sábado, 1 de fevereiro de 2014

Para onde a nossa cultura de sexo e “bem-estar” nos conduz?


Em meio a blazers e gravatas, resolvendo os rumos das guerras culturais do mundo em uma mesa de happy hour, uma cálida névoa de nostalgia foi me envolvendo durante o terceiro Tanqueray com tônica. O open bar a convite e a discussão das grandes ideias da humanidade eram como voltar no tempo e reviver os velhos anos de universidade.
 
Eu tinha conhecido aqueles elegantes companheiros de bar havia pouco, por meio de uma revista cultural conservadora, e, durante horas, me senti em casa enquanto compartilhávamos histórias de campus sobre esquerdistas e multiculturalistas que vestiam dashikis. Mas, à medida que esvaziávamos a sétima rodada, a conversa impagável mudou de rota:do tapete de asfalto preto,pontuado por linhas amarelas bem nítidas,eu fui lançado direto ao meio do mato. Eu devia ter previsto isso, eu acho, antes de mencionar o aborto.


O assunto era Teddy Kennedy e eu citei o seu abandono dos nascituros como mais uma das facetas reluzentes da sua miséria moral. O cavalheiro mais loiro da mesa tossiu discretamente. Outro fez um diplomático e suave assentimento com a cabeça. O terceiro apenas desviou o olhar. Um sujeito mais refinado teria captado a dica silenciosa e mudado o assunto para Hilary Clinton, mas eu sou filho de um carteiro do Queens. E toquei em frente.

 
Até que o cara ruivo de jaqueta voltou seus olhos apertados para mim e declarou sem maiores cerimônias: "Precisamos do aborto legalizado para abater os custos do bem-estar social".

 
Pela primeira vez em muitos, muitos anos, eu fiquei mudo, e mudo durante tempo suficiente para que outro dos meus novos amigos acrescentasse: “E os índices de criminalidade. Você nunca leu Freakonomics? Nova Iorque se tornou habitável de novo graças à Roe x Wade” [Nota da redação: Freakonomics é uma coletânea de estudos do economista Steven Levitt e do jornalista Stephen Dubner, que, entre outras teses polêmicas, sugere que o aborto foi o maior responsável pela diminuição dos crimes nos EUA. Quanto à questão Roe x Wade, trata-se do caso judicial em que a Suprema Corte dos EUA aprovou o direito ao aborto].
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Fonte: Aleteia

Polêmica no Grammy: por que uma cantora cristã abandonou o evento?


No último domingo à noite, uma cantora cristã evangélica, a conhecida Natalie Grant, abandonou antecipadamente a entrega dos prêmios Grammy como sinal de protesto. O motivo, segundo explica o site SoyAdorador, foram os atos de conteúdo anticristão que ocorreram durante o evento.
 
Entre tais atos, cabe destacar um casamento massivo (no qual havia vários casais homossexuais) presidido pela cantora e atriz Queen Latifah, tendo Madonna como testemunha. A atividade foi interpretada como um ato de apoio ao casamento gay. No casamento, foi interpretada a música “Same love”, de Macklemore & Ryan Lewis, um tema conhecido em prol dos direitos homossexuais.
 
Em outro momento, a atriz Katy Perry (filha de pastores evangélicos) simulou uma execução de bruxas pela Inquisição, e no cenário havia símbolos de conteúdo satânico.


Natalie Grant publicou no seu mural do Facebook: “Saí do Grammy muito cedo. Fiz várias reflexões e é melhor que a maioria delas permaneça na minha cabeça. Mas vou dizer isso: nunca me senti tão honrada por cantar por Jesus e para Jesus. E nunca estive tão segura sobre o caminho que escolhi”.


 
Em outro post, acrescentou: “Não julguei ninguém. E acho que cada pessoa foi criada à imagem de Deus. Nunca estarei em uma esquina da rua levantando cartazes, não utilizarei uma plataforma para discussões políticas que só dividem e não unem. Continuarei orando para que a minha vida seja uma mensagem. Tenho minhas próprias convicções pessoais, pelas quais vivo, e continuarei me preocupando com a minha salvação, no temor do Senhor”.
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Disponível em: Aleteia

O Mistério da Morte


Em face da morte, o enigma da condição humana atinge o seu ponto máximo. O homem não apenas é atormentado com a dor e o progressivo declínio do corpo, mas com muito maior força pelo temor da destruição perpétua. Pelo acertado instinto de seu coração, afasta com horror e rejeita a ideia da total ruína e da morte definitiva de sua pessoa. A semente de eternidade que traz em si, irredutível à pura matéria, insurge-se contra a morte. Todas as conquistas da técnica, por mais úteis que sejam, não conseguem acalmar a angústia humana, pois o prolongamento biológico da vida não pode satisfazer o desejo inelutavelmente presente em seu coração de viver sempre.

Já que diante da morte toda imaginação fracassa, a Igreja, instruída pela Revelação, afirma ter sido o homem criado por Deus para uma finalidade feliz, para além dos limites da miséria terena. E não só, mas a fé cristã ensina que a morte corporal, que lhe seria poupada se não houvesse pecado, será vencida quando o homem recuperar a salvação, perdida por culpa sua, pelo onipotente e compadecido Salvador. Com efeito, Deus chamou e continua a chamar o homem a aderir com sua natureza integral à perpétua comunhão na incorruptível vida divina. Cristo conseguiu esta vitória, libertando o homem da morte por meio de sua morte e ressurgindo para a vida. Para quem reflete, a fé baseada em sólidos argumentos oferece uma resposta a sua ansiedade sobre a sorte futura. Ao mesmo tempo dá a possibilidade de comunicar-se com os caros irmãos já arrebatados pela morte em Cristo, despertando a esperança de possuírem eles, desde agora, a verdadeira vida junto de Deus.


Certamente incumbe ao cristão o dever urgente de lutar contra o mal através de muitas tribulações e de aceitar a morte; mas unido ao mistério pascal, configurado à morte de Cristo, firme na esperança, chegará à ressurreição.

Tudo isto vale para os cristãos e também para todos os homens de boa vontade em cujos corações a graça age invisivelmente. Tendo, pois, Cristo morrido por todos, e sendo uma só a vocação última do homem, isto é, a divina, devemos afirmar que o Espírito Santo oferece a todos a possibilidade, de modo só conhecido por Deus, de se associarem ao mistério pascal.


De tal valia e tão grande é o mistério do homem, que se esclarece pela Revelação cristã aos fiéis. Por conseguinte, por Cristo e em Cristo, ilumina-se o enigma da dor e da morte que, fora de seu Evangelho, nos esmaga. Cristo ressuscitou, por sua morte destruiu a morte e deu-nos a vida para que, filhos no Filho, clamemos no Espírito: Abá, Pai!
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Da Constituição Pastoral Gaudium et spes sobre a Igreja no mundo de hoje, do Concílio Vaticano II (N.18-2) (Séc.XX)

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Suspeitos jogaram fora relicário com sangue de João Paulo II, diz polícia

Foto de relíquia furtada com sangue do Papa João Paulo II na Itália 
(Foto: Arquidiocese de L'Aquila/Reuters)

A polícia da Itália deteve nesta quinta-feira (30) uma terceira pessoa pelo furto da relíquia que continha sangue do Papa João Paulo II, que afirmou que sua intenção era vender o relicário e que, ao desconhecer o valor, resolveu se desfazer do mesmo.

Além disso, este último detido, de 18 anos, afirmou não lembrar o local onde se desfez da relíquia, um pequeno pedaço de pano da batina de João Paulo II que ficou manchado de sangue durante o atentado que o Papa sofreu na Praça de São Pedro, no Vaticano, em 13 de maio de 1981.

Durante a manhã desta quinta, os primeiros detidos, de 23 e 24 anos, confessaram o roubo do relicário e de uma cruz da igreja de San Pietro della Ienca, na região italiana de Abruzzi.

Agora a polícia trabalha para tentar achar a relíquia do Papa João Paulo II que o cardeal polonês, Stanislaw Dziwisz, entregou à comunidade como "uma amostra de seu amor pela região montanhosa".


João Paulo II era muito ligado à região onde está o pequeno santuário onde o roubo foi cometido, ao se encontrar muito perto da montanha de Gran Sasso, perto dos Apeninos, onde o Papa Woytila ia com certa frequência passear, meditar e inclusive esquiar.

O promotor de L'Aquila, David Mancini, ordenou nesta manhã um novo interrogatório aos dois detidos para que confessem onde se encontra a relíquia.


Antes da confissão destes três jovens italianos, foi ventilada a possibilidade de que se tratava de um roubo para realizar algum rito satânico ou que tivesse a ver com um roubo vinculado a algum colecionador.
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Fonte: G1

Arquidiocese de Belo Horizonte e Ordem Carmelita reprovam atos de grupo sectário em paróquia da capital mineira


O site ACI informou nesta terça-feira (29/01/14) que a  Arquidiocese de Belo Horizonte e a Ordem do Carmo divulgaram neste 28 de janeiro um comunicado oficial lamentando e condenando os incidentes ocorridos no domingo passado, 26 de janeiro, na Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, na Zona Sul da cidade, quando um grupo de pessoas impediu de forma agressiva a celebração de uma Missa.

Segundo os manifestantes, a confusão foi provocada para evitar a suposta ‘remoção’ do religioso carmelita Cláudio Van Balen. A celebração, que iria ser presidida pelo pároco da Igreja, Frei Evaldo Xavier Gomes, em ação de graças por sua recente eleição como prior da Província Carmelitana de Santo Elias ocorreria às 11:00 da manhã, horário em que normalmente celebra o frade holandês.

Há muitos anos em sua ação pastoral e em diversas intervenções públicas Frei Van Balen tem defendido o aborto, o casamento homossexual, o fim do celibato sacerdotal, a mudança radical da estrutura hierárquica da Igreja, assim como o divórcio, a homossexualidade e apresentou uma constante aproximação ideológica de cunho marxista, condenada há anos pela Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé, às lutas e protestos populares.

Outro exemplo de sua heterodoxia, o religioso holandês, querido por tantos pelas suas posturas liberais, modifica os textos da Sagrada Escritura e a própria estrutura litúrgica dos sacramentos, além de dar a comunhão a divorciados em segunda união ou pessoas publicamente em situações irregulares. Para seus seguidores, estas atitudes mostram a abertura ao mundo moderno que a Igreja toda deveria ter.

Para afastar ainda mais a alegação de que o Pe. Van Balen estava sendo removido ou condenado, o próprio estava convidado a participar como concelebrante, mas rejeitou, e segundo seus seguidores, divulgou por e-mail que seus superiores tinham decidido sua remoção da paróquia para envia-lo a Lagoa Santa, município da Zona Metropolitana de Belo Horizonte.


O comunicado conjunto dos Carmelitas e da Arquidiocese de BH afirma que os incidentes ocorridos configuram “desacato à Igreja de Belo Horizonte e ao novo provincial carmelita” e informa que “diante dos acontecimentos, define-se pela suspensão por tempo indeterminado da Missa celebrada aos domingos, às 11h, na igreja Nossa Senhora do Carmo”.

Sacerdote e assessor canônico e jurídico da CNBB, frei Evaldo Xavier, foi eleito prior provincial da Província Carmelitana de Santo Elias durante o capítulo provincial, no dia 22 de janeiro, em Belo Horizonte (MG).

A reação imediata da Arquidiocese e da Ordem foi gerada pela intensa agressividade com que uma centena de manifestantes impediram, aos gritos de “esta Igreja é de Frei Claudio”, a celebração no templo. Houve gritos, xingamentos, palavrões, bate-boca, invasão do presbitério, e tentativas de bater nos fies que queriam participar da missa, incluindo um grupo de crianças.

As tentativas de iniciar a celebração foram frustradas pela ação dos manifestantes que tomaram o presbitério e batiam no altar. O pároco, Frei Evaldo, começou a rezar o terço de joelhos diante da imagem de Nossa Senhora do Carmo junto com os fiéis, mas os seguidores de Frei Claudio tentaram impedir também o ato de oração multiplicando as vaias, gritando palavrões e batendo com força inúmeras vezes com as mãos no altar.

Até mesmo Polícia Militar tentou intervir, mas o pároco pediu sua retirada,  pois a situação poderia piorar.

A suposta saída de Frei Claudio da paróquia, caso venha a ser confirmada pelas autoridades competentes, longe de ser uma anomalia constitui um prática comum na Igreja e a transferência ou remoção de clérigos esta prescrita no Código de Direito Canônico, nos cânones 190 a 196. Além de se tratar de um religioso que fez votos de obediência.

Por sua parte, Frei Evaldo Xavier afirmou que em toda sua vida sacerdotal jamais presenciou uma atitude tão agressiva e sectária como esta, que quebra a comunhão que deve reinar na Igreja.

Depois de impedir a celebração eucarística, o grupo de inconformados ainda discutiu dentro da igreja quais seriam as próximas atitudes a serem tomadas quanto aos protestos e cogitam até em pressionar o Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, para deixar o frade na Igreja que, segundo eles ‘é dele e de ninguém mais’.

Diante da lamentável situação, fiéis da arquidiocese mineira criaram uma fanpage para solidarizar-se com as medidas tomadas pela Arquidiocese de Belo Horizonte e a Ordem do Carmo. O endereço é: www.facebook.com/euapoiofreievaldo.

Leia a seguir, na íntegra, o comunicado da Arquidiocese e da Ordem Carmelita:

Comunicado – Paróquia Nossa Senhora do Carmo

A Arquidiocese de Belo Horizonte e a Província Carmelitana de Santo Elias – responsável pela Paróquia Nossa Senhora do Carmo, no Sion – lamentam os incidentes ocorridos no último domingo, que gravemente prejudicaram a Celebração da Santa Missa às 11h, configurando desacato à Igreja de Belo Horizonte e ao novo provincial carmelita.

Diante dos acontecimentos, define-se pela suspensão por tempo indeterminado da Missa celebrada aos domingos, às 11h, na igreja Nossa Senhora do Carmo.


As igrejas devem ser sempre local de paz e fraternidade, de respeito e de fé, ambiente que favorece o encontro com Deus.
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Fonte: ACI
Disponível em: Aleteia

O Crente que foi para o Céu


Era um dia de domingo no céu de Nosso Senhor, os anjos vinham cantando por um lindo corredor, quando a paz foi quebrada pois assim alguém gritou: “Tem um “crente” aqui no céu!!!” E a confusão se deu, todos perguntavam: “Onde???” O alerta se ascendeu. A milícia foi chamada pra ver onde se escondeu. Logo o Anjo Gabriel, deu a ordem de prisão, e a busca e captura foi em toda direção, a primeira testemunha deu-lhes esta descrição: “Ele era baixo e gordo, tinha um paletó lascado”. Logo o anjo desenhista fez um retrato falado, e no céu distribuiu com a cara do procurado.

Os anjos já comentavam, fazendo especulação: “será o Edir Macedo, ou Malafaia, então?” Era grande o comentário no meio da multidão. Disse o apóstolo Paulo: “aqui não pode entrar os que são de divisão, é bom deles se afastar, esses não servem a Cristo, existem pra dispersar” (Rm 16,17-18).

Pedro disse: ”esses indoutos de Escrituras na mão pegam os pontos difíceis fazem deles confusão distorcendo as Escrituras para a própria perdição.” (2 Pd 3,16) Procuraram pelos bosques, na casa de são Tomé, perguntaram pra São Dimas, se informaram com Noé que disse: “vi o safado por aqui vendendo a fé.”

Perguntaram pra Maria, que disse: “eu não vi não, dizem que ele me odeia, mas lhe dou o meu perdão, pobre filho da serpente, (Gênesis 3,15) que Deus tenha compaixão”. Tiago disse: “eu vi, expulsei da minha porta. Ele prega o “Sola fé”, mas a fé sem obra é morta (Tg 2,19-20).

Bati-lhe a porta na cara que o bicho caiu de costa.” Melquisedeque falou: “eu vinha com vinho e pão, (Gênesis 14,18) quando ele me encontrou quis jogar tudo no chão, dizendo: ‘pentecostal não crê nessa enganação!”.

