Diferentemente de nossos colonizadores portugueses, o Brasil desconhece quase inteiramente a religião muçulmana, tendo seu provável primeiro grande contato com o islamismo no dia 11 de setembro de 2001, no ataque às torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York.
Confuso
e imerso em uma cultura embebida em um forte discurso anti-americanista, o
brasileiro se sentiu perdido com um ataque terrorista perpetrado por um
grupo de profundíssima base religiosa como a al-Qaeda. Ao mesmo
tempo, logo o islamismo foi apresentado como “a religião da paz”.
Um
estudo para responder a esta complexa questão exige muitas leituras religiosas,
históricas, filosóficas e teológicas, podendo no máximo ser proposto um
rápido esboço.
É a
única chance de conseguirmos alguma resposta inicial sem se calcar em clichês
de superfície na internet, baseados em generalizações como “todas as religiões
são iguais” e demais tentativas de equalização jogadas sem explicação,
envolvendo quase sempre a Inquisição, a Bíblia ou Israel, sem nunca um estudo
sobre o islamismo, o Corão ou mesmo as Escrituras e a história do cristianismo.
O
maior estudioso das religiões no mundo, o romeno Mircea Eliade, em um dos
livros mais importantes do século XX, O
Sagrado e o Profano: A essência das religiões, explica como a
experiência do “sagrado” é comum a todas as religiões e todos os povos,
sendo um elemento da nossa mentalidade que não desaparece mesmo entre aqueles
desligados de experiências religiosas.
O
homem religioso, por exemplo, pensa no tempo de maneira específica. Enquanto o
tempo histórico é uma sucessão numeralizável de “presentes”, o tempo sagrado
possui tempos “fortes”, as datas festivas religiosas, e tempos de menor
importância. O tempo também é razoavelmente cíclico, e uma data festiva, seja a
Páscoa, o Ramadã ou o intichiuma totêmico dos australianos significa
não apenas a lembrança posterior de um evento passado, mas a recorrência deste
evento, sempre represente, sempre revivido, podendo purificar pecados e
preparar os participantes para um novo ciclo. É o que Eliade chama de
“Tornar-se periodicamente o contemporâneo dos deuses”.
O
espaço também é sagrado, exigindo, por exemplo, dentro de uma igreja, um
comportamento diferente daquele fora dela. Estes elementos permanecem em
nossa visão secular e profana. Desde o espaço estelar, lar dos deuses, até o
solo habitado pelos humanos, há uma terra sagrada, a “Consagração de um lugar”.
Este lugar sagrado é o axis mundi, o eixo do mundo, que emana o Cosmos (o
lugar da ordem) e repete a cosmogonia, a criação de todo o mundo.
Fora
deste lugar há o caos, o espaço não ordenado. É o “leste do Éden”. É o reino
incível, sem lei e sem ordem, inóspito (ou seja, sem proteção ao homem) e lar
do indômito e da barbárie ou da lei da selva. As duas obras de Homero, a Ilíada
e a Odisséia, tratam exatamente do contato com um povo de uma diferente
civilização (os troianos, de uma região hoje provavelmente na Turquia, que
muitas vezes são mais heróicos e valorosos do que os gregos) e, na segunda
obra, do retorno de Odisseu pelo mundo inóspito, até os confins do Universo
conhecido dos gregos de então.
Um
dos exemplos mais conhecidos e didáticos desta divisão espacial é a Yggdrasil
nórdica, a árvore que é o eixo do Universo e da qual a
Terra, Miðgarðr (Midgård), é um dos nove mundos. Outro dos
mundos, Ásgarðr (Åsgard), é habitado pelos deuses. O palácio dos deuses
em Åsgard, Valhöll (Valhalla) é separado do restante do mundo por uma
muralha construída pelo cavalo Svaðilfari, o “viajante
azarado”. Svaðilfari “percorre a fronteira entre o mundo dos gigantes e o
dos deuses, entre o espaço controlado e o não controlado” (Johnni
Langer, Dicionário de Mitologia Nórdica: símbolos, mitos e ritos, p.
96, grifos nossos).
Esta cisão
radical, comungada pelo pensamento religioso universal, foi uma das
inspirações mitológicas de George R. R. Martin para construir o mundo de
sua série Game of Thrones: o mundo das violentas sete civilizações de Westeros
é separado do extremo norte por uma muralha análoga à dos deuses nórdicos, e
para além da muralha não há reino, não há leis, não há ordem, apenas
o caos: o “povo livre”, espécie nômade de bárbaros anarquistas, vive sem
proteção (sem ordem) enfrentando gigantes, provações naturais e os perigosos
invernos intermináveis que podem trazer os Outros (White Walkers), zumbis
impiedosos que só não atacam as civilizações de Westeros por ainda estarem
separados delas pela muralha.
É a
partir desta diferenciação temporal e espacial que devemos entender todas as
religiões, incluindo, claro, o islamismo. Na mentalidade maometana, antes do
advento do profeta, o mundo vivia em jahiliyyah, ou seja, ignorância.
Quando Maomé chega à península arábica marca-se uma nova temporalidade,
uma sacralidade do tempo para o muçulmano: é quando o mundo, em sua visão,
teria seu primeiro vestígio de verdade, sendo tudo o que vem anterior a
Maomé apenas presságios.
Por
isto os profetas abraâmicos são considerados “profetas” não mais em relação ao
mundo, à realidade ou à salvação, mas tão somente à chegada de Maomé, que deve
ser obedecido ao invés dos “ignorantes” anteriores.
Qualquer
pessoa que não sabia disto tudo, portanto, estava vivendo em jahiliyyah
até este momento.
Com
a conquista militar de cidades como Meca e Medina (que merecem um estudo à
parte por vir nestas páginas; por enquanto, leiam Herege: Por que o islã precisa de uma reforma imediata, por Ayaan Hirsi Ali), a separação espacial
também passa a operar.
Maomé,
ao contrário de líderes religiosos como Abraão, Salomão, Isaías ou Jesus, é um
operador militar. Sua primeira conquista é um ataque e saque a uma caravana em
Meca, cidade crucial por representar um entreposto comercial. É em Meca que o
islamismo primeiramente tenta sua conquista, como uma promessa de unidade, no
lugar das anteriores tribos árabes aguerridas, com diferentes deuses e
culturas incomunicáveis entre si.
A
partir das conquistas, o mundo é dividido em dois: Dar al-Islam (“terra
da submissão”, ou seja, da “paz”, Salaam) Dar al-Harb (“terra da guerra”). Tais
palavras, que deveriam ser urgentemente conhecidas
pelos kafir (“não-muçulmanos”) de hoje, significam exatamente esta
divisão: o mundo da “paz” significa um mundo dominado pelo islamismo e
pela shari’ah, a lei de Allah ditada a Maomé. O mundo não-islâmico é o
mundo da “guerra”, ou seja, das tribos que guerreavam entre si, precisando da
harmonia aparente de um entreposto comercial para conseguir manter relações
humanas pacíficas (i. e., de comércio, trocas livres), ao invés da forma
suprema de contato humano entre tribos sem relação comercial ou civilizacional
entre si: a guerra.
Maomé
foi o maior legislador do mundo, tendo criado mais leis do que qualquer outro
ser humano conhecido. E o que significa esta Dar al-Islam regida pela shari’ah? Hoje é comum vermos comentaristas explicando que “o
islamismo é uma religião pacífica”, que “a maioria dos muçulmanos não é
terrorista” ou usando significados moderníssimos da palavra “paz” como se
Maomé fosse um telespectador de Globo News que pregue a harmonia entre povos e
doe alguns caraminguás para o Criança Esperança. Urge, entretanto, compreender
exatamente o que significa a “paz” para um muçulmano.
Após
sua primeira tentativa de islamizar Meca, Maomé é expulso da cidade e
parte para Medina, onde a iconoclastia islâmica, expulsando e destruindo os
velhos ídolos árabes, iria tomar sua face atual, intacta até hoje. Tal evento
marca o início do calendário islâmico: não é o nascimento de Maomé nem sua
morte, nem nenhuma revelação de Maomé em relação a Allah. O evento mais
importante da história universal para o muçulmano não é uma crucificação
ou o estabelecimento do mundo, mas uma imigração, uma hijra (ou
“hégira”), o que traz um pouco de atualidade para o debate. Enquanto o
Ocidente analisa a “crise dos refugiados” como se fosse apenas um motivo para
liberar aeroportos em discursos de paz e tolerância na ONU, o muçulmano, que
iniciou seu conhecimento do mundo a partir disto, sabe que uma imigração
em massa é a primeira forma de conquista imposta pela sua religião.
Em
Medina, Maomé vai reanalisar suas estratégias, inicialmente falhas em Meca (ver
nos próximos artigos). Mas possuindo agora uma cidade que o obedecia,
desenvolve mais a fundo a shari’ah, a lei islâmica, que traria “ordem” a
um mundo então “caótico”, vivendo na jahiliyyah, na ignorância do Dar
al-Harb.
A
ordem que traz à paz a tribos guerreadoras no deserto, portanto, é justamente
esta ordem que impõe uma legislação, uma religião oficial, uma jurisdição e
ordena (limita ou obriga) formas de punição, expulsão e aniquilação a quem não
faz parte da nova “ordem” islâmica.
Isto
significa: degolar infiéis, apedrejar mulheres “adúlteras” (incluindo em
relação a maridos mortos), atirar gays de montanhas ou edifícios altos (ainda
mais em sociedades do deserto, ser gay implica uma falha na “ordem”, por não
proteger a continuidade da herança familiar em um mundo hostil), normas de
guerra, de tratados de paz temporários de 10 anos que podem ser desfeitos caso
se note uma vantagem na conquista violenta (o que chamaríamos hoje de
“terrorismo”), impôr limites às mulheres (o usual e antigo prêmio de
guerras tribais) através de códigos de vestimentas, podendo-se assassiná-las
por algo como andar sozinhas nas ruas sem o marido etc etc etc etc etc. Isto é
a “religião da paz”.
O
islamismo não entende “religião” como nossa visão modernosa,
richarddawkinsiana: um conjunto de crenças supra-terrenas de foro individual e
privado, que pode ser discutido, aceito ou não, protegido por um exterior
Estado laico (outro tema viciado na discussão moderna). O islamismo é um jin,
uma visão de mundo integral, que engloba uma visão política específica (daí a
criação de “partidos islâmicos”), uma visão cosmológica, uma visão axiológica
(de valores), uma visão social.
Quando
alguém fala que “todas as religiões são iguais”, está usando a palavra
“religião” no sentido judaico-cristão, lido modernamente pela filosofia
européia. Para o muçulmano, esta palavra nem sequer possui o mesmo significado
a ser contraposto pelo laicismo ou materialismo.
Não
é uma religião “de foro íntimo”, que pode conviver com um mundo secular. O
islamismo foi, desde Meca, Medina ou Hudaybiyyah, uma forma de atuação e
visão do indivíduo, não apenas uma religião. Daí a impossibilidade de um
muçulmano, por exemplo, permitir e lutar pela liberdade irrestrita de opinião e
expressão (permitir, por exemplo, charges como as do Charlie Hebdo, que
ridicularizavam ou apenas desenhavam Maomé). Ou dar amplos direitos às
mulheres. Ou pensar em uma “ordem” em que os gays tenham direitos. E assim
por diante.
Esta
é a “ordem” que trouxe “paz”: uma lei teocrática, tirânica, assassina, com
imperativos sob os quais qualquer defensor desavisado da “igualdade
de religiões” não agüentaria viver por 5 minutos. Este é o Dar al-Islam, o
“mundo da paz”: um mundo sem gays, sem mulheres “adúlteras”, sem não-virgens
antes de um casamento no qual podem ser estupradas, sem infiéis
professando sua jahiliyyah, sem desenhos de Maomé, sem mulheres
exibindo seus corpos ou rostos a outros homens. Paz.
Portanto,
é falsa a idéia de que existe uma “maioria pacífica” a ser separada da “minoria
extremista” quando se trata do islamismo. Pelo contrário, o islamismo não é
algo que é “deturpado” quando “radicais” passam a matar em nome da religião. A
distinção de Ayaan Hirsi Ali entre “muçulmanos de Meca” e “muçulmanos de
Medina” é extremamente mais funcional.
Não
é uma gripe ou algum vírus desconectado da religião que faz com que mortes e
“sentenças” de sangue aconteçam e façam muçulmanos gritarem “Alahu
Akhbar” quando matam infiéis ou aqueles que se comportam em discordância
da shari’ah. É a própria religião. Não é “anti-colonialismo” nem vingança
contra o imperialismo: é a religião muçulmana que prega isto abertamente. Se há
“imperialismo” ou “colonialismo” a ser vingado, é o mundo secular, de música
pop, álcool, feminismo, ateísmo, materialismo, homossexualidade etc que o
muçulmano odeia e do qual quer se ver livre.
No
máximo, há muçulmanos que não estão empenhados na jihad, na guerra santa,
100% dos seus dias. Como nem todos os cristãos são Cruzados ou debatedores
escolásticos. A diferença é que o islamismo exige isso de todos os fiéis,
enquanto a espada cristã é a defesa contra a tirania daqueles
não-seguidores de um “Amai-vos uns aos outros”.
A
religião da paz, que contra o “mundo da guerra” pode mentir (taqiyya, a mentira
estratégica e permitida pelo Corão para engabelar o kafir, os
não-muçulmanos, e a kitman, a mentira por omissão), quando estabelece
a shari’ah, pode exigir um imposto de não-muçulmanos (a jizya,
que pode chegar a 50% da produção anual, ou a musta’mins, para os
não-residentes) e até passar ao assassinato de infiéis que se recusarem a se
converter, quando tiverem estabelecido uma maioria populacional ou assumido os
tribunais e a obediência jurídica local às ordens da Umma, a comunidade
islâmica internacional, geralmente com referência a um califado –
exatamente a situação que hoje enfrenta a Europa, que desconhece quase na
inteireza o que está vivendo, sem saber que o Estado Islâmico é, justamente, a
criação deste novo califado.
Portanto,
não se deve entender “paz”, quando se fala da “religião da paz”, no
sentido moderno do termo “paz”, como se muçulmanos pregassem tolerância
com “blasfemadores”, como se as leis tirânicas de países muçulmanos fossem
acidentais e desconectadas do Corão (e como se todas fossem igualmente
tirânicas por mera coincidência), como se Maomé fosse um homem que sentasse ao
lado de Benjamin Netanyahu na ONU e conversasse sobre igualdade entre povos e
“dois Estados”, e não que tentasse matar cada judeu do mundo para
reconquistar a mesquita de al-Aqsa (Maomé ele próprio narra como degolou 600
judeus em um único dia, e hoje a tomada de Jerusalém, que não é mencionada no
Corão, é prioridade muçulmana, por se tornar a terceira cidade mais importante para os islâmicos).
Trata-se
de “paz” como oposta ao “caos” de um mundo sem “ordem” – no caso, sem
a shari’ah.
É um
costume da esquerda multiculturalista tentar enxergar “luta de classes” entre
povos, a partir de “culturas exóticas” (costume muito difundido por livros como
Orientalismo, do totalitário Edward Said), tratando-as como vitrine. É o
chamado “pós-colonialismo”, crendo que tudo o que seja contrário à Inglaterra,
à América e a Israel é válido.
É
dificílimo encontrar algum esquerdista que saiba 10% do que vai nas linhas
acima. Tampouco atentam para o fato de que tratar “povos exóticos” como
merecedores de um comportamento fechado, imposta pela shari’ah, é
tratá-los como massa de modelar, a divertir os nobres e seculares esquerdistas
protegidos pela distância da civilização ocidental e de sua liberdade de
pensamento.
Mas o Antigo Testamento não é
igualzinho?
Nossa
própria visão do que é uma “religião” deriva de duas religiões (judaísmo e
cristianismo) que nunca impuseram normas sociais, e sim de auto-organização
(ver mais nos próximos artigos). Nosso próprio conceito do que é “secular”
nasceu, afinal, de dentro da segunda religião.
Eric
Voegelin, o maior filósofo político do mundo, em Ordem & História,
sobretudo no primeiro volume, Israel e a Revelação, nota dois grandes “saltos
no ser”, dois grandes eventos na história mundial que colocaram a humanidade
num contato maior com seu próprio ser.
Além
da filosofia ateniense, um salto noético (do pensamento), há um mais
antigo: a Revelação judaica, um salto pneumático (do espírito).
Anteriormente
à Aliança Abraâmica, as sociedades da Antigüidade fundavam-se
como sociedades cosmológicas, isto é, não se consideravam apenas o “centro
do mundo” (aquele axis mundi supracitado), mas o próprio mundo.
Cultura são os símbolos que usamos para interpretar a realidade. Nestas
culturas, os símbolos do cosmo e do indivíduo são os mesmos. Eventos como um
filho nascendo deficiente, um casamento fracassado, uma colheita ruim ou um
eclipse eram considerados parte do mesmo todo: uma falha no cosmo, que precisava
ser consertada pela unidade simbólica. Daí os sacrifícios humanos, os rituais
de sangue, os poderosos demônios que precisavam ser saciados com o próprio
povo.
A
Aliança, com a abertura da alma para uma ordem supra-cósmica, tira a ordem de
uma tentativa social de plasmação do ciclo de morte e vida da natureza e
refaz a sociedade buscando uma ordem na própria alma – um pacto com a
deidade, e não mais uma comunidade cósmica.
O
futuro povo de Israel, ainda nômade, pastoreando desprotegido entre impérios
poderosíssimos, não possuindo então uma ordem cosmológica pronta como os
violentíssimos Egito, Assíria e Babilônia que os assolavam, vive
na incerteza, exigindo ações da alma individual e reincorporações da
Verdade n’alma.
Também
não sendo mais uma sociedade cosmológica, o povo de Israel vive na
dimensão da História, uma nova forma de atuação inédita ao mundo. Israel
não tem mais uma ordem fixa, mas uma missão a ser cumprida dentro desta
História, observado com diferentes proximidades pela transcendentalidade de um
Deus onisciente que os vigia e os julga de fora do mundo.
O
Antigo Testamento, portanto, é o primeiro livro de História do mundo.
Mais do que isto, é uma compilação de diversos momentos do povo de Abraão, suas
guerras internas entre as 12 tribos, suas separações e reencontros, seus
primórdios com o Criador, sua fuga como escravos, suas vagações, errando como
excluídos por entre impérios assentados e violentos, sua busca de uma
monarquia, seu reino desfacelado, sua reconfiguração na busca de sua Terra
Santa, os diversos ataques e guerras, muitas delas internas, até o fim do mundo
e o julgamento final.
Muito
do que é compilado em suas páginas, incluindo guerras violentíssimas, não é
uma prescrição e um modelo de conduta a ser copiado, como
os arquétipos junguianos interpretando mitos (narrativas): são histórias de
fracassos passados (de Efraim a Jó), alertando sempre os israelitas de que seu
futuro é ameaçado e de que o homem é falível.
Vários
dos momentos aparentemente legisferantes, como no Deuteronômio, muitas vezes já
eram passados quando foram redigidos, mostrando que as tentativas anteriores de
estabelecimento de leis humanas (diferentes das leis da Revelação) são falíveis
(Maomé, quando descreve a shari’ah, acredita estar criando a “verdadeira” lei
da Revelação, infalível em impor uma nova ordem de “paz”).
Trechos
como este, do Deuteronômio, costumam ser citados em discussão de internet para
garantir uma “igualdade” entre religiões, sempre do judaísmo e do cristianismo
em relação ao islamismo:
Quando te incitar teu irmão, filho da
tua mãe, ou teu filho, ou tua filha, ou a mulher do teu seio, ou teu amigo, que
te é como a tua alma, dizendo-te em segredo: Vamos, e sirvamos a outros deuses
que não conheceste, nem tu nem teus pais; Dentre os deuses dos povos que estão
em redor de vós, perto ou longe de ti, desde uma extremidade da terra até à
outra extremidade; Não consentirás com ele, nem o ouvirás; nem o teu olho o
poupará, nem terás piedade dele, nem o esconderás; Mas certamente o matarás; a
tua mão será a primeira contra ele, para o matar; e depois a mão de todo o
povo. E o apedrejarás, até que morra, pois te procurou apartar do Senhor teu
Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão; Para que todo o
Israel o ouça e o tema, e não torne a fazer semelhante maldade no meio de ti. -Deuteronômio 13,6-11.
Para
os olhos abobados da modernidade e sua crença em si mesma, é o mesmo
apedrejamento jurídico (da shari’ah)
do islamismo. Mas, na realidade, não se trata aqui de saber se “judeus e
cristãos já não fazem mais isso”, enquanto países muçulmanos fazem. Pelo
contrário: o Deuteronômio não fala de uma norma jurídica, e sim de
palavras a serem guardadas no coração do fiel.
