Amigo,
estamos na Semana Santa do Natal. Para você, um texto de Beato Isaac da
Estrela, monge cisterciense do século XII:
Irmãos,
este é o momento de sair, cada um de nós por si, das vias do pecado. Saiamos da nossa Babilônia para nos reencontrarmos
com Deus, nosso Salvador, como nos advertia o Profeta: «Prepara-te para
comparecer diante do teu Deus, ó Israel!» (Am 4,12).
Abandonemos o abismo do nosso pecado e aceitemos partir em direção ao Senhor que assumiu «uma carne idêntica à do pecado» (Rm 8,3).
Libertemo-nos do desejo do mal e façamos penitência pelos nossos erros. Assim, encontraremos Cristo, Ele que expiou o pecado, que não tinha cometido de modo algum. Então, Aquele que salva os arrependidos dar-nos-á a salvação: «Ele é misericordioso para com aqueles que se convertem» (Eclo 12,3 Vulg).
Dir-me-ão: «Quem pode então, por si mesmo, sair do
pecado?» Sim, na verdade, o maior pecado é o amor que lhe temos, o desejo de o
cometer!
Por isso, despoja-te do teu desejo, odeia o mal e assim conseguirás desapegar-te dele! Se odiares o pecado encontrarás a Cristo, em seu lugar. Cristo perdoa as faltas dos que odeiam o pecado e espera que arranquemos os maus hábitos pela raiz.











