sexta-feira, 10 de abril de 2020

Não vedes que em Judas está revestido o demônio?



Vem cá, demônio, outra vez. Tu sábio? Tu astuto? Tu tentador? Vai-te daí, que não sabes tentar. Se tu querias que Cristo se ajoelhasse diante de ti, e souberas negociar, tu o renderas.

Vais-lhe oferecer a Cristo mundos? Oh! que ignorância! Se quando lhe davas um mundo, lhe tiraras uma alma, logo o tinhas de joelhos a teus pés. Assim aconteceu. Quando Judas estava na Ceia, já o diabo estava em Judas: Quando o diabo já tinha posto no coração de Judas que o traísse. – Vendo Cristo que o demônio lhe levava aquela alma, põe-se de joelhos aos pés de Judas, para lhos lavar, e para o converter. Senhor meu, reparai no que fazeis: não vedes que o demônio está assentado no coração de Judas? 

“Eu tenho um desígnio de paz, não de sofrimento”, reflexão da Paixão do Senhor



CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO DO SENHOR

HOMILIA

Basílica de São Pedro, Roma
Sexta-feira Santa 
10 de abril de 2020

"São Gregório Magno dizia que a Escritura cum legentibus crescit, cresce com aqueles que a leem[1]. Exprime significados sempre novos segundo as perguntas que o homem traz no coração ao lê-la. E nós, neste ano, lemos a narrativa da Paixão com uma pergunta – melhor, com um grito – no coração que se levanta de toda a terra. Devemos procurar colher a resposta que a palavra de Deus lhe dá.

O que acabamos de escutar é a narrativa do mal objetivamente maior jamais cometido na terra. Nós podemos olhar para ele de dois ângulos diversos: ou pela frente, ou por trás, isto é, ou pelas suas causas, ou pelos seus efeitos. Se nos detemos nas causas históricas da morte de Cristo, nós nos confundimos e cada um será tentado em dizer como Pilatos: “Eu não sou responsável pelo sangue deste homem” (Mt 27,24). A cruz é melhor compreendida pelos seus efeitos do que pelas suas causas. E quais foram os efeitos da morte de Cristo? Justificados pela fé nele, reconciliados e em paz com Deus, replenos de esperança de uma vida eterna! (cf. Rom 5,1-5)

Mas há um efeito que a situação em ato nos ajuda a colher em particular. A cruz de Cristo mudou o sentido da dor e do sofrimento humano. De todo sofrimento, físico e moral. Ela não é mais um castigo, uma maldição. Foi redimida pela raiz, quando o Filho de Deus a tomou sobre si. Qual é a prova mais segura de que a bebida que alguém lhe oferece não está envenenada? É se ele bebe em sua frente do mesmo copo. Assim Deus fez: na cruz bebeu, ao lado do mundo, do cálice da dor até a borra. Mostrou assim que ele não está envenenado, mas que há uma pérola em seu fundo.

E não só a dor de quem tem a fé, mas toda dor humana. Ele morreu por todos. “Quando for elevado da terra – dissera –, atrairei todos a mim” (Jo 12,32). Todos, não somente alguns! “Sofrer – escrevia São João Paulo II do seu leito no hospital após o atentado – significa tornar-se particularmente receptivo, particularmente aberto à ação das forças salvíficas de Deus, oferecidas em Cristo à humanidade”[2]. Graças à cruz de Cristo, o sofrimento se tornou também ele, à sua maneira, uma espécie de “sacramento universal de salvação” para o gênero humano.

Qual é a luz que tudo isso lança sobre a situação dramática que a humanidade está vivendo? Também aqui, mais do que para as causas, devemos olhar para os efeitos. Não apenas os negativos, dos quais ouvimos todo dia as tristes manchetes, mas também os positivos, que somente uma observação mais atenta nos ajudar a colher.

A pandemia de corona vírus nos despertou bruscamente do perigo maior que sempre correram os indivíduos e a humanidade, o do delírio de onipotência. Temos a ocasião – escreveu um conhecido Rabino judeu – de celebrar este ano um especial êxodo pascal, o “do exílio da consciência”[3]. Bastou o menor e mais informe elemento da natureza, um vírus, para nos recordar que somos mortais, que o poderio militar e a tecnologia não bastam para nos salvar. “Não dura muito o homem rico e poderoso: – diz um salmo da Bíblia – é semelhante ao gado gordo que se abate” (Sl 49,21). E é verdade!

Enquanto pintava os afrescos da catedral de São Paulo em Londres, o pintor James Thornhill, a um certo ponto, foi tomado por tanto entusiasmo por um afresco seu que, afastando-se para vê-lo melhor, não percebia que quase despencava no vão do andaime. Um assistente, horrorizado, entendeu que um grito de chamada teria apenas acelerado o desastre. Sem pensar duas vezes, molhou um pincel na tinta e o arremessou contra o afresco. O mestre, pasmo, deu um passo adiante. A sua obra estava comprometida, mas ele estava salvo.

Assim Deus às vezes faz conosco: confunde os nossos projetos e a nossa tranquilidade, para nos salvar do abismo que não vemos. Mas cuidado para não nos enganarmos. Não foi Deus que arremessou o pincel contra o afresco de nossa orgulhosa civilização tecnológica. Deus é nosso aliado, não do vírus! “Eu tenho um desígnio de paz, não de sofrimento”, ele mesmo nos diz na Bíblia (Jr 29,11). Se esses flagelos fossem castigos de Deus, não seria explicado por que eles caem igualmente nos bons e nos maus, e por que geralmente são os pobres que têm as maiores consequências. Eles seriam mais pecadores que outros?

Aquele que chorou um dia pela morte de Lázaro chora hoje pelo flagelo que caiu sobre a humanidade. Sim, Deus "sofre", como todo pai e toda mãe. Quando descobrirmos um dia isso, teremos vergonha de todas as acusações que fizemos contra ele na vida. Deus participa da nossa dor para superá-la. “Deus – escreve Santo Agostinho –, por ser soberanamente bom, nunca deixaria qualquer mal existir em suas obras se não fosse bastante poderoso e bom para fazer resultar do mal o bem”[4] .

Será que Deus Pai quis a morte do seu Filho, a fim de daí tirar o bem? Não, simplesmente permitiu que a liberdade humana fizesse o seu percurso, contudo, fazendo-a servir ao seu plano, não ao dos homens. Isto vale também para os males naturais, como terremotos e pestilências. Não os provoca. Ele deu também à natureza uma espécie de liberdade, claro, qualitativamente diversa daquela moral do homem, mas ainda assim, sempre uma forma de liberdade. Liberdade de evoluir-se segundo suas leis de desenvolvimento. Não criou o mundo como um relógio pré-programado em cada mínimo movimento. É o que alguns chamam de acaso, e que a Bíblia chama, ao contrário, de “sabedoria de Deus”. 

quinta-feira, 9 de abril de 2020

Na Missa da Ceia do Senhor, Papa recorda doação e sacrifício dos sacerdotes


SANTA MISSA DA CEIA DO SENHOR

HOMILIA DO PAPA FRANCISCO

Basílica de São Pedro
quinta-feira, 9 de abril de 2020


Eucaristia, serviço, missão. A realidade que vivemos hoje nesta celebração, o Senhor que quer permanecer conosco na Eucaristia, e nós nos convertemos sempre em sacrário do Senhor. Levamos o Senhor conosco até o ponto de que Ele mesmo nos diz que se não comemos seu Corpo e não bebemos seu Sangue não entraremos no Reino dos Céus.

Este é o mistério do Pão e do Vinho. O Senhor conosco, em nós, dentro de nós. Serviço. Aquele gesto que é condição para entrar no Reino dos Céus. Servir, sim, todos. Mas o Senhor, naquele intercâmbio de palavras que teve com Pedro, o fez entender que, para entrar no Reino dos Céus, devemos deixar que o Senhor nos sirva. Que seja o servo de Deus, nosso servo.

Isso é difícil de compreender. Se eu não deixo que o Senhor seja meu servo, que o Senhor me lave, que me faça crescer, que me perdoe, não entrarei no Reino dos Céus.

O sacerdócio. Hoje eu gostaria de estar próximo aos sacerdotes. A todos os sacerdotes. Desde os ordenados mais recentemente até o Papa. Todos somos sacerdotes. Os bispos, todos. Fomos ungidos pelo Senhor. Ungidos para fazer a Eucaristia, ungidos para servir.

