domingo, 8 de janeiro de 2017

Por que a maioria dos jovens deveria entrar no Seminário?


Quem deveria entrar num seminário? Somente os jovens que têm 100% de certeza de que vão ser padres? Ou será que todos os homens poderiam “tirar a prova” e passar um ano ou dois no seminário?

Quando os jovens em discernimento vocacional pensam na possibilidade de entrar no seminário, os amigos e parentes frequentemente lhes perguntam: “Mas você tem 100% de certeza do chamado ao sacerdócio?”. Muitos jovens lidam com a dúvida durante anos e nunca entram no seminário porque nunca chegam a estar absolutamente certos de que Deus os chama a este caminho.

Acontece que o seminário não precisa nem deve ser visto como uma “fábrica de sacerdotes”, na qual só entram jovens que não têm dúvida alguma nem medo nenhum e que, magicamente, saem ordenados padres no final de uma linha de produção.

É verdade que a razão de ser dos seminários é formar sacerdotes, mas também é verdade que a formação humana, intelectual e espiritual que um homem recebe no seminário o beneficiará pelo resto da vida em qualquer vocação a que Deus o chame.

Por isso é que eu digo que a maioria dos jovens deveria entrar no seminário, especialmente diante do tipo de “formação” confusa, desnorteada, relativista, leniente e permissivista que se recebe em grande parte das escolas e faculdades de hoje em dia.

Se é verdade que ainda existem muitos seminários igualmente desnorteados, desviados e lenientes, também é verdade que muitos outros seminários preservam um modelo de formação incomparavelmente superior ao proposto pela sociedade egocêntrica, materialista e incoerente em que vivemos.

Precisamos de mais homens capazes de liderança moral. Um bom seminário fornece com excelência a formação necessária para isso, mesmo quando grande parte dos seminaristas acaba descobrindo que o seu caminho não é de fato o sacerdócio – aliás, essa descoberta também é um fruto excelente, pois completa um caminho de discernimento que deixa as coisas bem mais claras na cabeça e no coração de quem o trilhou com abertura e generosidade.

Afirmo tudo isso como um homem que entrou no seminário logo após o ensino médio e que, atualmente, é casado e pai de cinco filhos.

Há quem me pergunte se eu me arrependo dos três anos que “perdi” no seminário quando, na verdade, Deus me chamava à vocação matrimonial.

Não me arrependo nem lamento de modo algum! 

sábado, 7 de janeiro de 2017

Homilética: Festa do Batismo do Senhor - Ano A: "O Batismo de Cristo e o nosso batismo".


A comemoração do Batismo de Nosso Senhor Jesus Cristo encerra com chave de ouro o Tempo do Natal. Grande festa para os católicos, porque é neste Batismo, como veremos, que está incluído o nosso e, portanto, o início da parti­cipação de cada um na vida sobrenatural, na vida de Deus. Adão fechou a seus descendentes as portas do Paraíso Celeste, mas Nosso Senhor Jesus Cristo, com a Encarnação, abriu-as outra vez, tornando possível aos homens, graças a seu divino auxílio e pro­teção, gozar do convívio com Ele, com o Pai e o Espírito Santo, com os Anjos e os Bem-aventurados por toda a eternidade. Tendo comentado em outras ocasiões1 os aspectos teológicos do Batis­mo do Senhor, analisemos agora este admirável mistério por uma perspectiva diversa, útil para nosso progresso espiritual.

Por que as Igrejas Ortodoxas não comemoram o Natal no dia 25 de dezembro?


Na verdade, os ortodoxos celebram SIM o Natal em 25 de dezembro, mas eles seguem um calendário diferente do “nosso” e a festividade cai no nosso dia 7 de janeiro.


Explicando de maneira simplificada: a Igreja Ortodoxa não aceitou a reforma do calendário promovida pelo Papa católico Gregório, em 1582. A reforma corrigiu a defasagem de 13 dias que havia entre a data do calendário e a data real da mudança das estações – equinócios e solstícios. Assim sendo, os ortodoxos continuam celebrando o Natal em 25 de dezembro, só que pelo calendário Juliano, criado por Júlio César em 45 a.C, enquanto nós adotamos a reforma católica e utilizamos o calendário Gregoriano.

Vale lembrar que a Igreja Ortodoxa é a religião de 41% dos russos, segundo o censo de 2012.


