Um dos grandes
mistérios redentoristas é a chaga do lado direito do Senhor, quando “um dos
soldados abriu-lhe o lado com uma lança e, imediatamente, saiu sangue e água”
(Jo 19,34). A água expiatória nos remonta à água lustral da Antiga Aliança (Nm
5,17;8,5-7) a qual atinge sua plenitude de libação na água nova aspergida do
Senhor como profetizou Ezequiel: “Derramarei sobre vós águas puras, que vos
purificarão de todas as vossas imundícies e de
todas as vossas abominações” (36,25).
A água aspergida
é a mesma que recebemos no sacramento do batismo pois somos batizados na Sua
morte (Rm 6,3) por isso o batismo dos apóstolos era feito por aspersão e não
por imersão (At 18,7-8; At 9,17-18), participamos dessa água em todas as
ritualísticas litúrgicas de água benta como o “asperges me” evocando a aspersão
lustral do Salmo 50,9.
De acordo com a explicação natural é provável que a água seja um liquido pleural acumulado devido aos tormentos e segundo o significado teologal de Santo Agostinho e muitos pais da Igreja é essa água que dá vida à Igreja e faz brotar os sacramentos: “Ali abria-se a porta da vida, donde manaram os sacramentos da Igreja, sem os quais não se entra na verdadeira vida (...). Este segundo Adão adormeceu na Cruz para que dali fosse formada uma esposa que saiu do lado daquele que dormia (...). Que ferida mais salutar que esta? (In Ioann. Evang., 120,2), assim interpretou também o Concílio Vaticano II sobre o nascimento da Igreja: “ Tal começo e crescimento exprimem-nos o sangue e a água que manaram do lado aberto de Jesus crucificado” (Lumen genitum, n. 3).
O Papa São João Paulo II disse em uma de suas homilias: "Eis que a água, nossa bebida mais comum, ganha pela ação de Cristo um novo caráter: torna-se vinho, portanto uma bebida, de certa forma, mais valiosa. O sentido deste símbolo – da água e do vinho – encontra a sua expressão na Santa Missa. Durante o Ofertório, unindo um pouco de água ao vinho, pedimos a Deus através de Cristo participar da sua vida no Sacrifício Eucarístico." Assim, nós e toda a natureza humana passa a fazer parte do Sacrifício do Senhor, sendo convidada a "diluir-se" na divindade de Jesus Cristo.
“Vidi aquam egredientem de templo, a latere dextro”.
Paulo Leitão de Gregório
aparição da Virgem dos Pobres em Banneux na Belgica e agora no Brasil paróquia Na.Sa, dos Pobres e igreja de seu filho Cristo Ressuscitado. oito Aparições em 1932 e a cada aparição relata ser A VIRGEM DOS POBRES { pobres é toda humanidade } SOU A MÃE DE DEUS SALVADOR [ emanuel /jesus } Esta fonte é de todas as nações { fonte de agua viva brotada do lado direito do CRISTO freita pelo soldado hoje SãoLonguinho ].VIM PARA ALIVIAR TODO O SOFRUMENTO. REZAI MUITO. CONFIE EM MIM E EU CONFIAREI EM VÓS. É a única Paróquia no mundo e na Paróquia esta Igreja sdo Cristo Ressuscitado.
ResponderExcluirEndereço Av.Vital Brasil,1189 - entrada do Instituto Butantã - São Paulo - Capital. A Igreja está sob a direção dos Padres Ressurreicionistas - Poloneses. Já temos padres brasileiros consagrados e tem casa eno Vaticano. Muitos desses padres foram alunos do santo João Paulo II.