No dia 2 de fevereiro a Igreja comemora a Apresentação do Senhor no templo, conforme nos narra o evangelista São Lucas (cf Lc 2,22-40). Trata-se de um dos “mistérios” da infância de Jesus, ainda com sabor de Natal; por esse motivo, o Papa João Paulo II queria que o presépio, na Praça de São Pedro, fosse desfeito apenas após o dia 2 de fevereiro...
É uma celebração muito querida ao Povo de Deus, que lhe foi atribuindo vários significados e expressões exuberantes de piedade popular. De fato, quem está no centro da festa é Nosso Senhor; mas Nossa Senhora também é lembrada, com vários títulos: N.Sra. da Luz, das Candeias, da Candelária, dos Navegantes... E não é sem razão, pois ela que deu à luz, para este mundo, aquele que é a própria luz do mundo; ela leva Jesus ao templo e o apresenta ao sacerdote; é ela que introduz no templo aquele que é o Senhor do templo e que, de fato, é o verdadeiro e único templo de Deus entre os homens.
As exclamações do “justo e piedoso” Simeão, certamente, são a expressão melhor do significado, para nós, da apresentação de Jesus no templo. Ele toma o menino em seus braços e bendiz a Deus, porque vê cumprida nesse pequenino a promessa da salvação feita a seu povo! Cheio de consolação, ele diz que agora já pode morrer, pois viu o que esperava ver: o socorro de Deus, a luz que brilhou para o povo de Israel e para toda a humanidade. Ele reconhece no menino Jesus o enviado de Deus, o Redentor! Da mesma forma, a velha profetisa Ana reconhece no menino Jesus aquele que Deus havia prometido para redimir o seu povo.
Dos muitos aspectos bonitos desta festa, o simbolismo da luz talvez é o mais destacado. Por isso também se faz a bênção das velas e a procissão com a luz, como prevê o próprio rito da Liturgia. Não se trata, simplesmente, de benzer velas e de levá-las para casa, como objetos de devoção em si mesmas... Elas devem ser acesas, iluminar, manifestar a luz, significando a luz que Maria introduziu no mundo e levou ao templo; luz que é o próprio Cristo Jesus em quem nós cremos.