Ok. Entendemos já esta história dos calendários. Mas isso significa que os  russos utilizam um calendário diferente do nosso? Sim e não. O calendário da Federação Russa passou a seguir o modelo gregoriano após a Revolução de Outubro de 1917. No entanto, a Igreja Ortodoxa Russa não aceitou a reforma e até hoje utiliza o calendário juliano, que tem 13 dias de diferença com o calendário gregoriano.

Deus se fez homem para que o homem se tornasse Deus*


Caríssimos irmãos, nosso Senhor Jesus Cristo que desde a eternidade é o Criador de todas as coisas nascendo hoje de sua mãe, tornou-se nosso Salvador. Por sua vontade, nasceu hoje para nós no tempo, a fim de nos conduzir à eternidade do Pai. Deus se fez homem para que o homem se tornasse Deus. Para que o homem comesse o pão dos anjos, o Senhor dos anjos se fez homem.

Hoje se realizou a profecia que diz: Céus, deixai cair orvalho das alturas, e que as nuvens façam chover o justo; abra-se a terra e germine o Salvador (cf. Is 45,8). O Criador tornou-se criatura para encontrar o que estava perdido. Por isso, o homem confessa nos salmos: Antes de ser humilhado, eu pequei (cf. Sl 118,67). O homem pecou e tornou-se culpado; Deus nasceu como homem para libertar o culpado. O homem caiu, mas Deus desceu. O homem caiu miseravelmente, Deus desceu misericordiosamente; o homem caiu por orgulho, Deus desceu com a sua graça.

Que maravilhas, que prodígios, meus irmãos! As leis da natureza são alteradas no homem. Deus nasce, uma virgem concebe e unicamente a palavra de Deus fecunda a que não se uniu a homem algum. É ao mesmo tempo mãe e virgem; mãe que conserva a integridade virginal, virgem que gera um filho; permanece intacta, porém não infecunda. Só nasceu sem pecado aquele que não foi gerado por homem nem pela concupiscência da carne, mas pela obediência do Espírito.


Dos Sermões de Santo Agostinho, bispo
(Sermo 13 de Tempore: PL 39, 1097-1098)            (Séc. V)
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*Segunda-feira após a Epifania do Senhor

Muçulmanos caminham para sua destruição


A conferência de hoje tem por objetivo ajudar a responder à pergunta se devemos ter medo do Islã. Minha resposta para a pergunta é simples: nós definitivamente não devemos ter medo do Islã. Devemos lidar com o islã da mesma maneira em que a civilização européia tem lidado com todos os regimes totalitários e desumanos que teve de enfrentar durante mais de 2.000 anos de sua história. Em particular, devemos lutar contra o Islã, vencê-lo, e evitar a sua proliferação uma vez por todas, e, assim como no caso das ideologias monstruosas anteriores, declarar a própria existência do Islã como um ato criminoso que contradiz a naturalidade humana, liberdade e especialmente a dignidade humana.

Porque isso é exatamente o que o Islã é, ou seja, um sistema que contradiz a naturalidade, liberdade e dignidade humana.

É o mesmo que o nazismo, o fascismo e o comunismo costumava ser. Ele tem essas características, apesar de seu esconderijo atrás da máscara de uma religião. Na realidade, é principalmente uma ideologia criminosa (tanto no sentido de cometer um crime como por ser controlada por criminosos) e um sistema irreformável de governança.

O Islã está se escondendo atrás da máscara da religião por duas razões. Um deles são as circunstâncias históricas que cercam o nascimento do Islã, quando apenas uma religião era uma forma permitida de uma apresentação ideológica. Mesmo na Grécia antiga, era proibido construir construções filosóficas que fossem independentes da religião do Estado, fato que Sócrates poderia nos dizer muito sobre. Foi ainda menos possível criar um paradigma composto de ideias sem religião no século VII dC, no mesmo limite do mundo civilizado da época.

A segunda razão pela qual o Islã gosta de se esconder por trás da máscara religiosa é seu abuso permanente, deliberado e intencional do sistema legal euro-americano e dos valores para os quais as civilizações construídas sobre as bases judaico-cristãos têm convergido. Não há nada melhor ou mais eficiente do que abusar do sistema de valor de um inimigo, especialmente quando não se compartilha com esse sistema. E isso é exatamente como o Islã se comporta. Quer ser protegido de acordo com nossa tradição, que ele explora, desta forma, enquanto ele não está disposto a se comportar de forma recíproca. Ele se baseia em nossas tradições, alega que as tradições são importantes, enquanto nos bastidores, ele está rindo de nós e nosso sistema de valores.