Hoje não há a Missa Crismal, espero que possamos tê-la antes de Pentecostes. Caso contrário, deveremos deixá-la para o próximo ano. Mas não posso deixar esta Missa passar sem me lembrar dos sacerdotes. Os sacerdotes que oferecem a vida pelo Senhor. Sacerdotes que são os servidores.

Nestes dias, morreram mais de 60 aqui na Itália, atendendo os doentes nos hospitais, também com os médicos, os enfermeiros, as enfermeiras. São os santos da porta ao lado. Sacerdotes que deram a vida servindo.

E penso naqueles que estão longe. Hoje recebi uma carta de um sacerdote capelão de uma prisão longínqua. Narra como ele vive esta Semana Santa com os detentos. Um franciscano. Sacerdotes que vão longe para levar o Evangelho e morrem lá.

Um bispo dizia que a primeira coisa que fazia quando chegava a estes lugares de missão era ir ao cemitério, aos túmulos dos sacerdotes que deixaram a vida lá, jovens, por causa da peste do lugar. Não estavam preparados, não tinham os anticorpos para isso. Ninguém sabe o nome. Sacerdotes anônimos. Párocos rurais que aqui são párocos de quatro, cinco... sete povoados na montanha, e vão de um a outro. Que conhecem as pessoas.

Uma vez, um me dizia que conhecia o nome de todas as pessoas do povoado. 'Sério?', perguntei a ele. ‘Inclusive os nomes dos cães’. Conhecia todos. A proximidade sacerdotal. Corajosos! Sacerdotes corajosos! 

quarta-feira, 8 de abril de 2020

Andrea Bocelli cantará para o mundo neste Domingo de Páscoa na Catedral de Milão



No próximo dia 12 de abril, dia em que se celebra o Domingo de Páscoa, o famoso tenor italiano Andrea Bocelli oferecerá um concerto solitário na Catedral de Milão para levar uma “mensagem de amor, cura e esperança para a Itália e o mundo” em meio à batalha contra a pandemia do coronavírus COVID-19.

O concerto, organizado pela cidade de Milão e intitulado "Music For Hope" (Música para a esperança), será gratuito e poderá ser assistido via streaming em diferentes plataformas digitais, como o YouTube. No Brasil será às 14h (horário de Brasília) e em Portugal às 18h.

"No dia em que celebramos a confiança em uma vida que triunfa, sinto-me honrado e feliz em responder 'sim' ao convite da cidade e do Duomo de Milão. Eu creio na força de rezar juntos; creio na Páscoa cristã, um símbolo universal do renascimento que todos, sejam crentes ou não, realmente precisam neste momento", disse Bocelli em uma mensagem de divulgação.

Também disse que "graças à música, transmitida ao vivo, reunindo milhões de mãos juntas em todo o mundo, abraçaremos o coração palpitante desta terra ferida, esta maravilhosa forja internacional que é motivo de orgulho italiano". 

Papa cria nova Comissão de estudo sobre o diaconato feminino



O Papa Francisco decidiu instituir uma nova Comissão para estudar o diaconato feminino, que será presidida pelo Arcebispo de L'Aquila, Itália, Cardeal Giuseppe Petrocchi.

Conforme informou a Sala de Imprensa do Vaticano nesta quarta-feira, 8 de abril, por meio de um comunicado, a decisão foi tomada "durante uma recente audiência concedida ao Cardeal Luis Francisco Ladaria Ferrer, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé" .

Além do Cardeal Petrocchi como presidente, farão parte da nova comissão o Pe. Denis Dupont-Fauville, funcionário da Congregação para a Doutrina da Fé e 10 membros:

Catherine Brown Tkacz, Lviv (Ucrânia); Dominic Cerrato, Steubenville (Estados Unidos); Santiago del Cura Elena, Burgos (Espanha); Caroline Farey, Shrewsbury (Grã-Bretanha); Barbara Hallensleben (Suíça); Manfred Hauke ​​(Suíça); James Keating (Estados Unidos); Mons. Angelo Lameri (Itália); Rosalba Manes (Itália) e Anne-Marie Pelletier, Paris (França). 

segunda-feira, 6 de abril de 2020

Celam convoca à Consagração da América Latina e Caribe a N. Sra. de Guadalupe


O Conselho Episcopal Latino Americano convida a um Ato de consagração da América Latina e do Caribe a Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América, “para pedir-lhe a saúde e o fim da pandemia, colocando-nos sob seu olhar amoroso nestes momentos difíceis, em que Ela pode abrir-nos as portas da esperança”. Momento difícil, causado pela pandemia do Covid-19, exige dos pastores “ver e ouvir as aflições de nossos povos”, afirma o Celam.

