HOMILIA
Viagem
do Papa Francisco à Turquia
Missa
na Catedral Santo Espírito
Sábado,
29 de novembro de 2014
No Evangelho, ao homem sedento de salvação, Jesus
apresenta-Se como a fonte onde saciar a sede, a rocha da qual o Pai faz brotar
rios de água viva para todos os que crêem n’Ele (cf. Jo 7, 38). Com esta
profecia, proclamada publicamente em Jerusalém, Jesus preanuncia o dom do
Espírito Santo que os seus discípulos hão-de receber após a sua glorificação,
isto é, depois da sua morte e ressurreição (cf. v. 39).
O Espírito Santo é a alma da Igreja. Ele dá a vida,
suscita os diversos carismas que enriquecem o povo de Deus e sobretudo cria a
unidade entre os crentes: de muitos faz um único corpo, o corpo de Cristo. Toda
a vida e missão da Igreja dependem do Espírito Santo; Ele tudo realiza.
A própria profissão de fé, como nos recorda São
Paulo na primeira Leitura de hoje, só é possível porque sugerida pelo Espírito
Santo: “Ninguém pode dizer: ‘Jesus é Senhor’, senão pelo Espírito Santo” (1 Cor
12, 3b). Quando rezamos, fazemo-lo porque o Espírito Santo suscita a oração no
coração. Quando rompemos o círculo do nosso egoísmo, saímos de nós mesmos e nos
aproximamos dos outros para encontrá-los, escutá-los, ajudá-los, foi o Espírito
de Deus que nos impeliu. Quando descobrimos em nós uma capacidade inusual de
perdoar, de amar a quem não gosta de nós, foi o Espírito que Se empossou de
nós. Quando deixamos de lado as palavras de conveniência e nos dirigimos aos
irmãos com aquela ternura que aquece o coração, fomos de certeza tocados pelo
Espírito Santo.
É verdade! O Espírito Santo suscita os diversos
carismas na Igreja; à primeira vista, isto parece criar desordem, mas na
realidade, sob a sua guia, constitui uma imensa riqueza, porque o Espírito
Santo é o Espírito de unidade, que não significa uniformidade. Só o Espírito
Santo pode suscitar a diversidade, a multiplicidade e, ao mesmo tempo, realizar
a unidade. Quando somos nós a querer fazer a diversidade e fechamo-nos nos
nossos particularismos e exclusivismos, trazemos a divisão; e quando somos nós
a querer fazer a unidade de acordo com os nossos projectos humanos, acabamos
por trazer a uniformidade e a homologação. Se, pelo contrário, nos deixamos guiar
pelo Espírito, a riqueza, a variedade, a diversidade não se tornam jamais
conflito, porque Ele nos impele a viver a variedade na comunhão da Igreja.
A multidão dos membros e dos carismas tem o seu
princípio harmonizador no Espírito de Cristo, que o Pai enviou, e continua a
enviar, para realizar a unidade entre os crentes. O Espírito Santo faz a
unidade da Igreja: unidade na fé, unidade na caridade, unidade na coesão
interior. A Igreja e as Igrejas são chamadas a deixarem-se guiar pelo Espírito
Santo, colocando-se numa atitude de abertura, docilidade e obediência.
Trata-se de uma visão de esperança, mas ao mesmo
tempo fadigosa, pois em nós está sempre presente a tentação de opor resistência
ao Espírito Santo, porque perturba, porque revolve, faz caminhar, impele a
Igreja a avançar. E é sempre mais fácil e confortável acomodar-se nas próprias
posições estáticas e inalteradas. Na realidade, a Igreja mostra-se fiel ao
Espírito Santo na medida em que põe de lado a pretensão de O regular e
domesticar. E nós, cristãos, tornamo-nos autênticos discípulos missionários,
capazes de interpelar as consciências, se abandonarmos um estilo defensivo para
nos deixamos conduzir pelo Espírito. Ele é frescor, criatividade, novidade.
As nossas defesas podem manifestar-se com a excessiva
fixação nas nossas ideias, nas nossas forças – mas assim resvalamos no
pelagianismo – ou então com uma atitude de ambição e vaidade. Estes mecanismos
defensivos impedem-nos de compreender verdadeiramente os outros e abrir-nos a
um diálogo sincero com eles. Mas a Igreja, nascida do Pentecostes, recebe em
herança o fogo do Espírito Santo, que não enche tanto a mente de ideias, como
sobretudo faz arder o coração; é investida pelo vento do Espírito, que não
transmite um poder, mas habilita para um serviço de amor, uma linguagem que
cada um é capaz de compreender.
No nosso caminho de fé e de vida fraterna, quanto
mais nos deixarmos guiar humildemente pelo Espírito do Senhor, tanto mais
superaremos as incompreensões, as divisões e as controvérsias, tornando-nos
sinal credível de unidade e de paz.
Com esta jubilosa certeza, abraço a todos vós,
queridos irmãos e irmãs: o Patriarca Siro-Católico, o Presidente da Conferência
Episcopal, o Vigário Apostólico D. Pelâtre, os outros Bispos e Exarcas, os
presbíteros e os diáconos, as pessoas consagradas e os fiéis leigos, pertencentes
às várias comunidades e aos diversos ritos da Igreja Católica. Desejo saudar,
com afecto fraterno, o Patriarca de Constantinopla, Sua Santidade Bartolomeu I,
o Metropolita Siro-Ortodoxo, o Vigário Patriarcal Arménio Apostólico e os
responsáveis das Comunidades Protestantes, que quiseram rezar connosco durante
esta celebração. Exprimo-lhes a minha gratidão por este gesto fraterno. Um
pensamento afectuoso dirijo ao Patriarca Arménio Apostólico Mesrob II,
assegurando-lhe a minha oração.
Irmãos e irmãs, voltemos o nosso pensamento para a
Virgem Maria, Mãe de Deus. Unidos a Ela, que no Cenáculo rezou com os Apóstolos
à espera do Pentecostes, peçamos ao Senhor que envie o seu Santo Espírito aos
nossos corações e nos torne testemunhas do seu Evangelho em todo o mundo. Amem!
Boletim da
Santa Sé
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