1. Glória a
Deus
Glória a
Deus, glória a Deus, glória ao Pai. (2x)
A Ele seja a
glória (2x)
Aleluia,
amém.
Eu queria entender o porquê do medo que os padres
têm de falar claramente: “não existe letra alternativa ao ‘Gloria in excelsis
Deo et in terra pax hominubus[...]‘”. Coloco em latim para que não haja
dúvidas. Existe uma oração para o Glória incluído na categoria de partes fixas
da missa, o Ordinário. As partes do ordinário, como já vimos, não podem ser
modificadas de forma alguma. Eu vou ser muito sincero com vocês, a única
atitude liturgicamente correta quando uma banda me chega com um glória
“pirata”, ou seja, desautorizado, para cantar na missa é dizer, “rezemos a
oração do glória”, antes de começarem os instrumentos. Não há de se fazer
concessões. Por isso a importância de o padre saber antecipadamente tudo o que
se vai cantar na missa. Vocês já acompanharam a escolha de um setlist para
show? Nas paróquias comumente se diz: “já cantamos esse glória semana passada.
Acho melhor esse para dar uma variada…”. Não se pode escolher o Glória como se
escolhe o setlist de um show. A menos que se mude UNICAMENTE a melodia, é
terminantemente proibido mudar a letra.
2.Em nome do
Pai
Em nome do
Pai, em nome do Filho[...]
Para louvar e
agradecer, bendizer e adorar,
te aclamar…
Aqui há dois problemas: o primeiro é que o Sinal da
Cruz NÃO é rezado por todos os fiéis. O Missal Romano esclarece: “O sacerdote
diz: Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. O povo responde: Amém”. O
segundo também pode ser esclarecido pelo missal: não está previsto nenhum “para
louvar e agradecer, etc”. Infelizmente (eu diria felizmente) não temos (padres,
leigos, religiosos e nem mesmo bispos individualmente) poder para alterar a
liturgia, que é sinal da universalidade e da unicidade da Igreja. Como diz o
papa Bento XVI, “A cada dia deve crescer em nós a convicção de que a liturgia não
é um nosso, um meu ‘fazer’, mas é ação de Deus em nós e conosco”.
3. Santo,
Santo, Santo, Dizem Todos Os Anjos
Santo, santo,
santo, dizem todos os anjos [...]
Céus e terras
passarão, mas Sua Palavra não passará
Não, não, não
passará
Também existe uma oração específica, incluída na
categoria “Ordinário da Missa”. Além disso, essa musiqueta é conhecida por
incitar nos fiéis uma certa coreografia na qual os fiéis levantam as mãozinhas
para cima, para baixo e fazem o sinal de negativo com o dedinho. Vamos combinar,
nada mais inadequado para dizer o mínimo.
4. Faz um
milagre em mim
Entra na
minha casa
Entra na
minha vida
Mexe com
minha estrutura
Sara todas as
feridas …
Ainda que a música protestante não tenha erro
explícito (na letra), muitas vezes a melodia está carregada de personalismo e
de sentimentalismo, próprios de certas seitas neopentecostais. Além disso, até
onde sei costuma-se cantar essa música durante a Comunhão. Alguém lê alguma
referência à Eucaristia nesse canto?
5. Pai-Nosso
do Padre Marcelo Rossi
Pai, meu pai
do céu, meu pai do céu
Eu quase me
esqueci, me esqueci
Que o teu
amor vela por mim, vela por mim
Que seja
feito assim
Acho que essa é a música mais obviamente inadequada
de todos os tempos. A oração do Pai-Nosso é bíblica. Quando foi que Jesus falou
em “Eu quase me esqueci, etc”?
6. Senhor
que viestes salvar
Senhor, eis
aqui o teu povo,
que vem
implorar teu perdão;
é grande o
nosso pecado,
porém é maior
o teu coração.
O Missal Romano prevê três tipos de oração para o
Ato Penitencial. a) ou reza ou canta o “Confesso a Deus todo-poderoso…”
(confiteor); b) O “Tende compaixão…”; c) o “Senhor, que viestes salvar… tende
piedade de nós”. Ou seja, faz parte do Ordinário da Missa também. Muitas vezes
se pensa que basta que a letra remeta a arrependimento que pode ser incluída na
missa. Mais uma vez vou ser bem claro, estamos numa época de liturgistas
desautorizados. Pessoas sem autoridade que querem inovar no rito de Paulo VI
como se se houvesse alguma possibilidade de coisas assim ocorrerem. Felizmente
muitos fazem isso por ignorância. Eu só tenho pena de sacerdotes que estudam
sete anos no mínimo e ainda assim permitem que a liturgia da Igreja seja deformada
com gestos sutis de desobediência, como mudar um canto aqui, outro ali.
7. Quero te
dar a paz
Quero te dar
a paz, do meu Senhor com muito amor (2x)
Na flor vejo
manifestar o poder da criação.
Nos seus
lábios eu vejo estar o sorriso de um irmão.
Toda vez que
te abraço e aperto a sua mão.
Eu nunca vi essa música ser tocada sem incitar
palmas, dancinhas, agitação, conversa e barulho. Só por isso deve ser a
Anathema Sit dos cantos de missa.
8. Cantar a
Beleza da vida
Cantar a
beleza da vida, presente do amor sem igual:
Missão do teu
povo escolhido, Senhor, vem livrar-nos do mal.
Vem dar-nos
teu Filho, Senhor, sustento no Pão e no Vinho.
E a força do
Espírito Santo, unindo o teu povo a caminho.
Heresia branca. Primeiro que é difícil entender que
“sustento no Pão e no vinho” signifique a transubstanciação. Para mim o trecho
em questão significa justamente o contrário, que Cristo está simbolicamente
representado no Pão e no Vinho e dessa ligação simbólica/espiritual viria o
nosso sustento. Afinal, o sustento vem do pão e do vinho ou da carne (o corpo),
da hóstia consagrada, do Pão do Céu? Não sei quem é o compositor, mas caso
vocês queiram relativizar e dizer que é apenas uma ambiguidade, fica a critério
de cada um.
9. Passeio
de Caranguejo
Não vou ficar
chorando (buá, buá, buá)
Vendo a vida
passar
Vou entoar
meu canto
Cantando com
os anjos até o sol raiar.
Cansei de escutar essa música no canto final. Essa
música numa missa só pode ser fruto da mente de uma pessoa que jura estar num
culto protestante. Não tem outra explicação.
10. Reunidos
aqui
Reunidos aqui
Só pra louvar
ao Senhor,
Novamente
aqui,
Em união.
Costumam cantar esta música no canto de entrada. Eu
não recomendaria esse canto para a missa porque transmite uma visão
reducionista do Culto Sagrado. Antes de estar na missa “só pra louvar”, estamos
lá adorar, agradecer, expiar e pedir. Não é festa e não estamos lá “só para
louvar”.
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Fonte: Rainha dos Mártires
Deixei de ir à missa por tanta cantoria e aeróbica. O ritual, orações e significados são maravilhosos
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