domingo, 1 de maio de 2016

A atividade humana no mundo


Por seu trabalho e inteligência, o homem procurou sempre mais desenvolver a sua vida. Hoje em dia, porém, ajudado antes de tudo pela ciência e pela técnica, ele estendeu continuamente o seu domínio sobre quase toda a natureza; e, principalmente, graças aos meios de intercâmbio de toda espécie entre as nações, a família humana pouco a pouco se reconhece e se constitui como uma só comunidade no mundo inteiro. Por isso, muitos bens que o homem esperava antigamente obter sobretudo de forças superiores, hoje os consegue por seus próprios meios.

Diante deste esforço imenso, que já penetra a humanidade inteira, surgem muitas perguntas entre os homens. Qual é o sentido e o valor desta atividade? Como todas estas coisas devem ser usadas? Qual a finalidade desses esforços, sejam eles individuais ou coletivos?

A Igreja, guardiã do depósito da palavra de Deus, que é a fonte dos seus princípios de ordem religiosa e moral, embora ainda não tenha uma resposta imediata para todos os problemas, deseja no entanto unir a luz da revelação à competência de todos, para iluminar o caminho no qual a humanidade entrou recentemente.

Para os fiéis é pacífico que a atividade humana individual e coletiva, aquele imenso esforço com que os homens, no decorrer dos séculos, tentaram melhorar as suas condições de vida, considerado em si mesmo, corresponde ao plano de Deus.

Com efeito, o homem, criado à imagem de Deus, recebeu a missão de dominar a terra com tudo o que ela contém e de governar o mundo na justiça e na santidade, isto é, reconhecendo a Deus como Criador de todas as coisas, orientando para ele o seu ser e todo o universo; assim, com todas as coisas submetidas ao homem, o nome de Deus seja
glorificado na terra inteira.

Isto diz respeito também aos trabalhos cotidianos. Pois os homens e as mulheres que, ao procurar o sustento para si e suas famílias, exercem suas atividades de maneira a bem servir à sociedade, têm razão para ver no seu trabalho um prolongamento da obra do Criador, um serviço a seus irmãos e uma contribuição pessoal para a realização do plano de Deus na história.

Portanto, bem longe de pensar que as obras produzidas pelo talento e esforço dos homens se opõem ao poder de Deus, ou considerar a criatura racional como rival do Criador, os cristãos, pelo contrário, estão convencidos de que as vitórias do gênero humano são um sinal da grandeza de Deus e fruto de seus inefáveis desígnios. Quanto mais, porém, cresce o poder dos homens, tanto mais aumenta a sua responsabilidade, seja pessoal seja comunitária.

Donde se vê que a mensagem cristã não afasta os homens da tarefa de construir o mundo nem os leva a negligenciar o bem de seus semelhantes; mas, antes, os impele a sentir esta obrigação como um verdadeiro dever.


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Da Constituição pastoral Gaudium et spes sobre a Igreja no mundo contemporâneo, do Concílio Vaticano II (N.33-34)        (Séc.XX)

Mãe é uma só!


“Mãe é uma só que a gente tem no mundo”. Frase batida, não? Mas, ainda assim, profunda. Ela pertence a uma conhecida canção, capaz de tirar lágrimas sinceras das mães homenageadas. Também, pudera, geralmente elas desfrutam de paparicos e sinais de gratidão somente neste dia.

Conta-se que uma garotinha de 5 anos acordou cedo  e encontrou o pai fazendo o café da manhã. Então, logo perguntou: “Por que o senhor está fazendo café?”. “Porque hoje é o dia das mães” – respondeu o homem, todo carinhoso. Ele só não esperava a reação de surpresada menina: “Ah, então todos os outros dias são dias dos pais?”.

Maio, mês das mães, é propício para demonstrarmos mais carinho às nossas mães. Sabemos, porém, que dias especiais não redimem uma convivência difícil. É preciso que saibamos dar mais atenção e carinho a elas no dia-a-dia. Tudo isso unido à paciência, pois não vou ser ingênuo em dizer que todas as mães são o “máximo da perfeição”. Mas, afinal, quem nunca discutiu ou respondeu para sua mãe? Às vezes escapa, não é?

Conta um padre que um dia, visitando uma casa, presenciou um leve bate-boca entre uma mãe e sua filha de 25 anos. A mãe reclamava dos gastos da filha, do namoro com o qual não concordava, da roupa que usava, do som que escutava, etc... Já a filha reclamava que nada estava bom para a mãe, que ela só implicava, não lhe dava liberdade, e que a vida era dela (qualquer semelhança com alguém jovem não passa de mera coincidência). Em um dado momento, a mãe solta a frase fatídica (quase uma chantagem emocional): “Cuidado, filha, mãe é uma só, viu!”. E a resposta da filha veio direta e espontânea: “Graças a Deus! Imagine se fosse duas! Ninguém merece.” Confessa o padre que começou a rir da situação. Elas também riram e pararam a discussão boba. Depois ele ficou pensando se não seria mais fácil a mãe dizer: “Filha, eu a amo muito, estou preocupada com a sua vida”. Então daria alguns conselhos de mãe, a abraçaria  e falaria da necessidade de ter a filha por perto (às vezes essa é a parte em que o orgulho entra na conversa e não deixa o coração falar). Não teria sido mais fácil a filha responder: “Mãe, eu também amo você, quero ouvi-la e preciso ser ouvida e respeitada em algumas decisões”. E, com calma, admitisse que exagerava nos gastos, andava preocupada com o namoro, etc? Vale citar a carta aos Colossenses 3,20-21: “Filhos, obedecei em tudo aos vossos pais, pois isto agrada ao Senhor. Pais, não irriteis vossos filhos, para que eles não desanimem”. 

São José Operário


A Igreja, providencialmente, nesta data civil marcada, muitas vezes, por conflitos e revoltas sociais, cristianizou esta festa, isso na presença de mais de 200 mil pessoas na Praça de São Pedro, as quais gritavam alegremente: “Viva Cristo trabalhador, vivam os trabalhadores, viva o Papa!” O Papa, em 1955, deu aos trabalhadores um protetor e modelo: São José, o operário de Nazaré.

O santíssimo São José, protetor da Igreja Universal, assumiu este compromisso de não deixar que nenhum trabalhador de fé – do campo, indústria, autônomo ou não, mulher ou homem – esqueça-se de que ao seu lado estão Jesus e Maria. A Igreja, nesta festa do trabalho, autorizada pelo Papa Pio XII, deu um lindo parecer sobre todo esforço humano que gera, dá a luz e faz crescer obras produzidas pelo homem: “Queremos reafirmar, em forma solene, a dignidade do trabalho a fim de que inspire na vida social as leis da equitativa repartição de direitos e deveres.”

São José, que na Bíblia é reconhecido como um homem justo, é quem revela com sua vida que o Deus que trabalha sem cessar na santificação de Suas obras, é o mais desejoso de trabalhos santificados: “Seja qual for o vosso trabalho, fazei-o de boa vontade, como para o Senhor, e não para os homens, cientes de que recebereis do Senhor a herança como recompensa… O Senhor é Cristo” (Col 3,23-24).

São José Operário, rogai por nós!


São José, você, com o seu humilde trabalho de carpinteiro, sustentou a vida de Jesus e de Maria. Você conhece os sofrimentos dos trabalhadores, porque passou isso ao lado de Jesus e de Maria. Não permita que os operários, oprimidos, se esqueçam que foram criados por Deus. Recorda a todos eles que nunca estão sós para trabalhar, mas que junto a eles estão Jesus e Maria para lhes enxugar o suor, proteger e diminuir seus problemas. Amém.

sábado, 30 de abril de 2016

Quem me ama guarda a minha palavra



 
No Evangelho do domingo passado, João falava do novo céu e da nova terra como morada de Deus. No de hoje - Jo 14, 23-29 – prossegue narrando que Jesus disse a seus discípulos: “Se alguém me ama, guarda a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós (Eu e o Pai) viremos e faremos nele a nossa morada”. De novo aparece a palavra “morada”, agora aplicada aos homens. As coisas, terra e céu, e as pessoas se tornam morada de Deus quando elas acolhem o amor e vivem segundo o novo mandamento do amor. Onde existe o amor divino e fraterno tudo se torna novo, tudo vira morada de Deus.  Jesus continua dizendo que o Pai, a seu pedido, enviará e deixará na pessoa que o ama o Espírito Santo, que recordará tudo o que Ele tem dito. Guardar as palavras de Jesus no coração é demonstrar amor a Ele e criar no seu interior as condições para receber a paz que o mundo não é capaz de dar. Por isso, Jesus afirma aos discípulos: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; embora não a dê como o faz o mundo”. A paz que Jesus dá vem do seu amor e produz uma alegria verdadeira, conforme suas palavras: “Não se perturbe nem se intimide o vosso coração... Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai”. Três palavras se repetem sinalizando serem muito importantes, uma que já foi dita acima; são: morada, novo e amor. Dentre estas, a mais importante é o amor. O amor faz tudo ser novo, o mundo com todas as coisas, o homem todo e todos os homens, as estruturas sociais, a Igreja, a história, a vida, e, por conseguinte, transforma todas as coisas e todas as pessoas na morada de Deus. A proposta evangélica do mandamento novo é uma proposta de vida nova que se tece no amor. A vida nova em Cristo que recebemos desde o nosso batismo consiste em amar como Jesus amou. Deste modo, com estes destaques, estou focalizando a mensagem evangélica da Missa de hoje. 

Preciso continuar uma reflexão que venho fazendo a conta-gotas. Tenho dito que nós cristãos precisamos defender as nossas verdades da fé cristã, não por serem nossas, nem novas nem velhas, mas por serem verdades, que estão sendo esquecidas ou que pouco ou nada contam na vida de hoje. Acompanho aqueles que dizem que precisamos voltar ao Catecismo. Com isso é preciso, sim, combater o pensamento da pós-modernidade, tido como politicamente correto pela sociedade burguesa, consumista, hedonista, o qual se baseia na ideia de que não há mais verdades que devem ser aceitas nem por todos nem por inteiro, senão por aqueles que livremente a elas aderirem no todo ou na parte que melhor lhes aprouver, e que tudo parece ser provisório, descartável, líquido. Então, dever-se-á admitir a liberdade individual para cada pessoa redigir o seu código pessoal de verdades, crenças, valores, princípios, aceitando como exceção obedecer a algumas regras mínimas de conduta social que garantam uma conveniente convivência interpessoal pacífica, a fim de que cada um possa tirar o melhor proveito da vida, levar a maior vantagem possível na vida, alcançar no mais alto grau a satisfação dos seus interesses para o bem de sua vida e da dos seus. Essa filosofia moderna na aparência, mas velha na ambição, tem diversos nomes: relativismo, individualismo, materialismo, secularismo, liberalismo, e outros ismos. No fundo, é puro egoísmo, idolatria contra o primeiro mandamento, está na base do pecado original. Pessoas que pensam assim fazem parte dos estratos mais instruídos da sociedade. Mesmo os que não sejam muito instruídos, atraídos que são pela miragem das promessas, se deixam levar por eles e todos juntos se organizam em diferentes frentes de atuação nos setores estratégicos de influência da sociedade. Apresentam-se como progressistas, modernos, protagonistas de ideias e comportamentos avançados, os inspirados construtores de um mundo finalmente emancipado e livre, de uma sociedade nova pós-cristã e de uma vida autônoma e feliz.   

O aleluia pascal




Toda a nossa vida presente deve transcorrer no louvor de Deus, porque louvar a Deus será também a alegria eterna de nossa vida futura. Ora, ninguém pode tornar-se apto para a vida futura se, desde já, não se prepara para ela. Agora louvamos a Deus, mas também rogamos a Deus. Nosso louvor está cheio de alegrias, e nossa oração, de gemidos. Foi-nos prometido algo que ainda não possuímos; porém, por ser feliz quem o prometeu, alegramo-nos na esperança; mas, como ainda não estamos na posse da promessa, gememos de ansiedade. É bom perseverarmos no desejo, até que a promessa se realize; então acabará o gemido e permanecerá somente o louvor.

Assim podemos considerar duas fases da nossa existência: a primeira, que acontece agora em meio às tentações e dificuldades da vida presente; e a segunda, que virá depois na segurança e alegria eterna. Por isso, foram instituídas para nós duas celebrações: a do tempo antes da Páscoa e a do tempo depois da Páscoa.

O tempo antes da Páscoa representa as tribulações que passamos nesta vida. O que celebramos agora, depois da Páscoa, significa a felicidade que alcançamos na vida futura. Portanto, antes da Páscoa celebramos o que estamos vivendo; depois da Páscoa celebramos e significamos o que ainda não possuímos. Eis porque passamos o primeiro tempo em jejuns e orações; no segundo, porém, que estamos celebrando, deixando os jejuns, nos dedicamos ao louvor de Deus. É este o significado do Aleluia que cantamos.

Em Cristo, nossa cabeça, ambos os tempos foram figurados e manifestados. A paixão do Senhor mostra-nos as dificuldades da vida presente, em que é preciso trabalhar, sofrer e por fim morrer. A ressurreição e glorificação do Senhor nos revelam a vida que um dia nos será dada.

Agora, pois, irmãos, vos exortamos a louvar a Deus. É isto o que todos nós exprimimos mutuamente quando cantamos: Aleluia. Louvai o Senhor, dizemos nós uns aos outros. E assim todos põem em prática aquilo que se exortam mutuamente. Mas louvai-o com todas as vossas forças, isto é, louvai a Deus não só com a língua e a voz, mas também com a vossa consciência, vossa vida, vossas ações.

Na verdade, louvamos a Deus agora que nos encontramos reunidos na igreja. Mas logo ao voltarmos para casa, parece que deixamos de louvar a Deus. Não deixes de viver santamente e louvarás sempre a Deus. Deixas de louvá-lo quando te afastas da justiça e do que lhe agrada. Mas, se nunca te desviares do bom caminho, ainda que tua língua se cale, tua vida clamará; e o ouvido de Deus estará perto do teu coração. Porque assim como nossos ouvidos escutam nossas palavras, assim os ouvidos de Deus escutam nossos pensamentos.



Dos Comentários sobre os salmos, de Santo Agostinho, bispo
(Ps 148,1-2:CCL 40,2165-2166)        (Séc.V)

A Porta Santa


No dia 08 de dezembro de 2015 o Papa Francisco inaugurou para toda a Igreja o Ano Santo Jubilar Extraordinário da Misericórdia. Uma oportunidade que o Santo Padre está oferecendo a todos os fieis católicos e aos homens e mulheres de boa vontade de todo o mundo para ajudar as pessoas a viver um tempo real e concreto de paz e de reconciliação.

Muitas, talvez, já se perguntaram sobre como viver bem o Jubileu da Misericórdia, até porque nunca se viveu um Jubileu tão próximo das nossas realidades locais como esse. Na verdade, há inúmeras iniciativas em nível pessoal e comunitário que podem ser realizadas nesse tempo de graça e de conversão. Aqui falaremos de modo especial sobre um exercício espiritual bem particular desse Ano Santo, a Porta Santa.

Peregrinação

Uma prática espiritual dos Jubileus é o da peregrinação. Peregrinar significa fazer caminhada, romaria. Claro que nossa peregrinação definitiva é rumo ao Céu, mas para sinalizar essa caminhada rumo ao Céu, realizamos aqui na terra pequenas peregrinações, pequenas romarias. Assim fala o Papa Francisco: “A peregrinação é um sinal peculiar no Ano Santo, enquanto ícone do caminho que cada pessoa realiza na sua existência. A vida é uma peregrinação e o ser humano é viator, um peregrino que percorre uma estrada até à meta anelada” (MV, n.14).

Nos Jubileus sempre são indicados alguns locais para a realização das peregrinações, sejam as Basílicas Romanas sejam Santuários, enfim. Neste Ano da Misericórdia um ponto central de peregrinação é a Porta Santa!

O Papa Francisco, para que o maior número de pessoas tivesse oportunidade de fazer sua peregrinação à Porta Santa, instituiu na bula “Misericordiae Vultus”, n.03, que os Bispos Diocesanos abrissem uma Porta Santa em cada Catedral e em Santuários ou Igrejas especiais nas suas Dioceses:

“No domingo seguinte, o Terceiro Domingo de Advento, abrir-se-á a Porta Santa na Catedral de Roma, a Basílica de São João de Latrão. E em seguida será aberta a Porta Santa nas outras Basílicas Papais. Estabeleço que no mesmo domingo, em cada Igreja particular – na Catedral, que é a Igreja-Mãe para todos os fiéis, ou na Concatedral ou então numa Igreja de significado especial – se abra igualmente, durante todo o Ano Santo, uma Porta da Misericórdia. Por opção do Ordinário, a mesma poderá ser aberta também nos Santuários, meta de muitos peregrinos que frequentemente, nestes lugares sagrados, se sentem tocados no coração pela graça e encontram o caminho da conversão. Assim, cada Igreja particular estará diretamente envolvida na vivência deste Ano Santo como um momento extraordinário de graça e renovação espiritual. Portanto o Jubileu será celebrado, quer em Roma quer nas Igrejas particulares, como sinal visível da comunhão da Igreja inteira”.

Assim, segundo a intenção do Papa Francisco, os fiéis podem peregrinar rumo à Porta Santa da Misericórdia, para lucrar indulgências do Ano Santo e fazer um caminho de reconciliação. 

São Pio V


Antonio Miguel nasceu em 1504 na província de Alexandria e, aos quatorze anos ingressou na congregação dos dominicanos. Depois que se ordenou sacerdote, sua carreira atravessou todas as etapas de maneira surpreendente. Foi professor, prior de convento, superior provincial, cardeal, inquisidor, bispo e finalmente, Papa, tomando o nome de Pio Quinto. Foi um grande reformador da Igreja.

Assim que assumiu foi procurado em Roma, por dezenas de parentes. Não deu "emprego" a nenhum, afirmando ainda que um parente do Papa, se não estiver na miséria, "já está bastante rico". Implantou ainda outras mudanças no campo pastoral: a obrigação de residência para os bispos, a clausura dos religiosos, o celibato e a santidade de vida dos sacerdotes, as visitas pastorais dos bispos, o incremento das missões e a censura das publicações para publicações religiosas. O Papa Pio Quinto é venerado por ter unido a Europa, acabando com as guerras internas. Chegou a excomungar a rainha da Inglaterra, Elisabete Primeira. Papa Pio Quinto morreu no dia primeiro de maio de 1572.



Deus eterno e todo-poderoso, quiseste que São Pio V governasse todo o vosso povo, servindo-o pela palavra e pelo exemplo. Guardai, por suas preces, os pastores de vossa Igreja e as ovelhas a eles confiadas, guiando-os no caminho da salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

sexta-feira, 29 de abril de 2016

#WeAreN2016: Cúpula sobre cristãos perseguidos propõe medidas para salvá-los


Carl Anderson, CEO dos Cavaleiros de Colombo, apresentou na manhã de ontem na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) uma série de importantes medidas que o organismo mundial deve iniciar para salvar os cristãos perseguidos da extinção em todo mundo, especialmente no Oriente Médio.

Anderson, Cavaleiro Supremo dos Cavaleiros de Colombo, falou durante a primeiro dia do Congresso Internacional de Liberdade Religiosa organizado por Mais Livres e CitizenGo no auditório de ECOSOC na sede das Nações Unidas em Nova Iorque, que acontece entre os dias 28 e 30 de abril.

Na primeira exposição participaram o Arcebispo Bernardito Auza, Observador Permanente da Santa Sé ante a ONU; o Embaixador Ufuk Gokcen, Observador Permanente da Organização de Cooperação Islâmica ante a ONU; Lars Adaktusson, membro do Parlamento Europeu pela Suécia e promotor da resolução do Parlamento Europeu sobre os assassinatos maciços e sistemáticos das minorias religiosas pelo Estado Islâmico (ISIS); e o Dr. Thomas F. Farr, Diretor do “Religious Freedom Project” da Universidade de Georgetown.

