domingo, 25 de agosto de 2013

O Suicídio da Humanidade


Hoje no mundo são mais de 20 os países que vivem a tragédia dos conflitos, da guerra, e muitas dessas, internas, irmãos contra irmãos, dramas totalmente desconhecidos ou esquecidos. Parece que nesta nossa sociedade tecnológica as guerras e conflitos somente existem quando as câmeras de televisão jogam para dentro de nossas casas, a dor, o sofrimento e o cheiro da morte. Caso contrário, a guerra é só uma palavra que o tempo gastou de tanto ser usada. Ganha nossa atenção nesses últimos dias as revoltas internas dos jovens na Turquia, mas também o martírio de civis na vizinha Síria, onde segundo a ONU desde o início da revolta interna mais de 90 mil pessoas perderam a vida. Interessa-nos, talvez, porque as imagens nos falam da tristeza de povos que num certo sentido tem muita ligação conosco, com o Brasil. O drama vivido por muitos povos, e agora pelo povo sírio é mais um grito da loucura que se consuma e produz morte, tristeza e milhões de refugiados.

São novas guerras no Oriente Médio, são tragédias em diferentes países, tudo isso à sombra da crise econômica que atinge a Europa. Estamos também vivendo um ano marcado por acontecimentos econômicos; nações que até poucos anos eram consideradas verdadeiras potências mundiais, passaram a sentir o gosto amargo da crise econômica. 


“A guerra é o suicido da humanidade”, disse dias atrás o Papa Francisco, porque mata o coração e mata o amor. Já o Beato João Paulo II antes da primeira guerra no Golfo sentenciava que a guerra é uma “aventura sem retorno” onde todos perdem. A guerra ofende a Deus e fere a humanidade, é um mal profundo. Mas por que ainda hoje devemos ouvir que a guerra impera em certas regiões do nosso planeta? Tudo gira em torno do poder, da busca do poder de uns sobre outros, do poder econômico que não conhece limites, da indiferença da dor do próximo, da busca de “soberania” que os “grandes” desejam e que para obter escolhem a estrada do conflito, da guerra, da subjugação.

O poder, o dinheiro, são mais importantes do que o ser humano. A guerra é exatamente isso, – disse Papa Francisco – “um ato de fé ao dinheiro, aos ídolos do ódio, que leva a matar o irmão”. Hoje até “Deus chora pela nossa loucura”, pela nossa falta de consciência do valor da vida, do valor da humanidade.

Apesar do mundo dizer que deseja a paz, apesar das muitas convenções internacionais tentarem garantir a paz e os direitos humanos da população, o que vemos na realidade dura e crua são operações bélicas obedecendo somente uma regra, a lei do mais forte, a lei das armas: quem tem armas, tem poder, domina. João Paulo II dizia que “a guerra é o meio mais bárbaro e o menos eficaz de todos para resolver quaisquer conflitos”. 

Na audiência geral da última quarta-feira na Praça São Pedro, no Vaticano, o Papa Francisco falou das muitas guerras ainda existentes hoje, inclusive entre cristãos. Como isso pode acontecer? No nosso bairro, no trabalho, na família, quantas guerras internas por inveja, ciúme. “Peçamos ao Senhor que nos faça entender a lei do amor, disse o Papa. Quanto é belo nos amarmos como verdadeiros irmãos”. Palavras que até parecem uma utopia, um pensamento contracorrente, sem sentido num mundo onde a voz do mais forte ecoa e faz baixar a cabeça do mais fraco e débil. 

Por que é tão difícil as pessoas pensarem que a guerra traz resultados imprevisíveis e que é causa somente de mais sofrimento, enquanto o diálogo é porta para a esperança, para a solução? Podemos mudar a situação, essa realidade marcada pelo ódio, pela busca de poder, em síntese, pelo mal. Mas tudo deve começar por nós mesmos no nosso mundo, na nossa família, no nosso trabalho, na nossa comunidade, na nossa Igreja. Sim porque também ali a inveja pode imperar e o orgulho soberbo dominar. Somos pequenas luzes que podem, juntas – como disse o Papa Francisco -, iluminar essa grande escuridão de hoje, provocada pela indiferença e falta de amor. Sim a alternativa à guerra, à violência, ao ódio, ao desconforto, à indiferença existe, e ela se chama amor, diálogo; amor que destrói o egoísmo, diálogo, que reconhece no outro a sua dignidade; e ainda a paz, fruto da justiça, que tanto o homem anseia. O desejo de realizar tais vontades pode mudar e fazer uma nova história do homem, mas para isso é preciso coragem, sim, a coragem de homens livres, cheios de esperança e de amor. Assim podemos evitar o “suicido da humanidade”.


Silvonei José Protz
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sábado, 24 de agosto de 2013

Arcebispo de Túnis no Dia de Oração e Jejum pelos países árabes: "somos todos filhos do mesmo Deus. Não existe motivo para brigar desta maneira".


A Igreja na Tunísia proclamou para este domingo um Dia de Orações e Jejum pela paz nos Países Árabes, palco de violência provocada pela instabilidade política. Às comunidades cristãs é pedido que exortem os fieis, nas homilias deste domingo, para tomarem parte na iniciativa, rezando pelos cristãos e muçulmanos. A Rádio conversou com o Arcebispo de Túnis, Dom Ilario Antoniazzi:

R: “É verdade que a Igreja na Tunísia é uma pequena Igreja, porém, com um grande coração. Não somos absolutamente insensíveis àquilo que acontece nos países árabes, antes de tudo porque a Tunísia é um país árabe e isto que acontece aos nossos irmãos árabes – quer cristãos ou muçulmanos – diz respeito também a nós. Segundo, temos assistido ao sofrimento dos nossos irmãos cristãos no Egito, no Líbano, no Iraque, em todos estes países onde os cristãos estão sofrendo. Não quero falar de perseguição, porque não existe uma perseguição exatamente, porém, tem muito sofrimento. Por isto que nos sentimos na obrigação de oferecer orações e jejum ao Senhor, para que coloque um fim em tudo isto e dê sobretudo a força aos cristãos e aos nossos irmãos muçulmanos para que cheguem a um acordo e entendam que, no final das contas, somos irmãos e adoramos o mesmo Deus. Somos todos filhos do mesmo Deus e não existe nenhum motivo para brigar desta maneira”.


RV: Um domingo consagrado à oração e ao jejum pela paz no mundo árabe...

R: “Eu gostei muito de ver que existem outros países árabes que tomaram esta iniciativa e que foi seguida pelos fiéis. Como eu disse, somos todos filhos do mesmo povo – povo árabe, cristão e muçulmano – e o sofrimento torna-se um sofrimento para todos”.

RV: O Papa Francisco pediu que se rezasse pelo Egito que está vivendo uma situação difícil….


R: “É claro que o Egito, neste momento, deve ocupar um lugar especial na nossa oração. Temos visto quantas igrejas foram queimadas e vimos como o povo cristão egípcio está se comportando com grande honra e não se vingou nenhuma vez. Está vivendo o Evangelho do sofrimento. O Senhor já havia dito: “Sereis perseguidos também vós e, como eu levei a minha cruz, também vós deveis levar a vossa”. Acredito que tenha chegado o momento para o povo egípcio de suportar o sofrimento por amor a Cristo crucificado e devemos ajudá-los, nós, com a nossa oração e com o jejum, para que o Senhor dê a força e a coragem necessária. Rezemos também pelo povo muçulmano, porque também eles sofrem e são vítimas de uma ideologia que não é aquela do povo muçulmano, que por natureza é um povo fraterno ao qual agrada viver em paz com todos. Existem, porém, ideologias que às vezes se aproveitam deles e que levam os fiéis ao extremismo. Isto nós rejeitamos completamente, de qualquer parte que venha”. (JE)´
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Existe o inferno!


Naquele tempo, isto é, por ocasião do Natal de 1859, ela ainda vivia e contava pouco mais de quarenta anos.

Achava-se essa dama em Londres no inverno de 1847 e 1848; enviuvara aos 29 anos, era muito rica e muito amiga dos divertimentos mundanos. Entre as pessoas elegantes que frequentavam a sua casa, notava-se especialmente um moço, cujas contínuas visitas a comprometiam não pouco e cuja vida estava longe de ser edificante.

Uma noite, a senhora lia não sei que romance para conciliar o sono. Ouvindo bater o relógio, apagou a vela e dispunha-se para deitar, quando percebeu, com grande assombro, que uma luz estranha e pálida vinha da porta do salão contíguo e espalhava-se a pouco e pouco no quarto, aumentando sempre. Não sabendo o que era, do pasmo passou ao medo  eis senão quando, viu abrir-se lentamente a porta do salão e entrar no quarto o jovem desregrado, o qual, antes que ela pudesse pronunciar palavra, aproximou-se, tomando-a pelo braço esquerdo, apertando-lhe fortemente o pulso, e com aceno desesperado, lhe falou em inglês:

– Existe o inferno!


Foi tão grande o susto que a senhora perdeu os sentidos. Voltando a si, tocou nervosamente a campainha para chamar a criada, que a tendeu; entrando no quarto, esta sentiu logo um cheiro de queimado e chegando-se à ama, que com dificuldade articulava umas palavras pôde ver que tinha ao redor do pulso uma queimadura tão profunda que a carne desaparecera e ficava à mostra o osso. Observou além disso, que da porta do salão até o leito e do leito à porta do salão estava impressa a pegada de um homem, que tinha queimado o pano de parte a parte. Por ordem da ama, abriu a porta do salão, e notou que lá terminavam as pegadas no tapete.

No dia seguinte, a desditosa senhora soube com aquele medo que bem se compreende, que alta noite, o tal moço se embriagara com excesso, e transportado para casa, veio a morrer pouco depois.

Ignoro, acrescenta o superior, se esta terrível lição tenha convertido a infeliz dama; o que sei é que ela ainda vive e para esconder aos olhares curiosos o sinal daquela sinistra queimadura, leva no pulso, à guisa de bracelete, um largo enfeite de ouro, que não deixa nem de dia nem de noite. Repito que os particulares eu os tive da boca de um seu parente próximo, católico sincero, a cuja palavra presto fé. Os parentes não falam do ocorrido e é por isso que tenho o cuidado de ocultar o nome da família.


Apesar do véu, no qual esta aparição foi e deveu ser envolvida, não me parece, acrescenta Monsenhor Ségur, que se possa pôr em dúvida a formidável autenticidade.
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Título original: O inferno existe: segundo testemunho.

A celebração do Sacramento do Matrimônio pode ser realizada fora da igreja?


Esta pergunta foi-me feita mui recentemente. Mais especificamente, uma amiga perguntou-me se a celebração do Sacramento do Matrimônio pode ser feita numa praia, num bosque ou noutros lugares similares, que não sejam uma igreja. Crendo que este pode ser o desejo e, portanto, a dúvida de várias pessoas, considerei que seria proveitoso responder através do blog.

Bem, consultemos o Ritual do Matrimônio e o Código de Direito Canônico, inicialmente.

Ritual do Matrimônio (n. 27-29):

Celebre-se o Matrimônio na paróquia de um ou de outro dos nubentes, ou noutro lugar com licença do Ordinário ou do pároco.
O Matrimônio é ordenado ao crescimento e à santificação do povo de Deus. A sua celebração reveste por conseguinte um caráter comunitário. Não requer somente a participação dos esposos e das pessoas que lhes estão mais próximas, mas também da comunidade paroquial, pelo menos na pessoa de alguns dos seus membros. Tendo em conta os costumes locais, se parecer oportuno, podem celebrar-se vários Matrimônios ao mesmo tempo ou inserir a celebração do sacramento na assembleia dominical.
A própria celebração deverá preparar-se cuidadosamente, tanto quanto possível com os nubentes. Celebre-se o Matrimônio habitualmente dentro da Missa. O pároco, porém, tendo em conta quer as necessidades pastorais quer a participação dos nubentes e dos assistentes na vida da Igreja, considere se será conveniente propor a celebração do Matrimônio dentro ou fora da Missa.


Código de Direito Canônico (cân. 1115.1118):

Celebrem-se os matrimônios na paróquia, onde qualquer das partes tem o domicílio ou quase-domicílio ou residência durante um mês, ou, tratando-se de vagos, na paróquia onde atualmente se encontram; com licença do Ordinário próprio ou do pároco próprio podem celebrar-se noutro lugar.
O matrimônio entre católicos ou entre uma parte católica e outra não católica mas batizada celebre-se na igreja paroquial; pode celebrar-se noutra igreja ou oratório com licença do Ordinário ou do pároco.
O Ordinário do lugar pode permitir que o matrimônio se celebre noutro lugar conveniente.
O matrimônio entre uma parte católica e outra não batizada pode celebrar-se na igreja ou noutro local conveniente.

Estes dois textos fazem-nos compreender que a celebração do matrimônio é uma celebração sagrada, de cunho comunitário, marcadamente ligada ao contexto paroquial, sobretudo quando é o matrimônio de noivos católicos de fato.

O Ritual manda celebrá-lo na paróquia de um dos noivos. Celebrar em outra requer licença do bispo ou do pároco. Diz ainda que seja celebrado habitualmente dentro da Missa, o que nos fará ter que procurar mais outras fontes, já que agora estamos falando da Missa. Voltaremos a isto.

O Código de Direito Canônico indica com mais clareza que o matrimônio entre católicos ou entre um católico e outro batizado (ex: protestante com batismo válido) seja celebrado na igreja paroquial. O bispo ou o pároco podem permitir que seja feito noutra igreja. O cânon seguinte diz que o bispo (e aqui não cita o pároco ou outra pessoa) pode permitir que seja celebrado em outro lugar conveniente.

A permissão comum para o matrimônio noutro local sem ser uma igreja está no parágrafo que fala do matrimônio entre um católico e alguém não batizado.

Portanto, se dois católicos querem que o seu matrimônio seja celebrado num lugar que não seja uma igreja, as citações nos levam a compreender que é preciso permissão do bispo, certamente dando os devidos motivos, os quais não conviriam ser meramente relativos a estética, moda e muito menos superstição.
Assim percebemos que, para a celebração sacramental do Matrimônio, o local certo é a igreja, "edifício sagrado destinado ao culto divino", como diz o Código de Direito Canônico (cân. 1214).

Entrando no detalhe de que o matrimônio venha a ser celebrado dentro da Missa, vejamos o que diz a Instrução Geral sobre o Missal Romano, o Código de Direito Canônico e a Instrução Redemptionis Sacramentum:

Instrução Geral sobre o Missal Romano (n. 297):

A celebração da Eucaristia, em lugar destinado ao culto, deve ser feita num altar; fora do lugar sagrado, pode se realizar sobre uma mesa apropriada, sempre, porém, com toalha e corporal, cruz e castiçais.

Código de Direito Canônico (Cân. 932, § 1):

A celebração eucarística realize-se em lugar sagrado, a não ser que a necessidade exija outra coisa; neste caso, deve realizar-se em lugar decente.

Instrução Redemptionis Sacramentum (nn. 77.108):

A celebração da santa Missa, de nenhum modo, pode ser inserida como parte integrante de uma ceia comum, nem se unir com qualquer tipo de banquete. Não se celebre a Missa, a não ser por grave necessidade, sobre uma mesa de refeição, ou num refeitório, ou num lugar que será utilizado para uma festa, nem em qualquer sala onde hajam alimentos, nem os participantes na Missa se sentem à mesa, durante a celebração. Se, por uma grave necessidade, deva-se celebrar a Missa no mesmo lugar onde depois será a refeição, deve-se mediar um espaço suficiente de tempo entre a conclusão da Missa e o início da refeição, sem que se exibam aos fiéis, durante a celebração da Missa, alimentos ordinários.
"A celebração eucarística se tem de fazer em lugar sagrado, a não ser que, em um caso particular, a necessidade exija outra coisa; neste caso, a celebração deve se realizar em um lugar digno". Da necessidade do caso julgará, habitualmente, o Bispo diocesano para sua diocese.

Procurando mais informações em outras línguas, encontro a mesma dúvida sobre omatrimonio all'aperto ou all'americana (como chamado na Itália) ou outdoor wedding (em inglês) e praticamente as mesmas fontes são utilizadas.

O interesse no matrimônio celebrado fora da igreja é facilmente dedutível como advindo de motivos alheios à sacralidade da celebração e, por isso mesmo, percebe-se o perigo de prevalecer uma visão apenas social, estética, "romântica", que ignora o sentido sagrado, eclesial e comunitário do sacramento.

Definitivamente, o matrimônio entre católicos deve ser celebrado na igreja, sobretudo na igreja paroquial de um dos dois. Se é celebrado dentro da Missa, como recomendado, não poderá ser feito fora da igreja, a não ser em caso de necessidade (o grande número dos convidados, que venha a não caber na igreja, ou algo assim). Motivações meramente estéticas, "românticas" ou questão de "moda" estão longe de serem consideradas "necessidade".

Para o caso de matrimônio entre um católico e um não batizado, podem estar em questão fatores relacionados à religião da outra parte e restrições da família quanto a lugares cristãos, o que configura um contexto bem diverso do simples matrimônio entre fiéis católicos num país e numa cultura historicamente cristãos e católicos.

Esperamos ter sanado a dúvida.

Deus abençoe os noivos que venham a ler esta postagem. Que possam celebrar o santo matrimônio de forma consciente e frutuosa, como bons cristãos.


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Luís Augusto - membro da ARS

o que vem a ser “secularização” ?


Atualmente nos deparamos com certas mudanças que nos surpreendem e que chegam a nos questionar sobre até onde é capaz de ir o homem com a sua mentalidade secularizada.

É importante saber o que vem a ser “secularização”, pois por vezes vivemos a nossa vida sem perceber o que realmente acontece na nossa sociedade, ao nosso redor. Chegamos a aplaudir fatos e acontecimentos sem que percebamos o imenso mal que podem nos fazer. Diariamente recebemos muitas informações que são fontes de uma espécie de “indiferentismo religioso e do ateísmo nas suas mais variadas formas, particularmente naquela que hoje talvez seja a mais espalhada: a do secularismo” (CL, 13.4).

Para que se possa entender o que é secularização, e também por que o Santo Padre pede com urgência uma nova evangelização, é bom citar alguns exemplos que ainda são atuais: tivemos há pouco tempo notícias de cientistas que conseguiram colocar uma orelha humana em um rato, também fizeram um clone de uma ovelha. Isso teve repercussão no mundo inteiro, tornando-se uma questão de ética, de moral, pois abriu a possibilidade de se criar clones humanos. É verdade que a tecnologia, a informação, a informática e a ciência trazem grandes benefícios; mas quando valorizam a pessoa humana só pelo que ela tem e não pelo que ela é de fato, deixam de ser benefícios para se tornarem um mal.


Mas, o que é realmente secularização? Segundo o Dicionário de Conceitos Fundamentais de Teologia, secularização “designa o processo, iniciado na Idade Média e que continuou a manifestar-se nos tempos modernos, de afastamento, separação e emancipação, praticamente de todos os campos do universo da vida humana, do contexto de sentido fornecido pela fé cristã” (DCFT, 81).

Em outras palavras, o homem usa de seus conhecimentos técnicos, dons concedidos gratuitamente por Deus, de uma forma errada, ou que o fascinam por suas próprias conquistas, esquecendo-se de que é uma criatura. Assim, torna-se atual a velha tentação de “querer ser como Deus” (Gn 3,5). Usando de uma liberdade sem parâmetros, o homem vai eliminando as raízes religiosas que estão no fundo do seu ser. Ele vai esquecendo-se de Deus. Muitos quiseram propagar a “morte de Deus” na cabeça e no coração do povo. Apesar de não terem conseguido muita coisa, ainda hoje há alguns que querem ser “Deus”, ou tornar Deus um ser insignificante, sem valor.

