Assim
nos diz o Catecismo da Igreja Católica: - A luz dos povos é Cristo, esta
que ilumina todo homem -, e sua Luz resplandece no Rosto da Igreja.
A Igreja nasceu principalmente do dom total de Cristo pela
nossa salvação, antecipado na instituição da Eucaristia e realizado na cruz.
«Tal começo e crescimento da Igreja exprimem-nos o sangue e a
água que manaram do lado aberto de Jesus crucificado» (LG).
Porque
«foi do lado de Cristo adormecido na cruz que nasceu o sacramento admirável de
toda a Igreja» (Const. Sacrosanctum Concilium).
Assim como Eva foi formada do costado de Adão adormecido, assim a Igreja
nasceu do coração trespassado de Cristo, morto na cruz (Cf. Santo
Ambrósio, Expositio evangelii secundum Lucam).
Nos diz o Missale Romanum
(1962), na oração depois da segunda leitura do Sábado Santo: Com efeito,
foi do lado de Cristo adormecido na Cruz que brotou o Sacramento admirável de
toda a Igreja - Sacrosanctum Concílio. Denz 4005
"A lança do soldado abriu o lado de Cristo e foi neste momento que,
de seu lado aberto, Cristo construiu a Igreja, como outrora a primeira mãe,
Eva, foi formada de Adão." (São João Cristóstomo)
Se
Adão foi figura de Cristo, o sono de Adão foi também figura do sono de Cristo,
dormindo na morte sobre a Cruz, para que, pela abertura do seu lado, se
formasse a verdadeira mãe dos vivos, isto é a Igreja” (Tetuliano - PL t. II,
col.767).
A
lança do soldado abriu o lado de Cristo e foi neste momento que, de seu lado
aberto, Cristo construiu a Igreja, como outrora a primeira mãe, Eva, foi
formada de Adão. Por isso, Paulo escreve: somos de sua carne e de seus ossos.
Com isso quer referir-se ao lado ferido de Jesus. Como Deus tomou a costela do
lado de Adão, e dela fez a mulher, assim Cristo nos dá água e sangue do lado
ferido, e disso forma a Igreja. Lá, nas origens, temos o sono de Adão, aqui o
sono da morte de Jesus” (São João Crisóstomo - texto citado em Stirli, J. – Cor
Salvatoris, p. 54).
“Adão
dorme para que nasça Eva. Cristo morre para que nasça a Igreja. Enquanto Adão
dorme, Eva se forma do seu lado. Quando Cristo acaba de morrer, seu lado é
aberto por uma lança, para que dali corram os sacramentos para formar a Igreja”
(Santo Agostinho - Tractatus in Joannem, X, cap II, n.10).
Adão
jazia dormindo quando Eva foi feita, Cristo pendia morto na Cruz e aí nasceu a
Igreja, que nos irá gerar e dar a verdadeira vida (Santo Agostinho - cf PL t.
XXXVIII, col. 1474).
A Igreja nasceu na cruz e foi manifestada ao mundo em
Pentecostes - como nos mostra Papa Pio XII:
"A Igreja, que já concebida, nascera do lado do segundo Adão, adormecido na cruz, manifestou-se pela
primeira vez à luz do mundo de modo insigne no celebérrimo dia de Pentecostes". De fato o
divino Redentor começou a fábrica do templo místico da Igreja, quando na sua
pregação ensinou os seus mandamentos; concluiu-a quando, glorificado, pendeu da
Cruz; manifestou-a enfim e promulgou-a quando mandou sobre os discípulos
visivelmente o Espírito Paráclito. Ter ele consumado no patíbulo da cruz a sua
obra, afirmam-no, numa série ininterrupta de testemunhos, os santos Padres, que
notam ter a Igreja nascido na cruz do lado do Salvador, qual nova Eva, mãe de todos
os viventes (cf. Gn 3,20). "Agora, diz o grande Ambrósio tratando do lado
de Cristo aberto, é ela edificada, agora formada, agora esculpida, agora
criada... Agora é a casa espiritual elevada a sacerdócio santo". Quem
devotamente investigar esta venerável doutrina, poderá sem dificuldade ver as
razões em que ela se funda.
Reafirma
o Catecismo: «Consumada a obra que o Pai confiou ao Filho para cumprir na
terra, no dia de Pentecostes foi enviado o Espírito Santo para que santificasse
continuamente a Igreja» (LG). Foi então que «a Igreja foi publicamente
manifestada diante duma grande multidão» e «teve o seu início a difusão do
Evangelho entre os gentios, por meio da pregação» (Decr. Ad gentes,). Porque é
«convocação» de todos os homens à salvação, a Igreja é, por sua própria
natureza, missionária, enviada por Cristo a todas as nações, para de todas
fazer discípulos.
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Razoável Crer
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