sábado, 11 de julho de 2015

Se a Renovação trabalha para si mesma, isto é do maligno, do pai da mentira, afirma o Papa.


DISCURSO DO PAPA FRANCISCO
AOS MEMBROS DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA

Praça São Pedro
Sexta-feira, 3 de Julho de 2015


Caríssimos irmãos e irmãs!

Boa tarde e sede bem-vindos. Também a água seja bem-vinda porque foi o Senhor que a fez. Aprecio muito a resposta que destes ao convite que vos fiz no mês de Janeiro para nos encontrarmos aqui na praça de São Pedro. Obrigado por esta entusiasta e calorosa resposta. No ano passado no estádio partilhei com todos os presentes algumas reflexões que hoje gostaria de recordar, porque é sempre bom recordar, a memória: a identidade da Renovação carismática católica, da qual nasceu a associação Renovação no Espírito. Fá-lo-ei com as palavras do Cardeal Léon-Joseph Suenens, grande protector da Renovação carismática, tal como a descreve no segundo livro das suas memórias. Antes de tudo, neste lugar ele recorda a extraordinária figura de uma mulher que fez tanto no início da Renovação carismática, era a sua colaboradora que gozava também da confiança e do afeto do Papa Paulo VI. Refiro-me a Veronica O’Brien: foi ela quem pediu ao Cardeal para ir aos Estados Unidos a fim de observar o que estava a acontecer, para ver com os seus olhos aquilo que ela considerava obra do Espírito Santo. Foi então que o Cardeal Suenens conheceu a Renovação carismática, que definiu um «fluxo de graça», e foi a pessoa-chave para a manter na Igreja. O Papa Paulo VI na Missa de segunda-feira de Pentecostes de 1975 agradeceu-lhe com as seguintes palavras: «Em nome do Senhor agradeço-lhe por ter conduzido a Renovação carismática ao centro da Igreja». Não é uma novidade de há alguns anos, a Renovação carismática tem esta longa história e na homilia daquela mesma Missa o Cardeal disse: «Possa a Renovação carismática desaparecer como tal e transformar-se numa graça de Pentecostes para toda a Igreja: para ser fiel à sua origem, o rio deve perder-se no oceano». O rio deve perder-se no oceano. Sim, se o rio não escorre a água apodrece; se a Renovação, esta corrente de graça não acabar no oceano de Deus, no amor de Deus, trabalha para si mesma e isto não é de Jesus Cristo, isto é do maligno, do pai da mentira. A Renovação vai, vem de Deus e vai para Deus.

O Papa Paulo VI abençoou isto. O Cardeal prosseguiu dizendo: «O primeiro erro que se deve evitar é incluir a Renovação carismática na categoria de movimento. Não é um movimento específico, a Renovação não é um movimento no sentido sociológico comum, não tem fundadores, não é homogêneo e inclui uma grande variedade de realidades, é uma corrente de graça, um sopro renovador do Espírito para todos os membros da Igreja, leigos, religiosos, sacerdotes e bispos. É um desafio para todos nós. Não fazemos parte da Renovação, ao contrário é a Renovação que se torna parte de nós, sob condição de que aceitemos a graça que nos oferece». Neste ponto o Cardeal Suenens fala da obra soberana do Espírito, que sem fundadores humanos suscitou a corrente de graça em 1967. Homens e mulheres renovados que, depois de terem recebido a graça do Batismo no Espírito, como fruto desta graça deram vida a associações, comunidades de aliança, escolas de formação, escolas de evangelização, congregações religiosas, comunidades ecumênicas, comunidades de ajuda aos pobres e necessitados. 

Bolívia: caminho aberto para uma igreja que substitua a Católica


Depois de participar da missa de encerramento da JMJ Rio2013, o presidente da Bolívia, Evo Morales, regressou a seu país com novos brios para reforçar a fundação da denominada “Igreja Católica Apostólica Renovada do Estado Plurinacional”.

O bispo de Oruro, uma das dioceses onde se faz esse experimento, Dom Cristóbal Bialasic, adverte que o governo (de Morales) pretende dividir a fé dos bolivianos com isso que “não é bem uma Igreja, mas sim uma seita”.

“Sejamos sinceros – disse Dom Bialsasic –, é uma seita que se começou a formar e é promovida pelo Estado, nem tanto pelo Estado, mas pelo governo”.

