CATECISMO
DA IGREJA CATÓLICA
A
CELEBRAÇÃO
DO
MISTÉRIO CRISTÃO
SEGUNDA
SECÇÃO
OS
SETE SACRAMENTOS DA IGREJA
ARTIGO 3
O SACRAMENTO
DA EUCARISTIA
1322. A sagrada Eucaristia completa a iniciação
cristã. Aqueles que foram elevados à dignidade do sacerdócio real pelo Baptismo
e configurados mais profundamente com Cristo pela Confirmação, esses, por meio
da Eucaristia, participam, com toda a comunidade, no próprio sacrifício do
Senhor.
1323. «O nosso Salvador instituiu na última ceia,
na noite em que foi entregue, o sacrifício eucarístico do seu corpo e sangue,
para perpetuar pelo decorrer dos séculos, até voltar, o sacrifício da cruz,
confiando à Igreja, sua esposa amada, o memorial da sua morte e ressurreição:
sacramento de piedade, sinal de unidade, vínculo de caridade, banquete pascal
em que se recebe Cristo, a alma se enche de graça e nos é dado o penhor da
glória futura» (145).
I. A
Eucaristia – fonte e cume da vida eclesial
1324. A Eucaristia é «fonte e cume de toda a vida
cristã» (146). «Os restantes sacramentos, assim como todos os ministérios
eclesiásticos e obras de apostolado, estão vinculados com a sagrada Eucaristia
e a ela se ordenam. Com efeito, na santíssima Eucaristia está contido todo o
tesouro espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo, nossa Páscoa» (147).
1325. «A comunhão de vida com Deus e a unidade do
povo de Deus, pelas quais a Igreja é o que é, são significados e realizados
pela Eucaristia. Nela se encontra o cume, ao mesmo tempo, da acção pela qual
Deus, em Cristo, santifica o mundo, e do culto que no Espírito Santo os homens
prestam a Cristo e, por Ele, ao Pai» (148).
1326. Enfim, pela celebração eucarística, unimo-nos
desde já à Liturgia do céu e antecipamos a vida eterna, quando «Deus for tudo
em todos» (1 Cor 15, 18 ).
1327. Em síntese, a Eucaristia é o resumo e a
súmula da nossa fé: «A nossa maneira de pensar está de acordo com a Eucaristia:
e, por sua vez, a Eucaristia confirma a nossa maneira de pensar» (149).
II. Como se
chama este sacramento?
1328. A riqueza inesgotável deste sacramento
exprime-se nos diferentes nomes que lhe são dados. Cada um destes nomes evoca
alguns dos seus aspectos. Chama-se:
Eucaristia, porque é acção de graças a Deus. As
palavras« eucharistein» (Lc 22, 19; 1 Cor 11, 24) e «eulogein» (Mt 26, 26; Mc
14, 22) lembram as bênçãos judaicas que proclamam – sobretudo durante a
refeição – as obras de Deus: a criação, a redenção e a santificação.
1329. Ceia do Senhor (150), porque se trata da ceia
que o Senhor comeu com os discípulos na véspera da sua paixão e da antecipação
do banquete nupcial do Cordeiro (151) na Jerusalém celeste.
Fracção do Pão, porque este rito, próprio da
refeição dos judeus, foi utilizado por Jesus quando abençoava e distribuía o
pão como chefe de família (152), sobretudo aquando da última ceia (153) . É por
este gesto que os discípulos O reconhecerão depois da sua ressurreição (154) e
é com esta expressão que os primeiros cristãos designarão as suas assembleias
eucarísticas (155). Querem com isso significar que todos os que comem do único
pão partido, Cristo, entram em comunhão com Ele e formam um só corpo n'Ele
(156).
Assembleia eucarística («sýnaxis»), porque a
Eucaristia é celebrada em assembleia de fiéis, expressão visível da Igreja
(157).