segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Por que não viver?



Desde o momento que soube do assassinato da bebê de mais de 5 meses, de São Mateus (ES), com uma injeção de potássio na cavidade cardíaca da criança, em Recife (PE), cuja mãe é uma menina de dez anos, fiquei pensando, como explicar esse crime hediondo.

Por que não foi permitido esse bebê viver? Que erro ele cometeu? Qual foi seu crime? Por que uma condenação tão rápida, sem um processo justo e fora da legalidade? Por que o desprezo a tantas outras possibilidades de possíveis soluções em prol da vida? Foram muitos os envolvidos, mas o silêncio e omissão dos órgãos institucionais que têm a prerrogativa de defender a vida, se entregaram às manobras de quem defende a morte de inocentes. Por quê?

É uma história que precisa ser esclarecida. É um processo que precisa ser desvendado. Duas crianças que poderiam viver… teve laudo técnico a favor da vida, teve suporte profissional a favor da vida, teve hospital disposto a cuidar até o fim da gestação, tiveram todas as condições de salvar as duas vidas, mas, de repente, uma transferência, de um Estado para o outro, e toda uma mobilização para que o aborto fosse realizado. Nas mãos de quem ficou a tutela dessa menina, quem decidiu tudo por ela?

Por que a obsessão de apresentar uma única saída? Por que burlar as leis para alcançar esse objetivo de usar de uma criança para um intento assassino?

Difícil raciocinar o que aconteceu, como aconteceu e porque terminou assim!

Ministério Público do Espírito Santo, Conselho Tutelar, Secretários Municipais da Saúde de Vitória e Recife e Secretários Estaduais da Saúde do Espírito Santo e de Pernambuco têm muitas explicações a dar à sociedade brasileira. Por que foi rejeitado um laudo técnico de profissionais e o suporte dos mesmos, obrigando o hospital a dar alta e subitamente transferir a menina-mãe para um hospital em outro Estado? Há claramente um abuso de poder que merece ser investigado.

Mas, de tudo isto, ainda resta a pergunta: por que o bebê não pôde viver? Por que foi sentenciado à morte, mesmo sendo inocente, e tendo todas as condições para vir à vida com os devidos cuidados e com o apoio técnico profissional à disposição? Por que optaram pela morte e não pela vida, desrespeitando a lei, pois se tratava de um bebê de 22 semanas?

Se não somos capazes nem de defender a nossa própria espécie, que tipo de humano estamos nos tornando? Estamos negando nossa própria humanidade. A violência do estupro e do abuso sexual é infame e horrenda, mas a violência do aborto provocado em um ser inocente e sem defesa é tão terrível quanto. Ambos são crimes. Apontam como sinais da degradação moral e da decadência dos costumes, ferindo os valores mais sublimes como o respeito à dignidade do ser humano e a sacralidade do valor da vida! 

Nota do Arcebispo dom Fernando Saburido a respeito do aborto praticado no Recife



NOTA DO ARCEBISPO DOM FERNANDO SABURIDO A RESPEITO DO ABORTO PRATICADO NO RECIFE

“…Apresentei diante de vós a vida e a morte, a bênção e a maldição. Escolhe, pois, a vida… ( Dt 30, 19)

Nesta segunda-feira, 17 de agosto, o evangelho de Mateus, capítulo 19, nos apresenta Jesus sendo questionado sobre o que se deve fazer de bom para possuir a vida eterna. Sua resposta é clara: “Observa os mandamentos”, e destaca entre eles: “Não matarás”.

O lamentável caso da criança de São Mateus, município situado a 215 km de Vitória do Espírito Santo, encaminhada pela justiça capixaba para o Centro Integrado de Saúde Amauri de Medeiros – CISAM, no Recife, terminou com a morte da menina de 5 meses. Tudo realizado às pressas, em dia de domingo com dificuldade de articulação, além das informações desencontradas. Conclusão: o mandamento destacado por Jesus, no texto acima, foi mais uma vez desrespeitado.

