quinta-feira, 26 de março de 2020

Por que Deus criaria vírus?



Existem 10 milhões de vezes mais vírus do que estrelas no universo. Mas se os vírus causam milhões de mortes humanas todos os anos, e muitos milhões ficam enojados com esses minúsculos parasitas predadores, por que Deus criaria essas coisas?

Quando outras pessoas aprendem que sou virologista, geralmente respondem a perguntas como “Os vírus estão vivos?” Quando eles descobrem que eu sou cristã, querem saber: “Por que Deus criaria vírus?” Essa pergunta pressupõe que os vírus são ruins, causando doenças, sofrimento e, às vezes, até a morte. Mas pintar as entidades orgânicas mais abundantes da Terra sob uma luz tão fraca é a única maneira de entendê-las?

Adoro abordar questões como essas que examinam mais profundamente os vírus e seus papéis na criação e nas doenças humanas, e seu uso como ferramentas para mitigar o sofrimento e muito mais. Darei uma palestra que abordará esse tópico na  Conferência de Fé e Ciência  da Universidade Evangel neste fim de semana. Mais tarde, gravarei para um RTB Live de 2017  !  DVD. Mas, por enquanto, aqui estão alguns dos destaques.

Os vírus estão vivos?

Os vírus são compostos de dois componentes básicos: proteínas e ácido nucleico (RNA ou DNA). (Alguns vírus têm um terceiro componente básico: um envelope lipídico.) Eles exibem uma incrível diversidade em tamanho, forma, estratégias de replicação, composição genômica, organização e nos tipos de células e animais que infectam. As estimativas sugerem que existem 1 a 3 milhões de vírus diferentes que infectam vertebrados. E um estudo em morcegos indica que mais de 90% dos vírus que infectam mamíferos ainda não foram identificados. 1  Apesar de uma enorme virodiversidade (uma frase que indica diversidade viral), todos os vírus compartilham uma coisa em comum: eles não podem se replicar ou produzir mais vírus por si mesmos. Exigem absolutamente uma célula viva para fornecer recursos, máquinas e energia para produzir e montar componentes virais na descendência viral.

Os vírus não podem colher nutrientes do ambiente. Eles sequestram máquinas celulares para síntese de proteínas e dependem de processos metabólicos celulares e enzimas para fornecer nucleobases e aminoácidos – blocos de construção para viriões de progênies. Os vírus também dependem de sistemas de transporte intracelular para muitas etapas na replicação e montagem viral. Sem células vivas, os vírus nunca seriam capazes de se reproduzir.

O Sétimo Relatório do Comitê Internacional de Taxonomia de Vírus afirma: “Os vírus não são organismos vivos”. 2  Apesar de não estarem vivos, os vírus carregam projetos para a produção de mais vírus. E esses projetos podem ser modificados. Alguns vírus podem ser projetados para incorporar genes estranhos em seus genomas virais. Outros podem pegar genes extras nas células hospedeiras durante a replicação e o empacotamento. Outros vírus ainda empacotam genomas defeituosos ou truncados que se tornam partículas interferentes, competindo com a produção de genomas virais completos em rodadas subsequentes de infecção. Embora os vírus não estejam vivos, eles acumulam mudanças ao longo do tempo e desempenham um papel crítico na história da vida na Terra e na manutenção da biodiversidade atualmente.

Quão abundantes são os vírus?

Os vírus não são apenas incrivelmente diversos, mas também incrivelmente abundantes. Eles superam todos os outros seres vivos por um fator de 10 a 1 ou mesmo 100 a 1 ou mais! A grande maioria infecta organismos unicelulares como bactérias e arquéias. Estima-se que existam 10 31  vírus na Terra, ou 10 milhões de vezes mais vírus do que estrelas no universo. Em seu livro  A Planet of Viruses , Carl Zimmer oferece duas imagens conceituais para nos ajudar a compreender essa abundância de vírus: (1) adicione todos os vírus na Terra e eles equivaleriam ao peso de 75 milhões de baleias azuis e (2) alinhe todos os vírus de ponta a ponta e estenderão por 42 milhões de anos-luz. 3 São quase 17 viagens de ida e volta para a galáxia de Andrômeda! Considerando que a maioria dos vírus está na ordem de 0,1-0,01 mícrons, ou um milésimo da largura de um cabelo humano, são  muitos  vírus.

Se não fosse por vírus, bactérias e outros organismos unicelulares governariam a Terra, sequestrando todos os nutrientes e preenchendo todos os nichos ecológicos, impossibilitando maior vida e sobrevivência de organismos multicelulares. Os bacteriófagos (vírus que infectam bactérias e arquéias) matam 40 a 50% das bactérias nos oceanos da Terra diariamente. Isso libera uma abundância de moléculas orgânicas no ciclo biogeoquímico e na cadeia alimentar da Terra para a sobrevivência de outros organismos. Os bacteriófagos também ajudam a manter em equilíbrio os nichos ecológicos do planeta e os microbiomas do corpo, para que não sejam invadidos por bactérias. Se não fosse o equilíbrio entre replicação bacteriana e morte mediada por fagos, a Terra seria uma bola gigante de bactérias sem espaço ou fonte de alimento para outros organismos sobreviverem e prosperarem.

Portanto, a criação de Deus certamente incluiu bacteriófagos para manter a vida na Terra bem regulada, seja no intestino humano ou nos ciclos biogeoquímicos globais. Mas e os vírus que nos deixam doentes? 

Quer receber Indulgência Plenária em meio à pandemia? Saiba como!


No dia 19 de março, o Vaticano anunciou que, sob certas condições, concederá a indulgência plenária aos fiéis afetados pelo Coronavírus, e também a todos os que cuidam desses doentes.

Mas não serão somente eles os beneficiados! Segundo o decerto do Cardeal Piacenza, da Penitenciária Apostólica, todos os fiéis poderão receber esse maravilhoso benefício da Mãe Igreja, desde que cumpram as condições que aqui descreveremos.

Antes de tudo, vale lembrar o que é a indulgência plenária: nós teremos que pagar por todo o mal que fizemos nesta vida. Essas penas temporais são a “dívida” gerada pelos nossos pecados, mesmo aqueles que Deus já perdoou.

Quem se arrepende de seus pecados e os confessa a um padre, se livra do inferno, mas continua tendo que pagar pelo que fez. E vai pagar com atos de caridade ou com sofrimentos, nesta vida ou no Purgatório.

Isso faz muito sentido. Pense que você está na estacionando um carro e, por falta de cuidado, bate no portão do vizinho e o amassa. Você pede desculpas, e o vizinho aceita as desculpas. Mas você continua tendo a obrigação de dar a ele o valor do concerto do portão.

Com o poder das chaves, a Igreja pode livrar os fiéis dessa pena temporal – parcialmente (indulgência parcial) ou plenamente (indulgência plenária).

Nunca é demais lembrar que, para quem não tem um coração sincero, nenhum ritual religioso poderá livrar das penas do Inferno ou do Purgatório. 

Junte-se à bênção especial do Papa Francisco ao mundo nesta sexta



Papa Francisco convoca os cristãos para mais um momento especial de oração. Será nesta sexta-feira, 27 de março, às 18h de Roma (14h Brasília, 17h Portugal), quando o Santo Padre presidirá uma oração no átrio da Basílica de São Pedro, com a praça vazia, para clamar ao Céu misericórdia nestes tempos difíceis de pandemia do coronavírus.

“Queremos responder à pandemia do vírus com a universalidade da oração, da compaixão, da ternura. Vamos permanecer juntos. Vamos demonstrar nossa proximidade às pessoas mais solitárias e exaustas”, disse o pontífice.

Os fiéis do mundo podem participar espiritualmente através da mídia e sintonizar a cerimônia, que incluirá a Liturgia da Palavra e a bênção com o Santíssimo Sacramento.

Francisco transmitirá a Bênção Apostólica Urbi et Orbi, dirigida à cidade de Roma e ao mundo. Essa bênção, que normalmente é concedida no Natal e na Páscoa, dará a possibilidade de receber a indulgência plenária. 

Doutrina da Fé aprova sete prefácios eucarísticos para a Missa Tridentina


A Congregação para a Doutrina da Fé apresentou nesta quarta-feira, 25 de março, o decreto Quo magis de 22 de fevereiro, pelo qual são aprovados sete novos prefácios eucarísticos a serem utilizados ad libitum na celebração da Missa segundo a forma extraordinária do Rito Romano, ou Usus Antiquior, também conhecido como Missa Tridentina.

De acordo com a nota de apresentação emitida pela própria Congregação para a Doutrina da Fé, esta disposição constitui “a complementação de um trabalho iniciado anteriormente pela Pontifícia Comissão acima mencionada, dando cumprimento ao mandato conferido pelo Papa Bento XVI de inserir alguns prefácios adicionais no Missal da forma extraordinária”.

"O estudo realizado sobre o tema levou à escolha de um número limitado de textos a serem utilizados em circunstâncias ocasionais, como as festas de santos, as missas votivas ou as celebrações ad hoc, sem introduzir nenhuma mudança nas celebrações do ciclo temporal", indica a nota.

A intenção do decreto é "salvaguardar, através da unidade dos textos, a unanimidade de sentimentos e orações apropriados para a confissão dos mistérios da Salvação celebrados, naquilo que constitui a principal estrutura do ano litúrgico".

Da mesma forma, “aproveitou-se a oportunidade para estender a todos os que celebram no Usus Antiquior, a faculdade de poder usar outros três prefácios que no passado eram concedidos a determinados lugares. Também aqui, trata-se de textos para determinadas celebrações ocasionais”. 

Reino Unido volta atrás e não permitirá que mulheres tomem pílulas abortivas em casa



O Departamento de Saúde do Reino Unido se retratou das alterações feitas nas leis de aborto em seu site oficial, que teriam permitido que as mulheres realizem um aborto químico em casa, sem ter que ir primeiro a um hospital ou clínica.

"Foi publicado por engano. Não haverá mudanças nos regulamentos sobre o aborto”, disse um porta-voz do Departamento de Saúde e Assistência ao jornal britânico The Independent, cinco horas após as mudanças aparecerem no site oficial do governo do Reino Unido.

A ordem retirada em 23 de março teria permitido às mulheres interromper a gravidez por meio de pílulas abortivas por até nove semanas, e não exigiria que elas comparecessem primeiro a um hospital ou clínica, informou o jornal britânico.

"Esta política radical e muito perturbadora... colocaria mais mulheres em risco. O cancelamento de qualquer supervisão médica direta que monitore o uso de ambas as pílulas abortivas poderia ter provocado um aumento das complicações físicas e psicológicas experimentadas pelas mulheres", assinalou na terça-feira John Smeaton, presidente executivo da Sociedade para a Proteção dos Nascituros (SPUC) do Reino Unido.

Bolsonaro edita decreto e inclui ‘atividades religiosas’ em lista de serviços essenciais em meio a pandemia de coronavírus



O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) editou um decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (26) em que declara que ‘atividades religiosas’, lotéricas, produção de petróleo, entre outras, como serviços essenciais em meio a pandemia do novo Coronavírus. A medida tem validade imediata.

Dessa forma, ao ser considerado essencial, os serviços ou atividade ficam autorizados a funcionar mesmo durante restrição ou quarentena em razão do novo vírus. Segundo o texto, no entanto, o funcionamento deverá obedecer as determinações do Ministério da Saúde. 

Coronavírus, mistério ou castigo? Bispo responde.



O Bispo Emérito da Prelazia do Marajó (PA), Dom José Luis Azcona Hermoso, levantou em um recente artigo a seguinte questão diante da pandemia da COVID-19: “coronavírus, mistério ou castigo?”.

No texto enviado a ACI Digital, o Prelado observa que, “de súbito, inesperado, a humanidade acorda à sombra da morte fugidia e enigmática: o coronavírus. Tem-se a impressão de que séculos de certezas se concentram num segundo para perguntar: ‘O que é a morte? O que é esta morte? A morte do coronavírus?’”.

“O rosto da resposta tem um nome: enigma. Mas esta morte no nosso tempo e espaço, nas suas circunstâncias é interrogante que ultrapassa amplamente o conceito e a realidade da morte”, assinala.

Segundo ele, o atual contexto levanta questionamentos que todo homem “precisa responder”: “Qual o sentido da morte e do mal? Depois de tantos e profundos progressos da humanidade, por que o megavírus? O que é o homem? E depois da morte? O nada? E se algo existe, o que? Quem?”.

Dom Azcona indica que, diante do coronavírus, o homem se pergunta “sobre a origem, características, prevenção, transmissão, terapias, sequelas” e, nestes dias a consciência humana é impregnada por discursos “sobre estabilidade econôminica mundial, assistência médica, luta pela sobrevivência biológica”, isso juntamente com “a apreensão, o medo, angústia, o ceticismo e o desespero”.

Entretanto, “pouco ou nada sobre a morte em si mesma, sua identidade, seu sentido, o seu ‘depois’”, pontua.

“Diante da morte, diante desta morte tão estranha do coronavírus que sem chamar penetra em nossa intimidade familiar, se autoconvida à mesa, partilha conosco o pão e a água e de súbito se levanta arrastando consigo de modo implacável o nosso filho, o papai querido da terceira idade..., se impõem necessariamente considerações como estas”, sublinha o Bispo. 

Levam Cristo milagroso à Praça de São Pedro para Urbi et Orbi do Papa Francisco



A imagem do Cristo milagroso que o Papa Francisco visitou em 16 de março na igreja romana de São Marcelo para rezar pelo fim do coronavírus foi retirada de seu altar e transportada à Praça de São Pedro, para que possa estar presente na sexta-feira durante a bênção Urbi et Orbi do Santo Padre.

O jornalista vaticanista Francesco Antonio Grana confirmou à CNA – agência em inglês do Grupo ACI – que o crucifixo foi removido na quarta-feira pelo pessoal do Vaticano às 18h30 (hora de Roma) da igreja de "San Marcello al Corso", que data do século V, para ser instalado temporariamente na Praça de São Pedro.

Esta escultura foi venerada como milagrosa pelos romanos depois de ser a única imagem religiosa que ficou intacta após o incêndio que destruiu completamente a igreja em 23 de maio de 1519.

Menos de três anos depois, Roma foi devastada pela "peste negra". A pedido dos fiéis, o Cristo milagroso foi levado em uma procissão do Convento dos Servos de Maria, na Via del Corso, até a Praça de São Pedro, parando em todos os bairros romanos. A procissão durou 16 dias, de 4 a 20 de agosto de 1522. Quando o crucifixo foi devolvido a São Marcelo, a praga desapareceu completamente da cidade.