“Ao contemplar a Mãe do verdadeiro Deus por quem se vive, fortaleçamos nossa fé, animemos nossa esperança e nos comprometamos com amor solidário, especialmente com aqueles que hoje experimentam enfermidade, dor, pobreza, solidão, temor e inquietude.”

Com esse espírito, no Domingos de Páscoa, 12 de abril, ao meio-dia (horário de Cidade do México), da Basílica Nacional do México, o Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) convida a um Ato de consagração da América Latina e do Caribe a Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América, “para pedir-lhe a saúde e o fim da pandemia, colocando-nos sob seu olhar amoroso nestes momentos difíceis, em que Ela pode abrir-nos as portas da esperança”.

12 badaladas pela saúde das pessoas dos 5 continentes

Um comunicado da presidência do CELAM com o apoio dos bispos do México convida todos os países da América Latina e do Caribe a participar deste evento através das plataformas digitais e de outros meios de comunicação.

A nota explica que como sinal de união continental, as catedrais e templos de cada país, dioceses e paróquias tocarão 12 badaladas no começo do Terço Missionário oferecido pela saúde das pessoas dos cinco continentes.

Palavra de Vida: “Felizes os que creem sem terem visto!” (Jo 20, 29).



O Evangelho de João descreve os encontros dos apóstolos, de Maria Madalena e de outros discípulos com Jesus Ressuscitado. Ele mostra-se por várias vezes, com os sinais da crucifixão, para abrir de novo os corações deles à alegria e à esperança. Numa destas vezes, o apóstolo Tomé estava ausente. Os outros, que se tinham encontrado com o Senhor, contam-lhe esta maravilhosa experiência e pretendem transmitir-lhe a mesma alegria. Mas Tomé não consegue aceitar esse testemunho indireto. Quer mesmo ver Jesus e tocar-Lhe pessoalmente.

É o que acontece uns dias mais tarde: Jesus apresenta-se novamente no meio de um grupo de discípulos. Finalmente, entre eles está também Tomé, que proclamará a sua fé, a sua total adesão ao Ressuscitado: “Meu Senhor e meu Deus!”. Jesus responde-lhe:

“Felizes os que creem sem terem visto!”

Este Evangelho foi escrito depois da morte das testemunhas oculares da vida, morte e ressurreição de Jesus. Era preciso que a mensagem evangélica fosse confiada às gerações seguintes, que a sua transmissão se baseasse no testemunho daqueles que, por sua vez, tinham recebido o anúncio. Começa aqui o tempo da Igreja, povo de Deus que continua a anunciar a mensagem de Jesus, transmitindo fielmente a Sua palavra e vivendo-a com coerência.

Também cada um de nós encontrou Jesus, o Evangelho, a fé cristã, através da palavra e do testemunho de outros. Acreditamos. Por isso “somos felizes”. 

OMS inclui aborto entre os serviços essenciais durante o surto do Covid-19



No dia 30 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS), por meio de um comunicado de imprensa, tornou pública algumas diretrizes para ajudar os países a manter serviços sanitários essenciais durante a pandemia de COVID 19[1].

A Seção 2, intitulada Identificar serviços essenciais por contexto e relevância, diz o seguinte:

Os países devem identificar os serviços essenciais que serão prioridades em seu esforço para manter a continuidade dos serviços prestados.

Entre as prioridades altas, logo após campanhas de vacinação, encontra-se:

Serviços relacionados à saúde reprodutiva, incluindo cuidados durante a gravidez e o parto.

A proposta, aparentemente inocente, só revela suas más intenções à luz da já conhecida ambiguidade dos textos publicados pelos Órgãos das Nações Unidas, onde saúde reprodutiva sempre inclui, entre outras coisas, a prática do aborto.