O Anticristo fará milagres falsos e seduzirá com virtude fingida
Vós já sabeis a causa que agora o detém, até que seja manifestado a seu
tempo. O fato é que já vai obrando o mistério da iniquidade; entretanto, o que
está firme agora mantenha-se até que seja tirado o impedimento. E então se deixará
ver aquele perverso, a quem o Senhor Jesus matará com o alento de sua boca e
destruirá com o resplendor de sua presença aquele iníquo que virá com o poder de
Satanás, com toda sorte de milagres, de sinais e falsos prodígios, e com
todas as ilusões que podem conduzir à iniquidade àqueles que se perderam, por não haver
recebido e amado a verdade a fim de salvarem-se. - 2
Tessalonicenses 2,6-9
Por isso diz que o
Anticristo “virá com o poder de Satanás”, isto é, governará por
instigação diabólica. “Será solto Satanás de sua prisão, e sairá e enganará
as nações” (Ap 20,7).
Pois das obras que fará algumas serão segundo a operação de Satanás, como as do
endemoninhado ou possuído, em quem não só instiga a vontade senão ainda impede
o uso da razão; em cujo caso não se lhe imputa a culpa, porque não usa de seu
arbítrio.
Mas o Anticristo não será assim, porque usará de seu arbítrio, e dentro dele estará o diabo instigando-lhe, como se
disse de Judas
(Jo 13,27).
E enganará desta maneira: primeiro
valendo-se do poder secular; segundo, da força dos milagres. Quanto ao primeiro diz: “com
toda sorte de milagres”, a saber, do mundo.
“Se fará dono dos tesouros de ouro e de prata e de todas as preciosidades de
Egito” (Dan. 11,43).
Ou com virtude fingida.
Quanto ao segundo diz: “de sinais”. Os sinais são uma espécie de “milagretes”.
Os prodígios, entretanto são grandes, que demonstram que uma pessoa é um ser
prodigioso, como quem diz à distância: distante, em dígitos: do dedo (Ap 13). E
diz: “falsos prodígios”.
Chama-se falso um milagre, ou porque lhe falta a verdadeira razão do fato, ou a
verdadeira razão do milagre, ou o devido fim do milagre.
O primeiro é o que fazem os ilusionistas, melhor dito, o que se faz por arte de magia e bruxaria, quando o diabo se
encarrega de dar “gato por lebre” para que pareça outra coisa do que é.
Como fez Simão Mago com um carneiro que mandou degolar, que logo se deixou ver
vivo; ou com um homem, que todos criam degolado e, por haver-lhe visto logo
vivo, creram-lhe ressuscitado. E isto fazem os homens fazendo fantasmas na
imaginação para enganar.
A segunda espécie de milagres, impropriamente chamados assim, são os que
despertam grande admiração, por ver-se o efeito, sem conhecer-se sua causa.
Assim pois “os milagres”, que tem não simplesmente sua causa oculta,
senão para algum oculta, dizem-se não simplesmente milagres, senão maravilhas.
Mas os que tem simplesmente sua causa oculta são propriamente milagres, cujo
autor é o mesmo glorioso Deus, porque estão acima de toda a ordem da natureza
criada.
Mas algumas vezes se fazem algumas maravilhas, cujas causas estão ocultas, mas
não fora da ordem da natureza; e isto com mais razão o fazem os demônios, que
conhecem as virtudes da natureza e tem determinada eficácia para especiais
efeitos; e estas fará o Anticristo, mas não as que tem verdadeira razão de
milagre, porque não tem poder naquilo que está sobre a natureza.
Ou com virtude fingida.
Quanto ao segundo diz: “de sinais”. Os sinais são uma espécie de “milagretes”.
Os prodígios, entretanto são grandes, que demonstram que uma pessoa é um ser
prodigioso, como quem diz à distância: distante, em dígitos: do dedo (Ap 13). E
diz: “falsos prodígios”.
Chama-se falso um milagre, ou porque lhe falta a verdadeira razão do fato, ou a
verdadeira razão do milagre, ou o devido fim do milagre.
O primeiro é o que fazem os ilusionistas, melhor dito, o que se faz por arte de magia e bruxaria, quando o diabo se
encarrega de dar “gato por lebre” para que pareça outra coisa do que é.
Como fez Simão Mago com um carneiro que mandou degolar, que logo se deixou ver
vivo; ou com um homem, que todos criam degolado e, por haver-lhe visto logo
vivo, creram-lhe ressuscitado. E isto fazem os homens fazendo fantasmas na
imaginação para enganar.
A segunda espécie de milagres, impropriamente chamados assim, são os que
despertam grande admiração, por ver-se o efeito, sem conhecer-se sua causa.
Assim pois “os milagres”, que tem não simplesmente sua causa oculta,
senão para algum oculta, dizem-se não simplesmente milagres, senão maravilhas.
Mas os que tem simplesmente sua causa oculta são propriamente milagres, cujo
autor é o mesmo glorioso Deus, porque estão acima de toda a ordem da natureza
criada.
Mas algumas vezes se fazem algumas maravilhas, cujas causas estão ocultas, mas
não fora da ordem da natureza; e isto com mais razão o fazem os demônios, que
conhecem as virtudes da natureza e tem determinada eficácia para especiais
efeitos; e estas fará o Anticristo, mas não as que tem verdadeira razão de
milagre, porque não tem poder naquilo que está sobre a natureza.
São Tomás de Aquino
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O texto que apresentamos aos nossos leitores é parte de um comentário da
Segunda Carta de São Paulo aos Tessalonicenses feito pelo Doutor dos Santos e o
mais Santo dos Doutores da Igreja, isto é, de Santo Tomás de Aquino. A tradução
para a língua portuguesa foi feita por Rodrigo Santana através de um texto
editado em castelhano disponível no site da Congregação para o Clero
(http://www.clerus.org) e vertido do latim de Sancti Thomae Aquinatis Doctoris Angelici super Secundam Epístolam
Sancti Pauli Apostoli ad Thessalonicenses expositio publicado por Petri
Marietti em 1896. A versão da epístola comentada por Santo Tomás é a da Vulgata
de São Jerônimo. Essa também foi a utilizada nesta tradução do comentário.
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Disponivel em: Aparição de La Salette
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