João profeta revelou: “sete livros tão faltando, na bíblia daquele “crente”, que vocês tão procurando. Mutilou as Escrituras a si mesmo condenando (Ap 22,18-19) Tito disse: “ é um farsante e de lábia que faz medo, fui logo desconfiando, pelas asas de morcego. Tapei-lhe a boca depressa, (Tito 1,10-11) mostrei-lhe o caminho com o dedo.”

Santo Eliseu informou: “ele quase me bateu, não crê na intercessão, certamente nunca leu que tocando nos meus ossos um defunto reviveu.” (2 reis 13-20,21).


Isabel muito assustada disse: “eu vi ele passar, dizendo que de Maria eu devia me afastar, pois ela não é bendita (Lc 1,42) e só serviu pra chocar.” Consultaram a Mateus, que tinha dito ao canalha: “se com Jesus não ajuntas,” certamente só espalhas.” (Mt 12,30).

A fé de Jesus é única, hoje a dos “crentes” são várias. Lucas disse: “o ‘ta escrito’, nunca vai me convencer, (Lc 4, 9-11) porquê foi com o “ta dito”, que eu vi Jesus vencer. O Satã do ‘ta escrito’ Cristo botou pra correr.” (Lc 4, 12-13).

Disse João: “não és dos nossos por ter nos abandonado, pois se tu fosses dos nossos conosco tinhas ficado (1 Jo 2,18-19). Não sinto nenhum remorso seu ‘crente’ cabra safado!” O Judas Tadeu falou: ”vi o ‘árvore desraigada’, (Judas 1,12) que ousou passar aqui, feito nuvem carregada pela pancada do vento com sua bíblia capada.”

João Batista revoltado à milícia relatou: “da minha roupa de pele o sujeito desdenhou, veio oferecer um terno e um tabefe levou.” Adiante, Madalena, que estava a caminhar, viu se aproximar o “crente” e pensou: “vou-lhe agarrar, entregá-lo pra milícia pro cordel não se alongar.” Ela deu-lhe uma gravata que o “crente” estrebuchou, roxo de olhos trocados, o malandro se mijou, quando pra felicidade a milícia ali chegou. Disse o anjo Gabriel: “de Deus tu perdeste o medo? Como tu entraste aqui? Vai, me fala esse segredo?” E o “crente” confessou: “foi num cochilo de Pedro.” E o anjo assim falou: “tu quebraste a paz no céu, e pela segunda vez vais para o banco de réu. Jesus ta te esperando pra chutar teu carretel.” E o “crente” foi levado pra sala do julgamento, onde Jesus esperava para o sentenciamento. Jesus disse: “qual a causa do teu aborrecimento?” Disse o “crente”: “em teu nome fiz milagres e preguei, esculhambei os católicos, a Maria execrei, odiei todos os santos, de novo me batizei.” Jesus retrucou: “ nem todos que gritam Senhor, Senhor, entram no Reino dos céus, (Mt 7, 21-23) muito menos pecador que não honra nem a mãe do que diz que é Salvador.” “Só existe uma fé, um batismo e um Senhor, (Ef 4,5-6) te batizaste de novo na seita de um pecador???”

O chão do céu se abriu e o “crente” despencou. E caindo no inferno, o “crente” gritou: “DE NOVO???” Vendo que estava perdido, resolveu juntar seu povo, pra contar a causa deles ta ali em meio fogo. Ele disse: “meus irmãos, fumo tudo enganado; homem, tire o paletó; mulher raspe o sovaco; Pastor não sabe de nada ensinaram tudo errado.”

“Lá no céu só tem católico, de “crente” só tinha eu, tudo é muito diferente do que a gente aprendeu, em pastor não mais confio, vou já esfolar o meu.” Os pastores vendo isso na frente desembestaram, os “crentes” correndo atrás pelo inferno se danaram, Satanás gritava: “PEGA!!!” nos lugares que passaram. Fim.



Fernando Nascimento. 