Como Arcebispo de Olinda e Recife, não posso calar diante desse fato. Se grave foi a violência do tio que vinha abusando de uma criança indefesa, culminando com violento estupro, gravíssimo foi o aborto realizado em Recife, quando todo o esforço deveria ser voltado para a defesa das duas crianças, mãe e filha. Infelizmente, Recife está criando fama de “capital do aborto” e precisamos “combater o bom combate” para mudar essa triste fama. 

Menina de 10 anos é submetida a um aborto no Brasil



Uma menina de 10 anos, que engravidou após ser estuprada pelo próprio tio, foi submetida ao procedimento de aborto de sua filha, que já estava na 22ª semana de gestação; o caso gerou a o rechaço de bispos e de grupos pró-vida no Brasil.

A gravidez da menina, do município de São Mateus (ES), foi descoberta no início de agosto, após ser levada ao hospital com dores abdominais. Exame constatou a gravidez e a criança revelou que era estuprada pelo tio desde os 6 anos.

Na sexta-feira, 14 de agosto, a Justiçado Espírito Santo, por meio da Vara da Infância e da Juventude de São Mateus, autorizou o aborto. A decisão foi do juiz Antônio Moreira Fernandes, atendendo a um pedido do Ministério Público do Espírito Santo.

No Hospital das Clínicas, em Vitória (ES), onde a menina ficou internada no sábado, a equipe médica se recusou a praticar o aborto afirmando que “a idade gestacional não estava amparada na legislação”.

Entretanto, a criança foi levada para o Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiro (CISAM-UPE), no Recife (PE), onde o aborto foi finalmente praticado.

Em entrevista ao ‘Bom Dia Espírito Santo’, da TV Gazeta, o médico Olímpio Barbosa de Moraes Filho, gestor do Cisam, contou que no domingo “foi induzido o óbito fetal, por meio de medicamento” e que hoje “deve estar sendo expulso o feto” e “deve ser realizada a curetagem”.

O médico ainda informou que a equipe do Cisam “é treinada” e tem “experiência”, pois este “é um serviço de referência aqui desde 1996”.

Além disso, declarou que “a lei garante” a prática do aborto neste caso, pois, segundo ele, “no caso de estupro, a norma técnica é até 22 semanas, mas não é proibitivo acima de 22 semanas”.

Ainda no domingo, várias grupos em defesa da vida foram para frente do Cisam a fim de interceder e lutar pela defesa da vida da mãe e do bebê.

Por sua vez, o coordenador do Movimento Legislação e Vida, Prof. Hermes Rodrigues Nery, expressou, por meio de suas redes sociais o sentimento de muitos brasileiros que entendem o valor da vida: “realmente muito triste tudo isso”.

“Terrível o assassinato de um bebê de cinco meses, injetando a substância letal de cloreto de potássio em seu coração”.

“Mais triste ainda a tibieza de muitos que tem hoje poder de decisão e que poderiam ter agido com mais ênfase para ter evitado essa tragédia”, assinalou o acadêmico.

Prof. Nery indicou ainda que “esse caso poderá ser ainda manipulado para o STF voltar a colocar em discussão a ADPF 442”, isto é, a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 442/2017, apresentada pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), que propõe a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação.

“É lamentável que muitos que têm hoje poder de decisão tenham feito pouco do que poderiam. Até quando novas vítimas continuarão sofrendo esse horror? Realmente muito triste isso. Cada vez mais os indefesos e fragilizados da sociedade estão sem amparo”, completou. 

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Palavra de Vida: “Quem poderá separar-nos do amor de Cristo?” (Rm 8,35)



A carta que o apóstolo Paulo escreveu aos cristãos de Roma é um texto extraordinariamente rico de conteúdo. De facto, Paulo revela aqui a força do Evangelho na vida das pessoas que o acolhem, a revolução que este anúncio traz: o amor de Deus liberta-nos!

Paulo fez esta experiência e quer testemunhá-la, com as palavras e com o exemplo. A sua fidelidade ao chamamento de Deus vai levá-lo precisamente a Roma, onde terá a ocasião de dar a vida pelo Senhor.

“Quem poderá separar-nos do amor de Cristo?”

Pouco antes, Paulo tinha afirmado: «Deus está por nós». (1) Para ele, o amor de Deus por nós é o amor do Esposo fiel, que nunca abandonará a sua esposa, a quem se ligou livremente com um vínculo indissolúvel, à custa do seu próprio sangue.

Portanto, Deus não é um juiz, pelo contrário, é Aquele que assume a nossa defesa.

Por isso, nada nos poderá separar de Deus, porque nos encontrámos com Jesus, o seu Filho amado.

Nenhuma dificuldade, grande ou pequena, que possamos encontrar, em nós e fora de nós, é um obstáculo intransponível para o amor de Deus. Pelo contrário, diz Paulo, é precisamente nestas situações que todo aquele que confia em Deus e a Ele se entrega sai “super-vencedor” .(2)

Neste nosso tempo de super-heróis e super-homens, que têm a pretensão de querer vencer tudo com a arrogância e o poder, a proposta do Evangelho é a mansidão construtiva e a abertura às razões dos outros. 

Missal Romano foi tema do V Seminário Nacional de Liturgia

O evento terá por objetivo divulgar o Missal enquanto instrumento essencial para o restabelecimento da autêntica relação entre o que se reza, o que se conhece e o que se vive.


Do dia 10 a 14 de agosto, o mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP), sediou o V Seminário Nacional de Liturgia que teve por tema “O Missal Romano: entre a norma da Fé e a prática celebrativa”.

O evento foi promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com o Centro de Liturgia Dom Clemente Isnard, a Associação dos Liturgistas do Brasil e a Rede Celebra.

Relação entre o que se reza, o que se conhece e o que se vive

Tendo em vista a publicação da terceira edição típica do Missal Romano em português, o seminário teve por objetivo divulgar esta obra enquanto instrumento essencial para o restabelecimento da autêntica relação entre o que se reza, o que se conhece e o que se vive.

“Nós precisamos recuperar o valor do missal no sentido de que ele não é apenas um livro de rubricas, ele não é um livro para engessar a celebração, mas ele é uma fonte que contém os elementos que sustentam a nossa Fé”, destaca o presidente da Comissão para a Liturgia, Dom Edmar Peron.

O prelado destaca que a Igreja crê naquilo que ela reza e o livro principal de oração é o missal. “Ele é fonte para nós de vida espiritual, de Fé, de edificação das comunidades”, assegura. 

França: Vândalos roubam hóstias consagradas durante ataque a igreja



Durante a noite de 10 de agosto, desconhecidos vandalizaram a igreja de Saint-Pierre de Montendre (França) e, depois de destruir a cruz e o sacrário, levaram as hóstias consagradas.

Em um comunicado, a diocese de La Rochelle e Saintes, à qual pertence o templo, afirmou que "o alvo dos vândalos foi o próprio Cristo", uma vez que não houve roubo de bens materiais no seu interior.

“O pároco encontrou a grande cruz central quebrada em mil pedaços e o sacrário foi destruído e depois retirado da igreja. O cibório que continha e conservava preciosamente as Espécies Sagradas foi encontrado fora da igreja, sem as hóstias”, informou a diocese situada no departamento de Charente Marítimo.

Além disso, foi informado que o pároco imediatamente apresentou uma denúncia à Polícia e que já foi aberta uma investigação do caso.

Dom Georges Colomb, Bispo de La Rochelle e Saintes, condenou severamente o sacrilégio e declarou que "este novo golpe de lança no lado de Cristo fere toda a Igreja católica em Charente Marítimo".

Outros bispos franceses, como Dom Bernard Ginoux, Bispo de Montauban; e Dom Xavier Malle, bispo de Gap; enviaram seu apoio e encomendaram a Igreja de La Rochelle e Saintes em oração. 

Diocese de Hong Kong pede que escolas católicas ensinem polêmica lei de segurança nacional



O delegado para a educação da Diocese de Hong Kong pediu aos diretores das escolas católicas que ensinem a polêmica lei de segurança nacional, que pune a subversão para fins políticos contra o governo e que tem, entre as suas penas, a prisão perpétua.

Segundo Asia News, o delegado diocesano Peter Lau enviou uma carta aos diretores de cerca de 200 escolas católicas de Hong Kong, na qual pediu que os colégios ajudem os alunos a entender a nova lei, o respeito à bandeira e o hino nacional, assim como incentivar “os valores de sua identidade nacional”.

Lau também pediu que nas escolas não haja “politização” nem “promoção de mensagens políticas, posições ou perspectivas unilaterais”.

Para isso, explica, cada escola deveria ser dotada de um “mecanismo” de verificação do “ensino, lição de casa e material didático” utilizado nas aulas.

A carta foi enviada algumas semanas antes do início do ano letivo previsto para setembro e depois de uma carta enviada pela Secretaria de Educação no mês passado, com mensagens semelhantes para evitar a “politização” dos alunos.

A secretária de educação, Ingrid Yeung, pediu às escolas que parassem com as atividades políticas de seus estudantes e incentivou a suspender os acusados ​​de "motins" ou "incêndios criminosos".

Entre os mais de 9 mil presos nos protestos de junho, mais de 3.700 eram estudantes. 45% de ensino médio, ou seja, mais de 1.670.

A Diocese de Hong Kong explicou que o pedido em sua carta é mais uma "sugestão do que uma imposição".

Além disso, a carta, como indicou um sacerdote, especifica que “[os alunos] devem ser formados para ter uma compreensão correta da identidade nacional, seguindo a doutrina social da Igreja”.

Um jovem citado por Asia News escreveu em uma rede social que “não querem a politização das escolas, mas exigem a compreensão da lei de segurança. São eles que trazem a politização para a escola”. 

Documentário reflete sobre a situação da Igreja em tempo de pandemia



Com a pandemia do coronavírus, uma forma de prevenção adotada tem sido o isolamento social e, com isso, também a Igreja Católica sofreu as consequências e teve que adotar diferentes medidas de segurança, entre as quais o fechamento dos templos ao público; esta é a questão abordada no documentário “Igreja e Pandemia”, lançado no último domingo.

Conforme observa a sinopse do documentário, a crise do coronavírus neste ano “levou a Igreja Católica a uma situação sem precedentes”, pois, “com as portas fechadas aos fiéis, pela primeira vez na história, por motivos sanitários, o exercício da religião ficou gravemente dificultado”.

“O que o passado nos ensina? Qual a posição do clero? O que esperar do futuro?”, estas são algumas questões que o documentário busca responder.

A obra é conta com direção Lucas Monachesi, formado em Comunicação Social e graduando em História, o qual também dirigiu o documentário “In Illo Tempore”, sobre a Missa Tridentina.

Embora tenha sido lançado no último domingo, 9 de agosto, no Youtube, “Igreja e Pandemia” já alcançou um grande público, contando com mais de 2 mil visualizações até o momento.

“Para um documentário independente, feito por poucas pessoas e que conta apenas com o compartilhamento espontâneo nas redes sociais é um resultado muito acima do que eu poderia imaginar”, expressou Monachesi, acrescentando que “muitos padres vieram elogiar o trabalho e muitos leigos se sentiram representados pelas falas contidas no filme”.

O diretor explicou que a principal motivação para esta obra “foi tentar fazer um retrato histórico da Igreja neste momento de pandemia”. Segundo ele, embora agora já aja “uma flexibilização maior”, quando a ideia surgiu, “em várias cidades as igrejas estavam completamente fechadas e isso foi algo que nunca ninguém presenciou na história da Igreja”.

“É uma situação completamente estranha e que pegou a Igreja de surpresa e deixou boa parte dos fiéis sem acesso à Eucaristia e aos demais sacramentos”, indicou o diretor, ao observar que, embora a grande mídia ressalte o problema sanitário e econômico, “esquecem completamente que o aspecto religioso é muito importante para várias pessoas”.

Além disso, Monachesi chamou a atenção para outro aspecto que sofreu impactos devido à pandemia, a questão financeira das igrejas, “que dependem muito de doações e dízimos para se sustentarem” e “começaram a ter problemas para pagar as suas contas” e também com relação a suas ações caritativas.

Nesse sentido, pontuou, o documentário tenta “mostrar às pessoas que a Igreja é importante sim e que a presença física nos sacramentos é de fundamental importância para os católicos”.

Segundo ele, as pessoas devem refletir “o quão importante é a fé e como que o fechamento total das igrejas afetou o espírito das pessoas e até mesmo a vida financeira das paróquias”.