quinta-feira, 27 de abril de 2017

Dom Belisário: "Conta da crise não seja repassada aos pobres".


Dom José Belisário da Silva, arcebispo de São Luís, no Maranhão, participa da 55ª Assembleia geral da CNBB, em andamento em Aparecida (SP). Como já expresso pelo Episcopado, há grande preocupação por parte de toda a Igreja sobre a situação socioeconômica e política do Brasil. No momento em que se discute a reforma da Previdência e na iminência da greve geral convocada para sexta-feira 28/04), Dom Belisário reafirma, em entrevista, a apreensão pela perda de direitos adquiridos pelos brasileiros e se questiona: “Que tipo de reforma teremos?”.

Para o arcebispo, “a conta da crise econômica não pode ser repassada para os pobres”. 

“Vamos ter uma declaração, por ocasião do 1º de maio, como temos sempre feito quando cai durante a Assembleia, e naturalmente na declaração estas temáticas serão debatidas. Será expressa uma posição da nossa Assembleia a respeito da conjuntura nacional”. 

A ruptura do pacto entre as gerações e a privatização do futuro


Para o economista Frederico Melo, do Dieese, a proposta da reforma previdenciária rompe um pacto entre as gerações, pois leva ao desencorajamento das contribuições dos jovens que se questionam o sentido de trabalhar durante 49 anos para ter uma aposentadoria integral.

O fenômeno da quinquenarização da sociedade, ou seja, do quinto setor, integrado pelos aposentados, depende do sistema solidário e de partilha entre as gerações. Kofi Hamann que foi presidente da ONU, sempre defendeu a tese de uma sociedade para todas as idades, de acordo com ele, ter pessoas anciãs, era um valioso capital humano e moral. Na perspectiva da reforma atual, voltamos a distopia (contra utopia) de Aldous Huxley, “Um maravilhoso mundo feliz”, em que as pessoas tinham um prazo de validade para viver, depois do qual tinham que ser sacrificadas. Um modelo que restringe direitos, precarizando os recursos da terceira idade, terá como efeito reduzir a expectativa de vida e inviabilizar a sobrevivência dos idosos que não tiverem amparo na sua família.

Ora, num quadro de 13,5 milhões de desempregados, a renda familiar diminuiu, como manter o grupo nuclear da família (país e filhos) com a necessidade (que é dever) de amparar os idosos? Quando se priorizam os lucros de possíveis aposentadorias privadas e não se olha para as pessoas, especialmente os mais pobres e desprotegidos, estamos diante de uma economia sem alma que não duvida em sacrificar o povo para fazer “caixa”. 

MT: Diocese divulga Nota sobre o massacre que deixou 10 mortos na área rural de Colniza


NOTA DA DIOCESE DE RONDONÓPOLIS-GUIRATINGA 
INDIGNAÇÃO E REFLEXÃO

Aos irmãos e irmãs das Comunidades Cristãs e a Sociedade,

É com pesar e indignação que tomamos conhecimento de mais uma atrocidade cometida contra trabalhadores rurais ocorrida no último dia 20 de abril na comunidade de Taguaruçu do Norte, área rural do município de Colniza, Diocese de Juína-MT, na qual foram assassinadas brutalmente nove pessoas. Além destes homicídios há pessoas feridas e desaparecidas como resultado da violência que impera na região pela disputa de terras, a ausência do estado e de uma política fundiária injusta e desigual.

Não se trata de um episódio isolado. No último dia 15 de abril, a Comissão Pastoral da Terra, divulgou em seu Relatório Anual de Conflitos no Campo e constatou o aumento de 22% nos assassinatos de populações do campo em função de conflitos agrários no ano de 2016 em comparação com o ano anterior. Isto representa o assassinato de 61 pessoas. Neste relatório fica evidente a omissão do atual governo brasileiro, ao indicar a retirada de recursos ou decretar o fim de programas essenciais para a vida do trabalhador no campo, o corte de recursos dos órgãos fiscalizadores para observar o cumprimento da lei nas demarcações determinadas pela justiça e a explicita retirada de direitos dos trabalhadores do campo, dos povos tradicionais e dos indígenas, através de medidas provisórias como as de número 215 e 759.