Vamos primeiro ver porque é totalmente adequado colocar o Islã a par com os regimes totalitários. Mesmo se chamando uma religião, é principalmente um sistema totalitário de governo em que só Deus desempenha um papel substitutivo porque o conteúdo principal do Islã é nada mais do que o arranjo das questões de Estado. Em oposição ao cristianismo, o hinduísmo, o budismo, o taoísmo, ou o xintoísmo, o coração do Islã é a lei, ou seja, a lei islâmica Sharia. A lei é uma parte intrínseca e inseparável da ideologia islâmica. Ela constitui o núcleo do conteúdo do Islã enquanto as regras alegadamente religiosas ou éticas são componentes apenas secundárias e marginais da ideologia. Do ponto de vista do Islã, o conceito de religião como um assunto privado, íntimo de um indivíduo é absolutamente inaceitável. No entanto, isso é exatamente o princípio sobre o qual o cristianismo de hoje e as civilizações derivadas dela dependem. É a relação privada de um indivíduo para com Deus, que é mais ou menos mediado por uma das igrejas. Até mesmo os membros do nosso reino da nossa civilização que se  consideram ateus, ou seja, aqueles que  dizem não crer em Deus, automaticamente extraem suas atitudes para com a vida das tradições cristãs, enquanto estas tradições assumiram uma forma qualquer de folclore ou automatismos culturais que fazem eles compartilhar o espírito geral aceito na Europa e nas duas Américas. Mais uma vez, é preciso lembrar que este ponto de vista não só é inaceitável para o Islã, mas também é denunciado e explicitamente nomeado como um crime. O Islão rejeita a concepção individual de fé em Deus e, de uma forma totalitária, proíbe todas as dúvidas sobre si mesmo. Se alguém pensa que não temos o direito de julgar o que é totalitarismo e hegemonia, e que não temos o direito de classificar o islã, desta forma, deixe-me dizer que, em um país que teve governantes estrangeiros por 300 anos, e passou 48 anos dos 78 anos recentes sob regimes totalitários, nossas antenas foram treinadas para o reconhecimento de padrões muito bem e fez-nos capazes de reconhecer o totalitarismo imediatamente. Temos o direito e a capacidade de identificá-lo e julgá-lo.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Papa felicita os cristãos orientais, que celebram o Natal em 7 de janeiro


Solenidade da Epifania
Papa Francisco

ANGELUS
Praça de São Pedro
sexta-feira, 6 de janeiro de 2017


Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Hoje celebramos a Epifania do Senhor, que é a manifestação de Jesus que brilha como uma luz para todas as nações. Símbolo da luz que brilha no mundo e quer iluminar todo mundo é a estrela que guiou os Magos a Belém. Eles, diz o Evangelho, viram "a estrela" (Mt 2,2) e optaram por seguir: eles escolheram ser guiados pela estrela de Jesus.

Em nossa vida existem várias estrelas, luzes cintilantes e guias. Cabe a nós escolher a qual seguir. Por exemplo, há luzes piscando , que vêm e vão, como os pequenos prazeres da vida: embora boa, não são suficientes, porque eles não duram muito tempo e não deixam a paz que buscamos. Depois, há as luzes ofuscantes do centro das atenções, dinheiro e sucesso, eles prometem tudo de uma vez: são sedutores, mas com a sua força cega e são passados por sonhos de glória à escuridão mais espessa. Os Magos, em vez disso, convidam você a seguir uma luz estável, uma luz suave que não vai passar, porque não é deste mundo: é do céu e brilha... onde? No coração.

Esta verdadeira luz é a luz do Senhor, ou melhor, é o próprio Senhor. Ele é nossa luz: a luz que não ofusca, mas acompanha e dá uma alegria única. Esta luz é para todos e chama cada um: para que possamos sentir que enfrentamos a chamada hoje do profeta Isaías: "Levanta-te, acenda as luzes" (60,1). Então disse Isaías, profetizando esta alegria hoje em Jerusalém, "Levanta-te, acenda as luzes." No início de cada dia nós podemos aceitar este convite: levante-se, brilhe, siga hoje, entre as muitas estrelas cadentes no mundo, a estrela brilhante de Jesus! Seguindo isso, teremos a alegria, como aconteceu com os Magos, que "viram a estrela, regozijaram-se com grande alegria" ( Mt 2,10); porque onde há Deus, há alegria . Aqueles que têm encontrado Jesus experimentaram o milagre de luz que penetra a escuridão e sabe esta luz que ilumina e clareia. Com muito respeito, convidamos a todos para não ter medo desta luz e abrir-se para o Senhor. Especialmente, gostaria de dizer para aqueles que perderam a força para procurar, está cansado, que, dominado pela escuridão da vida, desligou o desejo: levantar-se, a coragem, a luz de Jesus pode superar a escuridão mais escura; levantar-se, ter coração!

E como encontrar essa luz divina? Seguimos o exemplo dos Magos, que o Evangelho descreve o movimento . Aqueles que querem luz, na verdade, saem de si mesmos e procuram: não ficar dentro de casa, parar para ver o que acontece ao redor, mas põe em jogo sua própria vida; Escusado será dizer. A vida cristã é uma jornada contínua , feita de esperança, fez a pesquisa; um caminho que, como o dos Magos, também continua quando a estrela desaparece de vista momentaneamente. Desta forma, há também algumas armadilhas que devem ser evitadas: a conversa superficial e mundana, que retardam o ritmo; birram egoísmo incapacitante; os furos de pessimismo, que são as armadilhas esperança. Estes obstáculos bloquearam os escribas, dos quais fala o Evangelho de hoje. Eles sabiam onde era a luz, mas não se mexeram. Quando Herodes lhes perguntou: "Onde é que o Messias vai nascer?" - "Em Belém". Eles sabiam onde, mas não se mexeram. O seu conhecimento foi em vão: eles sabiam muitas coisas, mas tudo em vão. Não é o suficiente saber que Deus nasce, se você não fizer com ele o Natal no coração . Deus nasceu, sim, mas ele nasceu em seu coração? E nasceu no meu coração? E nasceu em nossos corações? E por isso vamos encontrar, como os Reis Magos, com Maria e José no estábulo.

Os Magos fizeram isso: encontraram a criança, "eles prostraram-se e o adoraram" (v. 11). Não só olharam para ele, não disseram apenas uma palavra de circunstância e se foram, não, mas eles o adoraram: Entraram numa comunhão pessoal de amor com Jesus e apresentaram-lhe ouro, incenso e mirra, que são seus bens mais valiosos. Aprendemos com os Magos não para dedicar a Jesus só o tempo livre e, ocasionalmente, algum pensamento, ao contrário não teremos a sua luz. Como os Magos, deixemo-nos a caminho, revistamo-nos à luz seguindo a estrela de Jesus, e adoremos o Senhor com tudo de nós mesmos.

Papa: "reis magos tiveram coragem de caminhar para encontrar a glória".


SANTA MISSA NA SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR
HOMILIA DO PAPA FRANCISCO
Basílica Vaticana
Sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

  
«Onde está o Rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-Lo» (Mt 2, 2).

Com estas palavras, os Magos, que vieram de terras distantes, dão-nos a conhecer o motivo da sua longa caminhada: adorar o Rei recém-nascido. Ver e adorar são duas ações que sobressaem na narração evangélica: vimos uma estrela e queremos adorar.

Estes homens viram uma estrela, que os pôs em movimento. A descoberta de algo inusual, que aconteceu no céu, desencadeou uma série inumerável de acontecimentos. Não era uma estrela que brilhou exclusivamente para eles, nem possuíam um DNA especial para a descobrir. Como justamente reconheceu um Padre da Igreja, os Magos não se puseram a caminho porque tinham visto a estrela, mas viram a estrela porque se tinham posto a caminho (cf. João Crisóstomo). Mantinham o coração fixo no horizonte, podendo assim ver aquilo que lhes mostrava o céu, porque havia neles um desejo que a tal os impelia: estavam abertos a uma novidade.

Os Magos dão-nos, assim, o retrato da pessoa crente, da pessoa que tem nostalgia de Deus; o retrato de quem sente a falta da sua casa: a pátria celeste. Refletem a imagem de todos os seres humanos que não deixaram, na sua vida, anestesiar o próprio coração.