O bispo afirma que é arbitrária a maneira como se quer consolidar esta iniciativa. O próprio Morales em 2008 qualificou a Igreja Católica como um “instrumento de dominação”. 

A estratégia do presidente boliviano é similar à medida do – em 1926 – regime perseguidor da Igreja no México, liderado por Plutarco Elías Calles, que nomeou o sacerdote cismático José Joaquín Pérez Budar (Santiago Juxtlahuaca, 16 de agosto de 1851 - Cidade do México, 9 de outubro de 1931) como patriarca da “Igreja católica apostólica mexicana” para substituir a Igreja Católica. 

Discurso do Papa às autoridades e ao corpo diplomático paraguaio

Discurso
Encontro com as autoridades e com o corpo diplomático
Sexta-feira, 10 de julho de 2015

Senhor Presidente,
Autoridades da República,
Membros do Corpo Diplomático,
Senhoras e Senhores!

Saúdo cordialmente Vossa Excelência, Senhor Presidente da República, e agradeço-lhe as deferentes palavras de boas-vindas e estima que me dirigiu, em nome próprio e ainda do governo, dos altos cargos do Estado e do querido povo paraguaio. Saúdo também os ilustres membros do Corpo Diplomático e, através deles, faço chegar os meus sentimentos de respeito e apreço aos respectivos países.

Um sentido «obrigado» a todas as pessoas e instituições que colaboraram, com esforço e dedicação, na preparação desta viagem para que me sentisse em casa. Não é difícil sentir-se em casa, nesta terra tão acolhedora. O Paraguai é conhecido como o coração da América, não só pela sua posição geográfica mas também pelo calor da hospitalidade e proximidade do seu povo.

Desde os seus primeiros passos como nação independente até dias ainda recentes, a história do Paraguai conheceu o sofrimento terrível da guerra, do confronto fratricida, da falta de liberdade e da violação dos direitos humanos. Tanta dor e tanta morte! Mas é admirável a tenacidade e o espírito de superação do povo paraguaio para se refazer perante tanta adversidade e prosseguir nos seus esforços por construir uma nação próspera e em paz. Aqui, no jardim deste palácio – que foi testemunha da história do Paraguai, desde quando era apenas margem do rio e era usado pelos Guaranis até aos últimos acontecimentos contemporâneos – quero prestar homenagem aos milhares de paraguaios simples, cujos nomes não aparecerão escritos nos livros de história mas que foram e continuam a ser verdadeiros protagonistas da vida do seu povo. E quero reconhecer, com emoção e admiração, o papel desempenhado pela mulher paraguaia nestes momentos dramáticos da história. Sobre os seus ombros de mães, esposas e viúvas carregaram o peso maior, souberam levar por diante as suas famílias e o seu país, infundindo nas novas gerações a esperança num amanhã melhor.

Um povo que esquece o seu passado, a sua história, as suas raízes, não tem futuro. A memória, firmemente apoiada na justiça e livre de sentimentos de vingança e ódio, transforma o passado numa fonte de inspiração para construir um futuro de convivência e harmonia, tornando-nos cientes da tragédia e insensatez que é a guerra. Nunca mais guerras entre irmãos! Construamos sempre a paz! Uma paz também do dia a dia, uma paz da vida quotidiana na qual todos participamos evitando gestos arrogantes, palavras ofensivas, atitudes prepotentes e, positivamente, fomentando a compreensão, o diálogo e a colaboração. 

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Discurso do Papa no Centro de Reabilitação Palmasola


Discurso do Papa durante visita ao Centro de Reabilitação Palmasola
Santa Cruz de La Sierra, Bolívia
Sexta-feira, 10 de julho de 2015

Queridos irmãos e irmãs!

Não podia deixar a Bolívia sem vir ver-vos, sem deixar de partilhar a fé e a esperança que nascem do amor entregue na cruz.

Obrigado por me receberem. Sei que se prepararam e rezaram por mim. Muito obrigado!

Nas palavras de D. Jesús Juárez e no testemunho de quem falou, pude comprovar que a dor não é capaz de apagar a esperança no mais fundo do coração e que a vida continua a jorrar com força em circunstâncias adversas.

Quem está diante de vós? Poderiam perguntar-se. Gostaria de responder-lhes à pergunta com uma certeza da minha vida, com uma certeza que me marcou para sempre. Aquele que está diante de vós é um homem perdoado. Um homem que foi e está salvo de seus muitos pecados. E é assim como me apresento. Não tenho muito mais para lhes dar ou oferecer, mas o que tenho e amo quero dar-vo-lo, quero partilhá-lo: Jesus Cristo, a misericórdia do Pai.

Ele veio para nos mostrar, fazer visível o amor que Deus tem por nós. Por vós, por mim. Um amor ativo, real. Um amor que levou a sério a realidade do seus. Um amor que cura, perdoa, levanta, cuida. Um amor que se aproxima e devolve a dignidade. Uma dignidade, que podemos perder de muitas maneiras e formas. Mas, nisto, Jesus é um obstinado: deu a sua vida por isto, para nos devolver a identidade perdida.

Lembro-me duma experiência que nos pode ajudar. Pedro e Paulo, discípulos de Jesus, também estiveram encarcerados; também foram privados da liberdade. Nessa circunstância, houve algo que os sustentou, algo que não os deixou cair no desespero, na escuridão que pode brotar da falta de sentido: foi a oração. Pessoal e comunitária. Eles rezaram, e por eles se rezava. Dois movimentos, duas ações que geram entre si uma rede que sustenta a vida e a esperança. Sustenta-nos contra o desespero e incentiva-nos a prosseguir o caminho. Uma rede que vai sustentando a vida, a vossa e a das vossas famílias. 

Cruz, foice e martelo: o presente de Morales ao papa



O presidente Morales também colocou em volta do pescoço do papa uma honraria cuja placa reproduzia a mesma imagem do Crucificado sobre a foice e o martelo. O Papa Francisco, que quase imediatamente tirou o colar, respondeu com presentes muito mais consoantes: uma reprodução do ícone "Salus Populi Romani" e cópias em espanhol da encíclica Laudato si' e da exortação apostólica Evangelii gaudium.

"O Papa Francisco – informou depois o porta-voz, padre Federico Lombardi – não manifestou nenhuma reação particular ao presidente do presidente Morales." O jesuíta também relatou que o crucifixo colocado sobre a foice e o martelo está ligado à memória do padre Luis Espinal, seu coirmão espanhol morto em 1980, em La Paz, depois de um sequestro. 

Papa Francisco deixa aos pés da Virgem, na Bolívia, as condecorações que recebeu de Evo Morales.


O Papa Francisco deixou duas medalhas na Bolívia que o presidente Evo Morales lhe deu na quarta-feira, 9 julho, durante a troca de presentes no Palácio do Governo logo após a chegada do Papa ao país.

Morales entregou o prêmio mais alto da Bolívia, o Condor Andino e a Distinção Luis Espinal.

Neste segundo prêmio é a imagem de Cristo sobre a foice e o martelo que o padre jesuíta fez no início dos anos 70 e cuja réplica o presidente deu ao Santo Padre, o que gerou muita controvérsia redes sociais.

Como foi relatado pela Santa Sé, nesta manhã, o Papa celebrou a Missa na capela da residência privada do arcebispo emérito de Santa Cruz de la Sierra, Cardeal Julio Terrazas.

"Depois da Missa, o Santo Padre deu à Virgem de Copacabana, patrona da Bolívia, as duas distinções conferidas quarta-feira pelo Presidente do Estado, Evo Morales, durante uma visita de cortesia ao Palácio Presidencial Paz”.

Papa Francisco disse as seguintes palavras, seguido de uma oração: “o Presidente da Nação, em um gesto de cordialidade teve a delicadeza de me oferecer duas decorações em nome do povo boliviano".

"Agradeço o carinho do povo boliviano e apreciar esta fina delicadeza do presidente e gostaria de deixar estes dois prêmios à Santa padroeira da Bolívia, à Mãe desta nobre nação para que ela lembre sempre do seu povo e também da Bolívia, a partir de seu santuário, onde ela quis que estivesse o Sucessor de Pedro e de toda a Igreja aos cuidados da Bolívia".

Bispos da Venezuela publicam a Exortação “Eu vi a aflição do meu povo” (Êxodo 3,7).


EXORTAÇÃO PASTORAL EPISCOPAL VENEZUELANA
ASSEMBLÉIA ORDINÁRIA CIV

"Eu vi a aflição do meu povo" (Êxodo 3,7)


Com toda bênção e saúde aos venezuelanos,

1. "Eu vi a aflição de meu povo" (Êxodo 3,7), esta é a dor que Deus ouve o clamor do pobre, desamparado, que da Venezuela, as pessoas resistindo severas dificuldades, sofrendo a falta de igualdade de oportunidades, que lamenta a perda de vidas.

2. Os Arcebispos e Bispos da Venezuela, reunidos em Assembleia Ordinária CIV, partilhamos as angústias e esperanças de trabalho pastoral que fazemos a serviço de todos. A visita apostólica do Papa Francisco na América Latina reafirma os motivos de esperança e nos impulsiona a um renovado compromisso para a nova evangelização. Agradecemos também à sua preocupação com a Venezuela. É muito gratificante ver que o seu ensino tem sido um motor para várias iniciativas. Sua exortação "A alegria do Evangelho" e, recentemente, a encíclica "Laudato si", "Louvado seja" com sua mensagem sugestiva de uma ecologia integral, são um precioso testemunho ao mundo no momento. O Papa, com suas palavras e seus gestos nos dá um belo testemunho de tomar as dificuldades com coragem, esperança, responsabilidade.

3. É também um motivo de alegria para a Igreja latino-americana, a beatificação do arcebispo Oscar Arnulfo Romero, mártir da fé, o amor à Igreja e à defesa dos indefesos, cujo ministério profético se manifesta atualidade da Igreja com os pobres e para os pobres.

4. Nós acompanhamos com nossas orações e nossa comunhão solidariedade às comunidades cristãs que sob perseguição e extermínio sofreram ameaças horrendas por grupos terroristas, e a indiferença da comunidade internacional.

5. No âmbito eclesial venezuelano, sublinhamos o entusiasmo gerado pelo próximo encontro nacional de jovens -ENAJO-, a ser realizada em Barquisimeto, em agosto, onde se espera que milhares de jovens em todo o país; também, a preparação da Assembleia Nacional Pastoral em novembro deste ano, quer ser um instrumento para a renovação da Igreja.

6. A Palavra de Deus pede-nos todos para sermos profetas e promotores de esperança. Sem conformismo ou resignação, mas a determinação para superar as dificuldades para criar áreas de encontro, diálogo e reconciliação em toda a extensão do nosso país. Com a força do Espírito, podemos olhar para o horizonte com um sentido de compromisso e responsabilidade. Se nós "queremos ser pessoas espirituais" (EG 268), expressamos a esperança que nos faz protagonistas da renovação da nossa sociedade.

A DURA REALIDADE QUE NOS DESAFIA

7. A preocupação com a grave situação no país, sentida por todos, obriga-nos a ser críticos, criativos, solidários. Partilhamos as preocupações e as esperanças, o sofrimento do nosso povo com tanta incerteza. A maioria assume que vivemos em tempos muito difíceis e incertos, é necessário e urgente superar. Você não pode negar o que é óbvio: os presos políticos, perseguição, tortura, violação dos direitos humanos.

8. O povo venezuelano exige melhores condições de vida diária; apela a uma maior segurança e proteção para o seu direito à saúde e à alimentação de sua família. A nação inteira sofre com a falta de medicamentos e de cuidados hospitalares e de escassez. Exige uma maior segurança contra a violência desenfreada, a impunidade e o narcotráfico. Para este poder crônico são somadas interrupções ao serviço de água potável em todo o país que afeta tanto a vida familiar e no trabalho, gerando mais angústia e dano.

9. Venezuelanos vemos com espanto a desvalorização diária da moeda com consequências terríveis no custo de bens e serviços. Tudo custa mais a cada dia, batendo o poder de compra das famílias venezuelanas. Urge fazer medidas econômicas sólidas no âmbito da Constituição e as leis para impedir este mecanismo absurdo e prejudicial de uma política econômica errada que enriquece poucos e empobrece a maioria.

10. Um problema novo e grave é a criação das chamadas "zonas de paz". Neles, a segurança do Estado não pode entrar ou agir sem ordem superior. Grandes áreas de alguns municípios estão atualmente sob o controle de grupos ilegais e criminais, que agem com impunidade. Isso é inaceitável e nestes setores devem ser restaurados o controle do Estado e do direito.

11. As inundações que afligem o Apure em nível Guasdualito e em várias regiões dos Andes, apelaram à solidariedade de todos. Agradecemos a ajuda que vem através CARITAS nacional, diocesana e paroquial; que nos permitem fazer-nos a sincera solidariedade com acompanhamento, fervorosa oração e apoio, expressão do amor fraternal. 