Pior:
fala de prescrições humanas, falhas (diferentes das Leis do Sinai, ou da shari’ah islâmica), muitas sendo
tomadas como maus exemplos. E no caso em questão, fala do comportamento das
ainda nômades tribos israelitas diante da sedução de deuses (e demônios)
das sociedades cosmológicas. Por exemplo, adorar o deus amonita (povo
contra quem os israelitas vivem em banhos de sangue pelo Antigo Testamento)
Moloch significa adorar um deus que exige constantes sacrifícios de bebês
num fogo sagrado (sacrificador) para não despejar sua fúria cósmica sobre
seus adoradores. É uma espécie de deus das feministas. Os bebês eram
atirados no ventre de sua estátua, com corpo humano e cabeça de boi ou leão.
Quando
o Deuteronômio fala, em termos antigos, de apedrejar aqueles que cultuam outros
deuses, não se trata de mero barbarismo “igual ao islâmico”, com precisão
legislativa para punir adúlteras, e nem da fúria de um Deus ciumento:
trata-se de uma norma não-jurídica, mas de uma prescrição tribal (violenta
que seja) contra quem é seduzido por sociedades capazes, por exemplo, de
sacrificar bebês. É o próprio Deuteronômio que proíbe o culto a Moloch (Dt 18,10)
e, entre outros, a famosa passagem aberta de Levítico 18,21 (“E da tua descendência não darás nenhum
para fazer passar pelo fogo perante Moloch; e não profanarás o nome de teu
Deus. Eu sou o Senhor”).
Trechos
como este seriam escritos hoje como:
“Quem incitar seu povo a cultuar outras crenças, como a do nazismo, não deixe
que ande junto de sua família, mas o denuncie sem medo às autoridades” (a
autoridade, na sanguinária época tribal do Deuteronômio, ainda é o
apedrejamento, sem uma cidade fixa com tribunal assentado). Nada surpreendente.
Já o
Corão, como vimos, não é uma narrativa escrita por diversas mãos por mais de
800 anos, narrando diversas inglórias de um povo (a única sociedade nômade que
sobreviveu no mundo, campeã de Prêmios Nobel, de tecnologia e vítima de ódio
progressista até hoje). Não é um conjunto de diversos preceitos, muitos
contraditórios entre si, que não perfazem um sistema jurídico, e sim contam uma
história errante coletiva. Não é a narrativa histórica de diversos momentos de
um povo (de escravos a monarquistas), suas desventuras e as lições que devemos
extrair de suas raras glórias temporárias e de seus recorrentes fracassos.
O
Corão é o livro de um homem só, tentando utilizar as diferenças igualmente
violentas entre tribos do deserto para a instauração de um jin, de uma visão única de mundo, que
significa tanto “religião” quanto “visão de mundo”, quanto “partido político”
etc. Tais coisas não são distintas umas das outras, como acontece na simbólica
e linguagem judaico-cristã (hoje, Israel é, afinal, uma república). Mesmo as
narrativas das conquistas militares de Maomé, de seus falsos tratados de paz e
trégua, das decapitações que promovia ele próprio, são sim prescrições ou
um modelo de conduta a ser copiado.
É
inútil tentar entender o islamismo à luz de alguma artificial igualdade de
situações, ou mirar textos apenas através de sua camada exterior, como
encontrar a palavra “apedrejar” em textos completamente distintos (quando
não opostos), e salpicar a conclusão com a visão progressista – de que
todo o cristianismo e todos os judeus são ruins, mas os muçulmanos, se são
inimigos da América, da Inglaterra, de Israel e de suas consequentes proteções
das minorias, devem ser tratados apenas como um exotismo, e cada ato de
violência como um “extremismo” que não paga nenhum tributo à religião.
O
politicamente correto e a manipulação linguística da moderna análise do
discurso estão cegando o Ocidente para perceber que os ataques em Paris significam
não outra coisa do que o início da Terceira Guerra Mundial. Da civilização
contra a religião mais assassina inventada desde as sociedades cósmicas
anteriores à Revelação.
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Senso Incomum
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