Em todos os anos, o mês de agosto é para nós católicos o mês das vocações, onde nós refletimos sobre a vocação no padre (no 1º domingo), sobre o pai, sobre a vida religiosa, sobre a vocação do leigo e a vocação do catequista (na ordem, a cada domingo).
O primeiro domingo é dedicado ao dia do padre por causa da celebração da memória de São João Maria Vianey, que celebramos no dia 04 de agosto [...].
Este domingo, dia do Padre, quer nos lembrar a importante e decisiva missão do sacerdote, na vida da Igreja e na celebração dos sacramentos. É certo que o sacerdócio está vinculado com a Eucaristia desde aquela noite, da quinta-feira santa. Jesus instituiu a Eucaristia e, para que houvesse a continuidade, na mesma hora ordenou os doze primeiros sacerdotes, com as famosas palavras: “Fazei isto em memória de mim”. Assim podemos dizer que nasceu o sacerdócio do contexto do amor, logo após o lava-pés, e na véspera de sua paixão, demonstrando também o vínculo com o Sacrifício da Cruz, que sempre de novo renovamos na Eucaristia.
____________________________
Fonte: Parte do texto de Dom Zeno, bispo da Diocese de Novo Hamburgo - RS, com pequenas adaptações. Íntegra do texto disponível em: http://www.mitranh.org.br/s1/index.php?option=com_content&view=article&id=1134:o-dia-do-padre-115&catid=17:voz-da-diocese&Itemid=37 Acesso em: 06 Ago. 2011
|
sábado, 6 de agosto de 2011
1º Domingo de Agosto: A Vocação do Padre
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário