Igreja Sírian
Ortodoxa de Antioquia
No dia 27 de
julho de 2012, Sua Eminência Mor José Faustino Filho, em comum acordo com os
demais hierarcas do Brasil, proclamou durante o XVIII Sínido Ortodoxo Nacional
realizado em Brasília – DF a aprovação da criação da Comunidade Santo Efrém, na
cidade de São Luis do Maranhão, ficando esta a partir de então formalmente e
reconhecidamente pela Igreja sob coordenação do então vocacionado Pablo e
acompanhamento espiritual do corepíscopo Francisco Vale, do Santuário
Theotokos, no Piauí.
Desde então a
nascente comunidade na capital do Maranhão (fruto de um trabalho missionário
realizado desde 2008) passou por grandes transformações, especialmente marcadas
pela inauguração da Capela Sirian Ortodoxa Santo Efrém em outubro de 2013 com a
presença do Raban Cristiano Lopes e pela recém visita de Sua Eminência Mor José
Faustino pela primeira vez ao Maranhão, acompanhado do vigário geral da Igreja
no Brasil abuna Paulo Milton Justus.[1]
A Igreja Ortodoxa Siríaca no Brasil[2]
A Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia chegou ao
Brasil na década de 1950 com os imigrantes sírios e libaneses (a maioria
cristãos ortodoxos ou maronitas) que formaram colônias e trouxeram suas
comunidades religiosas para manter viva não somente sua cultura e língua, mas
também a forma de crer e rezar de seus países de origem. O Maranhão, apesar de
possuir um dos maiores números de descendentes de sírios e libaneses do Brasil,
não formou colônias e nem comunidades religiosas, ao contrário de estados como
São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Porém, com o tempo, os
brasileiros começaram a conhecer a Igreja e sua forma de viver a fé cristã,
começando então a fazer parte de suas comunidades, sendo hoje a Igreja Sirian
Ortodoxa no Brasil uma Igreja não só para imigrantes, mas para todos, presente
em 15 estados brasileiros e hoje, inclusive, no Maranhão.
A Igreja Ortodoxa Siríaca nas Escrituras
A Igreja Sírian Ortodoxa de Antioquia (ou Igreja
Ortodoxa Siríaca), é uma igreja ortodoxa oriental que, segundo sua tradição, é
a mesma Igreja de Antioquia que encontramos na Bíblia. Esta Igreja é a mais
antiga de toda cristandade, depois de Jerusalém. Foi fundada pelos apóstolos
São Paulo e São Barnabé no ano 34 d.C, como encontramos no Novo Testamento, que
afirma ter sido na cidade de Antioquia onde os seguidores de Cristo foram
chamados pela primeira vez de “cristãos” (Atos 11, 26). Foi também em Antioquia
que São Pedro foi bispo pela primeira vez, sendo então considerado o primeiro
Patriarca da Igreja Ortodoxa Siríaca e do qual seguiu-se uma sucessão
ininterrupta de patriarcas legitimamente sucessores de São Pedro na Santa Sé de
Antioquia.
A palavra “Sirian” é usada desde o início para
referir-se à Igreja de Antioquia, que tem como língua litúrgica o “siríaco”
(aramaico), que era o idioma que o próprio Cristo falava, bem como sua mãe e os
apóstolos. No Brasil (e em São Luis não é diferente), além do português, a
Igreja utiliza nas celebrações e liturgias o idioma siríaco (aramaico) como
forma de manter viva a tradição oriental da Igreja. É também na capital da
Síria, na bíblica cidade de Damasco, que está a sede do patriarcado da Igreja
Ortodoxa Siríaca, onde reside o Patriarca de Antioquia.
A Igreja Ortodoxa Siríaca em São Luís
A história da Igreja Sírian Ortodoxa em São Luís
começou quando em meados de 2008 um pequeno grupo de jovens reuniu-se para
estudar história da Igreja na casa de um amigo, pois buscavam aprofundar-se nas
raízes da fé cristã. Com o tempo, depararam-se com o oriente cristão e com
Igrejas não tão conhecidas por nossas bandas tupiniquins, mas testemunhas do
autêntico cristianismo pregados pelos apóstolos de Cristo desde o primeiro
século: as Igrejas Ortodoxas Orientais.
