quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

A caridade que une Bento XVI e Francisco


No Ano da Misericórdia, um aniversário que se harmoniza muito bem com o espírito do Jubileu: o de 10 anos da publicação da Deus Caritas Est, a primeira das três encíclicas do papa Bento XVI.

Para a comemoração do aniversário, foi organizado o congresso internacional “A caridade nunca terá fim”, promovido pelo Pontifício Conselho Cor Unum nos dias 25 e 26 de fevereiro na Sala Nova do Sínodo, no Vaticano. O evento reunirá personalidades eclesiásticas e leigas a fim de examinar e aprofundar as perspectivas teológicas e pastorais da encíclica para o mundo de hoje, particularmente em relação ao trabalho das pessoas envolvidas com o ministério da caridade da Igreja.

No encontro, incluído entre os eventos do Jubileu da Misericórdia, deverão participar, em particular, os representantes das conferências episcopais e organizações católicas internacionais de caridade.

Conforme relatado a Zenit por mons. Giampietro Dal Toso, secretário do Cor Unum, os dois dias de estudos contam com o apoio do papa Francisco, que, de acordo com o espírito da conferência, tem insistido em inúmeras ocasiões, desde a sua primeira homilia como pontífice, na afirmação de que a Igreja católica não é uma “ONG piedosa”.

“Precisamos manter vivo o espírito da Deus Caritas Est, que é mais atual do que nunca”, disse Dal Toso. “Por isso, o foco da nossa conferência não está na ‘memória’, mas na ‘perspectiva’, com uma ampla reflexão sobre a aplicação concreta da encíclica”.

Na abertura da conferência, nesta quinta-feira, 25, às 9h45 do horário de Roma, o cardeal Gerhard Ludwig Müller, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, oferecerá uma interpretação teológica da encíclica Deus Caritas Est.

Palestrará ainda Michel Thio, presidente da Confederação Internacional São Vicente de Paulo, bem como Marina Almeida Costa, diretora da Caritas Cabo Verde, e Roy Moussalli, diretor executivo da Sociedade Sírio de Desenvolvimento Social. A sessão vespertina da quinta-feira será aberta por um judeu, o rabino David Shlomo Rosen, diretor internacional de assuntos inter-religiosos do Comitê Judaico Americano, e por um muçulmano, Said Ahmed Khan, professor da Universidade Estadual de Wayne, nos EUA. Eles falarão, respectivamente, da “Perspectiva judaica do amor bíblico” e da “Perspectiva muçulmana da misericórdia”.

A presença desses palestrantes quer ilustrar que “no coração de todas as religiões existe a atenção para com o outro”, disse o secretário do Cor Unum, sublinhando, no entanto, que a “caridade” é um “conceito do Novo Testamento”. 

São Sérgio, mártir


Existem vários santos com o nome de Sérgio. Hoje celebramos aquele que foi martirizado em Cesaréia da Capadócia, no tempo do imperador Diocleciano. São Sérgio vivia no deserto enquanto os cristãos estavam sendo perseguidos e entregando a vida em sacrifício de louvor.

Por ocasião das festas em honra a Júpiter, Saprício, governador da Armênia e da Capadócia, mandou reunir os cristãos no templo dedicado a Júpiter. Obrigou-os a prestar culto ao deus pagão. Movido pelo Espírito Santo para ir à Cesaréia, lá ele encontrou no centro da praça a imagem de Júpiter, considerado como o maior dos deuses entre os pagãos.

Diante da imagem os sacerdotes pagãos acusavam os cristãos e os condenavam, com o motivo de serem eles os culpados da omissão dos deuses diante das necessidades do povo.
Sérgio, o venerado eremita, reprovou com veemência o culto ao ídolo, proclamando a todos que somente o Deus vivo e verdadeiro, Jesus Cristo, o Deus dos cristãos, era digno de todo louvor e adoração.

Foi, então, conduzido perante o governador que o condenou a morte. São Sérgio foi imediatamente decapitado. Os cristãos recolheram seu corpo e uma piedosa senhora sepultou-o em sua própria casa.  


O Pai querido, vós que escolheste São Sérgio para servir os irmãos e irmãs pelo martírio, concedei-nos também ouvir o clamor dos mais sofredores e permita-nos doar um pouco de nossa vida em favor destes pequeninos. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Católicos repudiam imagens blasfemas de santos caracterizados de Mulher Maravilha, Diabinha, Galinha Pintadinha, Batman e Frida, no DF.


Coordenador da comunicação da Arquidiocese de Brasília, o padre João Firmino afirmou ao G1 nesta terça-feira (23) que a Igreja Católica estuda entrar na Justiça contra criadora de estatuetas de santos caracterizados como personagens de histórias em quadrinhos ou artistas – Nossa Senhora, por exemplo, ganhou versões de chifre, Mulher Maravilha, Malévola, Frida Kahlo, David Bowie, Galinha Pintadinha e Minnie. A responsável pela “Santa Blasfêmia”, Ana Smile, disse ter crescido dentro da igreja e afirmou não se considerar cometendo nenhuma infração.

“A gente quer evitar que se intensifiquem coisas que já estão acontecendo, como a artista e a dona da loja sofrendo ameaças. Mas isso [as estatuetas] é realmente uma afronta à fé. Não pela arte, a arte não é uma afronta à fé, mas como ela escolheu manifestar essa arte. Ela pegou várias imagens católicas e manifestou algo que em um primeiro momento até poderia ser divertido, mas é um elemento da fé. Acaba que é uma afronta a nós católicos”, disse.


“Não é só desenhar uma Galinha Pintadinha, o desenho do Chaves, a roupa do Chaves, elementos do Batman. Na foto que saiu no jornal, é a Nossa Senhora com chifre. Tudo isso afronta a nossa fé, machuca aqueles fiéis”, completou.

O padre disse que a posição oficial é de repúdio. “Estamos vendo um jeito de evitar um mal maior. Toda publicidade que faz isso pode levar ao extremismo daqueles que se sentem muito ofendidos com a imagem. Não queremos tornar esse fato como uma manifestação de intolerância religiosa. Tem gente que põe fogo em terreiro de umbanda. Não queremos ninguém invadindo as lojas e quebrando as peças.”

Hilarion: “Os greco-católicos não ouvem a voz do papa”


“Muito foi dito sobre ser este o primeiro encontro da história. Mas eu acho que o mais importante é o conteúdo do encontro”, disse o metropolita Hilarion de Volokolamsk, presidente do departamento de Relações Exteriores do patriarcado ortodoxo russo de Moscou, em entrevista à Interfax-Religion sobre o encontro de 12 de fevereiro entre o papa Francisco e o patriarca Kirill em Havana.

De acordo com Hilarion, a declaração assinada pelos dois representantes religiosos “permanecerá durante muito tempo como um farol que orientará as duas tradições cristãs, a ortodoxa e a católica”. Um farol que ainda está longe de iluminar as relações entre a Igreja ortodoxa russa e Igreja greco-católica da Ucrânia, na opinião do metropolita. Após a reunião de Havana, levantou-se a opinião crítica do arcebispo maiori de Kiev, Sviatoslav Shevchuk, que disse: “Hoje estamos propensos a afirmar que muitos crentes se sentem marginalizados pelo Vaticano”.

A reação do greco-católica, afirma Hilarion, foi “muito negativa, muito ofensiva, não só para nós, mas também para o papa. Estas declarações mostram que a liderança da Igreja greco-católica ucraniana continua a ser fiel, como dizem, ao seu habitual repertório. Eles não estão dispostos a ouvir não apenas a voz do nosso patriarca, mas nem a voz do papa. Eles têm a sua agenda politizada, seus clientes que lhes colocam tarefas concretas, e fazem o que lhes é pedido. Nem mesmo o papa tem autoridade alguma para eles”.

São palavras fortes as de Hilarion, que ainda aumenta a dose dizendo que existe “a ideia de criar uma espécie de comissão para ajudar a resolver o problema do uniatismo”, mas “é difícil imaginar as tarefas específicas desta comissão, especialmente ao se considerar a atitude dos líderes da igreja greco-católica”. Além disso, Hilarion julga que “a sua retórica é agressiva, hostil, insolente, e está em marcado contraste não só com o conteúdo da declaração, mas também com o seu estilo, com a sua mensagem pastoral, com aquele espírito de reconciliação que emana da declaração”.

A questão dos uniatas poderia ser discutida durante uma próxima reunião entre Francisco e Kirill, talvez na Rússia. A este respeito, Hilarion é cauteloso, dizendo apenas que “quando as condições estiverem maduras para outra reunião, então decidiremos quando e onde fazê-la”. 

A cruz de Cristo, medida do mundo


Quando for levantado da terra, atrairei todos os homens a Mim (Jo 12,32).

Grande número de homens vive e morre sem jamais ter refletido sobre a situação em que se encontra. Aceitam o lhes chega e seguem as suas inclinações até onde as suas oportunidades lho permitem. Guiam-se principalmente pelo prazer e pela dor, não pela razão, pelos princípios ou pela consciência. Também não tentam interpretar este mundo, determinar o que significa ou reduzir o que veem e sentem a um sistema. Mas, quando começam a contemplar a situação aparente em que nasceram – quer pela sua mente reflexiva, quer por curiosidade intelectual –, logo chegam à conclusão de que é um labirinto e uma perplexidade. É um enigma que não conseguem resolver. Parece cheia de contradições e desprovida de qualquer desígnio. O que é, como proceder nela, como é o que é, de que modo se pode começar a entendê-la, qual é o nosso destino, tudo são mistérios.

CHAVE DO MUNDO

Mergulhados nessa dificuldade, alguns compuseram uma filosofia de vida e outros, outra, pensando ter descoberto a chave que lhes permitiria ler aquilo que é tão obscuro.

Dez mil coisas passam diante de nós, uma após a outra, ao longo da vida: que devemos pensar delas? Que cor atribuir-lhes? Devemos vê-las de maneira alegre e gozosa? Ou de maneira melancólica? De maneira desalentada ou esperançosa? Devemos tomá-las levianamente ou conferir gravidade a cada assunto? Devemos tornar maiores as coisas de pouca importância ou tirar peso às de grande importância? Guardar na mente o que foi e passou, olhar para o futuro ou deixar-nos absorver pelo presente?

Como devemos olhar as coisas? Esta é a pergunta que todas as pessoas reflexivas fazem a si mesmas, e cada uma lhe responde a seu modo. Desejam pensar por meio de regras, mediante algo que esteja dentro delas e ao mesmo tempo lhes permita harmonizar e ajustar o que está fora. Essa é a necessidade experimentada pelas mentes reflexivas. Agora, permiti-me que pergunte: Qual é a chave real, qual a interpretação cristã deste mundo? Qual o critério que a Revelação nos dá para avaliar e medir este mundo? E a resposta é: o grande acontecimento deste tempo litúrgico, a Crucifixão do Filho de Deus.

A morte do Verbo eterno de Deus feito carne é a nossa grande lição quanto ao modo como devemos pensar e falar deste mundo. A sua Cruz atribuiu a tudo o que vemos o seu devido peso, a todas as riquezas, a todos os benefícios, a todas as categorias, a todas as distinções, a todos os prazeres; à concupiscência da carne, à concupiscência dos olhos e à soberba da vida. Pesou todas as emoções, as rivalidades, as esperanças, os medos, os desejos, os esforços e os triunfos do homem mortal. Deu significado ao instável e vacilante percurso da vida terrena, às suas provações, tentações e sofrimentos. Reuniu e tornou consistente tudo o que parecia discorde e sem propósito. Ensinou-nos como viver, como usar deste mundo, que aguardar, que desejar, que esperar. É a melodia em que se reúnem e harmonizam todas as dissonâncias da música deste mundo.

PESO E MEDIDA

Olhai à vossa volta e vede o que o mundo vos apresenta tanto de alto como de baixo. Ide à corte dos príncipes. Vede a riqueza e a arte de todas as nações reunidas para honrar o filho de um homem. Observai como os muitos se prostram diante dos poucos. Considerai as formalidades e o cerimonial, a pompa, o luxo, o esplendor – e a vanglória. Quereis saber o valor de tudo isso? Olhai para a Cruz de Cristo.

Ide ao mundo da política: vede a inveja que opõe nação a nação, a competição entre uma economia e outra, exércitos e frotas enfrentados uns com os outros. Examinai os diversos estamentos da sociedade, os seus partidos e as suas contendas, as aspirações dos ambiciosos e as intrigas dos astutos. Qual é o fim de toda essa agitação? A sepultura. Qual é a sua medida? A Cruz.

