Há algumas
objeções levantadas pelos protestantes contra Nossa Senhora que causam
indignação aos católicos. Estes, entretanto, inúmeras vezes, por falta de boa
formação não sabem como responder ficando numa situação embaraçosa. Assim peço
ao Sr. uma palavra de esclarecimento sobre alguns pontos relativos ao culto à
boa Mãe de Deus. Os protestantes dizem que Nossa Senhora era uma mulher como
outra qualquer, a Bíblia trata muito pouco d’Ela e só no Novo Testamento, e
portanto não há motivo para ser venerada. Dizem também que não entendem porque
a Igreja Católica faz tantas festas para Nossa Senhora e não as faz para Jesus
Cristo. Por outro lado, como se explica que existam tantas Nossas Senhoras:
Aparecida, Fátima, das Dores etc??
Com muito gosto passo a responder às objeções
levantadas. Basta abrir o Livro Sagrado, quando, no Gênesis, capítulo 3, é
narrada a queda de nossos primeiros pais tentados pelo demônio sob aparência de
serpente, para vermos um anúncio profético a respeito do Salvador e de sua
Santa Mãe.
Depois de amaldiçoar a serpente (o demônio), Deus
diz "Porei inimizades entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a
descendência dela. Ela te esmagará a cabeça e tu armarás traições ao seu
calcanhar" (3,15).
Esta mulher, inimiga da serpente, que por ser Mãe
de tal Filho esmagará a cabeça do demônio, é Maria Santíssima.
Pode-se ver também referências proféticas à Virgem,
em Isaías (7,14), "uma Virgem conceberá", em Miquéias (5, 2-3),
Jeremias (31,22), etc.
No Novo Testamento, também se fala da Mãe de Deus.
Quem ainda não leu nos Evangelhos a cena da Anunciação do Anjo a Maria; a
visita dEla à sua prima Santa Isabel, quando Nossa Senhora compôs e entoou o
cântico do Magnificat? Nesse belíssimo cântico, que está logo no início do
Evangelho de São Lucas, Ela diz claramente que, dali por diante, "todas as
gerações me chamarão bem-aventurada, porque grandes coisas fez em mim Aquele
que é poderoso"(1, 48,49)
É o que a Igreja faz: chama Maria de
Bem-aventurada. E os protestantes, o que fazem? Chamam-na de "uma mulher
como outra qualquer".
Pode-se ler ainda nos Evangelhos, a descrição da
viagem d’Ela e de São José a Belém, a procura de hospedagem, o alojamento na
gruta, o nascimento do Menino Jesus, a fuga da Sagrada Família para o Egito e a
volta para Nazaré, o encontro de Jesus entre os doutores, as bodas de Caná,
etc.
Isso é falar pouco de Nossa Senhora? Exclamemos com
os Santos e com a Igreja "De Maria nunquam satis"! Ou seja, as
glórias de Maria não têm limites!