Era plantada então a semente daquela que, somente
em julho de 2012, fora canonicamente erigida como Comunidade Santo Efrém, a
primeira comunidade ortodoxa oriental de São Luis, que reunia-se num pequeno
oratório residencial. Foram quatro anos de idas e vindas, estudando, rezando e
buscando discernimento, afirma Pablo, atualmente diácono da comunidade, que diz
que “por não termos origem ortodoxa e em São Luis não existir uma Igreja, nosso
receio tínhamos muito receio de nossa caminhada não continuar”. Após decidirem
de fato formar uma comunidade, a Igreja no Brasil acolheu o pedido do grupo e
nomeou um sacerdote de Teresina – PI para conhecer o grupo e avaliar o
potencial da pretensa comunidade.
Desde então, antes mesmo na instituição “oficial”,
a Comunidade Santo Efrém é acompanhada pelo monsenhor Francisco Vale, que
mensalmente vem a São Luis para celebrar Missas e demais sacramentos, além de
dar tutela espiritual. Em outubro de 2012, com a ordenação do diácono Pablo, a
comunidade ganhou então um coordenador local de suas atividades, que
paralelamente recebe formação teológica segunda a Tradição ortodoxa siríaca.
Ordenação Subdiácono |
Em agosto de 2013, após anos se reunindo em um
espaço improvisado dentro de casa, onde eram realizados os Ofícios e Missas, a
comunidade recebeu “emprestado por tempo indeterminado” um espaço onde puderam
finalmente montar sua capela, que recebeu o nome de Capela Sirian Ortodoxa
Santo Efrém. Ela foi inaugurada em outubro de 2013 com a celebração da Divina
Liturgia (Missa) pelo padre Cristiano Lopes, monge e sacerdote da Igreja Sirian
Ortodoxa no Brasil, enviado a São Luis para ocasião pelo bispo ortodoxo siríaco
Mor José Faustino, um dos três residentes no país.
Na foto acima estão o metropolita ortodoxo Mor José Faustino, arcebispo
ortodoxo siríaco do Centro-Oeste, Tocantins e Pará em visita oficial a São Luís
representando a hierarquia da Igreja Ortodoxa Siríaca no Brasil no Maranhão, em
maio de 2014 em visita a dom José Belisário, arcebispo de São Luís do Maranhão, que foi presenteado pelo hierarca ortodoxo com um ícone de Jesus feito pelo
afediácono Pablo, que também se fez presente e que atualmente coordena as
atividades da Capela Sírian Ortodoxa Santo Efrém. Acompanhando o bispo ortodoxo
estava também o abuna Paulo Milton Justus, sacerdote ortodoxo siríaco e vigário
geral da Igreja no Brasil, que na ocasião também presenteou dom Belisário com
um livro sobre história da Igreja Ortodoxa Siríaca.
Atualmente os Ofícios e Liturgias são semanalmente
celebrados na Capela Sirian Ortodoxa de Santo Efrém, onde a comunidade
reúne-se também para momentos de formação catequética e confraternizações. Os
ofícios são rezados três vezes por semana, com dias e horários listados abaixo:
Quarta-feira: às 19h30
Sexta-feira: às 19h30
Domingo: às 09h00 (manhã)
A Divina Liturgia (Santa Missa) é celebrada uma vez
por mês, por ocasião da visita de nosso orientador espiritual Monsenhor Vale,
do Santuário Mãe de Deus em Teresina – PI.
Mons. Vale na Comunidade Santo Efrém, em São Luís |
A comunidade, além de suas atividades religiosas e
de fomento ao resgate cultural dos imigrantes sírio-libaneses dispersos no
Maranhão, também realiza trabalhos de caridade em bairros carentes de São Luis
e é membro do Conselho Ecumênico do Maranhão (CEM) cujo objetivo é o testemunho
comum das igrejas cristãs em nosso estado em favor da paz e da justiça social.
CREDO DA
IGREJA SIRIAN ORTODOXA DE ANTIOQUIA[3]
CREDO NICENO-CONSTANTINOPOLITANO
Nossa crença
é bem definida pelo Credo Niceno-Constantinopolitano, que é a declaração de fé
definida pelos Santos Padres reunidos na cidade de Nicéia, no ano de 325 d.C,
durante o 1° Concílio Ecumênico da Igreja. Esta é a declaração de fé de todas
as Igrejas Orientais, sejam greco-ortodoxas, sirian ortodoxas, Copta Ortodoxa e
da Igreja Apostólica Armênia. Somente a Igreja Católica Romana possui uma alteração
no texto desta que é a declaração de fé original das Igrejas de origem
apostólica.
Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso,
Criador do céu e da terra,
de todas as coisas visíveis e invisíveis.
Creio em um só Senhor, Jesus Cristo,
Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai
antes de todos os séculos:
Luz da Luz,
Deus verdadeiro de Deus verdadeiro,
gerado não criado, consubstancial ao Pai.
Por Ele todas as coisas foram feitas.
E, por nós, homens,e para a nossa
salvação, desceu dos céus:
e encarnou pelo Espírito Santo,
no seio da Virgem Maria e se fez homem.
Também por nós foi crucificado sob Pôncio
Pilatos;
padeceu e foi sepultado.
Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as
escrituras;
E subiu aos céus, onde está sentado à direita
do Pai.
E de novo há de vir, em sua glória, para
julgar os vivos e os mortos;
e o seu reino não terá fim.
Creio no Espírito † Santo,
Senhor que dá a vida, e procede do Pai;
e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado:
Ele que falou pelos profetas.
Creio na Igreja
Una †, Santa, Católica e Apostólica.
Professo um só batismo para remissão dos pecados.
Espero a ressurreição dos mortos;
E a vida do mundo que há de vir.
Amém.
TRADIÇÃO APOSTÓLICA E ESCRITURAS SAGRADAS
Cremos das Sagradas Escrituras e na Santa Tradição,
confiada aos apóstolos pelo próprio Cristo e repassada sem erro aos seus legítimos
sucessores, os bispos e patriarcas da Igreja, que até hoje são responsáveis
pelo pastoreio do povo de Deus.
TRINDADE, VIRGEM MARIA, SETE SACRAMENTOS E
SACERDÓCIO
Cremos na Santíssima Trindade, Pai, Filho e
Espírito Santo, um só Deus Verdadeiro;
Na encarnação de Cristo, o Filho Único e Verbo de
Deus do Espírito do Pai,
na sempre e eterna Virgem Maria, Mãe de Deus;
Na continuidade do Estado Puro e Virginal de Nossa
Senhora, a Beatíssima Virgem Maria mesmo após o nascimento de Nosso Senhor
Jesus Cristo, o filho de Deus Pai;
Na validade e necessidade do batismo para
absolvição do pecado original;
No Milagre da Divina Liturgia (Santa
Missa) transformando o Pão e o Vinho consagrados,
no Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo;
Na validade da confissão, arrependimento e
penitência para o perdão dos pecados;
Na ressurreição dos mortos para a vida eterna.
Cremos no poder do sacerdócio, que é único a ministrar os sete sacramentos
instituídos por Nosso Senhor Jesus Cristo na Santa Igreja Apostólica.
ESCLARECIMENTOS
IMPORTANTES[4]
É muito importante esclarecer que os nossos
sacerdotes se diferenciam tanto do clero da Igreja Católica Romana, quanto do
clero das Igrejas Ortodoxas de Rito Bizantino. A nossa Igreja é uma das Igrejas
Ortodoxas Orientais Antigas, com a mesma validade que a Igreja Católica Romana
e as Igrejas Ortodoxas Bizantinas.
A Igreja Sirian-Ortodoxa não possui nenhum vínculo
com nenhuma outra Igreja que se diga Ortodoxa ou Católica.
Com relação à Igreja Católica Romana, não estamos
em comunhão plena, por diversas diferenças culturais, doutrinais e
disciplinares, mas há uma certa comunhão espiritual. O Papa João Paulo II, de
venerável memória e o nosso Patriarca Sua Santidade Mar Ignácio Zaqueu I,
assinaram em 1984 uma declaração comum de reconhecimento e colaboração mútua, que afirma que apesar das
divisões, nos lugares e situações onde faltar o clero de alguma das duas
Igrejas os fiéis sirianos ou católicos romanos poderão solicitar os sacramentos
da comunhão, unção dos enfermos e penitência (confissão) ao padre católico ou
siriano que estiver a seu alcance, sem que isso implique necessariamente na
conversão do fiel à outra Igreja.
Com relação às Igrejas Ortodoxas Bizantinas,
ligadas ao Patriarcado de Constantinopla, nós não estamos em comunhão por uma
série de fatores históricos, ainda que o nosso desejo seja que um dia isso
mude, pois os sirianos (como também os armênios) foram perseguidos e quase
dizimados pelos imperadores persas e bizantinos, à exceção de Justiniano I,
imperador bizantino, que era casado com uma Siriana, a imperatriz Teodora e que
por causa dela tentou ser complacente, todos os demais perseguiram
veementemente as Igrejas da Síria e da Armênia, querendo obrigar-nos à força a
submeter-nos à autoridade de Constantinopla.
Com relação às Igrejas Apostólica Armênia, da
Etiópia e a Copta, estamos em plena comunhão espiritual e sacramental ainda que
cada uma tenha a sua própria jurisdição, como Igrejas autocéfalas, ou seja, não
dependem umas das outras em termos de autoridade, pois cada uma possui as suas próprias
leis e tradições.
Como se pode perceber, somos Católicos, mas não
somos Romanos, somos Ortodoxos, mas não somos Bizantinos. Somos então
Católicos Apostólicos Sirian Ortodoxos (Rito Antioqueno).
No Brasil, a Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia é, atualmente, membro do CONIC, Conselho Nacional de
Igrejas Cristãs do Brasil, que é uma associação fraterna de Igrejas que
confessam o senhorio de Cristo como Deus e Salvador e “procuram cumprir sua
vocação comum para a glória de Deus Uno e Trino, Pai, Filho e Espírito Santo,
em cujo nome administram o santo batismo” (DAPNE, 2000, p. 217).
A Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia é uma unidade
eclesial de forma patriarcal e sistema episcopal em submissão e comunhão ao
Patriarca Sírio-Ortodoxo Sua Santidade Ignátius Zakka I, Iwas.
LOCALIDADE DA IGREJA SIRIACA NO MARANHÃO[5]
Paróquia
Santa Mãe de Deus e São Tiago de Jerusalém
Paróquia Santa Mãe de Deus e São Tiago de Jerusalém na Raposa/MA |
Pároco: Padre Antonio Carlos Cavalcante
Casa Paroquial: Av. Régia, 19, Vila Lacir,
Cep: 65 138-000 – Raposa-MA
Missas às quartas e domingos
Comunidade
Santo Efrém – Capela Sírian Ortodoxa Santo Efrém
Coordenador: Diácono Pablo Neves
Endereço: Rua Projetada, Jardim SM2 nº 160 –
Bequimão | São Luis – MA
Tel: (98) 8140 2239
Ofícios comunitários às quartas e sextas (às 19h30)
e domingos às 9h da manhã
Comunidade
São Pedro
Padre da Comunidade: Padre Manoel de Jesus Ferreira
Casa Paroquial: Rua Largo da Ponte, S/Nº, Bairro
Duro, Cep: 65 582-000 – Tutoia-MA
CONTATO[6]
Abaixo listamos alguns contatos relacionados à
nossa comunidade. Fique à vontade para nos contactar, visitar-nos e tirar suas
dúvidas:
Coordenação em São Luis:
Diácono Pablo
(98) 98140 2239
e-mail: capelasantoefrem@gmail.com
Direção espiritual:
Monsenhor Francisco Vale – Santuário Theotókos –
Teresina/PI
(86) 9904 4052
e-mail: corepiscopovale@hotmail.com
Diocese:
Mor Faustino Filho – Bispo diocesano
(62) 3283 1395
e-mail: dom.faustinofilho@gmail.com
COMO CHEGAR
[1] Fonte: Igreja
Sírian Ortodoxa de Antioquia
[2]
Fonte: Notícias e Sociedade
[3]
Fonte: Comunidade Santo Efrém
[4] Fonte:
Paróquia Ortodoxa da Santa Ressurreição
[5] Fonte:
Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia
[6]
Fonte: Comunidade Santo Efrém
Gostaria de saber o significado do símbolo com chave...
ResponderExcluirSt. Peter's keys. It's the logo (or coat of arms) of the Church. St. Peter established our Church at Syrian Antioch in AD 37. So says scripture. The cross and serpent staff is the episcopal staff (crosier.) Shlomo!
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