Cinco milhões de dólares por 30 segundos no ar: é o
que você paga por um comercial durante o intervalo da Superbowl, a final
do futebol. Este ano celebrou sua edição de número cinquenta e a vitória dos
Denver Broncos sobre o Carolina Panthers (24-10) foi seguida nesta
segunda-feira por cerca de 112 milhões de espectadores.
Um dos anúncios emitidos foi o próximo, da marca de
chips Doritos:
Muito inteligente o comercial, certo? Mas quem não
achou nada engraçado foram aqueles cujo negócio é matar crianças no ventre
de sua mãe, ou a ideologia que o justifique. Logo eles perceberam a mensagem,
deliberada ou não, potencialmente pró-vida do anúncio. Há uma continuidade
antes e depois do nascimento, o ser que está dentro da mãe quer as mesmas
coisas que aqueles que estão fora.
Sectários… e
sem senso de humor
Logo após a emissão do comercial, a NARAL, um
dos principais grupos ideológicos de lobby abortista na América, que
significa National Abortion and Reproductive Rights Action League [Liga
Nacional de Ação para aborto e Direitos reprodutivos], lançou o seguinte tweet
de boicote ao produto:
“Não comprem”, proclama: “Doritos utiliza táticas
anti-abortis para humanizar os fetos e tendências sexistas de pais tensos
e mães sem noção.”
Tuítes sérios, tuítes não
tão sérios…
Essa forma tão ruim de receber uma piada, e o
sectarismo patente nesse depreciativo “humanizar fetos” não passou despercebida
pelas redes sociais, que começaram a insultar os abortistas e #doritos #naral
se tornaram trending topics.
@ John8Montgomery: Caro NARAL, por favor Exerça o seu direito de escolher e escolha
relaxar.
@ rogue_40: Eu
sei que ninguém foi ver o Superbowl com vocês, mas vocês tem sempre que revelar
segredos? Ei… crianças são humanas.
Misterlubbock: Foi
um anúncio. Respirem fundo.
Monan_chuck: Humanizar
fetos? Sim. Porque se vocês não querem vão ser rinocerontes, certo? Deus nos
ajude… e eu quero dizer, literalmente.
docwashburn: Humanizar
fetos? E do que uma mãe está grávida? De uma batata? De um pato? Não, de um ser
humano. Diga comigo: É um menino.
Sallyannwest: Quando
se trata de dar à luz, os pais ficam confusos e as mães tensas. Dá pra ver
que vocês nunca tiveram filhos.
…e uma
legendagem genial
Houve mesmo quem legendou um vídeo
fazendo Hitler estar no papel da NARA, de uma cena de Downfall (Oliver
Hirschbiegel, 2004) em que parece que os seus colegas lhe dizem que uma
enfermeira chamou um “feto” de “bebê”.
O Führer faz sair a “todos aqueles que já viram um
bebê, já foram bebês ou saibam soletrar a palavra bebê” e quando eles vão
embora, explode de raiva, com um longo discurso no qual, entre outras coisas,
diz: “a nossa retórica sobre a saúde da mulher estava funcionando tão bem, e
agora o chamam de bebê!!“. E, um pouco mais tarde, a uma réplica de
um colaborador que “os pais pareciam querer a criança, porque ele era muito
rico”, Hitler retorna para explodir: “Não diga “pais”!! Um pai envolve bebês!!“Se
você ler um pouco de inglês, vale a pena ver:
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Disponível
em: Logos Apologética Cristã
Tradução:
Emerson de Oliveira
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