Chegados mais uma vez ao Domingo de Ramos, achei
pertinente visar, para uma pequena reflexão, um – se não o - elemento
proeminente dos santos mistérios deste dia. Creio que o seu significado, talvez
devido à familiaridade, seja ignorado por muitos Católicos. Refiro-me,
obviamente, aos ramos, que são abençoados e distribuídos neste dia.
Donde a presença dos ramos neste dia? Ora,
encontramo-los no Novo Testamento, dirão com certeza, e estão presentes na
entrada de Jesus em Jerusalém dias antes da Sua Paixão. Mas a pergunta que
coloco aqui é: por que ramos, especificamente? Olhemos para as perícopes da
entrada, em especial para aquelas que mencionam a existência de ramos – São
Mateus, São Marcos, e São João. Porque nos falam os evangelistas da presença de
ramos? Olhemos, não com familiaridade para estes textos, mas com olhos “novos”,
de quem os lê (ou melhor, ouve) pela primeira vez. Convido a encarar este
texto, não como um Católico do séc. XXI, mas como um Judeu do séc. I. O que a
nós poderá passar despercebido como um “mero detalhe” que dá origem a um
sacramental neste dia, para um judeu contemporâneo de Jesus encerava um
significado profundo. Creio que conhecendo o seu significado para um judeu nos
ajudará a entrar mais profundamente nos santos mistérios deste domingo.
A existência de ramos e gritos de Hosanna
remetem-nos para o festival de Sucot, geralmente referido como Festa das/dos
Tendas/Tabernáculos no Novo Testamento.
A observância de Sucot, cuja duração é uma oitava,
foi estabelecida por Deus aquando do estabelecimento da Aliança com Israel no
Monte Sinai, sendo uma das três festas de peregrinação obrigatória a Jerusalém.
A festa era, grosso modo, uma festa de natureza agrícola, pois calhava na época
da colheita (cf. Ex 23,16; 34,22); mas como toda a festa agrícola judaica,
estava revestida de significado religioso também. Servia para “fazer memória”
do tempo em que Israel vagueou pelo deserto, vivendo em tendas, antes de entrar
na Terra Prometida, quando Deus os fez sair da casa do Egito:
«Habitareis
nas tendas durante sete dias; todos os que nasceram em Israel deverão habitar
em tendas, para que os vossos descendentes saibam que fiz habitar em tendas os
filhos de Israel, quando os fiz sair da terra do Egipto.»