Anderson expos o tema: “As minorias religiosas têm o dever indisputável de viver em sua pátria: Seu desaparecimento seria uma perda para nós”.

O líder dos Cavaleiros de Colombo, instituição que investiu mais de 10 milhões de dólares desde 2014 para ajudar os cristãos perseguidos no Iraque e na Síria, apresentou quatro medidas concretas que a ONU pode colocar em prática ante o genocídio dos cristãos cometido pelo Estado Islâmico, reconhecido como tal pelo governo americano no último mês de março.

Este reconhecimento foi possível graças a uma intensa campanha iniciada pelos Cavaleiros de Colombo nos Estados Unidos e a nível internacional.

1. O Conselho de Segurança da ONU deve colocar à disposição da Corte Penal Internacional os principais acusados de genocídio: “embora já exista evidência substancial do genocídio, as ações devem ser ampliadas para gerar documentação adicional antes de que se perca a evidência física”, disse Anderson.

2. O Alto Comissionado da ONU para os Refugiados deve realizar as previsões necessárias para localizar e ajudar as comunidades como os yazidis e os cristãos que são o alvo do genocídio: “muitos refugiados temem ir aos campos de refugiados da ONU”.

Como consequência, explicou Anderson, “muitos sobreviventes são ignorados e aqueles que desejam adquirir o status legal de imigrantes têm muitas dificuldades ou se torna impossível fazê-lo. Melhoraram certos aspectos, mas faz falta muito mais”.

3. Junto com os governos envolvidos na assistência ou nas negociações desta região, a ONU deve defender as minorias religiosas deste local a fim de que tenham direitos plenos e iguais.

“O primeiro passo necessário para prevenir o genocídio – disse Anderson – é superar a desigualdade social e legal que existe na região”. “O ódio religioso, a discriminação e a cidadania de segunda classe normalmente constituem uma forma de vida na região: uma forma de vida que antecede o genocídio”, precisou.

4. Temos que nos preparar para as consequências da liberação da área controlada pelo ISIS: “Poderíamos ver outra crise humanitária de civis fugindo do conflito. Adicionalmente, quando estas áreas forem liberadas, as vítimas que fugiram ou que foram obrigadas a fugir, têm todo o direito da ajuda internacional sobre suas propriedades ou as compensações por elas”, indicou Anderson.

Caso estas pessoas queiram voltar, continuou, devem receber colaboração legal e real, enquanto que os refugiados que decidam continuar nesse status, também devem receber ajuda para permanecer assim.

Carl Anderson explicou também que esta crise humanitária causou a morte de centenas de milhares de pessoas da Síria e do Iraque e o deslocamento e aniquilação de comunidades inteiras.

“Esta crise implora que as pessoas de boa vontade se unam em solidariedade e sejam conscientes da necessidade de construir um esforço mundial para salvar as comunidades minoritárias, nativas e históricas da região, sem considerar sua raça, etnia ou religião”, ressaltou.

Nesse sentido, Carl Anderson explicou que o número de cristãos no Iraque passou de 1,5 milhões a 200 mil nos últimos anos, enquanto na Síria esta minoria passou de 1,5 milhões aproximadamente a 500 mil.

“Temos uma oportunidade única para mudar as coisas. O mundo nunca prestou tanta atenção ao sofrimento destas minorias. Nunca haviam escutado tanto seu clamor nos governos do mundo, nos países de maioria muçulmana e entre as pessoas de boa vontade”.

A ONU, concluiu Anderson, pode ter um papel essencial nesta missão de preservar o pluralismo “protegendo as vítimas e os refugiados, assegurando que sobrevivam as comunidades antigas e religiosas nesta região, castigando os culpados (do genocídio) e ajudando ao estabelecimento do que se lembre internacionalmente seguindo os padrões de justiça, igualdade, a lei e a liberdade religiosa”.