quinta-feira, 30 de junho de 2016
Os primeiros mártires de Roma
No ano de 64, um pavoroso incêndio reduziu Roma a cinzas. O imperador Nero, considerado imoral e louco por alguns historiadores, se viu acusado de ter sido o causador do fogo. Para defender-se, acusou os cristãos, fazendo brotar um ódio dos pagãos contra os seguidores de Cristo. Nero ordenou o massacre de todos eles. Houve execuções de todo tipo e forma e algumas cenas sanguinárias estimulavam os mais terríveis sentimentos humanos. Alguns adultos foram embebidos em pixe e transformados em tochas humanas usadas para iluminar os jardins do imperador. Em outro episódio revoltante, crianças e mulheres foram vestidas com peles de animais e jogadas no circo às feras, para serem destroçadas e devoradas por elas. A crueldade se estendeu do ano de 64 até 67, chegando a um exagero tão grande que acabou incutindo no povo um sentimento de piedade. O ódio acabou se transformando em solidariedade. Os apóstolos São Pedro e São Paulo foram duas das mais famosas vítimas deste imperador. Porém, como bem nos lembrou o Papa Clemente, o dia de hoje é a festa de todos os mártires, que com o seu sangue sedimentaram a gloriosa Igreja Católica. No sangue dos homens e mulheres que foram sacrificados em Roma nasceu forte e viçosa a flor da evangelização.
Santos mártires de nossa santa Igreja, que passaram por tantos sofrimentos para semear o Evangelho, nós vos louvamos por vossas vidas tão heróicas e santas e nos consagramos a vós para que também nós nos tornemos cristãos em verdade e em vida. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
quarta-feira, 29 de junho de 2016
Fraternidade Sacerdotal São Pio X afirma que "não está buscando um reconhecimento canônico”.
No final da reunião dos Superiores Maiores
da Fraternidade São Pio X, que foi realizada na Suíça, entre os dias 25 a 28 de
junho de 2016, o Superior Geral fez o seguinte comunicado:
O propósito da
Fraternidade São Pio X é principalmente a formação de sacerdotes, condição
essencial para a renovação da Igreja e para a restauração da sociedade.
Em meio à grande
e dolorosa confusão que atualmente reina na Igreja, a proclamação da doutrina
católica exige a denúncia de erros que penetraram em seu seio e,
infelizmente, são encorajados por um grande número de pastores, incluindo o
próprio Papa.
A Fraternidade
São Pio X, no presente estado de grave necessidade, que lhe dá o direito e o
dever de administrar o auxílio espiritual para as almas que se voltam
para ela, não busca primariamente o reconhecimento canônico a que tem
direito enquanto obra católica. Ela tem apenas um desejo: fielmente levar
a luz da Tradição bimilenar que mostra a única rota a seguir nesta época de
escuridão na qual o culto do homem substitui o culto a Deus, tanto na sociedade
como na Igreja.
Oração é o principal caminho para sair do fechamento, diz Papa
HOMILIA
BÊNÇÃO DOS PÁLIOS E CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA NA
SOLENIDADE
DOS SANTOS APÓSTOLOS PEDRO E PAULO
Basílica Vaticana
Quarta-feira, 29 de junho de 2016
Nesta liturgia,
a Palavra de Deus contém um binômio central: fechamento/abertura. E,
relacionado com esta imagem, está também o símbolo das chaves, que Jesus
promete a Simão Pedro para que ele possa, sem dúvida, abrir às pessoas a
entrada no Reino dos Céus, e não fechá-la como faziam alguns escribas e
fariseus hipócritas que Jesus censura (cf. Mt 23,13).
A leitura dos
Atos dos Apóstolos (12,1-11) apresenta-nos três fechamentos: o de Pedro na
prisão; o da comunidade reunida em oração; e – no contexto próximo da nossa
perícope – o da casa de Maria, mãe de João chamado Marcos, a cuja porta foi
bater Pedro depois de ter sido libertado.
Vemos que a
principal via de saída dos fechamentos é a oração: via de saída para a
comunidade, que corre o risco de se fechar em si mesma por causa da perseguição
e do medo; via de saída para Pedro que, já no início da missão que o Senhor lhe
confiara, é lançado na prisão por Herodes e corre o risco de ser condenado à
morte. E enquanto Pedro estava na prisão, «a Igreja orava a Deus,
instantemente, por ele» (At 12, 5). E o Senhor responde à oração com o envio do
seu anjo para o libertar, «arrancando-o das mãos de Herodes» (cf. v. 11). A
oração, como humilde entrega a Deus e à sua santa vontade, é sempre a via de
saída dos nossos fechamentos pessoais e comunitários. É a grande via de saída
dos fechamentos.
O próprio Paulo,
ao escrever a Timóteo, fala da sua experiência de libertação, de saída do
perigo de ser ele também condenado à morte; mas o Senhor esteve ao seu lado e
deu-lhe força para poder levar a bom termo a sua obra de evangelização dos
gentios (cf. 2 Tm 4, 17). Entretanto Paulo fala duma «abertura» muito maior,
para um horizonte infinitamente mais amplo: o da vida eterna, que o espera
depois de ter concluído a «corrida» terrena. Assim é belo ver a vida do
Apóstolo toda «em saída» por causa do Evangelho: toda projetada para a frente,
primeiro, para levar Cristo àqueles que não O conhecem e, depois, para se
lançar, por assim dizer, nos seus braços e ser levado por Ele «a salvo para o
seu Reino celeste» (v. 18).
Voltemos a
Pedro… A narração evangélica (Mt 16, 13-19) da sua confissão de fé e
consequente missão a ele confiada por Jesus mostra-nos que a vida do pescador
galileu Simão – como a vida de cada um de nós – se abre, desabrocha plenamente
quando acolhe, de Deus Pai, a graça da fé. E Simão põe-se a caminhar – um
caminho longo e duro – que o levará a sair de si mesmo, das suas seguranças
humanas, sobretudo do seu orgulho misturado com uma certa coragem e altruísmo
generoso. Decisiva neste seu percurso de libertação é a oração de Jesus: «Eu
roguei por ti [Simão], para que a tua fé não desapareça» (Lc 22, 32). E
igualmente decisivo é o olhar cheio de compaixão do Senhor depois que Pedro O
negou três vezes: um olhar que toca o coração e liberta as lágrimas do
arrependimento (cf. Lc 22, 61-62). Então Simão Pedro foi liberto da prisão do
seu eu orgulhoso, do seu eu medroso, e superou a tentação de se fechar à
chamada de Jesus para O seguir no caminho da cruz.
Venha a nós o vosso reino
Quem haverá, por mais irrefletido que seja, que, desejando fazer um pedido a uma pessoa importante, não discuta consigo mesmo como lhe falará, de forma a lhe agradar e não o aborrecer? Pensará também no que lhe irá pedir e para que fim, sobretudo quando se trata de coisa tão importante, como a que nosso bom Jesus nos ensina a pedir. Na minha opinião, é isso o mais fundamental.
Não poderíeis, Senhor meu, englobar tudo numa palavra e dizer: “Dai-nos, ó Pai, o que for conveniente e adequado?” Assim nada mais seria preciso dizer a quem tudo conhece com perfeição.
Isto na verdade, ó eterna Sabedoria, seria suficiente entre vós e vosso Pai, e foi assim que orastes no Horto de Getsêmani. Vós lhe manifestastes vossa vontade e temor, mas vos conformastes totalmente à sua vontade. Quanto a nós, Senhor meu, sabeis não sermos tão conformados assim, como o fostes à vontade do Pai. Por esta razão, cumpre pedir coisa por coisa. Deste modo, refletiremos antes se nos convém o que pedimos. Em caso contrário, deixemos de pedi-lo. De fato, somos assim: se não nos for concedido o que pedimos, este nosso livre-arbítrio não aceitará o que o Senhor nos der. Porque, embora seja o melhor quanto o Senhor nos der, se não vemos logo o dinheiro na mão, nunca pensamos ser ricos. Por isso Jesus nos ensina a dizer as palavras com que pedimos a vinda de seu reino: Santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino. Admirai, minhas filhas, a profunda sabedoria de nosso Mestre!
Considero eu aqui – e para nós é bom entender – o que pedimos com este reino. A majestade de Deus via que não podíamos santificar ou glorificar como seria bom este santo nome do Pai eterno, de acordo como pouquinho que podemos, a menos que sua Majestade não providenciasse, dando-nos aqui o seu reino. Por isso o bom Jesus pôs um pedido ao lado do outro. Para entendermos o que pedimos e quanto interessa pedirmos, importuna e ardentemente, e, além disso, fazer tudo que estiver a nosso alcance para satisfazer àquele que no-lo dará, quero expor-vos aqui o que sobre isso compreendo.
O supremo bem que me parece existir no reino dos céus é que já não se dá valor às coisas da terra. Sendo assim, há um alegrar-se da alegria de todos, uma paz perpétua, uma satisfação imensa em si mesmos por ver que todos engrandecem ao Senhor e bendizem seu nome, sem ninguém mais o ofender com seus pecados. Todos o amam e em seu coração não anseiam nada mais do que amá-lo, nem podem deixar de amá-lo, porque o conhecem. É assim que o deveríamos amar também aqui, embora não o possamos com toda esta perfeição e em sua essência. Pelo menos, nós o amaríamos muito mais do que o amamos, se melhor o conhecêssemos.
Do livro O Caminho da Perfeição, de Santa Teresa, virgem
(Cap. 30,1-5: Oeuvres complètes. Desclée de Brouwer, Paris, 1964, 467-468) (Séc.XVI)
Estes mártires deram testemunho do que viram
O dia de hoje é para nós dia sagrado, porque nele celebramos o martírio dos apóstolos São Pedro e São Paulo. Não falamos de mártires desconhecidos. A sua voz ressoou por toda a terra e a sua palavra até aos confins do mundo. Estes mártires deram testemunho do que tinham visto: seguiram a justiça, proclamaram a verdade, morreram pela verdade.
São Pedro é o primeiro dos Apóstolos, ardentemente apaixonado por Cristo, aquele que mereceu ouvir estas palavras: E Eu te digo que tu és Pedro. Antes dissera ele: Tu és Cristo, o Filho de Deus vivo. E Cristo respondeu-lhe: E Eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja. Sobre esta pedra edificarei Eu a mesma fé de que tu dás testemunho. Sobre a mesma afirmação que tu fizeste: Tu és Cristo, o Filho de Deus vivo, edificarei Eu a minha Igreja. Porque tu és Pedro. «Pedro» vem de «pedra»; não é «pedra» que vem de «Pedro». «Pedro» vem de «pedra», como «cristão» vem de «Cristo».
O Senhor Jesus, antes da sua paixão, escolheu, como sabeis, os discípulos a quem chamou Apóstolos. Entre estes, só Pedro mereceu representar em toda a parte a personalidade da Igreja inteira. Porque sozinho representava a Igreja inteira, mereceu ouvir estas palavras: Dar-te-ei as chaves do reino dos Céus. Na verdade, quem recebeu estas chaves não foi um único homem, mas a Igreja única. Assim se manifesta a superioridade de Pedro, porque ele representava a universalidade e unidade da Igreja, quando lhe foi dito: Dar-te-ei. Era-lhe atribuído nominalmente o que a todos foi dado.
Com efeito, para que saibais que a Igreja recebeu as chaves do reino dos Céus, ouvi o que o Senhor diz noutro lugar a todos os seus Apóstolos: Recebei o Espírito Santo. E logo a seguir: Àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes ser-lhes-ão retidos.
No mesmo sentido, também depois da ressurreição, o Senhor confiou a Pedro o cuidado de apascentar as suas ovelhas. Na verdade, não foi só ele, entre os discípulos, que recebeu a missão de apascentar as ovelhas do Senhor. Mas, referindo-se Cristo a um só, quis insistir na unidade da Igreja. E dirigiu-se a Pedro, de preferência aos outros, porque entre os Apóstolos, Pedro é o primeiro.
Não estejas triste, ó Apóstolo. Responde uma vez, responde outra vez, responde pela terceira vez. Vença por três vezes a tua profissão de amor, já que três vezes o temor venceu a tua presunção. Tens de soltar por três vezes o que por três vezes ligaste. Solta por amor o que ligaste pelo temor. E assim, uma vez e outra vez e pela terceira vez, o Senhor confiou a Pedro as suas ovelhas.
Num só dia celebramos o martírio dos dois Apóstolos. Na realidade, os dois eram como um só; embora tenham sido martirizados em dias diferentes, deram o mesmo testemunho. Pedro foi à frente; seguiu-o Paulo. Celebramos a festa deste dia para nós consagrado com o sangue dos dois Apóstolos. Amemos e imitemos a sua fé e a sua vida, os seus trabalhos e sofrimentos, o testemunho que deram e a doutrina que pregaram.
Dos sermões de Santo Agostinho, bispo
(Sermão 295, 1-2.4.7-8: PL 38, 1348-1352) (Sec. V)
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