Ide também ao mundo do intelecto e da ciência: considerai as maravilhosas descobertas feitas pela mente humana, a variedade de artes que essas descobertas fizeram surgir, os quase milagres pelas quais demonstra o seu poder, e considerai a seguir o orgulho e a autoconfiança da razão, e a absorção do pensamento em objetos transitórios, que é a sua conseqüência. Quereis julgar retamente tudo isso? Olhai para a Cruz.

Mais ainda: vede a miséria, vede a pobreza e a indigência, vede a opressão e o cativeiro; ide para onde o alimento é escasso e a moradia insalubre. Considerai a dor e o sofrimento, as doenças longas ou agudas, tudo o que é pavoroso e repugnante. Quereis saber que peso têm todas essas coisas? Olhai para a Cruz.

Por isso, todas as coisas convergem para a Cruz – e para Aquele que dela pende –; todas as coisas lhe estão subordinadas, todas as coisas necessitam dela. É o seu centro e a sua interpretação. Pois Ele foi levantado sobre ela para que pudesse atrair a si todos os homens e todas as coisas. 

Padre Lombardi deixa a direção geral da Rádio Vaticano, após 25 anos


Troca de guarda na Rádio Vaticano: depois de 25 anos de serviço, o padre Federico Lombardi deixa a direção geral, conforme anúncio feito pela Secretaria de Comunicação da Santa Sé. Não é especificada nenhuma data, mas fontes internas apontam o próximo dia 29 de fevereiro.

O padre Lombardi, que permanecerá como diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, foi nomeado diretor dos programas da rádio em 15 de janeiro de 1991; em 2005, passou a ser o diretor geral da emissora, dando continuidade à longa tradição de jesuítas no comando da Rádio Vaticano – desde a sua fundação, há 84 anos, por desejo de Pio XI, que a lançou com a mensagem radiofônica “Qui arcano Dei” em 12 de fevereiro de 1931, a rádio foi confiada à Companhia de Jesus.

O fim da direção do padre Lombardi encerra uma era, levado a rádio do papa para o comando da Secretaria de Comunicação, da qual dom Dario Edoardo Viganò é o prefeito.

Junto com o jesuíta, expira também o mandato de Alberto Gasbarri como diretor administrativo – ele se aposentou, além disso, do cargo de organizador das viagens papais. No lugar dos dois, informa a nota da mesma Secretaria para a Comunicação, não serão nomeadas “análogas figuras dirigentes”, mas um representante legal e um gerente do escritório administrativo.

Quem assume por agora é Giacomo Ghisani, atualmente diretor adjunto da direção geral da Secretaria de Comunicações e “grande conhecedor” da realidade da rádio, onde trabalhou durante muitos anos como chefe do departamento jurídico e de relações internacionais.

A equipe responderá a Ghisani nas questões administrativas. Quanto às atividades editoriais e à situação das diversas redações linguísticas, a referência será o padre Andrzej Majewski, polonês, atual diretor dos programas. No tocante aos aspectos tecnológicos, incluindo compras e projetos de desenvolvimento, a responsabilidade passa a ser do engenheiro Sandro Piervenanzi. 

A paixão de todo o corpo de Cristo


Senhor, eu clamo por vós, socorrei-me sem demora (Sl 140,1). Isto todos nós podemos dizer. Não sou eu que digo, é o Cristo total que diz. Contudo, estas palavras foram ditas especialmente em nome do Corpo, porque, quando Cristo estava neste mundo, orou como homem; orou ao Pai em nome do Corpo; e enquanto orava, gotas de sangue caíram de todo o seu corpo. Assim está escrito no Evangelho: Jesus rezava com mais insistência e seu suor tornou-se como gotas de sangue (Lc 22,44). Que significa este derramamento de sangue de todo o seu corpo, senão a paixão dos mártires de toda a Igreja?

Senhor, eu clamo por vós, socorrei-me sem demora. Quando eu grito, escutai minha voz! (Sl 140,1). Julgavas ter acabado de vez o teu clamor ao dizer: eu clamo por vós. Clamaste, mas não julgues que já estejas em segurança. Se findou a tribulação, findou também o clamor; mas se a tribulação da Igreja e do Corpo de Cristo continua até o fim dos tempos, não só devemos dizer: eu clamo por vós, socorrei-me sem demora; mas: Quando eu grito, escutai minha voz! Minha oração suba a vós como incenso, e minhas mãos, como oferta da tarde (Sl 140,2).

