de dúvidas uma opinião como a da que “o homossexualismo é algo ‘natural’”, porém será que a ciência realmente constata isso?

Não, nenhum estudo genético, biológico, ou psiquiátrico concorda com esta alegação, você pode estar se perguntando, “como você pode afirmar isto”? Bom primeiramente com a lógica, se este tipo de constatação já tivesse sido realizado pela ciência, nada mais impediria do homossexual ser tratado como um novo sexo ou até mesmo como evolução do mesmo, e impedir, por exemplo, que em nossas escolas houvesse um ensino diferenciado seria impossível, já que empiricamente isso já seria uma verdade comprovada, mas isso não é verdade, é bem real que houve investidas políticas para que isso se tornasse real (Por exemplo, a cartilha gay), porém sem nenhuma constatação real científica, o que há é um “Disse, me disse” um cientista disse para outro e outro falou para um, mas nunca uma palavra final, algo que fosse irrefutável, ao contrario disso o Psiquiatra Norte americano L. J. Hatterer afirmou: Os Psiquiatras chegaram finalmente a Conclusão de que os fatores genéticos, hereditários, constitucionais, glandulares e hormonais não tem nenhuma importância como causa da homossexualidade. (L. J. Hatterer, Changing Homosexuality en the male, Mc Graw-Hill, New York, 1970), porém como era de se esperar isto nunca chegou à grande mídia.

Não há fatos científicos que comprovem a veracidade da condição gay por natureza, ao contrario deste fato o Geneticista Dr. John S. H. Tay, escritor do Livro “Nascido Gay”? Onde ele afirma não ser possível a condição gay por natureza, por não existir fatores genéticos que propiciem isso, ou seja, não há cromossomo gay, apenas macho e fêmea, assim como não existe hormônio homossexual, somente macho e fêmea. Recentemente um Homem chamado Dr. Francis Collins afirmou que “NÃO HÁ PROVA DE QUE O HOMOSSEXUALISMO SEJA NATURAL OU QUE ALGUÉM NASÇA HOMOSSEXUAL” acontece que este homem ele é diretor do projeto GENOMA o maior projeto de genética do mundo, ele é diretor do instituto de saúde dos EUA, considerado o maior geneticista do mundo, ex-ateu convertido ao Catolicismo, o Dr. John S. H. Tay em suas pesquisas com gêmeos monozigóticos (aqueles que são geneticamente idênticos) diz que em 35% dos casos quando um dos irmãos é gay o outro é hétero, ora se o homossexualismo fosse ou pretendesse ser genético, em 100% dos casos os irmãos monozigóticos teriam de ter a mesma opção sexual do outro, mas isto não acontece, esta é uma prova científica que ninguém nasce gay.


Bom, mas se o homossexualismo não é natural, como ele se da? Ai chegamos a uma resposta concreta que ninguém da alta mídia gosta de ouvir, ler ou saber, e provavelmente 99% das pessoas que estão lendo este artigo. Depois de ler e estudar vários autores e livros sobre este assunto eu vejo como mais plausível a resposta de Gerard Van den Aardweg, ele é um psicólogo e terapeuta holandês, é Phd em psicologia, ele passou toda sua vida estudando o homossexualismo e os impulsos sexuais, em seu livro “Homossexualidade e Esperança” da Editora Diel, ele da a resposta para a origem deste estado da homossexualidade; ele explica que a maioria os desejos homossexuais se dão por um complexo de inferioridade, mas todos por motivos psicológicos ou traumáticos, ele explica que a Criança ou adolescente geralmente tende a supervalorizar o seu EU, e muitos casos vendo que ele é diferente em algumas habilidades, condição corpórea, economicamente é inferior ao seus colegas, e etc… A Criança tende a alimentar em si uma auto-compaixão que agregando ao egocentrismo natural da Criança tende a aumentar a auto-compaixão, e neste desenvolvimento psicológico doentio do “ninguém me ama ninguém me quer” naturalmente ele busca carinho, e compaixão de seus amigos, porém vale lembrar que o primeiro grupo que toda criança tende a buscar aceitação é o grupo das pessoas do mesmo sexo, e quando a criança se encontra em um nível de rejeição, ela começa se auto-compadecer de si mesma, porém o adendo se da por outro fator, o Gerard Van den Aardweg explica que na pré-puberdade, puberdade e adolescência comecem os desenvolvimentos sexuais psicológicos onde hormônios e desenvolvimentos psicológicos começam a desfrutar de uma vez, é normal em algumas crianças e adolescente surgirem sentimentos por pessoas do mesmo sexo, ou até mesmo desenhos, animais ou outras coisas mais, desejos eróticos por diversos tipos de seres ou até objetos. Mas o fato primordial para entender o homossexualismo como uma neurose como descreve o prof. Gerard Van den Aardweg seria por que neste estado de desenvolvimento sexual, se a criança já desenvolve em si o complexo de inferioridade e de auto-compaixão, se esta pessoa sentir-se inclinada pelos desejos homossexuais passageiros ela vai procurar consolo e aceitação daquele amigo mais próximo, ou de outra criança ou adolescente que sofre do mesmo complexo, podendo desenvolver um sentimento de paixão até mesmo pelo amigo do mesmo sexo, já que se da uma quebra na sua carência (momentaneamente, pois o complexo de inferioridade é incessante), e dependência de ser “amado”, porém ao passar do tempo a maturidade sexual vai chegando ao seu final e os desejos heterossexuais são inevitáveis, mas se o adolescente ou adulto continuar a alimentar seu complexo de inferioridade, é como se ele impedisse psicologicamente que estes desenvolvimentos sexuais se conclua e chegue aos desejos heterossexuais, pelo menos conscientemente, porque no subconsciente afirma Gerard Van den Aardweg todo ser humano é heterossexual, ai se da o fator de que algumas pessoas afirmarem que “sempre foram gays” ou que “já nasceram gays” e alguns afirmarem terem desejo sexuais por ambos os sexos, mas na verdade é por que o desenvolvimento do complexo de inferioridade e depois do inicio do desenvolvimento sexual psicológico se da bem cedo, vários outros autores afirmam com propriedades e pesquisas que outros fatores também colaboram o aparecer do homossexualismo são abusos sexuais, traumas sexuais familiares, o ambiente onde é criado e ensinado, a criação por parte de homossexuais; a criança é totalmente influenciável, por isso a tática Gay das cartilhas na escolas, querem formar crianças ensinadas a serem homossexuais, como se fosse uma nova raça, impondo sobre elas uma condição que não lhe pertence por natureza.

Por fim quero falar da imposição social do homossexualismo, como vimos acima não existem provas que o homossexualismo é genético, biológico, ou natural, pelo contrario, sabemos que ele não é de estado inato, mas sim de condição imposta ou adquirida, mas a mídia e as grandes influências mundiais querem impor isto a todos nós como real, como se o ser gay é apenas mais uma variante do macho e fêmea quem sabe até uma evolução das duas, mas na verdade  não é. Existe hoje toda uma cultura gay sendo colocada nas escolas, em forma de ensino sexual, musicas, novelas, filmes, roupas, ensinando a como ser um homossexual feliz, mas o fato aponta que a grande maioria dos homossexuais sofrem de depressão ou outros complexos mesmo em meio a pessoas que os aceitem, mas nunca passa isto na mídia, raramente sabemos de uma história de um relacionamento homossexual que durou tanto quanto um relacionamento sadio hétero não se trata de querer influenciar na vida privada e ninguém, o que cada um faz em quatro paredes é problema único e exclusivo da pessoa, porém não pode ser imposto a ninguém uma escolha pessoal. Recentemente o deputado Marcos Feliciano que defende o projeto de lei de João Campos, o PDC 234/2011 apelidada de “Cura gay” pretende dar juridicamente liberdade aos psicólogos para tratar os homossexuais, eles argumentam que se assim fizéssemos estaríamos tratando o homossexualismo como uma doença, mas ora se não conseguimos provar que o homossexualismo é de ordem natural, e conseguimos chegar a conclusão que é de ordem psicológica, por que não dar aos psicólogos o direito de tratar um homossexual? Hoje se um psicólogo resolver fazer isto pode ele ser processado por homofobia, ou rechaçado publicamente pela grande massa gay, em plena democracia, vivemos uma ditadura da ideologia gay, a avenida paulista se inflama de gays e lésbicas mostrando seus órgãos genitais que é crime pelo código penal Brasileiro alias vale a pena ressaltar todos batem palma e quando acaba o desfile de devassidão, sobram camisinhas usadas pelas calçadas a fora, e todos batem palma e aceitam como normais crianças levadas pelos pais a estes lugares, influenciando desde cedo há uma concepção de depravação sexual, até mesmo entre alguns homossexuais a parada gay chega a ser rechaçada. Triste ver que seres providos por Deus de racionalidade se deixam levar por propagandas sem argumentações, e aceitamos pacificamente as imposições de ideias, e deixamos nossos filhos ser doutrinados em meio a doentia ditadura gay, não se trata de preconceito, se trata de lógica. Se Bandeiras se estendem dizendo “Orgulho Gay” por que não levantar a minha pra dizer “Tenho orgulho de ser hétero”?
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Autor: Pedro Henrique Alves
Fonte: Pro Ecclesia Catholica