Ao final do
percurso que estamos percorrendo como Igreja nesse tempo pascal nos deparamos
com a solenidade da Ascensão do Senhor. Essa
celebração marca o final desse período de particular alegria por celebrar a
vitória de Cristo sobre a morte e, com ela, a nossa reconciliação com Deus. Mas
se a ascensão é a subida de Jesus ao Pai, podemos nos alegrar? Parece que Jesus
está nos deixando, qual é então o motivo da celebração?
Essas
são perguntas que, de alguma forma, o Papa Bento XVI buscou responder em seu
livro Jesus de Nazaré, no qual fala sobre a vida de Jesus e os diversos
acontecimentos que nela se deram. Quando medita sobre a Ascenção do Senhor, ele destaca a reação dos discípulos frente a esse suposto “ir
embora” de
Cristo. A reação deles é de alegria, o que nos deixa muito intrigados. Como
assim os discípulos puderam se alegrar com isso? Mas efetivamente se alegraram
como podemos ver no final do evangelho de Lucas: “Enquanto os abençoava,
separou-se deles e foi arrebatado ao céu. Depois de o terem adorado, voltaram
para Jerusalém com grande júbilo.” (Lc 24, 51-52)
Se,
à primeira vista, não conseguimos uma explicação na bíblia para isso, pelo
menos a leitura deve fazer-nos pensar que alguma coisa está escapando a nossa
compreensão. O que fica evidente é que os discípulos não se sentem abandonados,
não acreditam que Jesus tenha partido para um céu inacessível e distante.
Parece evidente, diz o Bento XVI, que os discípulos estão seguros de uma certa
presença nova de Jesus. E de fato, se olhamos a comunidade primitiva e o seu
anuncio, perceberemos que se bem eles anunciam a vinda de Cristo novamente, o
que eles fizeram foi, sobretudo, dar testemunho de uma presença viva de Jesus.
Testemunho de que ele está vivo, que é a Vida mesma.
E
para explicar melhor, Bento XVI nos diz que essa figura na qual Cristo aparece
sentado à direita do Pai não faz referência a um local concreto, porque Deus é
espírito puro. Deus não está no espaço, Ele é aquele que sustenta o espaço sem
estar nele. Jesus
retorna ao Pai e por isso retorna a essa condição na qual não está limitado
pelo espaço e justamente por isso pode estar presente de uma forma distinta no mundo
inteiro. Diz Bento XVI: “Seu ir é precisamente uma vinda, um novo modo de
proximidade, de presença permanente”. E é essa presença a causa
da alegria dos discípulos no Evangelho de Lucas que vimos acima.
Um
bom exercício é se perguntar se realmente conseguimos nos alegrar com a
presença permanente de Cristo no mundo e em nossas vidas dessa maneira
distinta. As vezes gostaríamos que essas realidades fossem mais concretas, que
pudéssemos ver com esses olhos materiais aquilo que, atualmente, apenas os olhos
da fé nos permitem ver. Lembremos que Jesus chamou de felizes aqueles que conseguem acreditar
sem ver e peçamos
a Ele que aumente cada vez mais a nossa fé. Que possamos experimentar hoje essa
presença real no meio de nós. Que essa presença viva seja a força da nossa
própria vida. E que consigamos, com a alegria que advém desse presença viva,
anunciar a todas as pessoas que Jesus não nos abandonou e que estará sempre ao
nosso lado, guiando-nos até a comunhão plena com Deus por meio do Espírito
Santo.
Ir. João Antônio
Leigo consagrado e estudante de Filosofia, em
vistas ao sacerdócio
________________________
A12
Nenhum comentário:
Postar um comentário