quinta-feira, 23 de março de 2017

Aprovada a canonização dos Protomártires do Brasil e dos pastorinhos de Fátima Francisco e Jacinta


O Papa Francisco aprovou os votos favoráveis da Sessão Ordinária dos Cardeais e Bispos Membros da Congregação sobre a canonização dos Protomártires do Brasil, também conhecidos como mártires de Cunhaú e Uruaçu.

Ao receber nesta quinta-feira o Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato, o Pontífice deu a autorização que levará à canonização de André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, sacerdotes diocesanos, e Mateus Moreira, leigo, como também de 27 companheiros, mártires. Eles foram assassinados por ódio à fé no Brasil em 16 de julho de 1645 e 3 de outubro de 1645.

Em entrevista à rádio Rural, da Arquidiocese de Natal, o Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, deu a notícia da aprovação da canonização dos mártires. “Estamos vivendo este momento muito feliz de ação de graças a Deus”, disse.

O Arcebispo informou que agora o Papa Francisco “vai convocar um consistório para oficializar a canonização dos nossos mártires”.

“Mas, já podemos nos alegrar. Hoje é o dia em que a Arquidiocese de Natal, a Igreja no Brasil, todos nós povo de Deus e, sobretudo os devotos dos mártires de Cunhaú e Uruaçu guardarão na memória como a data histórica quando foi propagada a notícia da aprovação da canonização dos mártires”, ressaltou.

Em seguida, recordou um refrão do hino dos protomártires, que diz: “Mártires da fé, filhos do Rio Grande, homens e mulheres, jovens e meninos. Pelo bom pastor deram o seu sangue, nossa Igreja em festa canta os seus hinos”.

O nome de protomártires foi dado na ocasião da visita do Papa João Paulo II, em 13 de outubro de 1991, na Missa de encerramento do XII Congresso Eucarístico, ocorrido em Natal.

Sua história remonta ao período em que holandeses calvinistas ocuparam territórios do nordeste do país, entre 1630 e 1654. Na época, quiseram obrigar os católicos a se converterem ao calvinismo e proibiram a celebração da Santa Missa.

Foi nesse contexto que, em 1645, católicos do Engenho de Cunhaú foram martirizados durante a Celebração Eucarística, de maneira violenta. Três meses depois, o caso voltou a se repetir em Uruaçu com crueldade ainda maior. Segundo relatos, nessa ocasião, o camponês Mateus Moreira teve o coração arrancado pelas costas, mas, antes de morrer pôde gritar em alta voz: “Louvado seja o Santíssimo Sacramento!”.

Padre André de Soveral, Padre Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e outros 27 companheiros foram beatificados por São João Paulo II, em 5 de março de 2000. 

"...e as portas do inferno não prevalecerão contra ela..." (cf. Mt 16,18).


A Igreja não pode ensinar o erro, porque ela foi fundada por Jesus Cristo, que é o próprio Deus.

A Igreja não tem medo de estar no "lado errado da história", pois seu Esposo está sentado à direita do Pai.

Muitas vezes ouvimos exigências estridentes, vindas de dentro e de fora da Igreja, para que ela mude seus ensinamentos para se conformar às noções modernas. Dada a preocupação da nossa era com o sexo, muitas das exigências de mudança envolvem questões relacionadas: atos homossexuais, "casamento" entre pessoas do mesmo sexo, adultério (especialmente o divórcio eo "novo casamento"), sexo pré-marital, contracepção e aborto.

Mas tais exigências mostram um mal-entendido tanto da natureza como do poder da Igreja . Há muitas idéias equivocadas hoje sobre a teologia da Igreja (eclesiologia), mesmo entre os fiéis. É comum pensar que a Igreja (ou pelo menos seus atuais líderes) pode simplesmente decidir o que queremos ensinar sobre qualquer tópico. Por exemplo, se quisermos simplesmente mudar o que ensinamos sobre o aborto, podemos simplesmente fazê-lo. E os críticos modernos afirmam que se podemos fazê-lo, então nós devemos fazê-lo. O mesmo vale para qualquer dos nossos ensinamentos "controversos", como a anticoncepção, o sacerdócio masculino, e assim por diante. É uma eclesiologia equivocada e um exagero do poder da Igreja.

A Igreja não tem autoridade alguma para derrubar o ensinamento sobre o aborto, a contracepção, o sacerdócio masculino ou o divórcio e o "novo casamento" (aquele que deixa um casamento válido e entra em outro está num estado de contínuo adultério). Não temos autoridade para derrubar as doutrinas bíblicas, as doutrinas da Sagrada Tradição ou qualquer de nossos dogmas e doutrinas definidos. Algo não pode ser moralmente ou doutrinariamente verdadeiro um dia e falso o próximo.

Outros ainda insistem que a Igreja deve ler as pesquisas e mudar seus ensinamentos para se conformar com o que as pessoas nos bancos pensam ou querem. Novamente, isso é eclesiologia falho. A Igreja Católica, que é o Corpo de Cristo e Sua presença visível na Terra, não existe para refletir os pontos de vista desta era ou mesmo de seus membros atuais. A Igreja Católica existe para proclamar os ensinamentos de sua cabeça e fundador, Jesus Cristo. Ela é Sua presença viva e ativa e voz no mundo. 

quarta-feira, 22 de março de 2017

Pe. Eduardo fala sobre as mudanças no sinal da Rede Século 21


Pe. Eduardo Dougherty, sj, fundador da Associação do Senhor Jesus e idealizador da Rede Século 21 gravou um vídeo para explicar os motivos pelos quais se fez necessária a interrupção da parceria com a Rede de Comunicação Interativa (RCI).
 
Com a parceria, a Rede Século 21 cresceu e entrou em milhões de residências. Mas, esse crescimento gerou um custo muito alto e não foi possível cobrir os valores mensais.

Com essa alteração, a partir do último domingo, 19 de março, o sinal da Rede Século 21 não chega mais nas 21 capitais, nem nas TVs Claro, VIVO, SKY, OI e NET.

 
No entanto, o sinal continuará em mais de 20 milhões de lares via satélite (parabólicas) e também via cabo e sinal aberto em diversas cidades. Para conferir em quais cidades será possível assistir à Rede Século 21, clique aqui e confira “Onde assistir”.
 
Além disso, toda a programação da emissora continua ao vivo pelo portal da Rede Século 21. Acesse a qualquer dia e em qualquer horário para acompanhar nossa programação completa: www.rs21.com.br/aovivo
 
No seu smartphone ou tablet, você pode acompanhar a Rede Século 21 em qualquer lugar do Brasil. Baixe agora mesmo o aplicativo disponível para os sistemas Android e iOSwww.rs21.com.br/aplicativos

Reino Unido: Bispos católicos de Inglaterra e Gales lamentam ataque terrorista junto ao Parlamento britânico

Pessoas ajudam homem que foi ferido em ataque perto do Parlamento, em Londres (Foto: Toby Melville/Reuters)

A Conferência Episcopal de Inglaterra e Gales lamentou o ataque que teve lugar hoje em Londres, nas imediações do parlamento inglês, e que provocou pelo menos 4 mortos e 20 feridos.

“Os nossos pensamentos e orações estão com todas as vítimas do incidente desta tarde em Westminster”, escrevem os bispos católicos, numa curta declaração através das redes sociais.

De acordo com as autoridades britânicas, um homem esfaqueou esta quarta-feira um polícia frente ao Parlamento, tendo sido depois abatido pelas forças de segurança.

O referido agente acabou por não resistir aos ferimentos mas o número de vítimas neste dia não fica por aqui, havendo também a registar a morte de pelo menos mais duas pessoas.

A par deste ataque junto ao Parlamento, um veículo atropelou várias pessoas na ponte de Westminster, com os últimos dados disponíveis a apontarem para cerca de 20 pessoas feridas, algumas delas com gravidade.

As autoridades estão a tentar descobrir o paradeiro e a identidade do condutor, e estão também a tentar determinar se há alguma ligação entre estes dois incidentes ou se o autor será a mesma pessoa, mas para já estão a tratar deste caso como um "atentado terrorista". 

Papa: "Comunidade não tem "série A" de fortes e "série B" de fracos"


CATEQUESE
Praça São Pedro – Vaticano
Quarta-feira, 22 de março de 2017

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Já há algumas semanas o apóstolo Paulo está nos ajudando a compreender melhor em que consiste a esperança cristã. E dissemos que não era um otimismo, era outra coisa. E o apóstolo nos ajuda a entender isso. Hoje o faz em paralelo a duas atitudes de maior importância para a nossa vida e a nossa experiência de fé: a “perseverança” e a “consolação” (vv. 4.5). No trecho da Carta aos Romanos que ouvimos há pouco, são citadas duas vezes: uma em referência às Escrituras e depois ao próprio Deus. Qual é o seu significado mais profundo, mais verdadeiro? E de que modo lança luz à realidade da esperança? Estas duas atitudes: a perseverança e a consolação.

Poderíamos definir a esperança como paciência: é a capacidade de suportar, carregar nos ombros, suportar, permanecer fiéis, mesmo quando o peso parece se tornar muito grande, insustentável, e somos tentados a julgar negativamente e abandonar tudo e todos. A consolação, em vez disso, é a graça de saber colher e mostrar em toda situação, mesmo naquelas mais marcadas pela desilusão e pelo sofrimento, a presença e a ação compassiva de Deus. Ora, São Paulo nos recorda que a perseverança e a consolação nos são transmitidas de modo particular pelas Escrituras (v. 4), isso é, pela Bíblia. De fato, a Palavra de Deus, em primeiro lugar, nos leva a dirigir o olhar a Jesus, a conhecê-lo melhor e a nos conformarmos a Ele, a assemelhar sempre mais a Ele. Em segundo lugar, a Palavra nos revela que o Senhor é realmente “o Deus da perseverança e da consolação” (v. 5), que permanece sempre fiel ao seu amor por nós, isso é, que é perseverante no amor conosco, não se cansa de nos amar! É perseverante: sempre nos ama! E cuida de nós, cobrindo as nossas feridas com o carinho da sua bondade e da sua misericórdia, isso é, nos consola. Não se cansa nem mesmo de nos consolar. 