Todo cristão sabe que esta expressão continua a ser atribuída à própria Cabeça. Porque, na verdade, foi ao cair da tarde daquele dia, que o Senhor, voluntariamente, entregou na cruz sua vida, para retomá-la em seguida. Também aqui estávamos representados. Com efeito, o que estava suspenso na cruz foi o que ele assumiu da nossa natureza. Como seria possível que o Pai rejeitasse e abandonasse algum momento seu Filho Unigênito, sendo ambos um só Deus? Contudo, cravando nossa frágil natureza na cruz, onde o nosso homem velho, como diz o Apóstolo, foi crucificado com Cristo (Rm 6,6), clamou com a voz da nossa humanidade: Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste? (Sl 21,2).

Eis, portanto, o verdadeiro sacrifício vespertino: a paixão do Senhor, a cruz do Senhor, a oblação da vítima salvadora, o holocausto agradável a Deus. Esse sacrifício vespertino, ele o converteu, por sua ressurreição, em oferenda da manhã. Assim, a oração que se eleva, com toda pureza, de um coração fiel, é como o incenso que sobe do altar sagrado. Não há aroma mais agradável a Deus: possam todos os fiéis oferecê-lo ao Senhor.

Por isso, o nosso homem velho – são palavras do Apóstolo – foi crucificado com Cristo, para que seja destruído o corpo do pecado, de maneira a não mais servirmos ao pecado (Rm 6,6).


Dos Comentários sobre os Salmos, de Santo Agostinho, bispo

(Ps 140,4-6:CCL 40,2028-2029)            (Séc.V)

Por que o papa veste branco?


Ele não quer renunciar ao hábito branco. Nem mesmo agora, que acaba de ser eleito papa. Michele Ghislieri, cujo nome de batismo era Antonio antes da profissão religiosa como frade dominicano, se tornou o 224º sucessor de São Pedro e adotou o nome de Pio V. Estamos em 1566. Pio V decide que o branco da veste escolhida por São Domingos de Gusmão para a Ordem dos Pregadores será também a cor da veste dos papas.

Pelo menos é o que diz uma tradição. Na verdade, São Pio V simplesmente continuou usando o hábito branco da sua ordem sob as vestes papais como sinal não só de afeto pela sua família religiosa, mas também como sinal de humildade: apesar da autoridade de que o recobriam as vestes papais, ele ainda continuava sendo um humilde frade.


Outra tradição, bastante difundida no século XVIII e relatada por Filippo Bonanni em sua obra “A Sagrada Hierarquia explicada em seus hábitos civis e eclesiásticos” (Roma, 1720), diz que o uso da veste branca pelos papas deriva do aparecimento de uma pomba branca no momento do martírio de São Fabiano (L’Osservatore Romano, 14 de julho de 2010).

Independentemente das lendas e tradições, o uso da veste branca pelos pontífices é muito antigo: o mesmo Bonanni menciona o seu uso pelo papa Vítor III, eleito em 1086.

O tratado de liturgia “Rationale divinorum officiorum“, que Guglielmo Durando escreveu por volta de 1286, traz a interpretação considerada mais completa da cor das vestes papais: o branco remete à pureza e à santidade de vida, enquanto o vermelho simboliza o sacrifício e o Sangue de Cristo derramado por nós.

O primeiro cerimonial pontifício que aborda sistematicamente as vestes do papa é o redigido por Gregório X entre 1272 e 1273, ao passo que a codificação precisa faz parte do cerimonial escrito por Agostino Patrizi- Piccolomini e Giovanni Burcardo no final do século XV. Este último cerimonial dispõe que o papa recém-eleito, vestido de branco, deve receber o manto pontifício vermelho do cardeal prior dos diáconos, mantendo a estola de acordo com a sua ordem de pertença (ou sem estola, caso o eleito não tenha nem mesmo a ordem diaconal). Assim revestido, com a mitra na cabeça e sentado ao trono pontifício no mesmo lugar da sua eleição, o novo papa deve receber, segundo este cerimonial, a promessa de obediência dos cardeais (L’Osservatore Romano, 14 de julho de 2010). Com algumas diferenciações pontuais (o papa Francisco, por exemplo, não se sentou ao trono, mas recebeu em pé a homenagem dos cardeais), esse rito foi preservado até tempos recentes.