A celebração do Círio de Nazaré na cidade de Belém, no Pará, foi inscrita nesta quarta-feira (04) como Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO. Deste modo, esta manifestação religiosa e cultural para a integral a relação de outras 257 manifestações culturais em todo o mundo, que representam expressões do patrimônio imaterial que se transmitem e perpetuam nas comunidades humanas.
Com a aprovação da candidatura brasileira, realizada no âmbito da 8ª Sessão Ordinária do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, o Brasil passa a ter quatro elementos de seu patrimônio intangível declarados pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade: Expressões orais e gráficas dos Wajãpis; Samba de Roda do Recôncavo Baiano; Frevo e agora Círio de Nazaré.
A celebração do Círio de Nazaré é realizada em Belém do Pará no segundo domingo de outubro, reunindo milhares de pessoas que participam da procissão em honra a Nossa Senhora de Nazaré, naquela que é considerada uma das maiores procissões religiosas do mundo. A imagem da Virgem Maria em madeira é conduzida desde a Catedral da Sé até a Praça do Santuário de Nazaré.
A proteção a tradições culturais e folclóricas da humanidade é regida pela Convenção Internacional para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, aprovada pela 32ª Conferência Geral da UNESCO em outubro de 2003 e em vigor desde abril de 2006. (JE)
___________________________________
Fonte: Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário