Robert Dodaro, OSA (ed.),
Remaining in the Truth of Christ,
Ignatius Press,
San Francisco, 2014, 275p.
Tradução do primeiro capítulo
(texto provisório)
Resumo da argumentação
Robert Dodaro, OSA
Os ensaios
deste volume representam a resposta de cinco Cardeais da Igreja Católica Romana
e quatro outros especialistas ao livro Evangelho da Família, publicado anteriormente este
ano pelo Cardeal Walter Kasper. O livro de Kasper contém o discurso feito por ele,
durante o consistório extraordinário de cardeais celebrado nos dias 20-21 de
fevereiro de 2014. Um tema importante daquele encontro foi a preparação das
duas sessões do Sínodo dos Bispos, convocadas pelo Papa Francisco para 2014 e
2015, com o tema “Desafios Pastorais para a Família no Contexto da
Evangelização”. Quase no final de sua colocação o Cardeal Kasper propôs uma
mudança no ensinamento e na disciplina sacramental da Igreja, que permitisse,
em casos limitados, que católicos divorciados e recasados civilmente fossem
admitidos à comunhão eucarística, depois de um período de penitência. Ao
defender esta proposta, o cardeal usou como argumento a prática primitiva dos
cristãos assim como a longa tradição ortodoxa oriental de aplicar a
misericórdia às pessoas divorciadas, dentro de uma fórmula na qual as segundas
núpcias seriam “toleradas” – uma praxe geralmente chamada pelos ortodoxos de oikonomia. Kasper espera que seu livro
venha a fornecer “uma base teológica para uma ulterior discussão entre os
cardeais”, e que a Igreja Católica encontre um caminho de harmonizar
“fidelidade e misericórdia em sua prática pastoral”.
A
finalidade da presente obra é responder ao convite, feito pelo Cardeal Kasper,
de uma ulterior discussão. Os ensaios publicados neste volume refutam a sua
proposta específica de uma forma católica de oikonomia,para alguns casos de pessoas
divorciadas e civilmente recasadas, tendo como fundamento o fato de que tal
proposta não pode ser harmonizada com a doutrina católica da indissolubilidade
do matrimônio e que, com isto, ela fortalece uma concepção equivocada seja de
fidelidade, seja de misericórdia.
Depois
deste capítulo introdutório, o volume examina os principais textos bíblicos a
respeito do divórcio e do segundo casamento. O capítulo seguinte trata do
ensinamento e da praxe que predominavam na Igreja primitiva. Em nenhum
dos dois âmbitos, seja bíblico, seja patrístico, os autores encontraram
fundamento para o tipo de “tolerância” de casamentos civis após divórcio como
advogado por Kasper. Em seguida, o capítulo quarto examina o fundamento
histórico e teológico da praxe ortodoxa oriental da oikonomia, enquanto o quinto capítulo
traça o plurissecular desenvolvimento da atual doutrina católico romana a
respeito do divórcio e do segundo casamento. A urgência destes capítulos se
torna clara com a afirmação do Cardeal Kasper de que com relação à
doutrina da indissolubilidade do matrimônio, “a tradição em nosso caso não é de
forma alguma convergente, com se costuma afirmar”, e que “há questões
históricas e opiniões discordantes de sérios especialistas, que não podem ser
facilmente desconsideradas”. Dada a gravidade da questão doutrinal envolvida,
estas suposições históricas exigem uma resposta acadêmica.
À luz dos
dados bíblicos e históricos desta primeira parte deste volume, os autores dos
quatro capítulos restantes reafirmam o arrazoado teológico e canônico a favor
de se manter a coerência entre a doutrina e a disciplina sacramental católicas
a respeito do matrimônio e da sagrada comunhão. Assim, os estudos contidos
neste livro levam à conclusão que a longa fidelidade da Igreja à verdade do
matrimônio constitui o fundamento irrevogável de sua misericordiosa e amorosa
resposta ao indivíduo que seja divorciado e civilmente recasado. Sendo assim,
este livro contesta a premissa de que a doutrina tradicional e a prática
pastoral contemporânea se encontram em contradição.
A
finalidade deste primeiro capítulo é resumir e salientar os principais
argumentos contra a proposta de Kasper, tais como são apresentados neste livro.