A Igreja Católica "considera iguais em direito
e dignidade todos os ritos [litúrgicos] legitimamente reconhecidos e quer que
no futuro se mantenham e sejam promovidos por todos os meios". Sendo
assim, as principais "tradições litúrgicas ou ritos, actualmente em uso na
Igreja, são: o rito latino (principalmente o rito romano, mas também os ritos
de certas igrejas locais, como o rito ambrosiano ou o de certas ordens
religiosas)" e os ritos orientais ("os ritos bizantino, alexandrino
ou copta, siríaco, arménio, maronita e caldeu").
Aqui estão as Igrejas orientais católicas sui
juris, as suas respectivas tradições litúrgicas orientais e a sua respectiva
data (ou suposta data) de fundação (ou seja, de comunhão com a Santa Sé).
RITO OCIDENTAL (Latino ou Romano)
1.
Igreja Católica Apostólica Romana (Patriarcado de Roma)
RITOS ORIENTAIS
Igrejas unidas plenamente ao Patriarcado de Roma
Tradição Alexandrina (copta)
Rito Alexandrino
2. Igreja Copta Católica (Patriarcado de Alexandria)
3. Igreja Etíope Católica (atualmente na diáspora)
Tradição Antioquena
Rito Siro-maronita
4. Igreja Maronita (Patriarcado de Antioquia)
Rito Aramaico ou
siríaco-antioqueno
5. Igreja Síria Católica (Patriarcado de Antioquia)
6. Igreja Siro-Malancar Católica
Tradição Constantinopolitana e Bizantina
Rito Greco-bizantino
7. Igreja Greco-Melquita Católica (Patriarcado de Antioquia, Alexandria e Jerusalém)
8. Igreja Grega Católica em Constantinopla (Patriarcado de Constantinopla)
9. Igreja Ítalo-Albanesa Católica
Rito Ucraniano ou
bizantino-eslavo
10. Igreja Ucrâniana Católica
Rito Bizantino-eslavo
11. Igreja Búlgara Católica
12. Igreja Eslovaca Católica
13. Igreja Húngara Católica
14. Igreja Iugoslava Católica
15. Igreja Romena Católica
16. Igreja Rutena Católica
Rito
Bizantino-russo-eslavo
17. Igreja (Comunidade) Bielo-russa Católica (atualmente na diáspora)
18. Igreja (Comunidade) Russa Católica
Rito Bizantino
19. Igreja (Comunidade) Albanesa Católica
Tradição Armênia
Rito Armênio
20. Igreja Armênia Católica (Patriarcado)
Tradição Caldéia ou sírio-oriental (siríaco-antioqueno)
Rito Caldeu ou sírio
oriental
21. Igreja Caldeana Católica (Patriarcado)
22. Igreja Siríaca Malabar Católica
Igrejas orientais ortodoxas e não-ortodoxas
As Igrejas ortodoxas são todas aquelas que aceitam
os ensinamentos e decisões dos sete primeiros concílios ecumênicos. A grande
maioria delas estão em comunhão umas com as outras e com o Patriarca Ecumênico
de Constantinopla. De entre os cristãos de rito oriental, os ortodoxos são os
mais numerosos. A Igreja Ortodoxa separou-se oficialmente da Igreja Católica em
1054, num acontecimento chamado de "Grande Cisma do Oriente".
As Igrejas não-calcedonianas são aquelas que só
aceitam os ensinamentos dos três primeiros concílios ecumênicos (Niceia,
Constantinopla e Éfeso). Elas separaram-se das Igrejas Católica e Ortodoxa
porque elas recusaram-se a aceitar a doutrina das "duas naturezas de
Cristo", decretada pelo Concílio de Calcedônia (451) e aceitas pelos
católicos e ortodoxos. Em alternativa, estas Igrejas defendem que em Jesus
Cristo há a natureza humana e a natureza divina, mas que estas duas naturezas
se unem natural e completamente para formar uma única e unificada Natureza de
Cristo.
Para além dos ortodoxos e dos não-calcedonianos,
existe também outro grupo de cristãos orientais: a Igreja Assíria do Oriente,
que aceita somente os ensinamentos dos dois primeiros concílios ecumênicos
(Niceia I e Constantinopla I). Esta Igreja oriental destaca-se por defender o
nestorianismo, que surgiu no século V e que ensina que em Jesus Cristo há duas
pessoas distintas, uma humana (Jesus) e outra divina (Cristo), completas de tal
forma que constituem dois entes independentes vivendo no mesmo corpo.
Igrejas não unidas plenamente ao Patriarcado de Roma: Igrejas Ortodoxas
Rito Bizantino
Gregos ou helênicos
- Patriarcado (Ecumênico) Ortodoxo de Constantinopla
1. Igreja Ortodoxa da Grécia
2. Igreja Ortodoxa de Chipre
Greco-melquitas (cristãos árabes)
- Patriarcado de Alexandria - Ortodoxo
- Patriarcado de Antioquia - Ortodoxo
- Patriarcado de Jerusalém - Ortodoxo
3.
Igreja de Monte Sinai (ou Patriarcado do Monte Sinai)
Eslavos e outros
- Diocese Albanesa Ortodoxa da América
4. Igreja Americana, Grega-Católica, Ortodoxa Cárpato-Russa
5. Igreja da Macedônia (ou Macedoniana) Ortodoxa
6. Igreja Ortodoxa Autocéfala Ucraniana
7. Igreja Ortodoxa da Albânia
8. Igreja Ortodoxa da América - Russa
9. Igreja Ortodoxa da Bulgária (Patriarcado da Bulgária)
10. Igreja Ortodoxa da China
11. Igreja Ortodoxa da Estônia
12. Igreja Ortodoxa da Finlândia
13. Igreja Ortodoxa da Geórgia (Patriarcado da Geórgia)
14. Igreja Ortodoxa da Letônia
15. Igreja Ortodoxa da Romênia (Patriarcado da Romênia)
16. Igreja Ortodoxa da Sérvia (Patriarcado da Sérvia)
17. Igreja Ortodoxa das Repúblicas Tcheca e Eslováquia
18. Igreja Ortodoxa do Japão
19. Igreja Ortodoxa Húngara
20. Igreja Ortodoxa na Polônia
21. Igreja Russa Ortodoxa (Patriarcado de Moscou)
22. Igreja Russa Ortodoxa na Europa Ocidental
23. Igreja Russa Ortodoxa no Exílio
24. Igreja Ucraniana Ortodoxa (Patriarcado de Moscou)
25. Igreja Ucraniana Ortodoxa dos Estados Unidos, Canadá e Europa
Rito Armênio
(monofisitas)
26. Igreja Armênia Ortodoxa (Catholicossato de Sis - Cilícia)
27. Igreja Armênia Ortodoxa (Patriarcado de Constantinopla)
28. Igreja Armênia Ortodoxa (Patriarcado de Etchmiadzin)
29. Igreja Armênia Ortodoxa (Patriarcado de Jerusalém)
Rito Antioqueno
30. Igreja do Sul da Índia
31. Igreja Siríaca Malabar Independente de Thozhiyoor - Índia
(monofisitas)
32. Igreja Siríaca Malankar Ortodoxa (Igreja Siríaca Ortodoxa Jacobita
Malankar) (monofisitas)
33. Igreja Siríaca Mar Tomé de Malabar - Índia (monofisitas)
34. Igreja Siríaca Ortodoxa - Jacobita (monofisitas)
Rito Caldeu
(nestorianos)
35. Antiga Igreja Católica e Apostólica (Ortodoxa)
36. Igreja Assiríaca do Oriente
Rito Alexandrino
37. Igreja Copta Ortodoxa (monofisitas)
38. Igreja Ortodoxa Etíope (monofisitas)
Nota: Alguns consideram os poucos católicos bizantinos georgianos como uma igreja sui iuris[1] de rito bizantino. Mas, como a Santa Sé não reconheceu-a, ela não é uma Igreja sui juris, mas sim uma simples Igreja particular.
Por tradição, a grande maioria dos fiéis destas Igrejas orientais
utilizam, como o nome indica, os ritos litúrgicos orientais. Mas, devido à
disseminação e posterior presença destas Igrejas no Ocidente (onde a Igreja
Católica Latina e os protestantes são dominantes), elas passaram a autorizar, a
título excepcional, a celebração de ritos latinos e ocidentais pelas suas
comunidades ocidentais. O exemplo disso é a Igreja Ortodoxa na América, onde os
ritos litúrgicos orientais e ocidentais são celebrados em harmonia.
De acordo com a publicação Estudos da
CNBB nº 21, Guia Ecumênico, Edições Paulinas, do Comunicado Mensal da CNBB nº
351 (pp. 997 ss.), nº 357 (pp. 539/541) e de relação fornecida pela Igreja
Católica Apostólica Ortodoxa Antioquina do Brasil (São Paulo), "eis uma
lista incompleta dos grupos que
podemos considerar incluídos no conceito geral de 'Igrejas Brasileiras'. Alguns
deles afirmam relacionar-se com os vétero-católicos, através da Igreja Nacional
Polonesa de América, coisa que é negada por esta. O mesmo se pode dizer das
auto-intituladas 'Igrejas Ortodoxas' destes grupos: nenhuma delas é reconhecida
como tal pelas Igrejas Ortodoxas históricas". Também, na referida
Relação, [com algumas denominações acrescentadas pelo iCatólica] a Igreja
Católica Apostólica Ortodoxa Antioquina do Brasil indica como:
Igrejas falsas, das quais não se reconhece a validade dos
sacramentos ou qualquer cerimônia [2]:
Congregação (ou Sociedade) Missionária
de São Marcos Evangelista
Congregação de São José
Congregação dos Missionários de Cristo
Sacerdote Eterno
Congregação dos Missionários de Jesus
Congregação dos Missionários de Jesus
Peregrino
Igreja Católica Apostólica Independente
do Rio de Janeiro
Igreja Católica Apostólica Ortodoxa -
Patriarcado do Brasil
Igreja Católica Apostólica Ortodoxa
Americana
Igreja Católica Apostólica Ortodoxa
Ocidental
Igreja Católica Apostólica Ortodoxa
Unida - Eparquia Mundial
Igreja
Católica Ortodoxa Hispânica
Igreja
Católica Apostólica Brasileira (ICAB)
Igreja
Católica Apostólica Carismática
Igreja
Católica Apostólica da Redenção
Igreja
Católica Apostólica Antiga
Igreja
Anglicana Missionária do Redentor
Igreja
Apostólica Episcopal
Igreja
Católica – Padres Clementinos
Igreja
Católica Apostólica Cristã
Igreja
Católica Apostólica de Jerusalém
Igreja
Católica Apostólica Ecumênica Contemporânea
Igreja
Católica Apostólica Livre do Brasil
Igreja
Católica Apostólica Missionária de Evangelização
Igreja
Católica Apostólica Nacional
Igreja
Católica Apostólica Nordestina
Igreja
Católica Apostólica Tributária
Igreja
Católica Carismática
Igreja
Católica da Primeira Ordem
Igreja
Católica Ecumênica
Igreja
Católica Ecumênica do Brasil
Igreja
Católica Ecumênica Renovada
Igreja
Católica e Apostólica Reunida no Brasil
Igreja
Episcopal Latina do Brasil
Igreja
Católica Apostólica Antiga
Santa
Igreja Velha Católica
Igreja
Católica Apostólica Renovada
Igreja Católica Ortodoxa Grega do
Antigo Calendário (ou Igreja Grega Ortodoxa Adepta do Antigo Calendário - Old
Calendar)
Igreja dos Velhos Católicos (ou Velhos
Crentes - Raskotnik)
Igreja Ortodoxa Bielo-Russa na Diáspora
Igreja Ortodoxa Católica Apostólica
Militante
Ordem de Santo André
Ordem dos Missionários Mensageiros do
Verbo Divino
Ordem dos Santos Padres Católicos
Apostólicos Ortodoxos
Rede Nacional de Missões Católicas (Paróquia Bom Jesus dos Milagres)
Rede Nacional de Missões Católicas (Paróquia Bom Jesus dos Milagres)
Sociedade Católica Romana do Papa Leão XIII (Associação Católica Romana Papa Leão XIII - OSMA)
ALGUNS TERMOS USADOS NO TEXTO PARA ESCLARECIMENTO
Patriarcado de Roma: Chefe espiritual: o Papa (bispo de Roma, Vigário
de Jesus Cristo, Sucessor do Príncipe dos Apóstolos, Sumo Pontífice da Igreja
Universal, Patriarca do Ocidente, Primaz da Itália, Arcebispo e Metropolita da
Província Romana, Chefe de Estado da Cidade do Vaticano, Servo dos Servos de
Deus).
Tradição e Rito: A divisão em Tradição e Rito está de acordo com o
Annuario Pontificio (págs. 1787/1790), Libreria Editrice Vaticana, Cittá del
Vaticano, 1996.
Ortodoxia: é o conjunto das Igrejas autocéfalas, de rito bizantino-eslavo, em
oposição tanto aos católicos (latinos ou orientais) quanto aos
pré-calcedonianos (Estudos da CNBB nº 21 - Guia Ecumênico).
Igrejas Autocéfalas: São igrejas independentes, não colocadas sob
jurisdição de uma Igreja-mãe ou Patriarcado. São autônomas para o exercício da
própria autoridade e escolha de seus chefes. São aptas para eleger seu próprio
primaz (patriarca ou arcebispo). Se governam autonomamente. São detentoras de
completa independência administrativa e de grande autonomia doutrinal.
Igrejas Autônomas: São colocadas sob a jurisdição de uma Igreja-mãe,
de um Patriarcado.
Os Malankares, chamados
também de 'Cristãos de São Tomé', sinônimos de Malabar, estão na região
situada à costa ocidental do sul da Índia, que forma atualmente o Estado do
Kerala. A história dos Malankares é a mesma que a dos Malabares (rito caldeu).
O nome Malankar foi adotado pelos fiéis do rito siríaco-ocidental antioqueno
católico para diferenciar dos fiéis de rito siríaco-oriental ou caldeu
(Malabar).
Nestorianos: Doutrina cristológica ligada à Nestório, monge de Antioquia, do século
V, que distinguia em Cristo as duas naturezas divina e humana, sem deificação
da humanidade, apenas unidas na vontade. A teoria redundava na negação da
maternidade divina de Maria. Foi condenada em 431 pelo Concílio de Éfeso.
Monofisitas: Doutrina teológica, surgida em Alexandria, no século V, que defendia a
existência em Cristo, não só de uma única pessoa, como até de uma única
natureza, resultante da fusão da divina e da humana. Foi contestada pelo
Concílio Ecumênico de Calcedônia em 451, que dividiu a Igreja de Antioquia.
[1] As
Igrejas particulares sui iuris são todas as igrejas particulares autônomas que
estão em comunhão completa com o Papa, o Sumo Pontífice da Igreja Católica.
[2] A
lista consta de denominações que por vezes afirmam estar em comunhão com a
Igreja Católica Romana ou que possuem ritos e semelhanças muito próximas da
Igreja Católica Romana.
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Apologética Católica
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