sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Adolescente cristã paquistanesa, sequestrada e forçada ao casamento, cai em lágrimas após juiz decidir mantê-la “casada” e “convertida” ao islã



Uma adolescente cristã paquistanesa começou a chorar depois de ouvir a decisão do juiz de que seu casamento forçado seria mantido e também a sua “conversão” ao islamismo.

Maira Shahbaz e sua família dizem que ela foi sequestrada à mão armada, em abril, por um homem muçulmano, Mohamad Nakash, e forçada a se casar com ele. Mais tarde, em julho, um imã local emitiu um decreto chamando o casamento de inválido, e Maira acabou sendo autorizada a viver em um abrigo para mulheres até que um processo judicial sobre seu sequestro e casamento fosse resolvido.

De acordo com o Breitbart, quando a família de Maira relatou seu sequestro, Nakash mostrou às autoridades uma “certidão de casamento” de seis meses antes do sequestro e declarou que a menina tinha 19 anos. Sua família apresentou uma certidão de nascimento provando que ela tem apenas 14 anos – ainda assim o juiz decidiu a favor de Nakash.

Se sua decisão não for anulada, a garota será legalmente obrigada a deixar o abrigo e retornar ao casamento escravizado. 

Destruição gigantesca no Líbano



A destruição gigantesca no Líbano é assustadora. Para mostrar sua solidariedade ao povo libanês, a ACN em colaboração com CNEWA/Missão Pontifícia e Caritas Líbano, irá doar alimentos para mais de 5.000 famílias de Gemmayze, em Beirute, e para Dbayeh, no Monte Líbano. Alguns dos parceiros locais, que vão cooperar na distribuição das embalagens alimentares, explicaram a situação que estão passando. Clique aqui para realizar a sua doação e ajudar os quem mais sofrem as consequências dessa explosão no Líbano.

“A explosão nos abalou”, disse a Irmã Rita Khoury, das Filhas da Caridade, uma das congregações apoiadas pelo projeto. Elas administram um posto de saúde para proteção materna e infantil desde 1959. Fica na cidade costeira de Achrafieh, Beirute, no subúrbio pobre de Karm el Zeitoun, onde as pessoas precisam de ajuda.

Irmã Rita e um grupo de funcionários e voluntários têm estado, desde a explosão, caminhando pelas ruas estreitas do bairro Karm el Zeitoun, densamente povoado, tentando avaliar as necessidades e ajudar as pessoas. “Afinal, as casas dos nossos funcionários e de todos os residentes da área foram danificadas. Os 5 centros da congregação, incluindo 2 escolas localizadas em Achrafieh, também foram gravemente danificados e, infelizmente, perdemos uma irmã na explosão ”.

Destruição gigantesca também nas proximidades da explosão no Líbano

Ashrafieh é um dos bairros mais antigos de Beirute, com milhares de estruturas antigas. A apenas 2 km do porto de Beirute, prédios e casas foram danificados com janelas e portas quebradas, móveis e equipamentos destruídos. Ao norte de Ashrafieh também estão duas áreas pobres que tiveram sua parcela de danos; Bourj Hammoud e Nabaa. Essas áreas são densamente povoadas por libaneses carentes, refugiados vulneráveis e trabalhadores migrantes marginalizados.

O parceiro de projeto da ACN, CNEWA / Missão Pontifícia, apoia dois postos de saúde relacionados à Igreja; Centro sócio médico Karagheusiano e Posto intercomunitário sócio médico que presta assistência médica e social a mais de 7.000 pessoas necessitadas. O centro Karagheusian também será beneficiado com a ajuda de emergência.

“A explosão aconteceu às 18 horas. Se tivesse acontecido 3 horas antes, nossos pacientes, eu e minha equipe já estaríamos mortos! Recebemos 250 pacientes pela manhã com uma equipe de 50 funcionários. Não posso imaginar como teria sido a situação. O centro está muito danificado. Meu escritório está totalmente destruído, perdemos 25 janelas, 15 portas, teto, vários laptops, uma copiadora etc… ” disse Serop Ohanian, o diretor do centro sócio médico Karagheusian. 

Regional Sul 1 da CNBB emite nota sobre estupro de menina e aborto no ES



Eu vim para que todos tenham vida.” (Jo 10,10)
 
A Comissão para a Defesa da Vida, do Regional Sul 1 da CNBB, vem expressar sua indignação com a sucessão de abusos e atentados contra a dignidade da pessoa humana, praticados nos reiterados estupros, haja vista os que aconteceram nos últimos 4 anos, descobertos depois da notícia da gravidez de uma criança de 10 anos, do Estado do Espírito Santo, vinda a público no dia 08 de agosto.
 
O estupro, como afirmou o Papa Francisco, “é a mão do mal que não poupa nem mesmo a inocência das crianças”. Um grito ecoou neste dia 16 de agosto: a vida importa em toda a sua totalidade, da concepção até o seu fim natural!
 
Essa menina de dez anos foi duplamente desrespeitada: sofreu a violência do estupro e a crueldade do aborto. Por isso, lamentamos profundamente a violação contra as duas vidas inocentes. 

Nota oficial da CNBB NE2 a todos os fiéis católicos e aos homens e mulheres de boa vontade



NOTA DOS BISPOS DO REGIONAL NORDESTE 2

“O maior destruidor da paz, hoje, é o crime cometido contra criança inocente 
que está para nascer. Uma criança é o mais belo presente 
que Deus dá a uma família, a um país e ao mundo inteiro”.
(Santa Tereza de Calcutá – Discurso no Prêmio Nobel da Paz)

A cada dia, no Brasil, acontecem seis abortos em meninas entre 10 e 14 anos que foram estupradas. Neste contexto, acompanhamos, com o coração inquieto e perplexo, o caso da menina capixaba de 10 anos que, abusada no seio familiar, engravidou e, depois de 22 semanas, abortou, via concessão judicial. O aborto aconteceu no Recife (PE), cidade onde está a sede do nosso Regional Nordeste 2 da CNBB. A situação gerou polêmica por se tratar de um tema delicado e emocional, mas também se tornou uma oportunidade de reflexão sobre a vida e sobre os valores que a regem. Assim, também nós, membros do Conselho Episcopal Regional – CONSER, resolvemos manifestar nossa solidariedade aos que sofreram e sofrem por causa do abuso, e proferir uma palavra de encorajamento e esperança aos fiéis católicos que estão sob nossa responsabilidade moral e pastoral, e aos homens e mulheres de boa vontade, para que mantenham erguida a bandeira da paz e da inegociável defesa da vida.

Somos guiados pela Sagrada Escritura. Por isso, reafirmamos que a vida provém de Deus e deve ser defendida. Estamos atentos à integral proibição de se matar o inocente: “Não matarás!” (Ex 20,13), e à certeza de que aquele que virá à luz é um ser humano digno de toda atenção e cuidado (Ex 21,22-25). Defendemos a vida dos indefesos (Sl 82,3-4), pois tudo quanto fizermos a um pequenino, ao próprio Senhor o fazemos (Mt 25,40). Essa é a bênção da vida (Sl 127,3-5). Como bem cantou o salmista: “Teus olhos me viram ainda informe, e no Teu livro já eram escritos todos os meus dias; já eram desenhados quando nenhum deles ainda existia” (Sl 139,16).

O aborto é, por definição, a extinção de uma vida humana em seu estado nascente e sabemos, pela razão e pela fé, que suprimir uma vida humana inocente é um mal nunca justificado. A dignidade humana é o princípio inspirador de todos os demais, é guia para as Ciências e para o Poder Público em todas as suas expressões. Impõe-se, portanto, permitir que a vida humana nasça e atinja a plenitude possível. No embrião humano, por exemplo, já existe uma disposição da matéria para o desenvolvimento, segundo a espécie humana.

Ratificamos que “o ser humano deve ser respeitado e tratado como pessoa humana desde a sua concepção” (Donum Vitae, n. 1). Lamentamos que prevaleça atualmente, na sociedade, a tendência de se considerar o nascituro como simples resultado de um processo biológico ou sociocultural, favorecendo, com isso, a “cultura do descarte” (Evangelii Gaudium, n. 53), do “achismo” ou da pura arbitrariedade, causando a opressão dos fortes sobre os fracos, a popularidade de ideologias abortistas e a destruição do próprio ser humano.

A bioética secular, muitas vezes, busca uma saída para o dilema entre a liberdade materna e a vida da criança em gestação, negando a esta a existência e o direito à vida. O problema central é que, na gestação, não se trata de um só corpo. O embrião, que sem descontinuidade se torna feto, é um novo ser humano vivente em desenvolvimento, guiado por um genoma próprio, diferente daquele materno, ativo desde a concepção, e se realiza de modo autônomo, dia após dia, de forma coordenada, contínua e gradual. Transformar essa realidade em questões apenas técnicas é reduzir a dimensão ética à esfera do arbítrio de cada indivíduo e possibilitar um relativismo cruel e desumano.

A tutela da vida inviabiliza a prática do aborto, pois se trata de um indivíduo, uma pessoa humana que tem direitos assegurados pela Constituição Federal Brasileira (CF) e respeito garantido pela ética. Parece um contrassenso a CF assegurar a “dignidade da pessoa humana” (Art. 1º, III) e a “inviolabilidade do direito à vida” (Art. 5º, caput), e negar ao nascituro o pressuposto à fruição dessa dignidade, a saber, a própria vida.

Elementar que existem alguns casos excepcionais e lamentáveis, como no caso em questão, mas isso não altera o juízo ético sobre o aborto. Embora casos reais como este apresentem dificuldades reais e dramáticas de escolha, o valor da vida humana inocente não deve ser diminuído. Com o auxílio dos meios terapêuticos disponíveis hoje, no caso concreto da criança-mãe capixaba, dever-se-ia tentar preservar ambas as vidas, seja praticando as terapias disponíveis, seja monitorando de perto o progresso da gravidez, ou até mesmo antecipando o parto, assim que houvesse esperança de que a criança sobrevivesse. A ciência que realiza procedimentos neonatais e até intrauterinos chancelou essas possibilidades.

Não somos alheios à rejeição psicológica da maternidade decorrente da violência. Entretanto, infelizmente, no debate atual, o direito da mulher à autodeterminação, em relação à gravidez, se contrapõe ao direito à vida do nascituro. A referida criança, embora concebida em circunstâncias dramáticas, era inocente e sua vida deveria ser protegida como a de qualquer outro ser humano. A criança-mãe sofreu violência sexual, mas o aborto provocado não era a única solução. À violência sofrida não se deveria somar uma outra violência, de consequências físicas, emocionais e espirituais ainda não conhecidas para a criança-mãe. 

“Educação” é o tema da Campanha da Fraternidade 2022





Na manhã desta quarta-feira (19/08), o Conselho Episcopal Pastoral  (Consep) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), escolheu “Educação” como o tema da Campanha da Fraternidade (CF) 2022. Haviam 19 sugestões de temas sugeridos pelos representantes dos 18 regionais.

O arcebispo de Montes Claros (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da CNBB, dom João Justino de Medeiros, disse da alegria pela decisão do Consep. “Essa notícia chega num momento que traz grande alegria. Fiquei muito feliz com a decisão de dedicar a CF de 2022 ao tema da educação”, e reforçou que haverá um longo processo de preparação da campanha, incluindo a decisão sobre que ênfases serão abordadas para trabalhar a educação para o humanismo solidário. 

MT: Bispo apura comentários de padre que disse que criança abusada "compactuou com tudo"



A diocese da Igreja Católica em Mato Grosso ainda estuda uma penalidade ao padre de Carlinda Ramiro José Perotto, que fez postagens nas redes sociais sobre o estupro, gravidez e aborto realizado por uma menina de 10 anos, moradora do estado do Espírito Santo.

A informação é do bispo da diocese de Sinop, sede responsável pela paróquia de Carlinda, dom Canísio Klaus, que nega o afastamento do pároco.

Segundo o bispo, muitas notícias falsas vem sendo publicadas e por isso tem tido cautela em analisar todas as circunstâncias para enfim emitir um comunicado oficial à população.

Padre Ramiro foi alvo de um "bombardeio" de ofensas virtuais após publicar em seu perfil pessoal que a garota de 10 anos, brutalmente estuprada pelo tio e que engravidou, compactuou com o crime sexual. Atacado, reclamou de distorções e afirmou ter sido hackeado. Após o acontecimento, o religioso tornou privado seus perfis na rede.  Quem tentou acessar suas contas nessa quinta (20), já não conseguiu.

Comentário polêmico

O Padre Ramiro José Perotto, de Carlinda/MT (755 km de Cuiabá) é sucessor do ex-pároco Vailto Venâncio Filho, que foi gravado por câmera da própria paróquia em assédio explícito, ao apalpar as nádegas de uma das secretárias paroquiais.

A polêmica começou devido a uma postagem em que o Padre Ramiro dizia não concordar com a inocência da criança, e nas suas próprias palavras, que ele classificou como “opinião”, disse que:

“Duvido uma menina ser abusada com 6 anos por 4 anos e não falar. Aposto minha cara. Ela compactuou com tudo e agora é menina inocentekkk. Gosta de dar então assuma as consequências”

Após o comentário diversas pessoas indignadas saíram em defesa da menor e julgaram ser repugnantes as palavras proferidas pelo sacerdote. Mesmo assim, o padre sustentou sua oratória contra um dos que protestavam, reafirmando em mais um trecho que:

“Você acredita que a menina é inocente? Acredita em papai Noel também. 6 anos, por 4anos e não disse nada. Claro tava gostando. Por favor,kkk, gosta de dar, então assuma as consequências…”

A versão do padre

Nesta quinta (20), Ramiro José Perotto disse que sua intenção era apenas se posicionar conforme a doutrina católica, que é contra a prática do aborto e que os ataques são sem fundamentos.

Por telefone, ele explicou que fez três postagens, na primeira, replicou a carta da CNBB de dom Walmor, que lamentou o aborto realizado na criança e apontou como crime hediondo. Na segunda, ele disse que publicou um vídeo que gravou, mas que em seguida acabou excluindo a postagem. E na última, já exausto com o bombardeio de comentários anteriores, desabafou.

“Daí eu postei assim: Se você é católico, se você é cristão, pense na sua fé antes de ser a favor do aborto. As três postagens são minhas. E tiveram inúmeros comentários, foi nisso aí que começam a atacar a gente”, contou.

Pedido de perdão

Ainda na quinta-feira (20), o Padre Ramiro Perotto ainda sustentava sua versão de que era a “vítima” de uma “campanha midiática”, promovida pela imprensa e novamente falou que as mensagens estavam distorcidas e até mesmo “Hackeadas”. Posteriormente o sacerdote encaminhou uma Carta Aberta à sociedade, com um pedido de perdão por seus “deslizes verbais”.

Sem mais tentativas de dissimular o assunto, o Padre Ramiro assume em sua Carta Aberta, a total responsabilidade sobre suas palavras proferidas e publicadas em seu próprio perfil no Facebook, o qual foi excluído pelo próprio religioso, antes de admitir em sua carta que foi o autor de 3 postagens nas quais fez uso de “palavras desagradáveis”, mas que, segundo ele, tudo em “defesa da vida”.

Para o Padre, a principal motivação para excluir seu perfil do Facebook foi por que estava sendo “atacado” por “pessoas que não comungam com minha fé e crença na pessoa humana”, e não fato de ser o autor de palavras tão carregadas de imoralidades e indecências que não condizem com a imagem que se espera de um sacerdote espiritual.

Acompanhe abaixo a Carta Aberta do padre Ramiro José Perotto com o pedido de perdão a Deus e aos “ofendidos”: 

DF: Câmara Legislativa aprova projeto que proíbe exposições com nudez que atentem contra símbolos religiosos



A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou ontem (18), em primeiro turno, o projeto de lei nº 1.958/18, que proíbe manifestações artísticas e culturais com "teor pornográfico ou que atentem contra símbolos religiosos" nos espaços públicos do DF. O texto foi aprovado durante sessão remota com sete votos favoráveis e seis contrários.

O tema segue em tramitação pela Casa e ainda precisa ser aprovado em segundo turno, antes de passar pela análise e aprovação do governador Ibaneis Rocha (MDB).

A matéria contempla "expressões artísticas ou culturais que contenham fotografias, textos, desenhos, pinturas, filmes e vídeos que exponham o ato sexual e a performance com atrizes ou atores desnudos". Além disso, o projeto indica que estabelecimentos públicos e privados que abriguem exposições sejam obrigados a "fixarem placa indicativa contendo advertência para o conteúdo bem como à faixa etária a qual se destina".

Caso houver descumprimento da norma, a sugestão é uma multa de R$ 5 mil que poderá ser cobrada em dobro em casos de reincidências. A justificativa do deputado para a proposta é a de que "é fundamental diferenciarmos o que é uma expressão artística daquela em que o sexo explícito e as diversas formas de parafilia (pedofilia, sadomasoquismo, zoofilia etc.) são expostos, os quais se constituem em atos que ferem, que atentam contra valores arraigados da sociedade brasileira." 

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Globo acusa paróquia de realizar velório de padre morto por insuficiência renal como se fosse Covid-19



A Paróquia Cristo Redentor foi acusada pela Rede Globo de ter quebrado os protocolos sanitários relacionados ao velório do Padre Cássio Augusto, cuja morte se deu no último dia 15. O noticiário da emissora informou que a causa da morte do sacerdote teria sido Covid-19 e que o velório foi realizado sem os protocolos de segurança da doença, sendo que ele não tinha mais a doença como apontam os laudos de exames médicos. Padre Cássio estava internado desde o dia 18 de julho e veio a falecer no dia 15 de agosto. Ele já vinha lutando com a insuficiência renal (doença hereditária), ao qual estava iniciando o tratamento com diálise. Após a missa, o corpo de Pe. Cássio Augusto foi levado para o cemitério  Campo da Esperança – Plano Piloto, onde foi sepultado.

A Arquidiocese de Brasília publicou uma nota lamentando o ocorrido: