Os antigos povos do Oriente, por muito elevado que fosse o
seu grau de cultura, pouco prezavam a história... Era assaz generalizada a tese
de que os séculos constituem ciclos fechados, os quais se repetem regulamente;
acontecimentos já verificados no pretérito se reproduzirão em época futura; a
sucessão dos tempos jamais conhecerá remate ou consumação final. Representavam
esta concepção recorrendo à figura de uma serpente enrolada, cuja cabeça vem a
morder a própria cauda (princípio e fim coincidem no mesmo ponto; todo o
movimento que se registra entre os dois termos nada de novo acarreta!). Este
circular contínuo e monótono da história era dito "o ritmo do yin e do
yang", "a aspiração e a expiração de Brama", "a dança de
Siva que produz e destrói sucessivamente os mundos", "a incessante
alternância da Discórdia e da Amizade". 9
Em consequência, a tendência de muitos indivíduos era
emancipar-se dos ciclos do mundo presente mediante a ascese, o esquecimento e o
repúdio do corpo e do corpóreo, a fim de passarem a viver num mundo
transcendente.
Isto explica que os antigos orientais pouco se tenham
preocupado com historiografia, ou seja, com o relato contínuo e fiel das fases
sucessivas da evolução humana. Quando o faziam, visavam apenas episódios restritos
ou envolviam as narrativas dentro de concepções lendárias, mitológicas, de
sorte que os relatos já não transmitiam a notícia de fatos ocorridos, mas eram,
em grau maior ou menor, a expressão da fantasia popular ou de uma religiosidade
politeísta, exuberante (nos diversos acervos de ruínas escavadas no Oriente até
hoje, não se encontrou uma síntese histórica dos tempos antigos; apenas se
descobriram elementos -, inscrições, documentos parciais - para se reconstituir
a história da Assíria, do Egito, etc.).
Ora nesse ambiente o povo de Israel se distingue por ter
cultivado a história, e o ter feito com esmero tal que só foi superado pelos
gregos, mestres da historiografia ocidental. É o que reconhecem, não sem
admiração, os críticos modernos racionalistas:
"Dentre todos os
povos asiático-europeus, somente Israel e a Grécia possuem autêntica
historiografia. Em Israel, que ocupa lugar privilegiado entre todos os povos
civilizados do Oriente, a historiografia se originou em época tão remota que
causa surpresa, e produziu logo de início obras de importância... Na Grécia
surgiu mais tarde." 10
Com efeito, na literatura dos hebreus, que coincide com os
escritos bíblicos, é delineada a história do povo em traços contínuos e de modo
que pressupõe a pesquisa de fontes, a transcrição de documentos dos arquivos
orientais... Quando é possível controlar as afirmações dos cronistas de Israel
à luz de textos profanos, aqueles se comprovam fiéis à verdade, condizentes com
o que referem outras fontes. 11
A história de Israel assim descrita se desdobra
uniformemente, sob a influência de uma ideologia monoteísta assaz forte para
superar crises, aberrações, suscitadas entre os hebreus pela idolatria dos
povos vizinhos. E como se explica que os rudes judeus, ultrapassando as
categorias culturais do seu ambiente, tenham com tanto esmero cultivado a
historiografia?
A razão do fenômeno está na religiosidade de Israel,
inconfundível com a das outras nações do Oriente. Longe de professar que a
sucessão dos tempos carece de sentido, os hebreus julgavam-na toda perpassada
por um plano divino, que nela se vai atuando e tende à consumação no fim dos
séculos; viam, pois, nos grandes acontecimentos da história comunicações, ora
mais claras ora mais veladas, de Deus; o passado lhes aparecia qual mensagem
divina a prenunciar realizações futuras ou a admoestar a melhor conduta de
vida. 12
Entende-se, pois, que, movidos por tal ideologia, os
escritores de Israel se tenham preocupado com a redação de suas crônicas,
dando-lhes côngruo desenvolvimento e realce.
Não seria justo, porém, afirmar-se apenas esta nota da
historiografia em Israel. Outras observações se devem acrescentar à precedente,
a fim de se poderem interpretar com exatidão as crônicas existentes na Sagrada
Escritura. Tenham-se em vista, portanto, ainda os seguintes itens: