segunda-feira, 6 de maio de 2019

Bulgária: Mais de 200 crianças recebem Primeira Comunhão das mãos do Papa


VIAGEM APOSTÓLICA À BULGÁRIA E À MACEDÔNIA
Homilia do Papa Francisco

Santa Missa na Igreja do Sagrado Coração
Rakovsky, Bulgária
Segunda-feira, 6 de maio de 2019

Amados irmãos e irmãs!

Com grande alegria, saúdo os meninos e meninas da Primeira Comunhão, bem como seus pais, parentes e amigos. A todos vós, dirijo a linda saudação de boas-festas que se usa também no vosso país neste tempo pascal: «Cristo ressuscitou». Esta saudação é a expressão da nossa alegria de cristãos, discípulos de Jesus, porque Ele, tendo dado a vida por amor na cruz para destruir o pecado, ressuscitou e tornou-nos filhos adotivos de Deus Pai. Sentimo-nos contentes porque Ele está vivo e presente no meio de nós, hoje e sempre.

Vós, queridos meninos e meninas, viestes aqui de todos os cantos desta «Terra das Rosas» para participar numa festa maravilhosa, que nunca – tenho a certeza – esquecereis: o vosso primeiro encontro com Jesus no sacramento da Eucaristia. Algum de vós poderia perguntar-me: Como podemos encontrar Jesus, que viveu há muitos anos, depois morreu e foi colocado no túmulo? Isso é verdade! Mas Jesus fez um ato imenso de amor, para salvar a humanidade de todos os tempos. Ficou no túmulo três dias, mas nós sabemos – assim no-lo asseguraram os Apóstolos e muitas outras testemunhas que O viram vivo – que Deus, Pai d’Ele e Pai nosso, O ressuscitou. E agora Jesus está vivo e está aqui conosco. Por isso, hoje podemos encontrá-Lo na Eucaristia. Não O vemos com estes olhos, mas vemo-Lo com os olhos da fé.

Vejo-vos aqui vestidos com as túnicas brancas: é um sinal importante e lindo. Porque estais vestidos de festa. A Primeira Comunhão é, antes de mais nada, uma festa, na qual celebramos Jesus que quis ficar sempre ao nosso lado e nunca Se separará de nós. Festa que foi possível graças aos nossos pais, aos nossos avós, às nossas famílias e comunidades que nos ajudaram a crescer na fé.

Percorrestes um longo caminho para chegar até aqui, a esta cidade de Rakovski. Os vossos sacerdotes e catequistas, que acompanharam o vosso percurso de catequese, acompanharam-vos também no caminho que vos leva hoje a encontrar Jesus e a recebê-Lo no vosso coração. Um dia, como ouvimos no Evangelho de hoje (cf. Jo 6, 1-15), Ele multiplicou miraculosamente cinco pães e dois peixes, saciando a fome da multidão que O havia seguido e escutado. Notastes como foi que começou o milagre? Pelas mãos dum menino que trouxe o que tinha: cinco pães e dois peixes (cf. Jo 6, 9). Da mesma forma como hoje vós ajudais a realizar-se o milagre de lembrar a todos nós, os adultos aqui presentes, o primeiro encontro que tivemos com Jesus na Eucaristia e de poder agradecer por aquele dia. Hoje tornais possível a todos nós estar novamente em festa e celebrar Jesus que está presente no Pão da Vida. Com efeito, há milagres que só podem acontecer, se tivermos um coração como o vosso, capaz de partilhar, sonhar, agradecer, ter confiança e honrar os outros. Fazer a Primeira Comunhão significa querer estar cada dia mais unido a Jesus, crescer na amizade com Ele e desejar que também os outros possam gozar da alegria que Jesus nos quer dar. O Senhor precisa de vós para poder realizar o milagre de envolver com a sua alegria muitos dos vossos amigos e familiares.

Bulgária: Papa reza o Regina Coeli com os fiéis e recorda S. João XXIII


VIAGEM APOSTÓLICA À BULGÁRIA E À MACEDÔNIA
Regina Coeli
Domingo, 5 de maio de 2019

Queridos irmãos e irmãs, 
«Cristo ressuscitou!» – «Ressuscitou verdadeiramente!»