Fora da Sucessão Apostólica, pastor e bispo é tudo made in Paraguay


Em maio, tivemos uma conversa amigável na fanpage de O Catequista (pros demais leitores não ficarem viajando: o Lucas é evangélico). Foi então que eu lhe prometi escrever este post (perdoe a demora). Resumindo aqui o seu pensamento, sei que você entende, basicamente, que:

1.    todos os cristãos, seja qual for a igreja que frequentem, formam uma só Igreja;
2.   nenhuma igreja pode afirmar que tem a chave da salvação, pois só Jesus salva;
3.   as diferenças doutrinárias entre as várias denominações cristãs não são relevantes.

Vamos ver agora porque essas ideias NÃO SE SUSTENTAM.


Há uma só Igreja, e os protestantes estão separados dela

É belo o seu pensamento, Lucas F., de que todos os cristãos fazem parte de uma só Igreja. Isso tem uma raiz nobre: o desejo de unidade. Entretanto, tal ideia não corresponde ao real. No post “Placa de igreja não traz salvação –será?”, mostramos porque é impossível que todos os cristãos formem uma só igreja, por causa das grandes divergências doutrinárias entre as diversas comunidades. Cada igreja evangélica prega um Zizuiz diferente das outras!!!

Lucas F., você argumentou que citar as doutrinas absurdas de certas igrejas evangélicas seria uma apelação, equivalente a de apelar pra história da inquisição, pra desmerecer o catolicismo. Não, são coisas bem diferentes. Pois nenhum dos erros cometidos na Inquisição foi respaldado na doutrina da Igreja(lembrando que a Inquisição salvou milhares de vidas e teve muito mais acertos do que erros).

Você está certo, Lucas F., quando diz que só em Jesus há absoluta certeza da salvação. E essa salvação Ele quis nos dar por meio da Sua Igreja. Afinal, como saberíamos quem é Jesus e o que ensinou, se não fosse por meio da Igreja por Ele fundada?

Os protestantes são nossos irmãos separados. Vagando no mar do mundo, longe da barca de Pedro, as comunidades protestantes mergulham em erros doutrinários gravíssimos. Mas, apesar disso, algo de bom muitas delas pregam, graças ao pouco que ainda guardam de católico em si (a começar pela Bíblia).

Maior igreja protestante dos EUA agora é católica


Depois que a mega-igreja protestante foi a falência, seu prédio foi comprado pela Diocese Católica do local, que a usará como sua nova catedral. Sem entrar no mérito da feiúra protestante da igreja, isso tem uma forte simbologia por trás. É uma virada da Igreja Católica nos Estados Unidos, que afinal começou muito pequena, e agora já é a maior denominação cristã dos Estados Unidos. Embora as conversões antes do Vaticano II fossem quase dez vezes maiores, ainda assim, muitos americanos estão largando suas seitas e buscando a verdadeira Igreja de Cristo.

O nome que foi dado à nova Catedral, aprovado pela Santa Sé, é Christ Cathedral (antes era chamada de Crystal Cathedral). As motivações são ecumênicas (nem tudo é perfeito); mas há um bom motivo para escolherem essa como sua nova Catedral, que afinal é um ponto turístico e já tinha se tornado referência em igrejas protestantes no país. A Igreja Católica está crescendo nos EUA. Essa é a verdade.

Lá, podemos ver o oposto do Brasil. Aqui o “padrão” é dizer-se católico, então temos muitos “católicos não-praticantes”. Lá, os não-praticantes são em maioria os protestantes, já que eles são a grande maioria da população. Como a grande parte dos protestantes no Brasil, os católicos dos Estados Unidos são ativos em sua Igreja.



Alguém me disse que a tendência é aumentar. Que talvez daqui a vinte anos, metade dos Americanos sejam católicos. Eu espero firmemente que isso seja verdade. Por que, cá entre nós, eles parecem bem mais espertos que os brasileiros, que sempre tiveram Cristo na sua esquina, mas não ligam  para isso. A Diocese de Orange County é a 10º maior do país. A Catedral atual não tem capacidade para abrigar os fiéis, já chegaram a ter que distribuir entradas para entrar (como no Vaticano).

Aqui está um vídeo da Catholic News Agency de uma ordenação na Diocese, onde foi apresentado o novo nome da Catedral e foi nomeado o seu vigário episcopal, o Pe. Christopher H. Smith:

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Fonte: Dominum Vobiscum