O Instituto Jornada Mundial da Juventude (IJMJ), responsável pela organização da JMJ Rio2013 e consciente de suas responsabilidades diante de todos que, de algum modo, contribuíram para a realização do evento, garante que vai honrar com todos os compromissos assumidos e apresentará o balanço financeiro. Para isso, conta com o serviço de auditoria da Ernst&Young. O Instituto trabalha com recursos próprios, obtidos por meio de patrocínios, inscrições de peregrinos, doações e vendas de produtos licenciados. Estas duas últimas ações ainda continuam em curso. Diferente do que foi publicado, não houve injeção direta de verba pública na construção do evento.
Ao longo da preparação da JMJ, o Instituto trabalhou com uma margem de segurança orçamentária, a qual, em virtude de determinados fatores, veio a ser utilizada e mesmo ultrapassada. Entre estes fatores, destacam-se a já mencionada mudança dos dois últimos Atos Centrais de Guaratiba para Copacabana – Vigília e Missa de Envio, a redução do número de peregrinos inscritos, em comparação com outras Jornadas; em especial de peregrinos europeus, cujos países enfrentam crises financeiras; além de imprevistos, surpresas e emergências em nível acima do usualmente previstos para eventos do porte da JMJ.
Com isso, a organização precisou reestruturar seu planejamento financeiro inicial, reorganizando prazos. Para ajudar a saldar suas dívidas, o IJMJ lançou a primeira etapa da campanha de arrecadação de recursos. Doações para esta finalidade devem ser depositadas na Conta 80.002-3, agência 0814 do Bradesco.
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