Discurso do Papa durante o II Encontro dos Movimentos Populares na Bolívia


Discurso do Papa durante II Encontro dos Movimentos Populares
Bolívia
Quinta-feira, 9 de julho de 2015

Discurso

Boa tarde a todos!

Há alguns meses, reunimo-nos em Roma e não esqueço aquele nosso primeiro encontro. Durante este tempo, trouxe-vos no meu coração e nas minhas orações. Alegra-me vê-vos de novo aqui, debatendo os melhores caminhos para superar as graves situações de injustiça que padecem os excluídos em todo o mundo. Obrigado, senhor presidente Evo Morales, por sustentar tão decididamente este encontro.

Então, em Roma, senti algo muito belo: fraternidade, paixão, entrega, sede de justiça. Hoje, em Santa Cruz de la Sierra, volto a sentir o mesmo. Obrigado! Soube também, pelo Pontifício Conselho «Justiça e Paz» presidido pelo Cardeal Turkson, que são muitos na Igreja aqueles que se sentem mais próximos dos movimentos populares. Muito me alegro por isso! Ver a Igreja com as portas abertas a todos vós, a qual se envolve, acompanha e consegue sistematizar em cada diocese, em cada comissão «Justiça e Paz», uma colaboração real, permanente e comprometida com os movimentos populares. Convido-vos a todos, bispos, sacerdotes e leigos, juntamente com as organizações sociais das periferias urbanas e rurais, a aprofundar este encontro.

Deus permitiu que nos voltássemos a ver hoje. A Bíblia lembra-nos que Deus escuta o clamor do seu povo e também eu quero voltar a unir a minha voz à vossa: terra, teto e trabalho para todos os nossos irmãos e irmãs. Disse-o e repito: são direitos sagrados. Vale a pena, vale a pena lutar por eles. Que o clamor dos excluídos seja escutado na América Latina e em toda a terra.

1. Comecemos por reconhecer que precisamos duma mudança. Quero esclarecer, para que não haja mal-entendidos, que falo dos problemas comuns de todos os latino-americanos e, em geral, de toda a humanidade. Problemas que têm uma matriz global e que atualmente nenhum Estado pode resolver por si mesmo. Feito este esclarecimento, proponho que nos coloquemos estas perguntas:

– Reconhecemos nós que as coisas não andam bem num mundo onde há tantos camponeses sem terra, tantas famílias sem teto, tantos trabalhadores sem direitos e tantas pessoas feridas na sua dignidade?

– Reconhecemos nós que as coisas não andam bem, quando explodem tantas guerras sem sentido e a violência fratricida se apodera até dos nossos bairros? Reconhecemos nós que as coisas não andam bem, quando o solo, a água, o ar e todos os seres da criação estão sob ameaça constante?

Então digamo-lo sem medo: Precisamos e queremos uma mudança.

Nas vossas cartas e nos nossos encontros, relataram-me as múltiplas exclusões e injustiças que sofrem em cada atividade laboral, em cada bairro, em cada território. São tantas e tão variadas como muitas e diferentes são as formas próprias de as enfrentar. Mas há um elo invisível que une cada uma destas exclusões: conseguimos nós reconhecê-lo? É que não se trata de questões isoladas. Pergunto-me se somos capazes de reconhecer que estas realidades destrutivas correspondem a um sistema que se tornou global. Reconhecemos nós que este sistema impôs a lógica do lucro a todo o custo, sem pensar na exclusão social nem na destruição da natureza?

Se é assim – insisto – digamo-lo sem medo: Queremos uma mudança, uma mudança real, uma mudança de estruturas. Este sistema é insuportável: não o suportam os camponeses, não o suportam os trabalhadores, não o suportam as comunidades, não o suportam os povos…. E nem sequer o suporta a Terra, a irmã Mãe Terra, como dizia São Francisco.

Queremos uma mudança nas nossas vidas, nos nossos bairros, no vilarejo, na nossa realidade mais próxima; mas uma mudança que toque também o mundo inteiro, porque hoje a interdependência global requer respostas globais para os problemas locais. A globalização da esperança, que nasce dos povos e cresce entre os pobres, deve substituir esta globalização da exclusão e da indiferença.