quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Programa da viagem do Papa Francisco a Cuba e aos Estados Unidos


O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou nesta terça-feira o programa completo da visita apostólica do Papa Francisco a Cuba e Estados Unidos. A seguir o programa:

Sábado, 19 setembro

- 10h15 Partida do Aeroporto Fiumicino de Roma

- 16:00 Chegada em Havana e cerimônia de boas-vindas no Aeroporto José Martí.

Domingo, 20 de setembro

- 09:00 Missa e Angelus na Praça da Revolução na Havana.

- 16:00 Visita ao Presidente de Cuba e ao Conselho de Ministros no Palácio da Revolução na Havana.

- 17:15 Celebração das Vésperas com sacerdotes, religiosos, religiosas e seminaristas na Catedral da Havana.

- 08:30 Encontro com jovens no Centro Cultural Padre Félix Varela.

Segunda-feira, 21 de setembro

- 08:00 Partida do aeroporto José Martí para Holguin.

- 09:20 Chegada ao aeroporto Frank País em Holguin.

- 10:30 Missa na Praça da Revolução em Holguin.

- 15:45 Francisco abençoa a cidade da Loma de la Cruz.

- 16:40 Parte do aeroporto de Frank País para Santiago de Cuba.

- 17:30 Chegada ao Aeroporto Antonio Maceo, em Santiago de Cuba.

- 19:00 Encontro com os Bispos no seminário de São Basílio Magno

- 19:45 Oração a Nossa Senhora da Caridade com os bispos e na basílica menor do Santuário de Nossa Senhora da Caridade, em Santiago. 

Parem o Islã!


Olá pessoal, meu nome é Mona Walter, como vocês podem ver, sou uma negra africana, mas eu moro na Suécia há 20 anos, e na Suécia foi onde descobri o Islã e o que o Islã defende, e o que o Islã significa para os não muçulmanos, os descrentes “karfis” como vocês.

De acordo com o Islã, eu tenho que me cobrir toda senão sou uma puta; de acordo com o Islã, meu marido pode me bater; de acordo com o Islã, judeus e cristãos não têm direito de serem judeus ou cristãos; de acordo com o Islã, meninas jovens tem que se casar com a idade de nove anos.



Eu gostaria que vocês pudessem ler os textos islâmicos, que vocês pudessem ler o Alcorão, que vocês pudessem ler os ensinamentos de Maomé, e em comparação com a democracia e os direitos humanos, se a gente não ficar de pé e não lutar contra o Islã, se a gente não lutar contra os apologistas, contra o politicamente correto, nós vamos ter a Sharia, é isso que vai acontecer com nossas crianças.

Nossas crianças vão ter duas escolhas: virarem muçulmanas ou morrerem! É o que está acontecendo no Iraque e na Síria, e as pessoas ainda têm a cara de pau de dizer que isso não tem nada a ver com o Islã, o que o ISIS está fazendo não tem nada a ver com Islã, o Boko Haram..., que não tem nada a ver com Islã.

Então temos que ficar de pé e lutar por nossos direitos humanos, temos que lutar por nossa democracia, temos que lutar juntos e dizer NÃO ao Islã, dizer NÃO à Sharia, porque há cem anos atrás, algo aconteceu na Turquia. Os muçulmanos decidiram que não queriam mais permitir cristãos, eles mataram três milhões de cristãos. Armênios, assírios,... tiveram duas opções: morrer ou virar muçulmano! E três milhões de cristãos foram mortos só por serem cristãos. Se você quiser isso, diga sim ao Islã mas se não quiser isso diga NÃO ao Islã. NÃO ao Islã e SIM à democracia e aos direitos humanos.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Mensagem do Papa para a 24ª Jornada Mundial do Enfermo, em 2016


Mensagem do Papa Francisco para o
XXIV Dia Mundial do Enfermo

Tema: «Confiar em Jesus misericordioso, como Maria: “Fazei o que Ele vos disser” (Jo 2, 5)»

Terça-feira, 15 de setembro de 2015


Amados irmãos e irmãs!

A XXIV Jornada Mundial do Doente dá-me ocasião para me sentir particularmente próximo de vós, queridas pessoas doentes, e de quantos cuidam de vós.

Dado que a referida Jornada vai ser celebrada de maneira solene na Terra Santa, proponho que, neste ano, se medite a narração evangélica das bodas de Caná (Jo 2, 1-11), onde Jesus realizou o primeiro milagre a pedido de sua Mãe. O tema escolhido – Confiar em Jesus misericordioso, como Maria: «Fazei o que Ele vos disser» (Jo 2, 5) – insere-se muito bem no âmbito do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. A celebração eucarística central da Jornada terá lugar a 11 de Fevereiro de 2016, memória litúrgica de Nossa Senhora de Lurdes, e precisamente em Nazaré, onde «o Verbo Se fez homem e veio habitar connosco» (Jo 1, 14). Em Nazaré, Jesus deu início à sua missão salvífica, aplicando a Si mesmo as palavras do profeta Isaías, como nos refere o evangelista Lucas: «O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para anunciar a Boa-Nova aos pobres; enviou-me a proclamar a libertação aos cativos e, aos cegos, a recuperação da vista; a mandar em liberdade os oprimidos, a proclamar um ano favorável da parte do Senhor» (4, 18-19).

A doença, sobretudo se grave, põe sempre em crise a existência humana e suscita interrogativos que nos atingem em profundidade. Por vezes, o primeiro momento pode ser de rebelião: Porque havia de acontecer precisamente a mim? Podemos sentir-nos desesperados, pensar que tudo está perdido, que já nada tem sentido…

Nestas situações, a fé em Deus se, por um lado, é posta à prova, por outro, revela toda a sua força positiva; e não porque faça desaparecer a doença, a tribulação ou os interrogativos que daí derivam, mas porque nos dá uma chave para podermos descobrir o sentido mais profundo daquilo que estamos a viver; uma chave que nos ajuda a ver como a doença pode ser o caminho para chegar a uma proximidade mais estreita com Jesus, que caminha ao nosso lado, carregando a Cruz. E esta chave é-nos entregue pela Mãe, Maria, perita deste caminho. 

Homilética: 25º Domingo Comum - Ano B: "Quem é o maior?".


A liturgia do 25º Domingo do Comum convida os crentes a prescindir da “sabedoria do mundo” e a escolher a “sabedoria de Deus”. Só a “sabedoria de Deus” possibilitará ao homem o acesso à vida plena, à felicidade sem fim.

Jesus, sabendo que os discípulos “haviam discutido entre si qual deles seria o maior” (Mc 9,34), lhes dá uma lição de humildade: “Se alguém quiser ser o primeiro, seja o último de todos e o servo de todos” (Mc 9,35).

A humildade encontra-se nos fundamentos da vida interior, ou seja, ela está na raiz de outras virtudes. A humildade remove os obstáculos para que a pessoa receba as graças de Deus, já que “Deus resiste aos soberbos e dá a sua graça aos humildes” (Tg 4,6). A humildade e a fé formam um par maravilhoso: a primeira remove os obstáculos à graça, entre os quais o orgulho; a segunda estabelece o primeiro contato com Deus.

Na prática, humildade não é dizer que não se tem qualidades, quando na verdade se tem (isso seria hipocrisia); tampouco se trata de inventar qualidades que não possuímos (isso seria mentira e soberba). 

A hipocrisia é ridícula! Andar cabisbaixo, com a cabeça meio torta e negar virtudes que se tem são, no fundo, características de uma falsa humildade. O curioso é que tais pessoas poderiam dizer de si mesmas: “eu sou um pobre pecador, não valho nada, sou um orgulhoso. Que Deus tenha pena de mim!”. Mas, se alguém lhe diz: “você é um orgulhoso e um pobre pecador”, então elas se irritam ao extremo. Ou seja: outros não podem dizer aquilo que elas dizem sem acreditar. É preciso lutar também contra a sensibilidade doentia: “o que pensarão de mim?”, “o que dirão de mim?”, “será que eles gostaram?”, “magoaram-me!” Nós não precisamos desprezar-nos diante dos outros para mostrar que somos humildes, mas também não precisamos supervalorizar-nos internamente. É suficiente mostrar-nos como somos, isto é, com autenticidade e moderando a própria desordem interior. Quando se é inteligente, por exemplo, e alguém elogia isso em nós, podemos dizer simplesmente um “obrigado”. Também é importante que, aceitado o elogio, dirijamos, no silêncio do nosso coração, esse louvor ao Senhor: “para Deus toda a glória!”. Por outro lado, não vamos andar por aí divulgando as nossas virtudes, os nossos cargos e as nossas responsabilidades; poderiam ser manifestações de soberba. 

O que nos diz tudo isto? Recorda-nos que a lógica de Deus é sempre “outra” em relação à nossa, como o próprio Deus revelou pela boca do Profeta Isaías: “Os meus pensamentos não são os vossos, e o vosso modo de agir não é o meu” (Is 55, 8). Por isso, seguir o Senhor exige sempre do homem uma profunda conversão – de todos nós – uma mudança do modo de pensar e de viver, requer que abramos o coração à escuta, para nos deixarmos iluminar e transformar interiormente. Um ponto – chave em que Deus e o homem se diferenciam é o orgulho: em Deus não há orgulho, porque Ele é toda a plenitude e está totalmente propenso para amar e dar vida; em nós homens, ao contrário, o orgulho está intimamente arraigado e exige vigilância e purificação constantes. Nós, que somos pequeninos, aspiramos a parecer grandes, a ser os primeiros; enquanto Deus, que é realmente grande, não tem medo de se humilhar e de se fazer último.

Jesus não nega o desejo existente no coração humano de ser grande, de ser o primeiro. Dá, porém, a chave para consegui-lo. Trata-se de imitar o Filho do Homem no seu mistério pascal. Morrer e ressuscitar, entregando-se por amor. Para ser o primeiro devemos ser o último, aquele que serve a todos. E para servir a todos é preciso morrer a si mesmo, aos próprios interesses, aos critérios de poder e de grandeza humanos.

Servir a todos é acolher a uma criança pelo valor que nela existe, é empregar tempo no serviço àqueles que como uma criança no tempo de Cristo, e hoje, não têm importância, não podem dar recompensa, não têm meios de compensar as nossas ações feitas.

Quem entendeu realmente este ensinamento de Jesus Cristo, começa a ver as coisas de modo diferente. Não mais na visão meramente humana. Em vez de pensar em si mesmo, começa a ver a necessidade do próximo. É urgente que lutemos para superar nossas limitações humanas, que sejamos mais dedicados, pacientes, perseverantes, capazes de escolher umas coisas e desistir de outras.

E nós, o que fazemos para sermos melhores diante de Deus? Há diariamente combates no nosso coração. Cada qual luta na sua alma contra uma turma da pesada. Os inimigos são: soberba, vaidade, avareza, gula, sensualidade, preguiça. E todos temos defeitos e misérias, uns nisso, outros naquilo. O Apóstolo São Tiago ensina: “Onde há inveja e rivalidade, aí estão as desordens e toda espécie de obras más” (Tg 3, 16). “De onde vêm as guerras entre vós? De onde vêm as brigas entre vós? Não vêm, justamente, das paixões que estão em conflito dentro de vós?” (Tg 4, 1).

Assim, como nos esforçamos para deixar a vida de Deus crescer em nós? Como lutamos contra as paixões, os defeitos, o pecado, o mau gênio? A luta será concreta se mantivermos os momentos diários de oração, sem nos deixarmos levar pelo gosto; em viver a caridade, corrigindo as formas duras do nosso mau caráter; em realizar bem o trabalho e oferecê-lo a Deus; em cuidarmos da nossa formação cristã; em cumprir com pontualidade o dever; em praticar a justiça. 

Vaticano: Sínodo 2015 vai envolver mais de 400 pessoas, incluindo 34 mulheres


A Santa Sé anunciou hoje que mais de 400 pessoas, incluindo 34 mulheres, vão marcar presença na 14ª assembleia extraordinária do Sínodo dos Bispos, dedicada às questões da família, que vai decorrer no Vaticano de 4 a 25 de outubro.

A lista inclui 269 padres sinodais com direito a voto, com delegados de mais de mais de 110 conferências episcopais.

Portugal vai ter como delegados o presidente da Conferência Episcopal, D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, e o presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família, D. Antonino Dias, bispo de Portalegre-Castelo Branco.

Os outros participantes de episcopados lusófonos são D. Emílio Sumbelelo, bispo de Uíje (Angola); D. Francisco Chimoio, arcebispo de Maputo (Moçambique); D. Basílio Nascimento, bispo de Baucau (Timor Leste); e seis brasileiros: D. Sérgio Da Rocha, arcebispo de Brasília, D. João Carlos Petrini, bispo de Camaçari; D. Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo de Mariana; cardeal Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo; cardeal Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida; D. Sérgio Eduardo Castriani, arcebispo de Manaus.

Entre os peritos estão o sacerdote português Duarte da Cunha, secretário-geral do Conselho das Conferências Episcopais da Europa, e o religioso brasileiro António Moser, especialista em Teologia Moral.

Ketty Abaroa de Rezende e Pedro Jussieu de Rezende, do Brasil, são um dos casais convidados. 

Cena de sangue à frente da Sé


Foram chocantes as imagens de violência divulgadas na tarde de 4 de setembro passado. Um homem de 49 anos e uma mulher de 25, estão na igreja, aparentemente, para rezar. Mas conversam e seu diálogo vai ficando tenso, a ponto de chamar a atenção dos vigilantes do templo. Depois, os dois saem e a polícia é avisada.

À frente da escadaria da igreja, começa a agressão física à mulher; a cena de violência chama a atenção dos passantes, que começam a se aproximar; a polícia acorre e isola a área; o homem está armado. Os filminhos pelo celular se espalham rapidamente pela internet. Repórteres de uma TV encontram-se no local e transmitem tudo ao vivo: é furo de reportagem! O homem é valentão; arma em punho, ele ameaça matar a mulher, mas ela resiste e tenta segurar a mão dele, para evitar que atire. A polícia procura controlar a situação e desarmar o agressor, que parece tomado por um surto de violência.

Um passante fura o cerco e se introduz furtivamente na cena; lança-se sobre o homem enfurecido e livra a mulher, que foge aterrorizada; mas ele leva dois tiros a queima-roupa do homem descontrolado. O herói ainda tem forças para ficar em pé e observar como a polícia alveja e mata o agressor; em seguida, ele se recosta no canto da porta da igreja e desaba, morto. Final da cena de sangue. Imagens e interrogações logo enchem as mídias sociais.

Parecia um filme de ficção, mas foi tudo real, ao vivo e em cores! Qual foi o motivo para tanta violência, com dois mortos estirados no chão?! Não aconteceu na calada da noite, nem foi “num bar da avenida São João”: foi em pleno dia, nas escadarias da Catedral da Sé, cartão postal de São Paulo, palco de tantas manifestações em favor da dignidade humana, da liberdade e da paz! 

Argentina: 11 milhões de pobres, 2 milhões de pessoas miseráveis


Num contexto tenso com a morte por desnutrição de Oscar Sanchez, um jovem de 14 anos de etnia Qom que pesava 11 quilos, ocorrida no hospital de Chaco, o jornal “Clarin” publicou com grande eviência as palavras de três Bispos: Dom José Slaby, Bispo de Esquel, Dom Pedro Olmedo Rivero, Bispo de Humahuaca, e Dom Damian Bitar, Bispo de Oberá. Os prelados lançaram fortes advertências acerca da “terrível realidade” de desnutrição infantil e o crescimento da pobreza na Argentina nos últimos anos.

A nota enviada a Fides destaca as declarações dos Bispos em suas apresentações da coleta anual "Mas por Menos", que se realizou no último final de semana em todo o país. Na base da intervenção dos Bispos, está o relatório publicado poucos dias atrás pela Universidade Católica Argentina (UCA), que aponta cifras preocupantes: 11 milhões de pobres na Argentina, 2 milhões de pessoas miseráveis, e o dado mais alarmante é que 950 mil jovens menores de 18 anos vivem em situação de insegurança alimentar. 

“Pobres dos fiéis católicos que frequentam as Santas Missas em muitas de nossas igrejas…”


Pobres dos fiéis católicos que frequentam as Santas Missas em muitas de nossas igrejas… Submetidos tantas vezes às arbitrariedades de uma pseudo liturgia pautada por distorções, abusos, ridículas inserções de palmas, agitação de folhetos, danças, símbolos e mais símbolos que não simbolizam nada. Quanto abuso! Quanta arbitrariedade! Quanta falta de respeito não só para com Aquele para quem deveria dirigir-se a celebração, mas também para com os pobres fiéis que são obrigados a engolir esdrúxulas situações falsamente chamadas de “inculturação litúrgica”, mas que na verdade revelam falta de fé ou a ignorância das mais elementares verdades da fé em relação à Eucaristia, à Presença Real e outras. Pobres fiéis guiados por alguns pastores que arrotam slogans fundados em um palavreado eivado de conceitos atribuídos ao malfadado “espírito do Concílio” que na verdade, de conciliar nada tem… Tal espírito passa longe daquilo que a Igreja de Cristo é e pretendeu favorecer com a reforma litúrgica. Pobres fiéis, forçados a ter de engolir o que destrói a fé, o que na prática nega a centralidade do Mistério de Cristo, poluindo-o com a tentativa de desfocar este Mistério através da inserção de conceitos ideologizados sobre Deus, o homem, a criação e tantas outras realidades.