Deus semelhante ao homem no Antigo Testamento
Quem lê o Antigo Testamento não pode deixar de observar quão
frequente e facilmente ao Senhor Deus são atribuídas feições humanas.
Assim o Criador é dito ter face (cf. Gen 4,16; Ex
33,11.14.15; Sl 9,31...); nariz e narinas, cujo sopro desencadeia os ventos
sobre a terra (cf. Ex 15,8; Sl 17,9.16); ouvidos (cf. Sl 9,37; 16,7; 85,1; 1 Sam
8,21); boca (cf. Jos 9,14; Dt 8,3; Sl 17,9; Is 1,20); lábios (cf. Jó 11,5; Is
30,27); língua (cf. Is 30,27); olhos (cf. Dt 11,12; 1 Sam 15,19; 26,24; 2 Sam
15,25; Sl 10,4; Am 9,4); pálpebras (cf. Sl 10,4); voz (cf. Gen 3,8.10; Ex 5,2;
1 Sam 15,19; Sl 17,14); braços (cf. Dt 5,15; Jó 40,4; Is 51,5.9; Jer 27,5);
mãos (cf. Ex 33,23; Sl 17,17; Is 65,2; Am 9,2); em particular, mão direita (cf.
Ex 15,6.12; Sl 17,36); dedos (cf. Sl 8,4; Ex 31,18; Dt 9,10); pés (cf. 1 Crôn
28,2; Sl 131,7), e pés que levantam nuvens de poeira (cf. Na 1,3; Sl 17,10);
costas (cf. Ex 33,23); asas e penas sob as quais protege os justos (cf. Sl
17,8; 56,2; 90,4); um belo manto, cujas orlas enchem o templo (cf. Is 6,1).
Está assentado em um trono régio (cf. Sl 46,5).
Além disto, na Sagrada Escritura, o Senhor clama (cf. Lev
1,1), ruge (cf. Am 1,2), compraz-se com suave perfume (cf. 1 Sam 26,19), ri
(cf. Sl 2,4), assovia (cf. Is 7,18), dorme (cf. Sl 43,24), desperta-se (cf. Sl
77,65), passeia no jardim do Éden (cf. Gen 3,8), fecha a porta da arca de Noé
(cf. Gen 7,16), é guerreiro valente (cf. Ex 15,3; Sl 23,8), cavalga sobre um
Querubim, voa, paira sobre as asas do vento (cf. Sl 17,11).
Também os afetos humanos marcam a figura do Senhor Deus
(antropopatismos):18 o desgosto (cf. Lev 20,23),
o ódio ou a abominação (cf. Dt 12,31), a aversão (cf. Sl 105,40), a inveja (cf.
Ex 20,5; 34,14), a vingança (cf. Ex 32,34; Dt 32,35.41; Is 1,24; 34,8), a cólera
(cf. Ex 15,7; 32,12; 2 Sam 24,1; Is 9,19), a complacência (cf. Jer 9,23), a alegria
(cf. Dt 28,63; Sl 103,31; Sof 3,17), o arrependimento (cf. Gen 6,6; 1 Sam
15,35; Jer 26,13).
Diante de tais expressões, impõe-se de novo a questão: que
sentido poderá ter tal modo de falar, muito surpreendente num livro que se diz
ter por autor principal o próprio Deus?