Beijo gay: cena do primeiro episódio da novela "Babilônia" |
Os meios
de comunicação social, embora exerçam papel fundamental para a informação,
podem contribuir gravemente para a desmoralização da sociedade. Em 1952, quando
os primeiros ventos de mudanças na legislação do divórcio sopravam sobre o
Brasil, o então arcebispo de Cuiabá (MT), Dom Francisco Aquino Corrêa, escrevia
jubiloso, no dia de ação de graças: “Não podemos esquecer aqui a vibrante
reação e repulsa da opinião nacional às recentes ameaças do divórcio, o que
prova que o Brasil se sente muito bem, na sua posição quase singular de povo
anti-divórcio" [1]. Após várias décadas, o cenário brasileiro é
exatamente o oposto. O divórcio não só virou lei como é advogado por grande
parte da população. E isso se deve, principalmente, à atuação dos chamados mass
media que, ao longo desses anos, ora por meio de telenovelas, ora pela
divulgação de “indiscrições sensacionalistas e insinuações caluniosas",
trabalharam minuciosamente para moldar a opinião pública à sua imagem e
semelhança [2].
Beijo gay na novela "Em Família" |
Antes de
tornar-se João Paulo I, o cardeal Albino Luciani fazia um juízo certeiro sobre
as ambiguidades da mídia. O então patriarca de Veneza dizia [6]:
Estes
instrumentos, que pela sua própria natureza devem ser transmissores da verdade,
se forem manipulados por pessoas astutas, à força de bombardearem os receptores
com as suas cores sonorizadas e com uma persuasão tanto mais eficaz quanto mais
oculta, são capazes de fazer que os filhos acabem por odiar o que seus pais
possuem de melhor, e que as pessoas vejam como branco o que é preto.
Beijo gay na novela "Amor à vida" |
“– Não
passa – disse Nélson – os milicos não vão deixar.
– Mas eu mudei o título e os nomes das personagens. Também o protagonista não é
mais cabo da Força Expedicionária, é um fazedor de santos. Claro, o sentido da
história continua o mesmo.
– Ah, assim é capaz de passar, esses milicos são muito burros."
O
escritor falava de Roque Santeiro, um grande sucesso na história da
teledramaturgia. Apresentando uma caricatura da Igreja Católica, Gomes atacou o
celibato dos padres e defendeu a Teologia da Libertação numa única cajadada. A
história apresentava a figura de dois clérigos. Enquanto o tradicional
encarnava a opressão aos pobres, aproveitando-se da devoção popular, o liberal
inspirava a luta pela liberdade, inclusive pelo romance com uma de suas
paroquianas. O ator Cláudio Cavalcanti — que fez o papel do padre comunista
Albano — explica a ideia numa entrevista à própria emissora:
Em 2008, o
economista peruano Alberto Chong publicou uma pesquisa pelo Banco
Interamericano de Desenvolvimento, na qual comprova a relação direta
entre a mudança de comportamento do povo brasileiro e as ideias ensinadas pelas
novelas [8]. “A família está no centro dessas transformações",
declarou Chong à revista Época. Neste sentido, mais uma vez é preciso repetir
as palavras de Bento XVI ao povo brasileiro, quando da sua visita a este país,
em 2007: “É preciso dizer não aos meios de comunicação social que ridicularizam
a santidade do matrimônio e a virgindade antes do casamento" [9]. É
preciso dizer não, sobretudo, àqueles meios de comunicação que, esquecendo-se
da sublime vocação do homem, entorpecem a mentalidade e fazem do pecado um
projeto de vida. Àqueles que não conduzem para a Jerusalém celeste; ao
contrário, conduzem para Sodoma e Gomorra. Àqueles que rejeitam a paternidade
de Deus para buscar a satisfação material. Finalmente, é preciso dizer não à
pompa do diabo e às suas mentiras. Com Cristo ou contra Cristo.
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Referências:
1. Dom
Aquino Corrêa, 22 de novembro de 1951. Discursos, vol. III. Dia de Ação de
graças. pág. 326. Rio de Janeiro, 1954.
2. Albino
Luciani, Ilustríssimos senhores, págs. 141.
4. Reinaldo Azevedo, Cuidado! A liberdade, inclusive a do humor, pode…, in Veja(03 de abril de 2013).
6. Albino
Luciani, Ilustríssimos senhores, págs. 141-142.
7. GOMES,
Dias. Apenas um subversivo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998, pág. 224.
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Equipe Christo Nihil Praeponere
Imagens: web
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