A Sociedade da Santíssima Virgem Maria – SSVM* agradece publicamente todo o apoio e dedicação do Reverendíssimo Padre Henrique Munaiz Puig à causa da Missa no rito romano extraordinário (conhecido como Missa Tridentina) na Arquidiocese de Montes Claros.
A SSVM e todos os católicos que frequentam o Santuário do Senhor Bom Jesus (às segundas-feiras, 19h) receberam com pesar a notícia do falecimento do querido sacerdote. De fato, ele foi pioneiro na acolhida e divulgação da Missa Tridentina no Norte de Minas. Também sempre foi unido a seus superiores, nossos Reverendíssimos bispos, e de paternal atenção para com os que compõem a confraria da Missa de São Pio V.
Como afirmou o Sr. João Soares de Oliveira Jr., diretor-presidente da Sociedade da Santíssima Virgem Maria – SSVM (o qual, há alguns dias, ouvira dos lábios do padre que pouco tempo lhe restava nessa Terra) Pe. Henrique conseguiu o que mais queria: se preparar bem para estar unido a Deus por toda a eternidade, sempre confiante no colo maternal de Maria Santíssima, de quem era muito devoto.
Mais uma vez, muito obrigado por tudo querido padre Henrique Munaiz!
![]() |
Muitos fieis acompanharam cerimônia em homenagem ao padre (Foto: Natália Jael/Inter TV MG) |
O padre Henrique Munáiz Puig faleceu na manhã de quinta-feira (19), aos 86 anos. O motivo da morte foi Leucemia Melóide aguda. Famoso por sua humilde batina, mas principalmente pela sua caridade e gentileza memoráveis (haja vista sua prontidão em atender quem recorria à sua pessoa necessitado dos sacramentos) o Pe. Henrique tornou-se para incontáveis fiéis, e demais admiradores, um sinal da persistência de aspectos louváveis da sociedade cristã: valorização da "Missa em Latim", defesa da família tradicional, amor ao papado, manutenção da figura histórica do sacerdote (uso da veste clerical) e admirável dedicação em obras caritativas criadas e desenvolvidas por ele mesmo.
Henrique Munáiz Puig nasceu em 25 de dezembro de 1930 na cidade espanhola de Pontevedra, na região de Galícia. Foi para o Norte de Minas em meados de 1965 e se dedicava a sua missão presbiteral, o compromisso social. Padre Henrique sempre se preocupava em realizar boas ações em Montes Claros.
O sacerdote já foi homenageado com a Medalha Ivan José Lopes, maior honraria da cidade, conferida à personalidades que contribuem de alguma forma para a construção e desenvolvimento do Município.
Ele foi agraciado também com a Medalha de Honra ao Mérito na Gestão ‘Antônio Lafetá Rebello’. A medalha é concedida pelo Município de Montes Claros, em homenagem a homens e mulheres que dedicaram parte do seu trabalho para a cidade, ou que transformaram suas atividades profissionais em extensão da dedicação e do amor que sentem pela cidade.
Recebeu ainda o título de Cidadão de Montes Claros, que recebeu na gestão do prefeito Moacir Lopes, a Medalha da Inconfidência, na gestão do governador Aureliano Chaves, e a Medalha de Honra da Inconfidência, na gestão do governador Antônio Anastasia.
Trabalho Solidário
O sacerdote tinha sonho de proporcionar à crianças e jovens carentes de Montes Claros uma educação de qualidade, e desenvolveu no Bairro Cintra o Colégio São Luiz São Gonzaga; são cerca de 90 crianças que recebem educação básica e 90 jovens e adultos que têm acesso à educação para jovens e adultos (EJA).
Ainda na unidade, ele instalou o projeto Nossa Senhora das Dores, com ações de acolhimento a jovens com problemas com álcool e outras drogas, proporcionando apoio psicológico e atividades que ajudam a melhorar a autoestima. O projeto fez 25 anos em 2016 e assiste, atualmente, cerca de 200 adolescentes e seus familiares. No total, mais de mil pessoas foram acolhidas.
Além desta obra social, o Pároco construiu algo semelhante no Bairro Carmelo, o Centro Educacional Apóstolo Santiago, oferecendo educação do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. Diariamente, estudam 85 alunos da região.
Trabalho Missionário
Através de seus esforços, o Pe. Henrique fundou a igreja de nossa senhora da consolação, no Bairro Cintra, a igreja de Santa Rita, no Bairro Santa Rita, Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no Bairro de Lourdes e a igreja de Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Delfino Magalhães. Ele também colaborou com a fundação das ordens religiosas das Irmãs Carmelitas e das Irmãs Filhas de Jesus. Padre Henrique inaugurou em 2015 a capela Apóstolo Santiago; a construção é uma homenagem aos 50 anos de trabalho do Pároco em Montes Claros.
Velório
O corpo foi velado na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Consolação – Bairro Cintra; onde, em seguida, aconteceu a Missa. Depois, o corpo foi trasladado para o Centro Educacional Apóstolo São Tiago Maior onde houve a missa de corpo presente e logo após, o sepultamento que aconteceu na manhã deste sábado (21); no Carmelo Maria Mãe da Igreja e Paulo VI. Uma multidão de fieis acompanhou o enterro.
_________________________________
Arquidiocese de Montes Claros
Com informações: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário