“Um Menino nasceu
para nós: um Filho nos foi dado! O poder repousa nos Seus ombros. Ele será
chamado ‘Mensageiro do Conselho de Deus’” (Is 9,6).
Na
noite de ontem, na madrugada deste hoje, contemplamos como Igreja um mistério
inaudito: um Menino nos nasceu, pobre e frágil de uma Virgem Mãe! Quantos
vieram ao Sacrifício eucarístico foram inundados pela paz desse Menino, descido
do Céu no meio da escuridão deste mundo. Agora, passada a noite, vencida a
aurora, com o sol já alto, aproximemo-nos, inclinemo-nos para ver melhor: Quem
é Aquele que repousa nos braços da Virgem Maria?
Ele
é o prometido aos nossos pais, Ele é o anunciado pelos profetas, Ele é o
esperado por Israel: “Muitas vezes e de muitos modos falou Deus outrora aos
nossos pais, pelos profetas; nestes dias, que são os últimos, Ele nos falou por
meio do Filho, a Quem constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual também
criou o universo”.
Atenção! Este Menino não é simplesmente humano, não é uma pessoa qualquer: por Ele o Pai criou o universo! Escutai: “Ele é o esplendor da glória do Pai, a expressão do Seu ser. Ele sustenta o universo com o poder de Sua palavra. Ele sentou-Se à direita da majestade divina, nas alturas”. Só a Ele o Pai diz: “Tu és o Meu Filho, Eu hoje Te gerei!”
Caríssimos, Ele, esse Menino, não é um mensageiro de Deus, não é um portador qualquer: Ele é a própria mensagem de Deus para nós, Ele é a própria Palavra de Deus; aquela pela qual o Pai criou tudo! Escutai, pasmos de admiração: No princípio era o Verbo, a Palavra, e o Verbo estava com Deus; e o Verbo era Deus. No princípio estava com Deus. Tudo foi feito por Ele, e sem Ele nada se fez de tudo que foi feito”. Compreendei, sem sombra de dúvidas, sem rastro de hesitação: esse Menino é Deus! Esse Verbo, essa Palavra, esse Filho, esse Menino é a fonte de toda a vida do mundo, é a fonte da nossa vida e o único que pode saciar o nosso coração. Ouvi ainda: é sobre o Verbo! “Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens!” Ele, o Verbo, a Palavra, veio para nos iluminar, veio assumir a nossa vida humana para nos encher da Sua Vida divina; Ele tomou o que é nosso – fraqueza, mortalidade, fragilidade – para dar-nos o que é Seu – força, imortalidade, vigor! Ele veio para encher a nossa vida de graça e de verdade, num mundo que nos ameaça com tantas desgraças e com uma vida ilusória e mentirosa...
Pois,
que sejas bem-vindo, Santo Menino! Que sejas sempre em nós, ó Santo Emanuel,
Deus-conosco! Pensando em Ti, repetimos com unção as palavras de Santo Isaías
profeta: “Como são belos andando sobre os montes, os pés de quem anuncia e
prega a paz, de quem anuncia o bem e prega a salvação e diz a Sião, diz à
Igreja: ‘Reina o teu Deus’! O Senhor desnudou Seu santo braço aos olhos de
todas as nações; todos os confins da terra hão de ver a salvação que vem do
nosso Deus”.