É com estas palavras que desde os tempos antigos, nestas terras da Bulgária, os cristãos – ortodoxos e católicos – trocam votos entre si no tempo da Páscoa. Tais palavras expressam a grande alegria pela vitória de Jesus Cristo sobre o mal e sobre a morte. São uma afirmação e um testemunho do coração da nossa fé: Cristo vive. Ele é a nossa esperança e a mais bela juventude deste mundo. Tudo o que toca torna-se novo, enche-se de vida. Por isso as primeiras palavras que quero dirigir a cada um de vós são: Ele vive e quer-te vivo! Está em ti, está contigo e jamais te deixa. Por mais que te possas afastar, junto de ti está o Ressuscitado, que te chama e espera por ti para recomeçar. Quando te sentires envelhecido pela tristeza, os rancores, os medos, as dúvidas e os fracassos, Ele estará lá para te devolver força e esperança (Francisco, Exort. ap. pós-sinodal Christus vivit, 1-2).

Esta fé em Cristo ressuscitado tem vindo a ser proclamada desde há dois mil anos por todos os cantos da terra, através da generosa missão de tantos crentes, que são chamados a dar tudo pelo anúncio evangélico, sem guardar nada para si mesmos. Na história da Igreja, também aqui na Bulgária, houve Pastores que se distinguiram pela santidade de vida. Entre eles, apraz-me recordar o meu antecessor – por vós designado «o Santo búlgaro» – São João XXIII, um Santo pastor, cuja memória permanece particularmente viva nesta terra, onde ele viveu de 1925 a 1934. Aqui aprendeu a admirar a tradição da Igreja Oriental, estabelecendo relações de amizade com as outras Confissões religiosas. A sua experiência diplomática e pastoral na Bulgária deixou uma marca tão forte no seu coração de pastor que o levou a promover na Igreja a perspetiva do diálogo ecumênico. Este recebeu um notável impulso no Concílio Vaticano II, desejado precisamente pelo Papa Roncalli. A esta terra, de certo modo, devemos agradecer a intuição sábia e inspiradora do «Papa bom».

Na esteira deste caminho ecumênico, daqui a pouco terei a alegria de saudar os expoentes das várias Confissões religiosas da Bulgária, que, apesar de ser um país ortodoxo, se revela uma encruzilhada onde se encontram e dialogam várias expressões religiosas. A estimada presença no encontro dos Representantes destas diversas Comunidades indica o desejo que todos têm de percorrer o caminho, cada dia mais necessário, de «adotar a cultura do diálogo como caminho, a colaboração comum como conduta, o conhecimento mútuo como método e critério» (Documento sobre a Fraternidade Humana, Abu Dhabi 4 de fevereiro de 2019).

Papa: "Ecumenismo de sangue, do pobre e da missão dos cristãos".


VIAGEM APOSTÓLICA À BULGÁRIA E À MACEDÔNIA
Discurso do Papa Francisco na Visita ao Patriarca
Domingo, 5 de maio de 2019

Santidade, venerados Metropolitas e Bispos, queridos irmãos,
Christos vozkrese!

Na alegria do Senhor ressuscitado, vos dirijo a saudação pascal, neste domingo designado no Oriente cristão como «domingo de São Tomé». Contemplamos o Apóstolo que mete a mão no lado do Senhor e, tocadas as suas feridas, confessa: «Meu Senhor e meu Deus!» (Jo 20, 28). As feridas que se abriram entre nós, cristãos, ao longo da história são dolorosos golpes infligidos no Corpo de Cristo que é a Igreja. Ainda hoje, tocamos com a mão as suas consequências. Mas, se metermos juntos a mão nestas feridas, confessarmos que Jesus ressuscitou e O proclamarmos nosso Senhor e nosso Deus, se, no reconhecimento das nossas faltas, nos deixarmos imergir nas suas feridas de amor, talvez possamos reencontrar a alegria do perdão e antegozar o dia em que poderemos, com a ajuda de Deus, celebrar o mistério pascal no mesmo altar.

Neste caminho, somos sustentados por muitos irmãos e irmãs, a quem, antes de mais nada, gostaria de prestar homenagem: são as testemunhas da Páscoa. Quantos cristãos, neste país, sofreram tribulações pelo nome de Jesus, especialmente durante a perseguição do século passado! O ecumenismo do sangue! Eles espargiram um suave perfume na «Terra das Rosas». Passaram através dos espinhos da provação para difundir a fragrância do Evangelho. Desabrocharam num terreno fértil e bem trabalhado, num povo rico de fé e humanidade genuína, que lhes deu raízes robustas e profundas: penso de modo particular no monaquismo, que, de geração em geração, alimentou a fé do povo. Creio que agora estas testemunhas da Páscoa, irmãos e irmãs de diferentes confissões unidos no Céu pela caridade divina, nos contemplam como sementes lançadas à terra para dar fruto. E, enquanto muitos outros irmãos e irmãs espalhados pelo mundo continuam a sofrer por causa da fé, pedem-nos para não ficar fechados, mas abrir-nos, pois só assim é que as sementes dão fruto.

Santidade, este encontro, que tanto desejei, acontece depois do encontro de São João Paulo II com o Patriarca Maxim, durante a primeira visita dum Bispo de Roma à Bulgária, e segue os passos de São João XXIII, que, nos anos aqui transcorridos, tanto se afeiçoou a este povo «simples e bom» (Jornal da alma, Bolonha 1987, 325), admirando a sua honestidade, laboriosidade e dignidade nas provações. Também eu me encontro aqui, hóspede recebido com afeto, e sinto no coração a nostalgia do irmão, aquela nostalgia salutar pela unidade entre os filhos do mesmo Pai, que o Papa João pôde certamente maturar nesta cidade. Precisamente durante o Concílio Vaticano II, por ele convocado, a Igreja Ortodoxa Búlgara enviou os seus Observadores. Desde então, têm-se multiplicado os contactos. Penso nas visitas de delegações búlgaras que, desde há cinquenta anos, vão ao Vaticano e que tenho a alegria de receber todos os anos; bem como a presença em Roma duma comunidade ortodoxa búlgara, que reza numa igreja da minha diocese. Enchem-me de alegria a requintada recepção reservada aos meus enviados, cuja presença se intensificou nos últimos anos, e a colaboração com a comunidade católica local, sobretudo na área cultural. Tenho confiança que tais contatos, com a ajuda de Deus e nos tempos predispostos pela Providência, poderão incidir positivamente sobre muitos outros aspetos do nosso diálogo. Entretanto somos chamados a caminhar e agir juntos para dar testemunho do Senhor, em particular servindo aos irmãos mais pobres e esquecidos em quem Ele está presente. O ecumenismo do pobre.

Papa na Bulgária: íntegra do discurso na Cerimônia de Boas-Vindas


VIAGEM APOSTÓLICA À BULGÁRIA E À MACEDÔNIA
Discurso do Papa Francisco na Cerimônia de Boas-Vindas na Bulgária
Domingo, 5 de maio de 2019

Senhor Presidente,
Senhor Primeiro-Ministro,
Ilustres membros do Corpo Diplomático,
Distintas Autoridades,
Representantes das várias Confissões Religiosas,
Queridos irmãos e irmãs!

Christos vozkrese!

Sinto-me feliz por me encontrar na Bulgária, lugar de encontro entre múltiplas culturas e civilizações, ponte entre o leste e o sul da Europa, porta aberta para o Médio Oriente; uma terra onde se embrenham antigas raízes cristãs, que alimentam a vocação de favorecer o encontro tanto na região como na comunidade internacional. Aqui a diversidade, no respeito pelas peculiaridades específicas, é vista como uma oportunidade, uma riqueza e não como motivo de contraste.

Saúdo cordialmente as autoridades da República e agradeço-lhes o convite que me fizeram para visitar a Bulgária. Agradeço ao Senhor Presidente pelas gentis expressões que me dirigiu ao receber-me nesta praça histórica com o nome do estadista Atanas Burov, que sofreu os rigores dum regime incapaz de aceitar a liberdade de pensamento.

Com deferência, envio a minha saudação a Sua Santidade o Patriarca Neofit – que encontrarei daqui a pouco –, aos Metropolitas e aos Bispos do Santo Sínodo, e a todos os fiéis da Igreja Ortodoxa Búlgara. Dirijo uma afetuosa saudação aos Bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas e a todos os membros da Igreja Católica, que venho confirmar na fé e encorajar no seu caminho diário de vida e testemunho cristão.

Apresento as minhas cordiais saudações aos cristãos das outras Comunidades eclesiais, aos membros da Comunidade judaica e aos fiéis do Islã e reafirmo convosco «a forte convicção de que os verdadeiros ensinamentos das religiões convidam a permanecer ancorados aos valores da paz; apoiar os valores do conhecimento mútuo, da fraternidade humana e da convivência comum» (Documento sobre a Fraternidade Humana, Abu Dhabi, 4 de fevereiro de 2019). Aproveitemos da hospitalidade que o povo búlgaro nos oferece para que cada religião, chamada a promover harmonia e concórdia, ajude o crescimento duma cultura e dum ambiente permeados de pleno respeito pela pessoa humana e a sua dignidade, instaurando laços vitais entre civilizações, sensibilidades e tradições diferentes e rejeitando toda a violência e coerção. Assim serão desbaratados aqueles que procuram por todos os meios manipulá-la e instrumentalizá-la.

Filme “Blood Money 2: A Verdade da Escolha” traz de volta o debate sobre o direito à vida e contra o aborto


O filme “A Verdade da Escolha” traz uma série de entrevistas e depoimentos de especialistas na área jurídica, médica e política, bem como o relato de famílias que, mesmo diante do diagnóstico de microcefalia em decorrência da infecção pelo vírus Zika durante o período de gravidez, decidiram defender a vida de seus filhos. O roteiro passeia também por diversas ações dos movimentos pró-vida em todo o país, mostrando caminhadas e atos em defesa da vida, e apresenta o belo e relevante trabalho feito por casas de acolhimento que, além da vida do bebê, se propõem também a olhar pela mãe e valorizar a vida da mulher. Segundo o diretor Lucas Dantas, “a intenção e o foco do filme neste momento histórico é clarear para a sociedade brasileira que existe uma escolha positiva acerca da vida”.

O lançamento do filme reacende as discussões a respeito da valorização da vida, em um momento onde o discurso e ações que favorecem o aborto no país tentam ganhar espaço, especialmente por conta da iminente votação da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5581, marcada para o dia 22 de maio de 2019, pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e que poderá ampliar a despenalização do aborto para grávidas cujos bebês apresentam diagnóstico de microcefalia em decorrência da infecção pelo vírus Zika.

O filme foi lançado no último dia 25 de abril, em Brasília (DF), no Senado Federal, e será apresentado simultaneamente nesta quinta-feira, dia 2 de maio, em Aracaju (SE), e em um evento no dia 7 de maio, em São Paulo (SP). “Blood Money 2” estará disponível em home-vídeo e para visualização na plataforma YouTube. O filme em DVD terá também distribuição ampla e gratuita durante eventos públicos sobre a defesa da vida e contra o aborto a serem promovidos em todo o país. As ações vêm reforçar o movimento em defesa da vida no Brasil, que já conseguiu uma grande vitória no Senado Federal através de um requerimento do Senador eleito pelo Ceará, Luís Eduardo Girão, que resultou no desarquivamento do Projeto de Emenda Constitucional (PEC) nº 29/2015, a chamada “PEC da Vida”, cuja finalidade é a “explicitação inequívoca da inviolabilidade do direito à vida, desde a concepção”.

Mas o ano de 2019 sinaliza muitos desafios para o movimento pró-vida. Segundo Fernando Lobo, membro do Movida, “teremos um dos anos mais difíceis do movimento, principalmente por este ativismo judicial do STF que insiste em legislar e só a mobilização de todo o movimento pró-vida poderá conter essas ações”.

Universitário se recusa a fazer trabalho sobre Marx e escreve carta


Jovem diz que foi uma forma de protesto por universidade sem doutrinação.

Universidade na qual ele estuda não vai ser pronunciar sobre o caso.

Um estudante universitário de Santa Catarina se recusou a fazer um trabalho sobre cientista político e economista alemão Karl Marx e resolveu escrever uma carta ao professor do curso de Relações Internacionais e divulgar o conteúdo na internet.

A carta, segundo João Victor Gasparino da Silva, de 22 anos, foi uma forma de protestar. "Queria uma universidade com o mesmo espaço para todas as ideias e ideologias, sem proselitismo, sem doutrinação", explicou. A Universidade do Vale do Itajaí (Univali), na qual o jovem estuda, disse que não vai se pronunciar sobre o assunto.

Segundo João Victor, que estuda Relações Internacionais, o pedido do professor foi para que os estudantes respondessem três questões sobre a teoria de Marx. Ele contou que chegou a pensar em responder de forma neutra, mas mudou de ideia. "Algo me segurava, nem cheguei a considerar dar a minha opinião no trabalho. Até que veio a ideia da carta", disse.

Conforme o estudante, o protesto não foi contra o professor, mas foi uma forma de demonstrar descontentamento em relação à academia. "Faz tempo que estou indignado com o que vem acontecendo em nosso país. Os meios acadêmicos e culturais cada vez mais fechados, os intelectuais de direita cada vez mais lançados ao ostracismo. Resolvi ser a voz de brasileiros que não encontravam espaço para se manifestar, seja por falta de meios, seja pelo próprio medo", disse.

Ao escrever a carta, o estudante disse que já sabia que iria divulgar na internet, não seria apenas destinada ao professor da disciplina. "Uma amiga blogueira do Maranhão sugeriu divulgar na internet, ela se encarregou disso. Se nosso país realmente tivesse um meio acadêmico e cultural ideologicamente equilibrado, não seria tão necessária esta carta", argumentou.


Confira abaixo a íntegra da carta:

Dom Darci Nicioli afirma que Igreja não é de "esquerda nem de direita".


Nome em ascensão na estrutura de poder da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), o bispo Darci Nicioli, 60, saltou no noticiário político três anos atrás, com um sermão em que falava sobre "pisar na cabeça" da serpente.

Era uma referência ao discurso feito dois dias antes, em março de 2016, pelo ex-presidente Lula (PT), já acuado pela Lava Jato. "Se quiseram matar a jararaca, não bateram na cabeça, bateram no rabo, e a jararaca está viva como sempre esteve", bradou o petista à época.

O ex-bispo auxiliar da Arquidiocese de Aparecida (transferido pelo Vaticano após a barulhenta fala) volta agora aos holofotes como um dos cotados para a cúpula da CNBB, entidade que elegerá nos próximos dias seus novos presidente, vice e secretário-geral. A posse será na sexta-feira (10).

Hoje arcebispo de Diamantina (MG), ele falou com a Folha na quarta-feira (1º), em Aparecida (SP), após a abertura da assembleia anual da conferência, marcada em 2019 pelo clima de cisão política na sociedade e no clero. O discurso oficial é o de que os membros estão em comunhão.

Nicioli é apontado por observadores do pleito como um líder em projeção, que pode assumir posição de destaque na conferência nos próximos anos. O bispo conquistou espaço na atual diretoria ao exercer o cargo de presidente da comissão de comunicação.

Considerado mais próximo à ala conservadora, que estaria buscando neutralizar a corrente progressista e assumir a direção da CNBB, Nicioli afirma que a Igreja Católica tem que evitar cair na polarização, deve politizar a população e não pode ser "nem de esquerda nem de direita".

Diz ainda que projetos religiosos assumem em muitos casos o papel que seria do Estado e, em tom de autocrítica, fala que o marketing sobre as obras sociais católicas é falho. Também faz reparos ao tratamento que o governo Jair Bolsonaro (PSL) dá à área da educação.

O próprio Nicioli mencionou na entrevista ser conhecido como "o bispo da jararaca" e confirmou que a crítica era direcionada a Lula —na época da polêmica, ele chegou a negar que sua fala fosse uma alusão ao petista e disse que "poderia ter sido uma jiboia, uma jararacuçu, por acaso saiu jararaca".

sábado, 4 de maio de 2019

"Eles estão no meio de nós" é o próximo filme sobre os males da teologia da libertação

 
‘Eles Estão no Meio de Nós’ é o título do filme de Bernardo Küster e Viviane Princival, que denuncia a Teologia da Libertação e está sendo realizado por meio de uma campanha de crowdfunding (financiamento coletivo), que já conta com cerca de 75% do valor arrecadado.

A campanha de crowdfunding para o longa-metragem foi lançada em julho de 2018 e, em pouco tempo, chegou a 336 mil reais, dos 450 mil necessários. Tudo isso, segundo os produtores, se deu “devido à grande comoção do público católico, inspirado pelos vídeos e pelos dois teasers já lançados”.

O filme de Küster e Princival se trata de uma produção documental com a participação de cerca de 15 intelectuais e clérigos católicos de cinco países. Além disso, conta com técnicos com mais de vinte anos de experiência na indústria cinematográfica.

O objetivo da narrativa cinematográfica “é contar, em tom de denúncia e de crítica, a real história da Teologia da Libertação, quem são seus principais agentes e apresentar possibilidades de superação”, explicam.

Assim, a obra “se propõe a mostrar como a Igreja Católica foi infiltrada pelo movimento comunista através da Teologia da Libertação”.

O argumento do filme é inspirado em uma série de vídeos de análise e denúncia publicados de janeiro a abril de 2018 no canal de Bernardo Küster no Youtube, que apontava os desdobramentos recentes da Teologia da Libertação.