Como podemos recuperar o significado do sagrado em nossos templos e santuários? Parece que perdemos a capacidade de fazer novas construções que exalam aquele sentido inefável do "sagrado", palavra que podemos usar corretamente para tratar da presença do Todo-Poderoso. Por que poucas das igrejas construídas nas últimas décadas indicam que a construção da igreja em si e as celebrações que ocorrem dentro dela são sagradas?
As estruturas eclesiásticas recentes muitas vezes parecem "deste mundo", e não "do outro mundo". São "terrenas", não "celestiais", mais seculares do que sagradas. Nesta era cada vez mais secular, nossas casas de culto, misturando-se com a arquitetura contemporânea, correm o risco de se tornarem meros teatros e salas de reunião em vez de lugares sagrados e proféticos.
Mas por que devemos promover e restaurar a arquitetura sagrada, se ela se perdeu? Procuramos restaurar a prática de uma arquitetura sagrada porque ela é parte de nosso patrimônio católico, da mesma forma que as imagens da Anunciação, da Última Ceia e da Crucificação. Elas são um catecismo em pintura, mosaico e pedra. No entanto, comparar até mesmo as igrejas modernas mais aclamadas pela crítica com os exemplos típicos dos primeiros cristãos ou da Renascença é pôr em questão qualquer noção de progresso nas artes. Como nossas obras eclesiásticas serão julgadas em relação a nossos antepassados, que foram capazes de criar grandes obras de arte apesar de seus recursos limitados e tecnologia rudimentar?
A grande apreciação das igrejas clássicas e medievais por peregrinos e historiadores de arte indica fortemente que estes edifícios continuam a ser relevantes para a cultura contemporânea, e que o homem moderno ainda tem um senso do sagrado. Enquanto as igrejas medievais e as antigas basílicas continuarem sendo lugares de liturgia e devoção, a arquitetura sagrada não pode ser perdida. Na verdade, hoje estamos testemunhando um número crescente de patronos esclarecidos e arquitetos talentosos que estão trazendo um novo renascimento na arquitetura sagrada, promovendo o senso do sagrado nas nossas casas de Deus.
Um lugar separado
Criar lugares de culto tridimensionais é fundamental para a natureza humana. A arquitetura sagrada é uma maneira de articular o sentido da vida para nós mesmos, para nossas comunidades, para as gerações futuras… e para honrar a Deus, pois, embora Ele não precise de nosso culto nem de nossos templos de pedra, Ele os merece. Nossa resposta à cruz é devolver Seu amor em nossos pensamentos e atos, alimentando os famintos e também construindo igrejas. Quando entramos em contato com o Todo-Poderoso, estamos em solo sagrado. A ação de graças e a adoração nos levam a colocar de lado aqueles lugares onde Deus tornou sua presença conhecida para seu povo: a montanha santa, a sala superior, a tenda no deserto e o templo na Cidade Santa. Embora nenhum desses lugares possa conter a Divindade, eles oferecem testemunho de Sua benevolência e de Sua presença entre nós.
Desde os primeiros dias do cristianismo, os crentes reservam lugares para o culto corporativo e a oração particular. Vemos exemplos pungentes disso na cidade de Dura Europo e na decoração das catacumbas. Com o édito de Milão, os arquitetos de Constantino se depararam com o desafio de criar grandes edifícios sagrados em Roma, na Terra Santa e no Império Bizantino. Sua solução foi criar lugares santos através de uma arquitetura processional de naves com colunatas e santuários apsados, com coros altos e baldaquinos. Todas as inovações posteriores (até meados do século 20) podem ser vistas como uma continuidade com estas encarnações arquetípicas do sagrado.
Mas o edifício de uma igreja não é por definição "sagrado", apesar de sua arquitetura e iconografia? Não é a dedicação da igreja, a pedra do altar, os lugares para os sacramentos, os ícones sagrados e os fiéis que ali adoram que tornam um edifício um espaço sagrado? Sem estes aspectos, a Catedral de Chartres na França e a Basílica de São Pedro, no Vaticano, são meramente obras geniais de arquitetura e não lugares sagrados. Portanto, em um só nível, o abrigo mais vil pode ser um edifício sagrado em virtude da sagrada Liturgia e da sagrada Eucaristia realizada no seu interior. Mas em outro nível, a arquitetura das belas igrejas, seja Sainte-Chapelle em Paris ou St. Vincent Ferrer em Nova York, encarna o sentido do sagrado de forma tão completa que é possível falar dele como uma "arquitetura sagrada". E assim testemunhamos o grande efeito de Chartres e São Pedro sobre crentes e descrentes, devido em parte a seus espaços elevados, construção durável, iconografia requintada e representação como a casa de Deus dentro da paisagem.