domingo, 24 de setembro de 2017

Coreia do Norte: o silêncio da multidão diante da rede de tv oficial


De repente, a multidão silencia e prende a respiração quando o telão exposto no exterior da principal estação de Pyongyang escurece: são 15h00 pelo horário local e o governo fará um anúncio.

Ali há trabalhadores, estudantes de uniforme cinza, famílias que saem da estação de trem com suas malas e mulheres que seguram guarda-chuvas para se proteger do forte sol deste final de verão.

“A fé do revolucionário é imutável, inclusive na morte”, lembra a mensagem escrita sobre um fundo vermelho.

A televisão central coreana é uma das melhores caixas de ressonância para celebrar as obras do líder supremo, como Kim Jong-Un é chamado na República Popular Democrática da Coreia (RPDC), nome oficial da Coreia do Norte.

Nessa sexta-feira, o Rodong Sinmun, órgão oficial do Partido dos trabalhadores no poder, e a agência oficial KCNA, já haviam informado sobre o discurso mordaz de Kim contra Donald Trump, o “senil norte-americano mentalmente trastornado”, após as ameaças do presidente americano na Assembleia Geral da ONU.

Na praça da estação, a expectativa dos telespectadores é imensa.

Aparece então a apresentadora favorita do regime, a septuagenária Ri Chun-Hee, à qual se recorre para narrar grandes acontecimentos, de testes nucleares a falecimentos na dinastia dos Kim.

Desta vez, não houve anúncio. A apresentadora se limitou a ler a declaração de Kim Jong-Un, com uma foto de fundo do dirigente em seu gabinete no Comitê Central do Partido dos Trabalhadores.

– ‘Trump está louco’ –

“Um cachorro assustado ladra ainda mais forte”, lê a apresentadora Ri, enquanto aumenta a multidão em frente à estação de trem. O dirigente norte-coreano explica em seu texto que Donald Trump pagará “caro” por ter ameaçado a Coreia do Norte com uma “destruição total”.

São Geraldo da Hungria


O santo de hoje nasceu em Veneza, em 980. Estudou em escola beneditina e teve uma ótima formação, que inclui o zelo pela salvação das almas. Abraçou a vida religiosa na Ordem Beneditina e em pouco tempo São Geraldo chegou ao serviço de abade do mosteiro.

Voltando de uma viagem à Terra Santa, passou pela Hungria e a pedido do rei assumiu a missão de evangelizar com seu grupo aquela nação. Combateu as idolatrias e o sagrado Bispo não deixava de recorrer e recomendar a Onipotência Suplicante da Virgem Maria.

Dedicou-se intensamente à renovação litúrgica, pois queria que o culto divino fosse alegre e festivo. Domava o próprio corpo com árduas penitências. Foi visto várias vezes sair à noite com um pesado machado. Ia para a floresta cortar lenha, a fim de mortificar o corpo e amortecer as paixões.Recusou-se a coroar o rei Avon da Hungria porque havia derramado muito sangue inocente. Quando o soberano entrou solenemente na igreja para a cerimônia da coroação, o bispo levantou-se e começou a denunciar publicamente seus desmandos, chegando a profetizar sua morte violenta. Foi o que aconteceu três anos mais tarde.

Com a morte do rei, entrou a luta pelo poder e ele lutou pela paz onde reinava a discórdia. Um dos pretendentes não só era contra o Bispo, mas cultivava ódio pelo Cristianismo.

Numa viagem em socorro do povo com a fé ameaçada, São Geraldo foi preso e apedrejado até a morte pelos inimigos da fé, isto em 24 de setembro de 1046. Deixou escrito lindos testemunhos do religioso Bispo e fiel cristão, o qual tornou-se com a graça de Deus.


Agradeço à divina Providência, ó São Geraldo, não somente elevar-vos às alturas da Santidade, mas ainda o fazer vos experimentar a realidade da vida humana. Sabeis quão árduas pode ser, às vezes a luta pela vida. Conheceis perfeitamente todos os fatores sociais, bem como conheceis as dificuldades em se trabalhar para viver, principalmente onde falta a verdadeira caridade e justiça cristã. Como vós, não quero pedir a Deus que me faça rico, mas que possa ter o suficiente, de tal maneira que os cuidados temporais não venham perturbar, a mim mesmo e à minha família. São Geraldo, a tantos já atendestes, e livres de maiores cuidados, entregaram-se mais tranqüilos aos serviços de Deus. Tocai o coração dos que devem repartir, para que efetivamente o façam. Triunfem os seus princípios da caridade para com o próximo, e o da justiça, a fim de que não seja cobiça a norma dos patrões e dos operários. Recomendo-vos também o trabalho que tenho para executar, para fazê-lo conscientemente, em espírito de solidariedade e partilha. Auxiliai-me a usar bem do tempo livre de que disponho, para maior Glória de Deus, salvação de minha vida e bem estar de minha família. São Geraldo, santo operário, abençoai meus trabalhos e fazei que produza bons frutos, para a vida toda. Amém.


São Geraldo, rogai por nós!

sábado, 23 de setembro de 2017

CNBB: “Maioria dos brasileiros pertence a alguma confissão religiosa”.


Uma ação protocolada no Supremo Tribunal Federal (STF) pela Procuradoria-Geral da República (PGR) reacendeu o debate sobre a obrigatoriedade do ensino religioso nas escolas públicas do país. Hoje, e como de acordo expressa a Constituição Federal do Brasil, o ensino religioso, de matrícula facultativa, constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental. O fato é que a PGR questiona a manutenção da disciplina de modo facultativo, mas que seja de natureza não confessional, ou seja sem vinculação com religião alguma.

O texto começou a ser julgado pela corte no dia 31 de agosto, a última votação apontou o resultado de 3 votos a 2, a favor do reconhecimento do ensino religioso de forma não confessional em escolas públicas. A ação da PGR foi proposta em 2010 pela então vice-procuradora, Débora Duprat. No entendimento da promotoria o ensino só pode ser oferecido se o conteúdo programático da disciplina consistir na exposição “das doutrinas práticas, históricas e dimensão social das diferentes religiões”, sem que o professor privilegie nenhum credo.

Diante da temática, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tem se posicionado a favor do artigo 11 do Acordo entre o Brasil e a Santa Sé, no qual expressa o respeito à importância do ensino religioso confessional em vista da formação integral da pessoa. O artigo lembra que “o ensino religioso, católico e de outras confissões religiosas, de matrícula facultativa, constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, em conformidade com a Constituição e as outras leis vigentes, sem qualquer forma de discriminação.”

Dom Leonardo, secretário-geral da Conferência, explica que o acordo significa não apontar privilégio para nenhuma das religiões e sim uma forma do Estado possibilitar a formação religiosa dos cidadãos. Para ele, a ideia de se ter o ensino confessional é uma oportunidade de determinados grupos aprofundar os aspectos da própria fé. O bispo acredita ainda que um ensino religioso bem pensado e proposto ajudaria muito no sentido de participação, sobretudo do católico, a ajudar os brasileiros a construir uma sociedade mais fraterna e justa, eliminando assim toda a questão do proselitismo nas aulas de religião.

Chile: Incendeiam três igrejas em novo atentado no sul


Um novo ataque contra lugares de culto foi registrado na madrugada da quarta-feira, 20 de setembro, quando desconhecidos queimaram duas igrejas católicas e uma evangélica na Região de La Araucanía, no sul do Chile.

As duas igrejas católicas do bairro de Victoria e o templo evangélico de Ercilla foram atacados de maneira simultânea e os responsáveis ?? Deixaram folhetos referentes à causa mapuche.


Os dois templos católicos foram completamente incendiados, enquanto o templo evangélico sofreu graves danos causados pelo fogo.

A polícia está trabalhando para investigar o possível vínculo desses fatos com os protestos desencadeados em favor da libertação de quatro cidadãos mapuches presos pelo incêndio do templo evangélico de Padre Las Casas, em 9 de junho de 2016.

Terra Santa: Igreja dedicada a Santo Estêvão foi profanada


O Patriarcado Latino de Jerusalém condenou a profanação perpetrada por um grupo de desconhecidos contra a Igreja de Santo Estêvão, localizada dentro do mosteiro de Beit Jimal, a oeste da cidade de Jerusalém, em Israel.

México: Terremoto deixa 30 igrejas de Puebla danificadas


A Arquidiocese de Puebla informou que 30 igrejas foram danificadas depois do terremoto de magnitude 7,1 que atingiu o México e provocou a morte de cerca de 200 pessoas na terça-feira, 19 de setembro.

Além disso, a Igreja local fez um apelo à calma e lamentou a morte de 8 pessoas devido ao desabamento do templo em Atzala, Chietla, e 3 em Jolalpan. Segundo o último relatório da Caritas Internacional, morreram 43 pessoas em Puebla.

Ante a crise que existe em nosso estado devido ao terremoto que sofremos hoje, fazemos um apelo a nos mantermos calmos, a estarmos atentos às indicações das autoridades, sermos solidários com aqueles que mais necessitam e não arriscarmos a nossa vida e a dos outros desnecessariamente”, indica o comunicado em 19 de setembro.

Em seguida, a Arquidiocese pediu que Deus tenha misericórdia dos falecidos e de todas as vítimas, e manifestou a sua proximidade aos familiares.

Em relação aos relatórios de danos nos templos e nas paróquias, informaram que as autoridades de proteção civil realizarão as revisões técnicas no momento adequado.

Pedimos a compreensão de todos, caso o templo que vocês frequentem não esteja aberto, pois aguardamos a opinião das autoridades relevantes”, assinalou o comunicado.

Os templos danificados até agora são:

O amor excessivo à Virgem Maria compromete a supremacia de Cristo?


O amor à Virgem Maria, aumentando excessivamente, pode comprometer a supremacia do amor devido a Jesus Cristo? O que é amar, ter uma verdadeira devoção, a Santíssima Virgem Maria? O amor a Nossa Senhora atrapalha nosso amor por Jesus Cristo?

Para responder a estas perguntas, recorremos a São Luís Maria Grignion de Montfort, grande apóstolo da Virgem Maria. No “Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem, o santo nos ensina que “Jesus Cristo, nosso Salvador, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, deve ser o fim último de todas as devoções, de outro modo seriam falsas e enganadoras” (1).

Isso significa que, se quisermos amar verdadeiramente Nossa Senhora e contentar seu Coração materno, devemos amá-la com a intenção última de amar Jesus Cristo, Nosso Senhor! Em princípio, isto pode parecer difícil, mas não é pois ambos estão muito unidos. Mãe e Filho “estão unidos tão intimamente que um está todo no outro: Jesus todo em Maria e Maria toda em Jesus. […] Ela já não existe: é Jesus que é tudo n’Ela” (2).

São Luís Maria não se detém em “explicar as excelências e grandezas deste mistério de Jesus vivendo e reinando em Maria, ou da Encarnação do Verbo. […] Este é o primeiro dos mistérios de Jesus Cristo, o mais oculto, o mais elevado e o menos conhecido” (3).

Em consequência dessa íntima união, amar Maria é amar Jesus, contentar o Coração de Jesus é contentar o Coração de Maria. Mas, na prática, como podemos amar a Virgem Maria? 

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Por que se multiplicam as igrejas?


O pastor José Alves da Silva julga que as igrejas protestantes neopentecostais se multiplicam tão facilmente porque prometem mais benefícios ao homem do que ADORAÇÃO a Deus. O povo procura aí resolver seus problemas sem se interessar devidamente pelo louvor a Deus.

O jornal CORREIO DA PARAÍBA de 6/02/06 publicou uma entrevista concedida pelo pastor José Alves da Silva, Presidente da Associação Comercial dos Pastores Evangélicos na Paraíba. A entrevista é publicada com o título PASTOR CONDENA GRANDE QUANTIDADE DE IGREJAS, e condena porque são a expressão de uma religiosidade depauperada por interesses de cura e benefícios pessoais, que Deus nos seus templos pode conceder. A fé assim se torna antropocêntrica em vez de ser teocêntrica. - É o que o entrevistado explanará nos itens da sua resposta, como se verá abaixo.

A ENTREVISTA

"Quais são as igrejas históricas e quais são as igrejas independentes?

- Bem, falo quais são as igrejas históricas, acaba-se concluindo as outras, porque algumas têm nomes exóticos que eu nem saberia dizer os nomes. As igrejas históricas são as provenientes da Reforma Protestante, ocorrida no século XVI. Eu faço parte de uma dessas igrejas históricas que é a igreja Presbiteriana do Brasil; existem as igrejas Batistas, Congregacionais, Luterana, Episcopal, Assembléia de Deus, Metodista, essas são as igrejas históricas que estão no Brasil há muito tempo. A Presbiteriana está no Brasil há mais de 140 anos, a Congregacional tem uns 150 anos, a igreja Batista tem mais de 100 anos no Brasil. As outras acaba-se concluindo por eliminação. Muitas chegaram ao Brasil nos anos 70, são comunidades independentes que têm um sistema de governo sério, mas elas multiplicam muito. Algumas são muito sérias e outras têm tipos de procedimentos que nós evangélicos históricos não podemos admitir.

O que é atribuído ao crescimento das chamadas igrejas independentes?

- Nos Estados Unidos existem muitas igrejas que são denominadas igrejas evangélicas livres, que saíram das denominações históricas. Agora lá eles têm um motivo. É que muitas dessas denominações históricas caíram no liberalismo teológico e aí, o povo que queria um ensinamento bíblico sério saiu desses locais e formaram as igrejas independentes, igrejas sérias. No Brasil não é tanto assim, aqui nós não tivemos liberalismo teológico, que pudesse provocar isso. Ao contrário, a igreja evangélica histórica é muito ortodoxa, é muito conservadora em si mesma e guardam o mesmo sistema doutrinário e teológico. O motivo do crescimento acho que é pela própria liberdade de culto e também de um movimento que foi importado dos EUA pra cá, denominado de "Teologia da Prosperidade". A grande maioria das igrejas chamadas neopentecostais trabalha com esse sistema. Essa teologia é uma doutrina que coloca Deus como estando à disposição nossa para fazer o que nós queremos que Ele faça. Então as pessoas procuram Deus não pelo que Ele é, mas pelo que Ele dá, pelo que Ele pode oferecer. Assim, por exemplo, colocam-se placas nas portas das igrejas dizendo "venha, que você vai ser curado, venha que você não vai ter mais problema nenhum na sua vida". Ora, em um mundo carente como o nosso, num país de terceiro mundo, com muita gente desempregada e passando por problemas de saúde, quando esse povo é chamado para ir à igreja ele vai mesmo. Os programas de televisão dessas igrejas apelam para isso e tem muita gente assistindo. Assim, essas igrejas acabam crescendo muito. Acaba não sendo mais por uma procura cristã autêntica, ética como ensina a Bíblia, mas pelo que Deus pode dar a essas pessoas.