A secularização atinge muitos setores da vida humana, roubando-lhes o sentido de pertencer a Deus e tê-lo como pertença maior. Não só o indivíduo, mas a família, a comunidade, a sociedade entram nesse sistema, e por isso o Santo Padre grita pela nova evangelização, por um retorno a Deus, porque uma vez secularizado, o homem tornou-se só, vazio, amargo, triste e perdido. Roda em círculos procurando uma felicidade que pensa estar nas suas descobertas, fora de Deus, ou seja, uma felicidade em que ele é o centro de tudo, o que não é verdade, bem sabemos.

É um grande desafio para a evangelização enfrentar neste mundo cada vez mais secularizado. É um grande desafio apresentar Jesus a este mundo descrente que prefere apostar em si mesmo do que se deixar amar por Deus. Mas não deve ser um desestímulo para nós, que acreditamos e experimentamos a cada dia o amor de Deus, muito pelo contrário, quanto mais se observar que o mundo está mergulhado em uma cultura secularizada, se afastando de Deus, que o homem não ama mais a seu Deus e ao seu próximo, aí é que devemos anunciar o Amor. “Apesar de tudo, portanto, a humanidade pode e deve ter esperança: o Evangelho vivo e pessoal, Jesus Cristo em pessoa, é a “notícia” nova e portadora de alegria que a Igreja cada dia anuncia e testemunha a todos os homens” (CL 19,7). Não podemos desanimar uma vez que temos Jesus Cristo como centro de nossas vidas.


Lutemos, pois, para que Deus seja novamente posto no seu devido lugar: o coração do homem, o coração da sociedade.
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Peregrinos da JMJ pedem refúgio ao Brasil


Pelo menos 45 peregrinos de todo mundo que participaram em julho da JMJ no Rio de Janeiro pediram refúgio ao Brasil por se sentirem perseguidos em seus países, informou nesta quinta-feira o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur).

De acordo com o Acnur, os pedidos partiram de cidadãos que alegaram serem alvos de perseguição religiosa, conflitos e guerras em seus países de origem. No comunicado, o Acnur informa ainda que a Caritas Arquidiocesana de São Paulo registrou cinco pedidos de cidadãos da Serra Leoa, da República Democrática do Congo e do Paquistão.

A Jornada Mundial da Juventude, que contou com a presença do Papa Francisco, recebeu cerca de 3 milhões de jovens de todo o mundo.


De acordo com o protocolo para pedidos de asilo, as solicitações devem ser analisadas pelo Comitê Nacional para Refugiados, Conare, ligado ao Ministério da Justiça. O processo conta ainda com uma entrevista na Polícia Federal por parte dos candidatos a asilo, e só depois é anunciada uma decisão sobre o caso.

O Acnur revelou que pelo menos 12 peregrinos, no Rio de Janeiro, alegaram terem sofrido perseguição religiosa em seus países pelo fato de serem cristãos. Um jovem de 24 anos, da Serra Leoa, mostrou as cicatrizes e ferimentos causados por grupos anticristãos em seu país. Ele disse também que o pai foi assassinado na nação africana pelo fato de professar a fé em Jesus Cristo.

O representante do Acnur no Brasil, Andrés Ramirez, disse que a agência vai acompanhar os casos, uma vez que os pedidos com base em perseguição religiosa são mais complexos para análises.

Os solicitantes de refúgio estão sendo assistidos, hospedados e alimentados provisoriamente por voluntários da Igreja Católica e por autoridades municipais. 


A concessão do refúgio permitirá que esses peregrinos recebam uma ajuda financeira mensal e que realizem cursos de português e de capacitação profissional gratuitamente.
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“Juventude que ousa lutar, constrói o projeto popular” é o lema do 19º Grito dos Excluídos


O tema do Grito dos excluídos de 2013 foi definido na última semana, e esse ano a Juventude está no centro dessa manifestação que será realizado em todo o país no feriado de 7 de setembro. “Juventude que ousa lutar, constrói o projeto popular” é o lema do 19º Grito dos Excluídos, escolhido após avaliação das sugestões enviadas a coordenação por vários grupos, comunidades, dioceses, movimentos, sindicatos.

O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo, sendo um espaço de animação e profecia aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos. É realizado num conjunto de manifestações no Dia da Pátria, 7 de setembro, tentando chamar à atenção da sociedade para as condições de crescente exclusão social na sociedade brasileira.


O Grito é parte das atividades da 5ª Semana Social Brasileira que tem o apoio da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da CNBB e constitui-se em uma mobilização sustentada em três objetivos:

- Denunciar o modelo político e econômico que, ao mesmo tempo, concentra riqueza e renda e condena milhões de pessoas à exclusão social;

- Tornar público, nas ruas e praças, o rosto desfigurado dos grupos excluídos, vítimas do desemprego, da miséria e da fome;


- Propor caminhos alternativos ao modelo econômico neoliberal, de forma a desenvolver uma política de inclusão social, com a participação ampla de todos os cidadãos.
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Fonte: CNBB

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Para o Patriarca Maronita, são os cristãos que perdem com a complexa situação no Oriente Médio


O Patriarca da Antioquia e de todo o Oriente, Bechara Boutros Raí, afirmou nesta sexta-feira que “tudo o que acontece no Oriente Médio – quer no Egito, como na Síria e no Iraque – é uma guerra que tem duas dimensões. No Iraque e na Síria, a guerra é entre sunitas e xiitas; no Egito a guerra é entre fundamentalistas - entre os quais a Irmandade Muçulmana – e os moderados. São guerras sem fim, mas sinto ter que dizer – existem países, sobretudo ocidentais, mas também do oriente, que estão fomentando estes conflitos”.

Para o Patriarca, é necessário encontrar uma solução para todos estes problemas. “Nós cristãos – observou - há 1.400 anos, estamos vivendo junto com os muçulmanos e temos promovido nesta terra valores humanos, morais, os valores da multi-confessionalidade, da pluralidade, da modernidade”.

“Graças à presença de nós cristãos, na nossa vida quotidiana em todos estes países árabes, acabamos criando uma certa moderação no mundo muçulmano – explicou o Cardeal Raí. Hoje assistimos à destruição total de tudo aquilo que os cristãos têm construído ao longo de 1.400 anos. E ao mesmo tempo, os cristãos acabam pagando por esta guerra entre sunitas e xiitas e entre moderados e fundamentalistas, no que diz respeito ao Egito”.

O Patriarca dos maronitas evidenciou que “em todo o mundo árabe, os cristãos fazem parte das instituições, respeitam os países onde vivem, as autoridades e a Constituição de cada país”. “No Egito, ao invés disso, “a Irmandade Muçulmana, em um ano, deu um passo atrás com a intenção de aplicar a Shari’a, enquanto o povo egípcio clamava por reformas no campo político”.


“E como de costume - denunciou Raí – o ocidente deu a sua contribuição sobre a forma de milhares de dólares à Irmandade Muçulmana, para que chegassem ao poder. Uma vez conquistado o poder, começaram a aplicar a Shari’a, a lei islâmica, isto é, fizeram um retrocesso”.

Certamente os cristãos são contrários a isto. “Os cristãos querem um Egito reformado, democrático, um Egito que saiba respeitar os direitos humanos. São sempre leais ao Estado e às instituições”.

Na opinião do Cardeal Raí “existe um determinado projeto de destruição do mundo árabe por interesses políticos e econômicos. Existe ainda o projeto de estimular o quanto possível os conflitos inter-confessionais no mundo muçulmano, entre sunitas e xiitas. Trata-se de um projeto de destruição do Oriente Médio, que vem do exterior”


“Eu já escrevi duas vezes ao Santo Padre para explicar-lhe o que está acontecendo e lhe contei toda a verdade objetiva, contou o Patriarca. Infelizmente, o objetivo é a destruição do mundo árabe e quem paga somos nós os cristãos. No Iraque, dos 1,5 milhões de cristãos que tínhamos, perdemos 1 milhão, no silêncio total da comunidade internacional”. (JE)
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