segunda-feira, 10 de agosto de 2020

CNBB realizará Dia de Oração e Reflexão sobre o Pacto pela Vida e pelo Brasil



A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizará, no próximo 15 de agosto, o Dia de Oração e Reflexão sobre o Pacto pela Vida e pelo Brasil. O Pacto foi assinado em 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, por seis entidades representativas de diversos setores da sociedade brasileira. O documento foi lançado num período em que o Brasil se deparava com o agravamento da pandemia.

O Pacto começou a ser elaborado cerca de um mês antes, por meio de reuniões entre representantes das entidades signatárias, todas bastante preocupadas com o quadro que se agravava no país. A CNBB, seguindo a trajetória de seis décadas de compromisso evangélico com a realidade nacional, fez parte, desde o primeiro momento, das reflexões e da formulação do texto.

Porque essa preocupação

Para o arcebispo de Belo Horizonte (MG), dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da CNBB, a entidade assinou o Pacto pela vida e pelo Brasil impulsionada por sua fidelidade ao Evangelho de Jesus Cristo, fonte inesgotável da luz da verdade, luz indispensável para clarear caminhos e rumos novos que a sociedade brasileira precisa, com urgência, para construir um novo tempo.

Segundo ele, a missão evangelizadora da Igreja, no rico e interpelante horizonte de sua Doutrina Social, não se exime na tarefa de, em cooperação com segmentos da sociedade civil, no que lhe é próprio e devido, ajudar a superar injustiças e discriminações para com os pobres e vulneráveis, defesa dos direitos e promoção da justiça, apoio à democracia e contribuição na conquista do Bem comum. “A Igreja assim o faz, estando no coração do mundo solidária, na força do testemunho do Reino de Deus, a caminho”, afirmou.

Para o bispo auxiliar do Rio de Janeiro, dom Joel Portella Amado, secretário- geral da CNBB, não se tratava, como continua não se tratando, apenas do aspecto sanitário, ou seja, da doença em si, porém de muitos outros aspectos, entre os quais as consequências econômicas, sociais, políticas e a desinformação.

Quando juntamos tudo isso, explica dom Joel, temos uma situação que exige posicionamento. Conforme o primeiro parágrafo do Pacto, não se trata, portanto, de um único aspecto, mas de uma complexa realidade que exige “de todos, especialmente de governantes e representantes do povo, o exercício de uma cidadania guiada pelos princípios da solidariedade e da dignidade humana, assentada no diálogo maduro, corresponsável”. 

Itália legaliza abortos em casa


O último posto avançado da Itália contra o aborto caiu. No sábado, em um tweet, o ministro da Saúde, Roberto Speranza, deu às mães o “direito” de assassinar seus bebês em casa usando o produto químico RU486 .

As novas diretivas permitem abortos farmacológicos DIY até a nona semana sem hospitalização.

“É um passo importante em total conformidade com a [lei] 194, que é e continua sendo uma lei da civilização”, postou Speranza no twitter, sinalizando a vitória dos pró-aborto em uma batalha de 10 anos.

A Lei 194 , a primeira lei de aborto aprovada em 1978 na Itália predominantemente católica, permite o aborto voluntário em um hospital ou ambulatório por razões de saúde, econômicas, sociais ou familiares nos primeiros 90 dias de gestação. Após 90 dias, apenas o  aborto terapêutico é permitido.

O aborto farmacológico, introduzido em 2009 após muitas batalhas, até agora foi legal na Itália apenas nas primeiras sete semanas de amenorréia (ausência de período menstrual em uma mulher em idade reprodutiva) – a Organização Mundial da Saúde recomenda o aborto com RU486 até nove semanas.

Além disso, pela lei anterior, as mulheres em aborto farmacológico eram obrigadas a ficar internadas por três dias.

Parlamentar: Riscos ‘sérios’

As novas diretrizes permitirão que a “pílula abortiva RU486 seja tomada sem hospitalização compulsória até a nona semana de gestação”, disse o parlamentar católico pró-vida Vito Comencini ao Church Militant.

“A decisão do ministro da saúde é inaceitável”, disse Comencini, membro do Partido Lega de Matteo Salvini. “Compartilho a posição do Movimento pela Vida: com as novas diretrizes, as mulheres ficam sozinhas em uma situação que também apresenta graves riscos à saúde”.

“Eles estão tentando passar a mensagem de que o aborto é trivial. Mas não é o caso. A vida de muitos seres humanos está em jogo”, advertiu Comencini.

TALVEZ SURPREENDA QUEM AINDA IMAGINA A ITÁLIA
COMO UM PAÍS CATÓLICO,
MAS JÁ NÃO É ASSIM HÁ ALGUM TEMPO.

Embora o ministro da saúde afirmasse que o procedimento era “seguro”, o professor Gulisano alertou “não é assim porque o uso desses medicamentos sempre envolve riscos para a saúde de quem os toma”.

“Tudo é facilitado porque, do ponto de vista de quem faz essas leis, a vida do concebido não conta. Só conta a possibilidade de eliminá-la de forma rápida e quase invisível”, lamentou o médico pró-vida.

“A Itália está se adaptando à situação de muitos outros países europeus, e isso não é surpreendente. Talvez possa surpreender aqueles que ainda imaginam a Itália como um país católico, mas não é assim há algum tempo”, acrescentou Gulisano.

“As vozes dos bispos que condenarão esta lei serão muito poucas e isoladas. O Movimento pela Vida fez sentir a sua oposição, mas não há uma reação política forte que em casos como este seria indispensável”, observou.

“No parlamento, poucos opositores contestaram a lei. Enquanto isso, os expoentes da Cultura da Morte podem atuar, piorando ainda mais o grau de civilização do país”, destacou o especialista em higiene e medicina preventiva.

Gulisano também destacou que as diretrizes foram reprimidas “em um momento em que o governo ainda aplica um alto grau de pressão psicológica aos cidadãos italianos, continuando a alimentar o medo do coronavírus”. 

Bomba Atômica: por que Nagasaki, uma cidade de 63 mil católicos?



Depois de 75 anos, neste domingo, 9 de agosto, recordou-se, o dia em que, já no final da Segunda Guerra Mundial, os aliados lançaram a segunda das bombas atômicas sobre o território japonês.

Desta vez o alvo não era mais Hiroshima. Ela ainda enterrava seus mortos, fazia um computo das destruições de seus edifícios, contemplava fatos miraculosos, chorava seus mártires cristãos.

Desta vez a segunda bomba atômica da história seria lançada pelos norte-americanos sobre Nagasaki; uma cidade japonesa com uma florescente comunidade católica e que já tinha uma rica história de mártires cristãos mortos por ódio à fé nos séculos XVI e XVII.

No dia em que foi lançada a bomba atômica que chamaram de “FAT Man”, a comunidade católica de Nagasaki era composta por cerca de 63 mil almas das quais dois terços morreram.

O que dizem ter levado Nagasaki a ser atacada no lugar de Kokura

Depois da destruição de Hiroshima no dia 6 de agosto de 1945, o alto comando militar americano tinha seu olhar colocado sobre a cidade de Kokura e sua intenção era destruí-la.

Mas, afirma-se ainda hoje que mudanças climáticas fizeram com que Kokura fosse poupada e Nagasaki sacrificada.

Naquela época, Nagasaki tinha 240 mil habitantes.

A bomba atirada sobre ela não caiu no centro da cidade, como era previsto; mas, mesmo assim, seu efeito foi devastador: de repente foram assassinadas 75 mil pessoas.

E nos dias seguintes o mesmo número de pessoas morreu como consequência de lesões e doenças ocasionadas pela radiação atômica. 

domingo, 9 de agosto de 2020

Batismo conferido com fórmulas modificadas é válido?


A Congregação da doutrina da Fé recorda a doutrina sobre a validade dos sacramentos
ligados com as fórmulas canônicas estabelecidas.

O Sacramento do Batismo administrado com uma fórmula modificada arbitrariamente não é válido e aqueles que o receberam desta forma devem ser batizados “de modo absoluto”, ou seja, repetindo o rito de acordo com as normas litúrgicas estabelecidas pela Igreja.

O Batismo ministrado com esta fórmula é válido?

“Em nome do pai e da mãe, do padrinho e da madrinha, dos avós, familiares, amigos, em nome da comunidade te batizamos em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. Um batismo no qual tenha sido usada esta fórmula é válido?

A Congregação para a Doutrina da Fé, respondendo a duas perguntas sobre a validade de um Batismo conferido com uma fórmula arbitrária como essa, disse que não.

Numa nota doutrinal explicativa, a Congregação observa a esse propósito que “a modificação deliberada da fórmula sacramental” foi introduzida “para enfatizar o valor comunitário do Batismo, para expressar a participação da família e dos presentes e para evitar a ideia da concentração de um poder sagrado no sacerdote em detrimento dos pais e da comunidade, que a fórmula no Ritual Romano transmitiria”.