Vivemos, como já nos alertou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, um momento preocupante no qual direitos constitucionais importantes, conquistados duramente pelos trabalhadores, pelos mais pobres e pelos mais fracos estão sendo retirados em nome de uma ordem econômica que privilegia uma minoria e estende à maioria das pessoas, um pesado ônus econômico e social.

O Ensino Social da Igreja condena a posse da terra como direito absoluto, denuncia as insuportáveis injustiças provocadas pela apropriação ilegítima da terra, feita por proprietários ou empresas nacionais e internacionais, às vezes apoiados por organismos do Estado. Pisando sobre todos os direitos adquiridos e, muitas vezes, sobre os títulos legais de posse do solo, tiram a terra dos pequenos agricultores e dos povos indígenas e submetendo-os a forma degradante de dependência e até escravidão. A terra é dom de Deus Pai para todos os seus filhos e filhas, sem exclusão. 

COMISE Regional NE V divulga Nota de Apoio à Greve Geral


NOTA DE APOIO À GREVE GERAL

CONSELHO MISSIONÁRIO DOS SEMINÁRIOS
REGIONAL NE V

“Ide, fazei discípulos em todas as nações...” (Mt 28,19).


“Para que bebendo, eles não esqueçam a lei 
e não desconheçam o direito de todos” (Pv 31,5)

Nós, como parte integrante do povo que sofre, chora e que levanta sua voz contra as injustiças do nosso tempo, que por vezes fere nossa dignidade enquanto seres humanos que precisam ter seus direitos respeitados reconhecidos, e não somente reconhecidos, mais sobretudo respeitados e garantidos.

Queremos unir nossas vozes à voz de todos os que lutam para dizer que estamos cheios, inquietos e com o coração marcado pela tristeza por ver pessoas que foram levantadas do meio do povo em favor do povo, que uma vez bebendo o vinho do poder esquecem as leis que amparam e favorecem a todos concedendo-lhes os direitos à vida e os meios indispensáveis para isso. É o momento de o povo de maneira muito específica os desfavorecidos, os mais fracos, se unirem e se levantarem para lutar por seus direitos, fazendo com que percebam que quando nos unimos para lutar por um único bem somos mais fortes. 

A desgraça da bebida


Desde que o mundo é mundo as bebidas existem. Elas não constituem um mal em si, a questão é o como delas se faz uso. São Paulo recomendou que Timóteo tomasse um pouco de vinho, e o próprio Jesus o usou no primeiro milagre que fez em sua vida pública, tomando-o também na sua última Ceia.

Durante o tempo que estive na Europa nunca vi um italiano ou um europeu bêbado. Por exemplo, a cultura italiana da taça de vinho diária é incapaz de tirar a sobriedade de alguém. A cultura e a educação (até entre os jovens) fazem a diferença. Infelizmente o que sobra na Europa falta no Brasil...

O brasileiro em geral não sabe fazer uso de bebidas alcóolicas. Creio que o álcool constitui a pior droga do nosso país. A bebida é quase sempre a porta maldita para as outras drogas.

Em Rio Bonito, nossa pacata cidade, a situação não é diferente. Sofremos com adolescentes que já bebem (o que não seria permitido pela lei), com jovens que encontram na Avenida principal da cidade a sua única diversão na bebida que quase sempre conduz às drogas e à promiscuidade. Recordo-me com tristeza o último carnaval, quando de noite, eu tive que chamar a Samu para levar jovens em coma alcóolico caídos na calçada da Igreja da Praça. E adolescentes e jovens que chegam com este mesmo coma no Darci Vargas após estas festas promovidas para a juventude de nossa cidade? Ninguém vê isso? Na verdade, estão vendo no próprio Big Brother, que mostrou no último sábado um médico que precisou entrar na casa para aplicar glicose em uma “irmã” completamente bêbada.

