O
Anticristo seduzirá aos que não tem caridade; por isso há que pedir à Deus que
se digne chamar-nos e não permita que nos apartemos da verdade.
Por isso Deus lhes enviará ou permitirá que obre neles o artifício do
erro, com que creiam na mentira, para que sejam condenados todos os que não creram na verdade, mas que se comprazeram
na maldade. Mas nós devemos sempre dar graças à Deus por vós, irmãos amados
de Deus, por Deus havê-los escolhido por primícias de salvação, mediante a
santificação do espírito e a verdadeira fé que lhes foi dada; na qual os chamou
assim mesmo por meio de nosso Evangelho, para fazê-los chegar a glória de Nosso
Senhor Jesus Cristo. Que assim, meus irmãos, ficai firmes e mantenham as
tradições que haveis recebido, ora por meio da pregação, ora por carta nossa. E
Nosso Senhor Jesus Cristo, e Deus, nosso Pai, que nos amou, e deu eterno
consolo, e boa esperança pela graça, alente vossos corações e os confirme em
toda obra e palavra boa. - 2
Tessalonicenses 2,10-16
Depois de indicar a
quem seduzirá o Anticristo, a saber, os destinados à condenação, aqui explica o
porque do dito e como serão seduzidos; os fiéis, pelo contrário, como serão
livrados.
Assim mesmo indica só sua culpa, a pena com a culpa, só a pena.
E este é o passo-a-passo com que procede o pecado: que primeiro é um desamparado da graça pelo demérito do primeiro pecado, e cai em outro pecado (porque um
abismo chama a outro abismo), e por último na condenação eterna.
Disse pois que a causa pela qual serão
enganados é o não haver recebido e amado a verdade, isto é, a verdade do
Evangelho (Jo 8; Jó 24); e diz: “caridade da verdade”, porque, ao não
estar informada a fé pela caridade, não tem nenhum valor (1Co 13; Gal. 6).
E acrescenta o proveito que trai a verdade dizendo: “a fim de salvar-se”
(Rm 5). Mas, por culpa de não haver recebido a verdade, a pena será seu engano;
de donde diz: “enviará”, isto é, permitirá que obre neles “o
artifício do erro” (Is 19; 3 Reis 22).
Por isso diz: “com que creiam na mentira”, isto é, na falsa doutrina do
Anticristo (Rm 1). Mas a pena é a eterna condenação; donde acrescenta: “para
que sejam condenados”, com sentença de condenação (Jo 5), “todos os que
não creram na verdade” (Jo 3).
São Tomás de Aquino
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O texto que apresentamos aos nossos leitores é parte de um comentário da
Segunda Carta de São Paulo aos Tessalonicenses feito pelo Doutor dos Santos e o
mais Santo dos Doutores da Igreja, isto é, de Santo Tomás de Aquino. A tradução
para a língua portuguesa foi feita por Rodrigo Santana através de um texto
editado em castelhano disponível no site da Congregação para o Clero
(http://www.clerus.org) e vertido do latim de Sancti Thomae Aquinatis Doctoris Angelici super Secundam Epístolam
Sancti Pauli Apostoli ad Thessalonicenses expositio publicado por Petri
Marietti em 1896. A versão da epístola comentada por Santo Tomás é a da Vulgata
de São Jerônimo. Essa também foi a utilizada nesta tradução do comentário.
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Disponivel em: Aparição de La Salette
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