Quando alguém batiza é Cristo mesmo que batiza, Ele é “o protagonista do evento celebrado”.

Na realidade – lembra a nota citando a Constituição conciliar Sacrosantum Concilium –, “quando alguém batiza é Cristo mesmo que batiza”, Ele é “o protagonista do evento que está sendo celebrado”.

Certamente, na celebração “os pais, os padrinhos e toda a comunidade são chamados a desempenhar um papel ativo, um verdadeiro ofício litúrgico”, mas isto, segundo a determinação conciliar, implica que “cada um, ministro ou fiel, desempenhando seu próprio ofício, realize somente e tudo aquilo que, segundo a natureza do rito e as normas litúrgicas, é de sua competência” (Sacrosanctum Concilium, n. 28).

Uma antiga tentação: substituir a fórmula da Tradição por textos tidos por mais idôneos

A nota do dicastério prossegue: “Aí reaparece com motivações questionáveis de ordem pastoral, uma antiga tentação de substituir a fórmula entregue pela Tradição por outros textos julgados mais idôneos, mas “o recurso à motivação pastoral esconde, mesmo inconscientemente, uma deriva subjetivista e uma vontade manipuladora”.

O Concílio Vaticano II, na esteira do Concílio de Trento, declara “a absoluta indisponibilidade do septenário sacramental à ação da Igreja”, estabelecendo que ninguém “mesmo se sacerdote, ouse, por sua própria iniciativa, acrescentar, remover ou alterar qualquer coisa em matéria litúrgica”.

Mudar por iniciativa própria a forma celebrativa de um Sacramento torna-o inválido

De fato, “mudar por iniciativa própria a forma celebrativa de um Sacramento não constitui um simples abuso litúrgico, como uma transgressão de uma norma positiva, mas um vulnus (Grave violação do Direito) infligido ao mesmo tempo à comunhão eclesial e ao reconhecimento da ação de Cristo, que nos casos mais graves torna o próprio Sacramento inválido, porque a natureza da ação ministerial exige que se transmita fielmente o que se recebeu”.

Na celebração dos Sacramentos – explica a nota – a assembleia não age “colegialmente”, mas “ministerialmente” e o ministro “não fala como um funcionário que desempenha um papel que lhe foi confiado, mas atua ministerialmente como sinal-presença de Cristo, que age em seu Corpo, dando sua graça”.

Nesta luz “deve ser entendido o ditame tridentino sobre a necessidade do ministro de ter a intenção de pelo menos fazer o que a Igreja faz”: uma intenção que não pode permanecer “apenas em nível interior”, com o risco de subjetivismos, mas que também se expressa num “ato exterior” realizado “não em seu próprio nome, mas na pessoa de Cristo”. 

PA: Círio de Nazaré 2020 não terá a tradicional procissão com a imagem da padroeira



A Arquidiocese de Belém do Pará anunciou na noite da última quinta-feira, 06, o cancelamento das procissões da 228ª edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

A medida foi tomada após parecer de uma comissão de médicos especialmente constituída para assessorar a Diretoria do Círio de Nazaré. A produção do documento contou com a coleta de dados, estudos técnicos e projeções estatísticas, tendo em consideração as normas vigentes e as medidas preventivas necessárias, a fim de se evitar possíveis riscos à saúde pública.

Primeira vez na história

Essa será a primeira vez na história que os devotos de Nossa Senhora de Nazaré não terão a oportunidade de acompanhar as romarias do Círio de forma presencial. Segundo a diretoria da Festa, devido à pandemia do novo coronavírus, a programação deste ano de 2020 será restrita e transmitida através dos seguintes meios de comunicação: TV Nazaré (Canal 30.1), Rádio Nazaré (91,3 FM), canal do Youtube da Fundação Nazaré de Comunicação, Facebook da Arquidiocese de Belém do Pará e o Facebook da Fundação Nazaré de Comunicação.

“Nós optamos por fazer o Círio, do jeito que for possível e com a compreensão, colaboração e participação de todos! Mesmo com muita dor no coração, cabe-me dizer que não poderemos fazer tudo de acordo com nossos costumes e nossa linda tradição! Sabemos que não será possível ter a multidão pelas ruas do jeito que gostamos e é próprio do povo paraense”, lamentou Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém.

Um dos maiores simbolismos da Fé do povo paraense

Normalmente durante o período da festa são realizadas treze procissões, a maior delas costuma ocorrer no segundo domingo de outubro, reunindo por volta de dois milhões de devotos em um dos maiores simbolismos da Fé do povo paraense.