Pais, cuidado com os vossos filhos. Quantos acidentes estão sendo gerados pelo uso do álcool. Cuidado com uma bebida que já está nos colégios e que se chama “ecstasy”. É do mal! Cuidado com as festinhas de quinze anos e os churrascos dos vossos filhos. Estão sendo regados por bebidas sofisticadas e drogas. Abram o olho, antes que percam vossos filhos.

Como é triste ser dominado pelo vício do álcool. Quantas pessoas que dormem na rua por causa desta maldita doença. E os bares? Alguém de bem pode manter um bar hoje em dia? Andando pela cidade, vi um deles que anunciava ser um lugar de paz. Que paz? Mentira! Em nenhum destes botecos existe paz. Até uma criança sabe disso! Malditos lugares que destroem tantas vidas! 

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Papa: nossa alma é migrante e a certeza da presença de Deus nos dá esperança


CATEQUESE
Praça São Pedro – Vaticano
Quarta-feira, 26 de abril de 2017

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

“Eu estou convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28, 20). Estas últimas palavras do Evangelho de Mateus recordam o anúncio profético que encontramos no início: “A ele será dado o nome de Emanuel, que significa Deus conosco” (Mt 1, 23; cfr Is 7, 14). Deus estará conosco, todos os dias, até o fim do mundo. Jesus caminhará conosco, todos os dias, até o fim do mundo. Todo Evangelho está em torno destas duas citações, palavras que comunicam o mistério de Deus cujo nome, cuja identidade é estar-com: não é um Deus isolado, é um Deus-com, em particular conosco, isso é, com a criatura humana. O nosso Deus não é um Deus ausente, levado por um céu distante; é, em vez disso, um Deus “apaixonado” pelo homem, tão ternamente amante a ponto de ser incapaz de se separar dele. Nós humanos somos hábeis em cortar ligações e pontos. Ele, em vez disso, não. Se o nosso coração se esfria, o seu permanece sempre incandescente. O nosso Deus nos acompanha sempre, mesmo se por ventura nós nos esquecêssemos Dele. Na linha que divide a incredulidade da fé, decisiva é a descoberta de ser amados e acompanhados pelo nosso Pai, de não sermos nunca deixados sozinhos por Ele.

A nossa existência é uma peregrinação, um caminho. Também quantos são movidos por uma esperança simplesmente humana percebem a sedução do horizonte, que os leva a explorar mundos que ainda não conhecem. A nossa alma é uma alma migrante. A Bíblia está cheia de histórias de peregrinos e viajantes. A vocação de Abraão começa com este comando: “Saia da tua terra” (Gen 12, 1). E o patriarca deixa aquele pedaço de mundo que conhecia bem e que era um dos berços da civilização do seu tempo. Tudo conspirava contra o significado daquela viagem. No entanto, Abraão parte. Não se torna homens e mulheres maduros se não se percebe a atração do horizonte: aquele limite entre o céu e a terra que pede para ser alcançado por um povo de caminhantes.

Em seu caminho no mundo, o homem nunca está sozinho. Sobretudo o cristão nunca se sente abandonado, porque Jesus nos assegura de não nos esperar somente ao término da nossa longa viagem, mas de nos acompanhar em cada um dos nossos dias. 

A Cabana: poesia com heresia


Chega às telas do cinema o filme “A Cabana”, baseado no livro best-seller de mesmo nome do escritor Willian P. Young, e muitos estão criticando ou adorando a produção. Afinal, vale a pena assistir ou não?

Vamos partir da sinopse: “Um homem vive atormentado após perder a sua filha mais nova, cujo corpo nunca foi encontrado, mas sinais de que ela teria sido violentada e assassinada são encontrados em uma cabana nas montanhas. Anos depois da tragédia, ele recebe um chamado misterioso para retornar a esse local, onde ele vai receber uma lição de vida”.

Até aí não há problema algum, mas a questão é que esta “lição de vida” que consta na sinopse é na verdade um encontro deste homem atormentado com Deus. Não se trata de uma personificação de Deus como realizada em filmes como “Todo Poderoso”, mas a apresentação da Santíssima Trindade e a discussão sobre diversos pontos teológicos. E é aqui onde a produção derrapa e derrapa feio.

