quinta-feira, 26 de julho de 2018

Filme sobre aparições de Nossa Senhora de Fátima chega ao Brasil


A história centenária das aparições de Nossa Senhora de Fátima chega aos cinemas do Brasil com um novo filme que traz uma mistura de documentário e ficção a fim de “mostrar uma visão inédita e global das revelações” da Virgem em Portugal.

O filme “Fátima, o Último Mistério”, da produtora espanhola Goya Producciones, estreia em 24 cidades do Brasil no próximo dia 9 de agosto, pela rede Cinemark.

O longa-metragem conta a história de uma produtora de cinema que é convidada a trabalhar em um documentário sobre as consequências das aparições de Fátima e, ao se aproximar da história, percebe que Nossa Senhora tem atuação não só nos acontecimentos do mundo, mas também na sua própria vida.

Segundo o diretor, Andrés Garrigó, este filme possui várias diferenças em relação a outras produções que levaram ao cinema o tema das aparições marianas na Cova da Iria. “A primeira – indica – é que não escondemos nada do que Nossa Senhora de Fátima disse ou mostrou aos pastores, por exemplo, a existência do inferno, ou o fato de que a guerra é a punição do pecado”.

Outra diferença, segundo o diretor, “é que mostramos como a Virgem agiu nesses últimos 100 anos, mostrando exemplos impressionantes de como Ela mudou a história do mundo”.

Além disso, assinalou, “este filme mostra que a atual grande crise da família já se encontrava entre os ‘erros da Rússia’ que a Virgem de Fátima profetizou e que se espalharia pelo mundo”.

Para esta produção, foram utilizadas entrevistas com 30 especialistas que reforçam que os segredos de Fátima têm reflexos diretor na nossa realidade e que, se receberem a devida atenção, poderiam mudar o futuro da humanidade.

Nesse sentido, Garrigó indicou, em declarações à ACI Digital, que “é muito necessário falar de Fátima no cinema”.

“Primeiro, porque a mensagem da Virgem de Fátima pode salvar o mundo de novas catástrofes, ainda piores do que as que afligiram o mundo no século XX. Segundo, porque há muita ignorância e muita confusão em torno das três partes do segredo de Fátima. E finalmente, o filme nos torna conscientes de que podemos ser coprotagonistas da ação de Deus na história, se fizermos o que sua Mãe nos pede”, afirmou.

Pessoalmente, Garrigó admitiu que viu como “um carinho de Nossa Senhora” poder dirigir este filme, pois ela o “facilitou os meios” para realizá-lo.

“Graças à sua ajuda superamos várias dificuldades e conseguimos fazer um filme que triunfou em muitos países. Muitos ecos chegam até nós, especialmente da América, que nos falam até sobre conversões”, revelou.

Nicarágua: Desconhecidos profanam capela e roubam hóstias consagradas


Em meio à violência na Nicarágua, uma capela foi profanada por desconhecidos que roubaram o sacrário com as hóstias consagradas, denunciou o Bispo de Jinotega, Dom Carlos Enrique Herrera.

"Informaram que esta é a segunda ocasião na Diocese de Jinotega, que desconhecidos profanaram a capela do Sagrado Coração da paróquia São Marcos Evangelista. Nesta ocasião, somente roubaram o sacrário e, dentro dele, Jesus Sacramentado. Que Deus tenha pena de suas almas”, denunciou o Prelado em 23 de julho em sua conta no Twitter.

Algumas horas depois, Dom Herrera compartilhou uma foto em sua rede social para informar que o sacrário foi encontrado pelos fiéis e o sacerdote. "Assim um grupo de fiéis e o Pe. Noé Flores Obando encontraram a Eucaristia. Peçamos ao Senhor piedade para seu povo", expressou.

Argentina: Peça que zomba da Virgem Maria e da Eucaristia é um ataque à liberdade religiosa


O Conselho Argentino para a Liberdade Religiosa (CALIR) manifestou em 23 de julho que a peça que zombou da Virgem Maria, da Missa e promoveu o aborto é um ataque à liberdade religiosa.