“Um Círio diferente, tarefa de todos nós, cristãos católicos que o assumimos como missão, dando exemplo a todos de que somos capazes de abraçar também as cruzes e limitações que nos vieram durante este período!”, concluiu o prelado. 

Organização católica doa 400 milhões de dólares às pessoas afetadas por coronavírus



As filiais da organização de ajuda humanitária católica Catholic Charities, nos Estados Unidos, distribuíram quase 400 milhões de dólares para ajudar as pessoas afetadas pela atual pandemia da COVID-19.

A cifra representa mais do que o dobro dos recursos recebidos por meio de empréstimos do Programa de Proteção de Pagamentos (PPP), um programa da Administração de Pequenos Negócios dos Estados Unidos que ajuda as empresas a pagar os salários dos funcionários em meio à crise econômica e ao fechamento forçado das empresas.

"A generosidade de doadores corporativos, fundações e indivíduos foi impressionante", disse a irmã Donna Markham, presidente e CEO da Catholic Charities USA, em um comunicado divulgado nesta segunda-feira, 3 de agosto.

Nos últimos quatro meses, a Catholic Charities distribuiu quase 400 milhões de dólares em ajuda humanitária na forma de alimentos, assistência de aluguel, equipamento de proteção individual, suprimentos para bebês e abrigos na quarentena. Suas filiais estão na maioria das dioceses do país, incluindo as áreas do país mais afetadas durante a pandemia, onde organizaram bancos de alimentos para ajudar as pessoas.

Em Washington, DC, a Catholic Charities distribuiu cestas básicas e comidas quentes aos moradores de uma das comunidades mais afetadas. 

Morre Pedro Casaldáliga, o bispo expoente da Teologia da Libertação



O bispo catalão Pere Casaldáliga, conhecido por Pedro Casaldáliga, “bispo do povo” ou “bispo vermelho”, consoante o ponto de vista, um dos principais representantes da Teologia da Libertação da América Latina, enfraquecido por anos de Parkinson, aos 92 anos, não sobreviveu a problemas respiratórios.

Diversos personagens não hesitaram em louvar o bispo representante da esquerda, como por exemplo os ex-presidentes Dilma Rousseff e Lula, que teceram grandes elogios em suas redes sociais por ocasião da morte do bispo.

Opositor do regime, dos grandes proprietários de terras e até do Vaticano, sempre exaltou os trabalhadores sem terra e os povos indígenas. “Nesta terra é fácil nascer e morrer, mas é difícil viver”, disse o prelado à AFP em 2012.

Em 1988, questionado num programa de TV, Roda Viva, que medidas tomaria se fosse nomeado Papa, mostrou o seu sentido de humor: “Nem o Espírito Santo nem os cardeais vão cair nessa.” 

PB: Imagem da Virgem Maria é queimada em via pública; Igreja Católica repudiou o ocorrido.



Um vídeo está circulando nas redes sociais de Paulista, Sertão da Paraíba, onde mostra o momento em que uma mulher entoa cânticos religiosos enquanto assiste à imagem da Virgem Maria pegando fogo.

Nas imagens é possível ver outra mulher, sentada na calçada e um homem em pé, assistindo às chamas consumirem a imagem sagrada para os católicos.

Ao tomar conhecimento do fato, a igreja católica disse que recolheu a imagem já muito danificada e lamentou o fato. “A lgreja Católica por meio dos seus órgãos, entre eles a CNBB, se manifestou sempre favorável a liberdade religiosa, assim sendo, viemos REPUDIAR COM VEEMÊNCIA os atos acima citados e alertar que a Constituição brasileira de 1988 veda qualquer tipo de intolerância religiosa”.


Em nota divulgada no fim da tarde de terça-feira, 04, a Paróquia de São José destaca que o Art. 208 do Código Penal Brasileiro considera crime os atos de intolerância religiosa: “Art. 208 – Escarnecer de alguém publicamente. Por motivo de crença ou função religiosa: impedir ou perturbar cerimônia, ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso: Pena – Detenção de um mês a um ano, ou multa”.

A Paróquia convocou os fiéis para se unirem em oração em reparação dos ultrajes e sacrilégios com que os Corações Sagrados de Jesus e Maria são ofendidos, pedindo a eles pelo fim da intolerância a fim de que possa reinar a paz e a concórdia entre os homens.
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Templário de Maria