quarta-feira, 5 de abril de 2017

Cientistas: "Há perigo “muito real” de que o Santo Sepulcro de Cristo desabe".


Uma equipe de cientistas que realizou recentemente uma grande restauração da tumba de Jesus, em Jerusalém (Israel), advertiu que o Santo Sepulcro enfrenta um “risco muito real” de desabamento.

Em uma entrevista exclusiva com National Geographic, Antonia Moropoulou, supervisora científica e diretora da Universidade Técnica Nacional de Atenas (NTUA, na sigla em inglês), advertiu que se não fortalecerem os alicerces do Santo Sepulcro, poderá enfrentar uma falha estrutural significativa.

“Quando falhar, a falha não será um processo lento, mas catastrófico”, disse.

Uma equipe de cientistas da NTUA concluiu recentemente um processo de restauração de um ano no local onde Jesus supostamente foi enterrado em Jerusalém. National Geographic transmitiu amplamente o processo de restauração.

Durante o processo de restauração, a equipe de cientistas determinou que a edícula (“pequena casa”, em latim), um pequeno santuário dentro da Igreja do Santo Sepulcro que está em torno da tumba de Jesus, repouse sobre bases instáveis de túneis, canais e escombros.

De acordo com os Evangelhos, o corpo de Cristo foi colocado em uma tumba nova, esculpida na pedra, onde ninguém havia sido enterrado. O Evangelho de Marcos especifica que as mulheres que foram ver a tumba para ungir o corpo de Cristo descobriram que havia ressuscitado.

A veneração do local onde Cristo foi enterrado é da época de Santa Helena, no século IV, que descobriu e identificou a tumba. O filho de Santa Helena, o Imperador Constantino, construiu a Igreja do Santo Sepulcro em 326.

A laje na qual o corpo de Cristo foi colocado é o ponto central de veneração e foi colocada dentro de uma estrutura de mármore de aproximadamente um metro e meio, conhecida como edícula, desde aproximadamente 1555.

Parte do motivo para que os alicerces sejam instáveis é porque o local foi construído sobre as ruínas de uma pedreira de calcário, que alguma vez que foi usada para construir tumbas de judeus de classe alta.

A integridade estrutural do local é uma preocupação há cerca de cem anos, de acordo com o National Geographic, mas o progresso foi truncado pelas disputas entre os três principais grupos cristãos responsáveis pelo local, assim como pela falta de financiamento. 

Adolescente confessa plano para assassinar o Papa Francisco durante viagem apostólica


Um jovem admitiu que estava envolvido em um complô para assassinar o Papa Francisco em uma das suas viagens apostólicas, segundo informações do Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

Na segunda-feira, 3 de abril, o jovem de 17 anos identificado como Santos Colon Jr. se declarou culpado por ter tentado proporcionar “apoio material a terroristas”.

Segundo indicam vários documentos, foi possível estabelecer que Colon, um cidadão dos Estados Unidos, admitiu que desde o dia 30 de junho de 2015 até 30 de agosto do mesmo ano, elaborou um plano para “realizar um ataque durante a visita papal à Filadélfia, Pensilvânia, em setembro de 2015”.

O Departamento de Justiça indica que “o complô envolvia um franco-atirador para atirar no Papa durante a Missa papal e colocar vários explosivos nas áreas próximas ao local”.

Para realizar o seu plano, “Colon se comunicou com alguém que achava que era um franco-atirador, mas na verdade era um empregado disfarçado do FBI”, indica o texto. Além disso, ordenou a compra de “materiais para criar explosivos”. 

Papa: "A esperança é uma Pessoa, Jesus Cristo".


PAPA FRANCISCO
AUDIÊNCIA GERAL
Quarta-feira, 5 de abril de 2017


A Primeira Carta de São Pedro nos exorta «a dar razão da nossa esperança a todo aquele que a pedir». Isso significa, em primeiro lugar, perceber a luz e alegria que brotam do Mistério Pascal: Jesus verdadeiramente ressuscitou, está vivo e, pelo batismo, habita em cada um de nós e continuamente nos renova. Por isso, a nossa esperança não é um conceito nem um sentimento, mas uma Pessoa, o Senhor Jesus, vivo e presente em nós e nos nossos irmãos. Portanto, dar razão da esperança não se faz a nível teórico, mas é um testemunho de vida que assenta na imitação de Cristo, chegando ao ponto de perdoar a quem nos faz mal. De fato, o Apóstolo Pedro afirma que é «melhor sofrer praticando o bem (...) do que praticando o mal». Isso é assim porque, unidos a Cristo que aceitou sofrer e ser pregado na cruz para a nossa salvação, nos tornamos semeadores da esperança na ressurreição, como instrumentos de consolação e paz, fazendo brilhar no mundo a luz da Páscoa.  

O que a Igreja liga na Terra, Jesus liga no céu


Em verdade vos digo: tudo o que ligardes sobre a terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes sobre a terra será também desligado no céu. (Mt 18,18)

Parece que há alguns católicos que não entenderam ainda as promessas que Jesus fez à Igreja que Ele instituiu sobre Pedro de os Apóstolos. Entre outras Ele lhes disse: “Quem vos ouve a Mim ouve; quem vos rejeita, a Mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita Aquele que me enviou”. (Lc 10,16).

Esta é a bela lógica que Deus escolheu para salvar a humanidade: o Pai enviou o Filho como salvador e Redentor; e o Filho enviou a Igreja. É preciso ter com clareza que a Igreja é o “prolongamento da presença de Cristo no meio da humanidade”. “A Igreja é o Corpo do Senhor, e o ostensório do Seu coração”, disse Maurice Zundel. Bossuet preferiu dizer que: “A Igreja é Jesus Cristo derramado e comunicado a toda a terra”.

Os grandes Santos Padres da Igreja, doutores da Igreja, como São Basílio Magno, São Gregório de Nissa, São Gregório de Nazianzo, Santo Agostinho, São Jerônimo, etc., tinham esta certeza: “Ubi Petrus, ibi Ecclesia; ubi Ecclesia ibi Christus” (Onde está Pedro, está a Igreja; onde está a Igreja está Jesus Cristo). Santo Inácio de Antioquia (†110), mártir no Coliseu de Roma, disse: “Onde está o Cristo Jesus está a Igreja Católica”. A Lumen Gentium do Concílio Vaticano II, disse que “Deus estabeleceu congregar na Santa Igreja os que creem em Cristo” (LG, 2).

Uma promessa que Jesus fez à Igreja, a Pedro (Mt 16,19) e aos Apóstolos unidos a Pedro (Mt 18,18), é que tudo o que eles ligarem na Terra, Ele ligaria no céu. E aí está a infalibilidade da Igreja: como no céu não pode ser ligado nada errado, então, o Espírito Santo assiste e guia a Igreja para não ligar nada de errado na Terra, pois isto terá de ser ligado no céu, por força de promessa de Jesus. 

Itália: Morre o grande missionário capuchinho frei Liberato Giudici


Se há um exemplo de sacerdote a imitar, eis o frei Liberato! Não só pelo seu carisma franciscano, mas por sua entrega incondicional, e seu imenso desejo de servir a Cristo no Brasil. Tão logo ordenado presbítero, escreveu ao seu superior pedindo a vinda ao Brasil. E foi ao Maranhão que o Senhor o enviou, primeiro em Alto Alegre, depois Presidente Dutra, Tuntum, Pedreiras, Paço do Lumiar e Porto Franco. Na capital, São Luís, frei Liberato desenvolveu atividades na Igreja do Carmo, no Anil, Olho D'Água e na Cohab (onde daremos destaque neste histórico). 


Frei Liberato foi por tantos anos na Província o grande construtor são inúmeras as construções que receberam seu esforço e dedicação, como a magnifica Igreja Matriz de Tuntum-MA, homem prático e apaixonado pela música, pela liturgia e dedicação aos pobres, seja nas Casas do Pão que administrou, como no Convento do Carmo, seja nas que construiu, como a da Cohab, em São Luís. Na cidade de Porto Franco, enviou muitos jovens para o seminário e tinha a maior alegria em preparar as ordenações presbiterais de vários sacerdotes daquela cidade.

De minha parte, sempre serei grato a Deus pela sua vida, por o ter conhecido e por ouvir seus conselhos. Muita coisa não está aqui registrada, muita ficou apenas na memória, mas o que há em comum em todas elas sobre a vida deste santo homem, é o seu zelo apostólico. Que o Senhor o acolha em sua glória e lhe recompense por sua entrega total ao projeto do amor de Deus.


Frei Liberato tem por nome de Batismo Alessandro, nasceu em 26 de agosto de 1933 na cidade de Vilmaggiore da diocese de Bergamo, na Itália. O nome de seus pais é Ernesto e Bendotti Alceste (“Alxeste”). Entrou no seminário dos capuchinhos no ano de 1944, fez o noviciado em Louveri em 1951. Religioso da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos recebeu o hábito no dia 14 de agosto de 1951, fez a profissão temporária no dia 15 de agosto de 1952 e a profissão perpétua no dia 15 de agosto de 1955, tudo na cidade de Lovere e no dia da Assunção de Nossa Senhora.

Foi ordenado sacerdote no dia 23 de maio de 1959, em Milão. No dia 5 de novembro deste mesmo ano veio fazer missão no Brasil. Chegou no dia 17 de novembro no Convento Nossa Senhora do Carmo – Centro.



No dia 20 de fevereiro de 1960 fez desobriga em Presidente Dutra, interior do Maranhão, talvez sua 1ª desobriga. (Desobriga é quando o sacerdote se dirige a uma comunidade bem distante que geralmente não tem assistência de padres com frequência e lá realiza batizados, primeira eucaristia, confissões e casamentos. Após a realização desta função, o sacerdote está “desobrigado”, já cumpriu sua tarefa). Em 18 de agosto de 1961, frei Liberato também fez desobriga em Tuntum – MA. Em 12 de março de 1971 foi superior e pároco em Alto Alegre – MA.

Em 30 de janeiro de 1974 foi colaborador no Anil e em 1º de maio de 1974 passou a dar assistência à Igreja da Cohab. Foi um dos primeiros frades a morar lá e um dos fundadores desta Igreja.

terça-feira, 4 de abril de 2017

Panamá, América Central e México receberão Cruz Peregrina e ícone da Virgem da JMJ


Uma delegação de 200 pessoas de várias dioceses do Panamá e de países da América Central e do México receberá a Cruz e o ícone da Virgem Maria Salus Populi Romani, advocação mariana padroeira da Jornada Mundial da Juventude.

Os objetos religiosos serão entregues pelos jovens poloneses no dia 9 de abril, na Missa de Domingo de Ramos que o Papa Francisco presidirá às 10h (horário local) na Praça de São Pedro.

A delegação é presidida pelo Arcebispo do Panamá, Dom José Domingo Ulloa; o Bispo de David, Cardeal José Luis Lacunza; o Bispo de Chitré, Dom Rafael Valdieso; e o Bispo auxiliar do Panamá, Dom Uriah Asley.

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida convocou as delegações para participar, entre os dias 5 e 9 de abril deste ano, do Encontro Internacional “De Cracóvia ao Panamá – o Sínodo em Caminho com os Jovens”, no qual será feita a avaliação da JMJ Cracóvia 2016. 

Músico católico Martín Valverde comunga e pede orações por seu filho


O músico católico Martín Valverde publicou em sua página no Facebook fotos de como recebeu a Eucaristia no hospital e pediu orações por seu filho mais novo Jorge Pablo, que passará por uma intervenção cirúrgica hoje.

Martín, sua esposa Lizzy e seu filho Jorge Pablo, que tem paralisia cerebral, sofreram um acidente de carro em Guadalajara (México), em 27 de março. Desde então, publicou em suas contas oficiais nas redes sociais seu processo de recuperação.

Em uma publicação realizada no dia 2 de abril em sua página no Facebook, Valverde assinalou: “Hoje recebemos Jesus em nosso leito de hospital”.

“Obrigado ao Pe. Jorge Ochoa SJ por sua amizade e generosidade”, expressou e pediu a seus seguidores que rezem “por Pablo (porque) amanhã realizam a intervenção cirúrgica”.


Nesse mesmo dia, no perfil pessoal do músico de origem costarriquenha, sua esposa explicou que “Pablito, ontem, começou com um quadro de pneumonia. Por si mesmo, é muito difícil tirar suas secreções. Em uma cama, sem muito movimento, com o ar condicionado e imunidade muito baixa, complicou, mas estamos em excelentes mãos médicas”.

Lizzy assinalou que confia que “em cerca de dois dias ele poderá superar esta prova para sair logo do tratamento”.

“Martín, graças a Deus, está muito, muito bem, já convidou todos, médicos e enfermeiras, para um show!”, disse e assinalo: “eu também estou muito bem, é questão de tempo para que as fraturas sejam curadas”.

“Estamos vivos! Prorrogaram-nos o visto, diz Martín”, escreveu a esposa do músico católico e agradeceu a todos “por suas orações, por seu carinho e apoio”. 

O que as Sagradas Escrituras ensinam sobre o Celibato?


Diferente do que muitos pensam, a bíblia menciona em diversas passagens a possibilidade do celibato. A ideia de vida consagrada não surgiu dentro do ambiente eclesial, ao contrário disso, o próprio Jesus Cristo manifestou sua vontade de possuir homens que dedicassem suas vidas inteiramente ao Reino de Deus.

A primeira referencia que encontramos, está no evangelho segundo Mateus:

“Eunucos por amor ao Reino de Deus”

Mt 19,10-12  “Os discípulos disseram-lhe: Se é assim a condição do homem em relação a mulher, não vale a pena casar-se. Eles acrescentou: Nem todos são capazes de compreender essas palavra, mas só aqueles a quem é concedido. Com efeito,  há eunucos que nasceram assim, do ventre materno. E há eunucos que foram feitos eunucos pelos homens. E há eunucos que se fizeram eunucos por causa do Reino dos Céus. Quem tiver capacidade para compreender, compreenda!”   

Alguns versos antes desses aqui expostos (Mt 19,1-9), mostra-nos Jesus em conversa com os Fariseus a respeito do “matrimônio”. Cristo ensina que o casamento é insolúvel e aquele que larga sua esposa para desposar outra mulher, comete adultério. Como conclusão dessa conversa, os apóstolos questionam o Senhor sobre tal prática e concluem que o ideal seria não se casar. Em reposta, Jesus usa de exemplo uma posição que na época antiga, em alguns casos, eram de homens que trabalhavam como servidores domésticos: o eunuco.

Eunuco é um homem que não possui os “testículos” por motivos congênitos (má formação no período de gestação) ou porque teve seu órgão removido por orquidectomia (remoção dos testículos), em outras palavras, são homens “celibatários” de forma involuntária. Jesus Cristo usa dessa ideia para dizer aos discípulos que alguns são eunucos não por escolha, mas por consequência ou obrigatoriedade, entretanto, o messias coloca uma nova classe: os eunucos que assim se tornaram por amor ao Reino de Deus. Esses novos eunucos, se ofertaram por amor ao Reino e optaram por não se casar. Os eunucos do reino não passaram por uma espécie de castração física, mas sim, optaram pela castidade por amor a Deus e aos irmãos. Cristo deixa isso claro ao dizer que o celibato é possível ao decidir-se por guardar os ímpetos carnais.

As próximas referencias que identificamos sobre o celibato, encontram-se no capítulo 7 (sete) da primeira carta aos coríntios. Em alguns versículos, conseguiremos visualizar que o pensamento paulino sobre a castidade é a principal formação da Igreja usada até os nossos dias.