Esta nostalgia santa de Deus brota no coração crente, porque sabe que o Evangelho não é um acontecimento do passado, mas do presente. A nostalgia santa de Deus permite-nos manter os olhos abertos contra todas as tentativas de restringir e empobrecer a vida. A nostalgia santa de Deus é a memória crente que se rebela contra tantos profetas de desgraça. É esta nostalgia que mantém viva a esperança da comunidade crente que implora, semana após semana, com estas palavras: «Vinde, Senhor Jesus!»

Era precisamente esta nostalgia que impelia o velho Simeão a ir ao Templo todos os dias, tendo a certeza de que a sua vida não acabaria sem ter nos braços o Salvador. Foi esta nostalgia que impeliu o filho pródigo a sair duma conduta autodestrutiva e procurar os braços de seu pai. Era esta nostalgia que sentia no seu coração o pastor, quando deixou as noventa e nove ovelhas para ir à procura da que se extraviara. E foi também o que sentiu Maria Madalena na madrugada do Domingo de Páscoa, fazendo-a correr até ao sepulcro e encontrar o seu Mestre ressuscitado. A nostalgia de Deus tira-nos para fora dos nossos recintos deterministas, que nos induzem a pensar que nada pode mudar. A nostalgia de Deus é a disposição que rompe com inertes conformismos, impelindo a empenhar-nos na mudança que anelamos e precisamos. A nostalgia de Deus tem as suas raízes no passado, mas não se detém lá: vai à procura do futuro. Impelido pela sua fé, o crente «nostálgico» vai à procura de Deus, como os Magos, nos lugares mais recônditos da história, pois está seguro, em seu coração, de que lá o espera o Senhor. Vai à periferia, à fronteira, aos lugares não evangelizados, para poder encontrar-se com o seu Senhor; e não o faz, seguramente, numa atitude de superioridade, mas como um mendigo que se dirige a alguém aos olhos de quem a Boa Nova é um terreno ainda a explorar.

Entretanto no palácio de Herodes que distava poucos quilômetros de Belém, animados de procedimento oposto, não se tinham apercebido do que estava a acontecer. Enquanto os Magos caminhavam, Jerusalém dormia; dormia em conluio com Herodes que, em vez de andar à procura, dormia também. Dormia sob a anestesia duma consciência cauterizada. E ficou perturbado; teve medo. É aquela perturbação que leva a pessoa, à vista da novidade que revoluciona a história, a fechar-se em si mesma, nos seus resultados, nos seus conhecimentos, nos seus sucessos. A perturbação de quem repousa na riqueza, incapaz de ver mais além. É a perturbação que nasce no coração de quem quer controlar tudo e todos; uma perturbação própria de quem vive imerso na cultura que impõe vencer a todo o custo, na cultura onde só há espaço para os «vencedores» e a qualquer preço. Uma perturbação que nasce do medo e do temor face àquilo que nos interpela, pondo em risco as nossas seguranças e verdades, o nosso modo de nos apegarmos ao mundo e à vida. E assim Herodes teve medo, e aquele medo levou-o a procurar segurança no crime: «Necas parvulos corpore, quia te necat timor in corde – matas o corpo das crianças, porque o temor te matou o coração» (São Quodvultdeus, Sermo 2 de SymboloPL 40, 655). 

Chile: Imagem de Cristo Rei permanece intacta após incêndio devastador


A sacristia, o presbitério e um depósito da Paróquia Cristo Rei de Rancagua (Chile) ficaram completamente destruídos devido ao incêndio que começou no dia 2 de janeiro depois das 7h.

Como o templo está dentro do Lar São Joaquim do Pequeno Cottolengo, Obra Dom Orione, foram evacuados de forma preventiva todos os idosos que vivem neste local.


Do mesmo modo, a comunidade ficou em estado de alerta, pois há um orfanato ao lado do templo. Felizmente não houve vítimas mortais.

O incêndio queimou os paramentos e livros litúrgicos, os equipamentos de som, grande parte da cúpula e o teto do presbitério. O sacrário e algumas imagens religiosas foram resgatadas pelos bombeiros.


Na parede do presbitério, ficaram intactas a imagem de Cristo Rei e a frase “Salve Cristo Rei do Universo”, as quais hoje dão forças e esperanças à comunidade para uma rápida reconstrução.