quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Como devem ser os cantos litúrgicos?


Ao longo da Bíblia, aparece com frequência o verbo “cantar”. O convite a cantar vem da necessidade e da alegria. Com a linguagem falada, o ser humano não consegue expressar tudo o que sente e quer quando se relaciona com Deus; então, ele canta.

A música litúrgica surge como um dom do Espírito, que vem ajudar nossa incapacidade. Assim, o canto alcança a altura do amor para corresponder ao amor com que Deus nos amou em Cristo.

O canto litúrgico nos coloca em comunicação com Deus, favorece a unidade e a integração da assembleia, ajuda a aprofundar no acontecimento salvífico que se celebra e cria um ambiente de festa e alegria na comunidade.

O canto litúrgico precisa estar ao serviço da fé e da caridade da comunidade. Ele é um sinal eficaz; não só expressa, mas também realiza os sentimentos íntimos da comunidade, que, quando ouve Deus, responde com louvor, gratidão e súplica.

A música e o canto não são um enfeite, um elemento recreativo ou um recheio na liturgia, mas sim uma parte importantíssima dela. Portanto, é preciso cuidar deles com esmero e integrá-los dinâmica e adequadamente em cada celebração. 

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Derrota abortista nos EUA: Senado retira financiamento público da Planned Parenthood


O Senado dos Estados Unidos decidiu aprovar um projeto de lei que privaria a Planned Parenthood dos mais de 500 milhões de dólares em recursos de impostos recebidos por ano.

Esta medida, também aprovada pelos deputados em setembro, enfrenta agora o possível veto com o que ameaçou o presidente Barack Obama.

A decisão foi tomada na última quinta-feira, 3, com uma votação de 52 contra 47 votos.

O projeto de lei propõe retirar o financiamento da Planned Parenthood durante um ano, enquanto se realizam investigações profundas acerca das acusações contra a instituição por tráfico de órgãos de bebês abortados.

O dinheiro que atualmente a multinacional do aborto recebe seria destinado a outras organizações que oferecem às mulheres serviços de saúde mais completos.

“A votação desta noite é uma vitória histórica para todos os que priorizam a atenção à saúde integral das mulheres sobre as ganâncias da indústria do aborto. Agradecemos aos líderes do Senado por terem cumprido a sua promessa de pôr esta lei no escritório do presidente”, disse Marjorie Dannenfelser, presidente de uma organização que vela pela vida das mulheres na política.

Segundo assinala o Population Research Institute, Dannenfelser afirmou também que “ante uma eventual eleição de um presidente pró-Vida no próximo ano e caso se mantenham nossas maiorias pró-vida no Congresso, este projeto de lei e muitos outros poderiam ser legalizados para o ano 2017”.

A respeito deste tema e considerando que é muito provável que Obama decida usar seu direito de vetar esta norma, o senador Richard Shelby (republicano, de Alabama) disse que o valor desta decisão está em “dizer ao presidente e a outros que existe uma grande divisão neste país e que muitos não estão de acordo, os norte-americanos não estão de acordo”. 

No Angelus da Imaculada Conceição, Papa fala de misericórdia


ANGELUS
Solenidade da Imaculada Conceição
Praça São Pedro – Vaticano
Terça-feira, 8 de dezembro de 2015


Queridos irmãos e irmãs, bom dia e boa festa!

Hoje, a festa da Imaculada nos faz contemplar Maria, que por singular privilégio foi preservada do pecado original desde a sua concepção. Mesmo vivendo no mundo marcado pelo pecado, não é tocada pelo pecado: Maria é nossa irmã no sofrimento, mas não no mal e no pecado. Antes, o mal nela foi vencido antes mesmo de tocá-la, porque Deus a encheu de graça (cfr Lc 1, 28). A Imaculada Conceição significa que Maria é a primeira salva pela infinita misericórdia do Pai, como primícia da salvação que Deus quer doar a cada homem e a cada mulher, em Cristo. Por isso, a Imaculada se tornou ícone sublime da misericórdia divina que venceu o pecado. E nós, hoje, no início do Jubileu da Misericórdia, queremos olhar para este ícone com amor confiante e contemplá-lo em todo o seu esplendor, imitando sua fé.

Na concepção imaculada de Maria somos convidados a reconhecer a aurora do mundo novo, transformado pela obra salvífica do Pai e do Filho e do Espírito Santo. A aurora da nova criação implementada pela divina misericórdia. Por isso, a Virgem Maria, nunca contaminada pelo pecado e sempre cheia de Deus é mãe de uma humanidade nova. É mãe do mundo recriado.

Celebrar essa festa comporta duas coisas. Primeiro: acolher plenamente Deus e a sua graça misericordiosa na nossa vida. Segundo: tornarmo-nos, por nossa vez, artífices de misericórdia mediante um caminho evangélico. A festa da Imaculada se torna, então, a festa de todos nós se, com os nossos “sim” cotidianos conseguimos vencer o nosso egoísmo e tornar mais feliz a vida dos nossos irmãos, doar a eles esperança, enxugando lágrimas e dando um pouco de alegria. À imitação de Maria, somos chamados a nos tornarmos portadores de Cristo e testemunhas do seu amor, olhando antes de tudo para aqueles que são os privilegiados aos olhos de Jesus. São aqueles que o próprio Jesus indicou: “Tive fome e me destes de comer, tive sede e me destes de beber, era estrangeiro e me acolhestes, nu e me vestistes, doente e me visitastes, estava preso e viestes me encontrar” (Mt 25, 35-36). 

Papa Francisco abre Porta Santa e dá início ao Ano da Misericórdia


HOMILIA
Homilia do Papa Francisco na abertura do Ano da Misericórdia
Praça São Pedro – Vaticano
Terça-feira, 8 de dezembro de 2015


Irmãos e irmãs!

Daqui a pouco, terei a alegria de abrir a Porta Santa da Misericórdia. Este gesto, como eu fiz em Bangui, muito simples mas altamente simbólico, realizamo-lo à luz da Palavra de Deus escutada que põe em evidência a primazia da graça. Na verdade, o tema que mais vezes aflora nestas Leituras remete para aquela frase que o anjo Gabriel dirigiu a uma jovem mulher, surpresa e turbada, indicando o mistério que a iria envolver: «Salve, ó cheia de graça» (Lc 1, 28).

Antes de mais nada, a Virgem Maria é convidada a alegrar-Se com aquilo que o Senhor realizou n’Ela. A graça de Deus envolveu-A, tornando-A digna de ser mãe de Cristo. Quando Gabriel entra na sua casa, até o mistério mais profundo, que ultrapassa toda e qualquer capacidade da razão, se torna para Ela motivo de alegria, de fé e de abandono à palavra que Lhe é revelada. A plenitude da graça é capaz de transformar o coração, permitindo-lhe realizar um ato tão grande que muda a história da humanidade.

A festa da Imaculada Conceição exprime a grandeza do amor divino. Deus não é apenas Aquele que perdoa o pecado, mas, em Maria, chega até a evitar a culpa original, que todo o homem traz consigo ao entrar neste mundo. É o amor de Deus que evita, antecipa e salva. O início da história do pecado no Jardim do Éden encontra solução no projecto de um amor que salva. As palavras do Génesis levam-nos à experiência diária que descobrimos na nossa existência pessoal. Há sempre a tentação da desobediência, que se exprime no desejo de projectar a nossa vida independentemente da vontade de Deus. Esta é a inimizade que ameaça continuamente a vida dos homens, tentando contrapô-los ao desígnio de Deus. E todavia a própria história do pecado só é compreensível à luz do amor que perdoa. Se tudo permanecesse ligado ao pecado, seríamos os mais desesperados entre as criaturas. Mas não! A promessa da vitória do amor de Cristo encerra tudo na misericórdia do Pai. Sobre isto, não deixa qualquer dúvida a palavra de Deus que ouvimos. Diante de nós, temos a Virgem Imaculada como testemunha privilegiada desta promessa e do seu cumprimento. 

Mensagem do Papa Francisco para o 53º Dia Mundial de Oração pelas vocações 2016


MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO
PARA O 53º DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES
(17 de Abril de 2016 - IV Domingo da Páscoa)

Tema: «A Igreja, mãe de vocações»

Amados irmãos e irmãs!

Como gostaria que todos os batizados pudessem, no decurso do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, experimentar a alegria de pertencer à Igreja! E pudessem redescobrir que a vocação cristã, bem como as vocações particulares, nascem no meio do povo de Deus e são dons da misericórdia divina! A Igreja é a casa da misericórdia e também a «terra» onde a vocação germina, cresce e dá fruto.

Por este motivo, dirijo-me a todos vós, por ocasião deste 53º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, convidando-vos a contemplar a comunidade apostólica e a dar graças pela função da comunidade no caminho vocacional de cada um. Na Bula de proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, recordei as palavras de São Beda, o Venerável, a propósito da vocação de São Mateus: «Miserando atque eligendo» (Misericordiae Vultus, 8). A acção misericordiosa do Senhor perdoa os nossos pecados e abre-nos a uma vida nova que se concretiza na chamada ao discipulado e à missão. Toda a vocação na Igreja tem a sua origem no olhar compassivo de Jesus. A conversão e a vocação são como que duas faces da mesma medalha, interdependentes continuamente em toda a vida do discípulo missionário.

O Beato Paulo VI, na Exortação Apostólica Evangelii nuntiandi, descreveu os passos do processo da evangelização. Um deles é a adesão à comunidade cristã (cf. n. 23), da qual se recebeu o testemunho da fé e a proclamação explícita da misericórdia do Senhor. Esta incorporação comunitária compreende toda a riqueza da vida eclesial, particularmente os Sacramentos. A Igreja não é só um lugar onde se crê, mas também objecto da nossa fé; por isso, dizemos no Credo: «Creio na Igreja».

A chamada de Deus acontece através da mediação comunitária. Deus chama-nos a fazer parte da Igreja e, depois dum certo amadurecimento nela, dá-nos uma vocação específica. O caminho vocacional é feito juntamente com os irmãos e as irmãs que o Senhor nos dá: é uma con-vocação. O dinamismo eclesial da vocação é um antídoto contra a indiferença e o individualismo. Estabelece aquela comunhão onde a indiferença foi vencida pelo amor, porque exige que saiamos de nós mesmos, colocando a nossa existência ao serviço do desígnio de Deus e assumindo a situação histórica do seu povo santo.

Neste Dia dedicado à oração pelas vocações, desejo exortar todos os fiéis a assumirem as suas responsabilidades no cuidado e discernimento vocacionais. Quando os Apóstolos procuravam alguém para ocupar o lugar de Judas Iscariotes, São Pedro reuniu cento e vinte irmãos (cf. Act 1, 15); e, para a escolha dos sete diáconos, foi convocado o grupo dos discípulos (cf. Act 6, 2). São Paulo dá a Tito critérios específicos para a escolha dos presbíteros (cf. Tt 1, 5-9). Também hoje, a comunidade cristã não cessa de estar presente na germinação das vocações, na sua formação e na sua perseverança (cf. Exort. ap. Evangelii gaudium, 107). 

Rosto da Misericórdia


Jesus Cristo é o rosto da Misericórdia de Deus Pai, afirma o Papa Francisco na Bula de Proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia (Misericordiae Vultus). Esse ano jubilar terá início no dia 8 de dezembro de 2015, Solenidade da Imaculada Conceição de Maria, e término em 20 de novembro de 2016, Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo.

Nesse tempo, a Igreja é chamada a aprofundar e vivenciar o tema da misericórdia de Deus. Expressão máxima da caridade, a misericórdia é a compaixão que o coração experimenta frente à miséria e à necessidade do próximo. Compaixão é a tradução do hebraico rahamim (entranhas), para falar do amor de Deus como aquele que vem do mais profundo do ser materno. Deus é Amor (1Jo 4,16) e a misericórdia é seu maior atributo.

O amor e a misericórdia trouxeram à existência o mundo e, de um modo especial, o ser humano criado à imagem e semelhança de Deus (Gn 1,26). Depois do pecado, sua misericórdia, que é eterna (Sl 117,1) e que se renova a cada manhã (Lm 3,23), levou-o a enviar seu Filho único ao mundo, não para condenar, mas para que o mundo seja salvo por Ele (Jo 3,16).

Jesus, no sermão da montanha, proclama bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia (Mt 5,7). E ensina seus discípulos a serem misericordiosos como o Pai do céu, que faz nascer o sol sobre maus e bons e faz cair a chuva sobre justos e injustos (Mt 5,45). Em sua misericórdia insondável, Jesus se oferece no altar da cruz como vítima pura e perfeita em expiação pelos pecados da humanidade.

A misericórdia do Altíssimo é derramada qual bálsamo salutar e perfumado sobre as feridas causadas pelo pecado, indo além de todo merecimento e compreensão humana. Contudo, a misericórdia não é contrária à justiça de Deus (Bula, n. 21), mas faz parte da mesma realidade do seu amor: felizes os que têm fome e sede de justiça! (Mt 5,6). 

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Homilética: 3º Domingo do Advento - Ano C: "A alegria e a esperança na expectativa do Senhor".


Aproximando-se o dia de Natal, a Liturgia do Terceiro Domingo do Advento inicia com as palavras de S. Paulo: “Alegrai-vos sempre no Senhor. De novo eu vos digo: alegrai-vos! O Senhor está perto” (Fl 4,4ss). Não se trata de uma alegria “subjetiva”, toda íntima e sentimental, que muitas vezes não passa de uma excitação, mas de uma alegria “objetiva” que se fundamenta sobre realidades em si mesmas alegres, algo que já existe e só espera vir a nós. Nem se trata de uma alegria ‘individual” ou privada, mas de uma alegria “comunitária”; é como comunidade cristã que nós somos hoje convidados à alegria: Alegrai-vos!

O Profeta Sofonias recorda ao povo eleito sua missão e procura despertar nele a esperança e a coragem: “Canta de alegria, cidade de Sião; rejubila, povo de Israel! Alegra-te e exulta de todo o coração, cidade de Jerusalém!” ( Sofonias 3, 14-18)

Depois da vinda de Jesus, esse povo, que é sinal de alegria entre as nações, é a comunidade cristã que acolheu o Evangelho, isto é, a alegre notícia de Jesus. Por isso o Apóstolo Paulo (Fl 4, 4-7)  transmite à comunidade cristã o grande mandamento da alegria que antes os profetas tinham dirigido à filha de Sião: Irmãos alegrai-vos!

A alegria do cristão é feita de uma esperança viva, com base na Ressurreição de Cristo e que tem por objeto uma herança conservada nos céus.

Porém, além da esperança, é preciso também outra virtude teologal: a caridade, isto é, mais existencialmente, ser amados e amar.

Devemos, portanto, ser afáveis, amáveis e bons; a este aspecto humano da caridade se refere S. Paulo quando escreve que a caridade é paciente, a caridade é bondosa. Não tem inveja. A caridade não é orgulhosa. Não é arrogante. Nem escandalosa. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a Verdade (1Cor 13, 4-6). São essas delicadezas da caridade que mais vezes faltam nas pessoas boas.

Hoje a Palavra de Deus nos motiva a fazer diversos propósitos. Não se pode ser feliz sozinho; “alegrai-vos” significa também: irradiai alegria. O inimigo da alegria não é o sofrimento; é o egoísmo, o voltar-se sobre si mesmo, a ambição. O homem voltado sobre si mesmo é um porco-espinho que mostra somente espinhos, uma casa fechada.

Poderemos estar alegres se o Senhor estiver verdadeiramente presente na nossa vida, se não o tivermos perdido, se não tivermos os olhos turvados pela tibieza ou pela falta de generosidade. Quando, para encontrar a felicidade, se experimentam outros caminhos fora daquele que leva a Deus, no fim só se acha infelicidade e tristeza. Fora de Deus não há alegria verdadeira. Não pode havê-la. Encontrar Cristo, ou tornar a encontrá-Lo, é fonte de uma alegria profunda e sempre nova.

O cristão deve ser um homem essencialmente alegre. Mas a sua alegria não é uma alegria qualquer, é a alegria de Cristo, que traz a justiça e a paz, e que só Ele pode dar e conservar, porque o mundo não possui o seu segredo.

Fujamos da tristeza! Uma alma triste está à mercê de muitas tentações. Quantos pecados se têm cometido à sombra da tristeza!Por outro lado, quando a alma está alegre, abre-se e é estímulo para os outros; quando está triste obscurece o ambiente e faz mal aos que tem à sua volta.

A tristeza nasce do egoísmo, de pensarmos em nós mesmos esquecendo os outros. Quem anda excessivamente preocupado consigo próprio dificilmente encontrará a alegria da abertura para Deus e para os outros. Em contrapartida, com o cumprimento alegre dos nossos deveres, podemos fazer muito bem à nossa volta, pois essa alegria leva a Deus.

Abrindo as portas à misericórdia


No próximo 08 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, o Papa Francisco iniciará o Jubileu da Misericórdia na Basílica de São Pedro, com o rito de abertura da Porta da Misericórdia. Esta data celebra também a conclusão do 21º Concilio Ecumênico, os 50 anos do Concilio Vaticano II.

Este jubileu que por primeira vez surge não a partir da celebração de uma efeméride cronológica da redenção, mas por iniciativa gratuita do Papa para que a Igreja contemplando o mistério da misericórdia que é fonte de alegria, serenidade e paz, sendo condição da nossa salvação, (MV. 2), torne mais forte e eficaz o testemunho dos fiéis. Recolhe por certo o olhar bondoso de São João XXIII, quando afirmava que a Igreja sempre deve preferir a medicina da misericórdia que a severidade da condenação.

O Papa Francisco pensou num caminho espiritual de conversão para viver e transparecer a compaixão, ternura e amor matricial do Pai assemelhando-nos a Ele, seguindo os passos do seu Filho o Rosto da Misericórdia. Jubileu para perseverar na oração, no jejum e na caridade, trabalhando em nosso coração a reconciliação e o perdão para anunciarmos a paz e a concórdia com todos/as.

Empenharmo-nos na prática da justiça superando a corrupção e a teia tentacular e mortífera do crime organizado. Fortalecer o ecumenismo, o diálogo inter-religioso e a partilha e contato inter-cultural, promovendo a cultura do encontro e da solidariedade, levando esperança as periferias existenciais e geográficas.