Entendo que o primeiro ponto a ser colocado: não é um filme católico. Eu diria mais, ainda que se apresente como um filme de temática cristão, pelos diversos erros teológicos não o enquadraria como um filme religioso, no máximo um filme com muita religiosidade (até porque vemos no enredo que Deus seria contra as religiões).

O enredo é a tentativa de Deus em se apresentar ao homem atormentado (Mack), curar suas feridas e estabelecer com ele um relacionamento. Ficando apenas nestes pontos (porque da parte teológica falarei mais adiante), os momentos entre Deus e o homem chegam a ser poéticos, que pode nos levar a questionar a nossa relação com a Santíssima Trindade, a forma como muitas vezes queremos conduzir as nossas vidas sem qualquer auxílio de Deus, como O culpamos quando as coisas dão erradas, entre tantas outras situações.

Ao mesmo tempo, temos pontos que chamaram a atenção e muitos criaram confusão e outros que podem passar despercebidos que são realmente danosos aos desatentos.

No filme, Deus Pai é vivido por uma mulher, a ótima atriz Octavia Spencer. O fato de ser uma “negra mulher gorda” foi alvo de muitas reclamações. Não li o livro, mas no filme ficou bem claro para mim que Deus usa a imagem desta mulher para facilitar o acesso a Mack, que quando criança teve sérios problemas com seu pai que bebia muito e espancava a sua mãe e a ele também, por isso preferiu não “aparecer” como um pai. Quando seu pai o espancava, ele recebia carinho e atenção de uma mulher da cidade, que foi a mesma usada por Deus para se aproximar do homem atormentado. Não se trata de uma apresentação de que Deus é mulher, até porque em determinado momento do filme Deus Pai toma a figura de homem quando entende ser necessário. Portanto, acho uma discussão desnecessária neste aspecto.

Encontraram um ator judeu com a pele morena e barba para fazer o papel de Jesus. Achei interessante este cuidado na produção de buscar uma figura que poderia se parecer etnicamente com o Cristo.

Já o Espírito Santo, no filme chamado de Sarayu, é protagonizado por uma atriz japonesa que aparece em muitos momentos com um brilho em sua volta, com a intenção de indicar que é um espírito. Uma apresentação fraca desta pessoa da Santíssima Trindade, não por ser uma mulher, mas porque nem de longe lembra o consolador e inflamador das almas.

Quanto aos erros teológicos, vamos falar de alguns mais gritantes entre vários apresentados no filme (sei que no livro tem mais coisas e algumas estão diferentes das colocadas aqui, mas vou me limitar ao filme): 

5 coisas que você não sabia sobre a água benta


A água benta é provavelmente um dos sacramentais mais conhecidos da Igreja. Não confundam sacramental com sacramento. Sacramental é um sinal sagrado segundo o modelo dos sacramentos, mediante o qual significam efeitos obtidos pela intercessão da Igreja.

Alguma vez já se perguntou desde quando a Igreja usa água benta? Porque sempre a encontramos na entrada das igrejas? Estas e outras perguntas estão respondidas aqui!

Conheça 5 coisas que você não sabia sobre água benta:

1) Sua origem


Se pode dizer que a origem da água benta remonta os tempos de Nosso Senhor Jesus Cristo, porque Ele mesmo abençoou as águas. Mais adiante, o Papa São Alexandre I, que exerceu seu pontificado desde 121 d.C. até 132, determinou que o sal seria posto na água, enquanto as orações são ditas normalmente pela igreja. Os judeus colocavam cinzas na água, por isso São Clemente dizia que o que o que estava sob a antiga lei era a cinza, sob a graça, o sal.

 

2) Por que tem água benta à entrada de algumas igrejas?


A água benta é colocada ali para nos persignarmos (fazer o sinal da cruz na testa, lábios e peito) com ela ao entrar no templo e sermos abençoados por Deus, com o sinal da Cruz. Assim entregamos todos os nossos sentidos a Ele, em Sua casa. Quando entramos na Igreja devemos pedir para que o Espírito Santo ilumine os nossos corações, infundindo neles aquele santo temor, piedade, silêncio e reverência, que cabem àquele santo lugar.