Através de um comunicado, o CALIR se referiu à peça teatral "Deus", do dramaturgo Lisandro Rodríguez, encenada no dia 20 de julho, no Centro Cultural Municipal da cidade de Rafaela.

Na peça, foi simulada brevemente uma Missa católica, na qual dois atores nus colocaram o lenço verde – símbolo dos abortistas na Argentina – nas imagens da Virgem Maria e do Papa Francisco.

"Mais uma vez, uma expressão cultural se converteu em uma provocação desqualificante e ofensiva aos sentimentos religiosos, neste caso dos católicos argentinos", descreveu o comunicado.

"Os sentimentos religiosos são tão antigos quanto à humanidade e são um bem que deve ser protegido legalmente. A desvalorização da ação ofensiva disfarçada de arma estética ofende o sentimento religioso e prejudica um aspecto importante da liberdade religiosa. Este merece a nossa reprovação".

Mês Vocacional 2018: "Seguir Jesus à luz da Fé"


Em 1981, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em sua 19ª Assembleia Geral, instituiu agosto como o Mês Vocacional. O objetivo principal era o de conscientizar as comunidades da responsabilidade que compartilham no processo vocacional.

É por isso que cada domingo do mês de agosto é dedicado à celebração de uma determinada vocação. No primeiro, celebra-se sacerdócio e os ministérios ordenados; no segundo, o matrimônio junto à semana da Família; no terceiro, a vida consagrada, e por fim, no quarto, a vocação dos Leigos.

Mesmo após 37 anos da instituição do Mês Vocacional, o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, dom Jaime Spengler, diz que ainda é preciso criar uma cultura vocacional na juventude católica.

Defensores do aborto criam game em que matam padres e feto a tiros


Conforme aproxima-se a votação definitiva sobre a legalização do aborto na Argentina – será em 8 de agosto – a frágil máscara de suposta civilidade de seu entusiastas cai por terra. A última agressão grosseira a quem se opõe à descriminalização é uma versão do clássico game Doom, no qual o objetivo final é matar um feto humano, que é o “chefão” da fase. Antes de chegar nele, o perturbado jogador precisa matar mulheres e padres que o defendem dos tiros.

A obra, que só pode ser descrita como diabólica, ganhou o nome de Doom Fetito e foi criada pela desenvolvedora de sistemas – e feminista pró-aborto – Florencia Rumpel Rodriguez. Segundo o site ACI Prensa, ela chegou a admitir que a figura do feto no jogo foi inspirada na imagem usada pelo movimento pró-vida na Argentina.

RJ: Ladrão invade igreja na Vila Kosmos e faz o sinal da cruz e rouba o sacrário na frente dos fieis

Assaltante teria agido tranquilamente na frente de outros fiéis, 

levando o objeto dentro de um carrinho e cobrindo-o com um saco de lixo


O sacrário da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na Vila Kosmos, na Zona Norte da cidade, foi roubado, nesta quarta-feira. De acordo com relatos, um ladrão teria agido tranquilamente na frente de outros fiéis, levando o objeto, que guardava âmbulas com hóstias consagradas da igreja.

"O assaltante agiu de forma normal dentro de nossa paróquia. Saiu fazendo o sinal da cruz, cumprimentou algumas pessoas que estavam rezando e levou nosso sacrário em um carrinho. Cobriu-o com um saco de lixo preto", Bryan Caetano, coroinha da igreja, escreveu na página do Facebook do templo.

Por causa do roubo, a paróquia suspendeu todas as missas até a celebração de um ato de desagravo, marcado para às 19h30 desta quinta. 

"Sabemos que o sacrário não é um cofre e tão pouco é de ouro. Porém, na sua fragilidade, guarda o que há de mais precioso em nossa fé: a eucaristia (...) Foi uma agressão horrível cometida ao Santíssimo Sacramento (sacrilégio), que para nós é a presença real de Jesus, o centro de nossa vida cristã. Esse sacrilégio constitui uma ofensa grave a Deus e um profundo desrespeito à nossa fé católica. Vale a pena lembrar que, quem joga fora as hóstias consagradas, as subtrai ou conserva para si está cometendo um pecado mortal", o coroinha continuou.

A correta interpretação do Decreto contra o Comunismo


É supérfluo absolver um documento de cada motivação política, quando os seus objetivos religiosos são definidos repetida e claramente fora deles. Algumas ações são proibidas porque ofendem diretamente a religião e favorecem movimentos anti-religiosos. A excomunhão com que aqueles que professam a doutrina materialista e anti-cristã são punidos não é inspirada por políticas, é óbvio para quem está familiarizado com questões religiosas.

O Decreto pode ser dividido em duas partes. Na primeira parte, trata-se de ações que são proibidas por conta da contribuição direta e indireta que elas fazem com a doutrina ou ação anti-religiosa, mesmo que a pessoa que os apoia não professe esta doutrina. Qualquer pessoa agindo com pleno conhecimento e de seu próprio livre-arbítrio torna-se indigno de receber os Sacramentos. A segunda parte trata com aqueles que professam, e acima de tudo com aqueles que defendem e espalham, a doutrina materialista e anti-religiosa do comunismo. Sem mais delongas eles estão excomungados.

Podemos afirmar então que nos países da Europa Ocidental a primeira parte é mais importante do que a segunda. Na Itália, na Bélgica, na França e assim por diante, há muitos católicos que, enganados pelas promessas de líderes comunistas, ou seduzidos pelo desejo de reformas sociais, favorecem o comunismo sem a adoção de sua doutrina fundamental. Estes, por isso, não incorrem em excomunhão. Mas a Santa Sé confronta-os com sua grave responsabilidade pelo apoio dado por eles aos inimigos obstinados da religião cristã, e com o perigo de envenenar suas próprias mentes com as idéias falsas continuamente espalhadas pela imprensa comunista.

Não é lícito emprestar o próprio nome para partidos comunistas ou para favorecê-los.

Como os comunistas podem ser divididos em vários partidos (pensemos da Yugoslávia), falamos de “partidos” no plural. A estes devem ser adicionados, em seguida, os movimentos que são organizadas diretamente pelo comunismo; por exemplo, o Movimento da Juventude Comunista, os Sindicatos comunistas propriamente ditos, e assim por diante. Quem matricula a si próprio nesses movimentos é culpado de uma ação ilícita. As razões são apresentadas na resposta à primeira pergunta.

Comunismo, como existe hoje, como é apresentado pela doutrina de Karl Marx e Engels, e como se propaga pelo bolchevismo, é materialista e anti-cristão. Foram feitas tentativas para separar os princípios sociais e econômicos do comunismo, do seu sistema doutrinal anti-religioso, mas eles falharam. O que quer que alguns adeptos intelectuais do comunismo possam dizer, este último é e continua a ser fundamentalmente materialista. Por razões de propaganda, como Lenin explicitamente aconselha, líderes comunistas, por vezes, afirmam que eles não são adversários da religião. Mas esta afirmação deles é refutada pelos fatos inegáveis. Onde quer que o comunismo está no poder, mais cedo ou mais tarde, a Igreja Católica é privada dos seus direitos inalienáveis e é submetida a perseguição violenta. Consequentemente, a ação dos comunistas é materialista e anti-cristã até quando a questão é doutrina. O decreto visa abrir os olhos daqueles católicos que se deixam enganar pelas falsas palavras dos propagandistas do comunismo. Os fatos falam muito mais alto do que as palavras.

quarta-feira, 25 de julho de 2018

Ó Beleza tão antiga e tão nova!


Recordei, hoje, de uma ocasião em que apreciava algumas obras de arte. Alguém me perguntou, diante de algumas pinturas de várias escolas, estilos e épocas, de qual eu mais gostava. Apontei uma, que decepcionou meu interlocutor: “O senhor, tão jovem, com um gosto tão acadêmico?!”

Não! Não é gosto acadêmico! É sede do simplesmente belo, sereno reflexo da beleza que Deus escondeu em todas as coisas!

Segundo Joseph Ratzinger, a arte cristã, hoje, encontra-se num dilema: por um lado, deve opor-se ao culto da feiura, que diz que tudo o que é belo é uma ilusão e que só a representação do cruel, baixo e vulgar é a verdade, a verdadeira luz do conhecimento, que exprime a crua e verdadeira realidade. Nesta linha, pense-se na grosseria das novelas e filmes, pense-se em certa arte que se compraz no bizarro, no exótico e hermético e até mesmo, em nome de certo tipo de denúncia, no simplesmente grotesco... No fundo, tal arte exprime o não-sentido, o absurdo de uma realidade que não é fruto de um Logos, de um Amor eterno e, portanto, de um Sentido que preenche toda a realidade. No fundo, trata-se de uma arte ateia...

Por outro, deve a sensibilidade artística cristã contrapor-se à beleza fraudulenta, que faz com que o ser humano se rebaixe ao invés de fazê-lo grande, e que, por essa razão, é falsa. Aqui, nesta falsa beleza, temos a arte do culto da forma sem conteúdo, como, por exemplo, a exposição do corpo humano, reduzido a objeto de sedução e incitação ao erotismo claro ou implícito... Nesta linha, a realidade aparece desprovida de consistência: tudo é reduzido a consumo e satisfação dos próprios sentidos: fica-se na casca, na aparência das coisas, sem a capacidade de contemplar realmente o ser em toda a sua beleza e em todo o seu mistério! Nunca deveríamos esquecer que o ser, pelo simples fato de ser, de ter escapado do nada, é digno de admiração e profundo respeito, afinal ele, por ser, torna-se gramática de um Criador, do Criador, Daquele que, sendo o próprio Ser, fonte de todo ser, chamou tudo do nada e conferiu-lhe um sentido!

Ratzinger invoca a famosa a frase do grande escritor russo, Dostoievsky: “A beleza salvará o mundo”. A que beleza alude o ilustre pensador? Refere-se ele àquela Beleza de que fala Santa Teresa d’Ávila: “Formosura que excedeis a toda formosura, sem ferir dor fazeis e sem dor desfazeis o amor da criatura!” Sim, a Beleza suprema que nos é dada a contemplar neste mundo, a Beleza, critério de toda outra beleza, a norma de toda estética realmente libertadora, é a Beleza redentora de Cristo, o Crucificado e Ressuscitado!

Precisamos aprender a contemplá-Lo, contemplar a beleza do Cristo – insiste Ratzinger. Contemplar significa entrar em simpatia, em sintonia com a estupenda realidade que Ele representa e produz no mundo: um Amor que Se doa totalmente para nos redimir, para nos divinizar! Um Amor que revela o sentido último de toda a realidade, mesmo a mais dolorosa e aparentemente absurda! Sem este Amor, o mundo morre sufocado pela banalidade e a feiura! Se nós O conhecermos, não apenas nas palavras, mas se formos trespassados pela flecha da Sua beleza paradoxal,  - e só então O conheceremos verdadeiramente -, e não apenas porque ouvimos outras pessoas falando a Seu respeito, então teremos encontrado a beleza da Verdade, da Verdade que redime e seremos Suas felizes e entusiasmadas testemunhas!

Mas, precisamente aqui encontramo-nos na profunda crise do cristianismo atual, da Igreja dos nossos dias: perdemos o sentido da Beleza, do gozo de contemplar desinteressadamente! Nossa fé, nossa liturgia, nossa teologia tornaram-se demasiadamente conceituais, cartesianas!