Nos debates entre católicos e protestantes,
nós, católicos, notamos que nossos opositores são bastante exigentes em relação
ao detalhamento das doutrinas da Igreja. Geralmente submetem-nos a diversas
perguntas, sejam elas bem ou mal formuladas. O apologista católico, então, deve
estar preparado, estudar a doutrina de sua Igreja, ler as obras dos padres apologistas,
e responder a esses fundamentalistas satisfatoriamente (infelizmente, eles não
se satisfazem com respostas). Mas, será que os protestantes buscam nos seus
“pais” a resposta para nossas questões?
Vocês, leitores, já perceberam que os
protestantes geralmente buscam suas fontes a partir de grandes teólogos do
passado e do presente, mesmo de Calvino, no caso dos calvinistas, e vários
outros teólogos modernos? Entretanto, geralmente falta um personagem, o
personagem principal, no âmbito reformado: Martinho Lutero.
Já é ampla a nossa cobertura da revolta
protestante do século 16, mas muito ainda falta ser dito. Os protestantes
costumam colocar Lutero como um príncipe, um homem iluminado, que trouxe à luz
a Igreja que jazia nas trevas da “corrupção”. Em todos os meios protestantes,
Lutero foi um homem que, ao ler “um livro proibido”, a Bíblia, descobriu em
suas letras simples a doutrina até então “obscura” de Cristo: a salvação
somente pela fé. Desde então Lutero é uma figura ímpar na história do protestantismo.
Inclusive alguns teólogos católicos reconhecem em Lutero valores dignos dos
grandes doutores da Igreja.
Porém, seus escritos praticamente
desapareceram da estante dos protestantes modernos (ou pelo menos, de suas
obras). O que vemos hoje é que os protestantes fundamentalistas se baseiam mais
em sua própria opinião “errada” das Escrituras do que num fundamento ao menos
mais criterioso. Entretanto, será que é válida a fundamentação da teologia
protestante na herança dos estudos de Lutero?
Quantos protestantes, mesmo pastores, já
leram obras de Lutero. Dificilmente um católico que não seja estudioso do
assunto leria. Mas espera-se que os protestantes tenham uma certa noção dos
escritos dos seus pais. Nós católicos buscamos ler e entender o que pensavam e
ensinavam os pais da Igreja: Inácio, Clemente, Leão, Tertuliano, Gregório,
Agostinho, Vicente, Aquino. Entre milhares de outros. É uma vasta literatura,
mas todo católico que esteja interessado nas suas doutrinas busca conhecer a
sua patrologia.
Lutero deixou uma obra extensa, da qual em
português creio não existir nem metade. Suponho, também, que nem metade dos
protestantes já leu as obras dele. O que será que encontrariam? Talvez não
gostem muito do que encontrarão, caso se aventurem. Na realidade, apesar de ser
um estudioso da Bíblia, ter causado uma revolução no seio da Igreja, muitas
vezes Lutero foi um blasfemo. Ao menos, pelos seus escritos, é o que nos
parece.
Muitos protestantes questionam os católicos
acerca do que falaram os seus teólogos do passado. Muitos dizem que Papas
pecaram, disseram isso ou aquilo. Tudo isso, para eles, é prova de que a Igreja
Católica não é a Igreja fundada por Jesus, nosso Senhor. Que o Espírito Santo
não pode conduzir uma Igreja que ensina a “venda do perdão”, por exemplo.
Outros alegam que a Igreja não podia ter transferido a um homem o poder que
somente Deus contém. Entre várias outras alegações, os erros do passado são,
para os protestantes, prova mais que suficiente de que a Igreja é demoníaca.
No nosso país, é comum o uso de “ditados
populares”. Um deles, que podemos até aplicar aqui, é “Cuidado! O peixe morre
pela boca”.
Muito do que Lutero escreveu, em confronto
com o Papa e a autoridade da Igreja, é defendida até o fim pelos seus
idealistas. Mas será que defenderiam com a mesma vontade o Lutero que
vamos apresentar aqui? Talvez fiquem surpresos, digam que ele não quis dizer o
que está aparentado, que existem outros escritos dele que dizem o contrário.
Ora, pelo que vamos ler, parece que não há como entender outro contexto, o que
faz com que entendamos exatamente o que Lutero quis dizer quando da redação das
obras. E se existem outros escritos dele que dizem o contrário, isto não é um
fator de alívio, mas de complicação.
Mas, de qualquer forma, o leitor julgue as
palavras de Lutero…ditas pelo próprio reformador.