Copa do Mundo no Vaticano: Brasil está nas quartas de final


O resultado foi decidido nos pênaltis: depois do tempo normal terminar no empate de 1 a 1, o time do Colégio Pio Brasileiro levou vantagem em cima do Vaticano Anselmiano, que perdeu a última cobrança e ajudou o Brasil a conquistar o segundo lugar do grupo D da Clericus Cup, a Copa do Mundo de Futebol do Vaticano. O jogo foi no domingo (20) e a vitória de 4 a 3 garantiu a classificação da equipe canarinho para as quartas de final da competição, com uma rodada de antecedência.

Entre os sacerdotes de diversas partes do mundo que disputam a Copa está a sensação brasileira, xará do craque Neymar, do Barcelona: o Pe. Neimar, camisa 5, do Paraná, se diz ter características diversas do jogador da Seleção pois, ao invés de dribles e gols, o seu forte é a marcação. De fato, o capitão do time chegou a errar uma das cobranças do pênalti, o que não interferiu no resultado final, graças à atuação do goleiro, o Pe. Carlos Gomes.

Em entrevista ao programa Redação SportTV no Brasil, o Pe. Neimar comentou que a competição usa o cartão azul, como sinal de atenção, caso algum jogador “esteja com os ânimos mais acirrados. Quem leva o cartão, fica fora de campo por cinco minutos”, explicou ele. Ao final dos jogos, todos se unem em oração, independente do resultado. 

Por que Jesus chama Simão Pedro de pedra?


De um modo geral a Bíblia muitas vezes tipificou Jesus com as figuras da Rocha ou da Pedra. Mas em Mt 16,18 é impossível que tal CEFAS (pedra) refira-se a Jesus. Observe como todo o contexto versa em torno da pessoa do Apóstolo: é a Pedro diretamente que Jesus dirige as palavras: “Bem-aventurado és tu…, te revelou… Eu te digo… Tu és… Eu te darei…“. Observe principalmente que o próprio Simão passa a ser chamado CEFAS:

“Tu és Simão, filho de João. Serás chamado Cefas (que quer dizer Pedra)” (Jo 1,42)

Ora, se Jesus disse: “Simão tu és CEFAS e sobre esta CEFAS edificarei a minha Igreja”, como negar que Simão é a CEFAS (Pedra) sobre a qual Jesus edificou sua Igreja? Se Jesus chamou Simão de CEFAS, se toda a Bíblia chama Simão de CEFAS, como negar que CEFAS é Simão?

E o mais importante é notar que Jesus aplica a Simão a mesmíssima figura que a Bíblia aplica ao Senhor Jesus: CEFAS. Isto tem um significado profundo. Vemos que Jesus aplica a Simão, no momento da fundação da Igreja, uma figura própria de Jesus. E assim, Jesus faz de Simão um outro “Cristo”, ou seja, um representante.Justamente porque aplica a Simão a mesma figura com que a Bíblia normalmente faz referência ao Cristo. E é justamente isso que a missão do Papa significa: Ser representante de Cristo na terra.

Esta é a missão de Pedro e, na Bíblia, sempre que Deus escolhe um homem para dar-lhe uma missão sublime que abarca todo o povo de Deus, Deus muda o seu nome. Assim, Abrão se tornou Abraão, pai de todos os crentes. Jacó se tornou Israel, pai do povo da antiga aliança. E Simão se tornou CEFAS, autoridade máxima na terra sobre o povo da nova aliança. 

São Zacarias


Filho de pai grego, residente na Calábria, foi eleito Papa em 741 e morreu em 752.

Ao contrário do seu predecessor Gregório III, relativamente a Liutprando, rei dos Lombardos, julgou ser melhor partido inaugurar com ele relações amistosas. Concluiu assim um acordo bastante vantajoso, recuperando quatro fortalezas e vários patrimônios; estipulou também com ele uma trégua de trinta anos. Mas não conseguiu impedir os Lombardos de tirarem aos Bizantinos o exarcado de Ravena.

Zacarias soube tornar favorável à Igreja romana o imperador Constantino V e recebeu mesmo territórios como dádiva. Em 747 aprovou a mudança de regime na França, com a proclamação de Pepino, o Breve.

Foi um bom administrador das terras da Igreja, as quais progrediram no seu tempo. Restaurou o palácio de Latrão e embelezou, no sopé do Palatino, a igreja de Santa Maria Antiga, onde se conserva ainda o seu retrato, pintado quando ele ainda vivia.


Deus eterno e todo-poderoso, quisestes que São Zacarias governasse todo o vosso povo, servindo-o pela palavra e pelo exemplo. Guardai, por suas preces, os pastores de vossa Igreja e as ovelhas a eles confiadas, guiando-os no caminho da salvação. Amém.


São Zacarias, rogai por nós!